O dissídio de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 911120 no cargo de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores).
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 2.403,44
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.062 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Paulínia - SP
R$ 2.933,56
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
275 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) realiza manutenção de motores diesel industriais – exceto de veículos automotores, diagnosticando problemas, reparando peças, executando ajustes e lubrificação, substituindo componentes e testando o restabelecimento do pleno funcionamento Prepara as atividades, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes.
Instala motores diesel industriais Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Elabora documentação técnica relacionada aos serviços de manutenção.
Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)
O Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) prepara a realização da manutenção de motor diesel industrial, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes Seleciona ferramental, dispositivos e máquinas.
Analisa periodicidade de manutenção, para realização de ações preventivas.
Detecta falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva Analisa resultado de testes, mensagens de erro de máquinas e informações obtidas dos operadores, para diagnosticar problemas no equipamento industrial em manutenção.
Realiza a desmontagem do motor diesel industrial, a fim de permitir pleno acesso às partes Analisa o desgaste das peças, verificando a possibilidade de sua reparação.
Quando necessária a substituição de peças, confere as especificações e a qualidade das que serão usadas.
Ao realizar a montagem, efetua os ajustes necessários nas peças reparadas ou usadas em substituição Ajusta motor diesel industrial, conferindo as medidas, de acordo com especificações técnicas, e os parâmetros de controle – vazão, pressão e temperatura, que interferem na operação do equipamento.
Nivela o motor diesel, alinha seus conjuntos e executa a regulagem do equipamento.
Lubrifica motor diesel industrial, selecionando óleos e lubrificantes Realiza a limpeza dos sistemas associados ao equipamento e recompõe níveis de óleos e graxas Detecta anormalidades e possíveis causas de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes.
Analisa necessidade de troca de lubrificante e óleo no período estabelecido pelo fornecedor Detecta anormalidades nas características de óleos e graxas Troca óleos, graxas e filtros.
Realiza diversos tipos de testes no motor diesel industrial, tais como testes de funcionamento, de desempenho e de vedação Analisa os resultados dos testes, comparando-os aos padrões de referência, para avaliar aspectos específicos da operação do equipamento.
Pode operar máquinas ou equipamentos associados às partes recentemente reparadas, para verificar a adequação dos reparos Quando não restabelecido o pleno funcionamento do motor diesel industrial, providencia sua substituição Instala motor diesel industrial, analisando a área de instalação do equipamento e sistemas associados, interpretando especificações do fabricante e de projeto, e definindo materiais, ferramentas e equipamentos para a instalação.
Realiza a instalação do motor diesel industrial, de acordo com os requisitos estabelecidos, podendo executar alterações não previstas no projeto original Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Incorpora, aos serviços de manutenção, recursos fundamentados em tecnologias digitais – tais como máquinas, ferramentas, instrumentos e sistemas, seguindo planos de modernização tecnológica.
Interage com sistemas de monitoramento em tempo real, interpretando dados, indicadores e outras informações, para subsidiar o controle digital da manutenção Elabora documentação técnica, descrevendo processos e padrões de serviços de manutenção e emitindo pareceres técnicos Preenche ordem de serviço - registrando momentos de início e encerramento dos trabalhos - e formulários específicos para a requisição de materiais e suprimentos.
Registra ocorrências de manutenção Elabora relatórios Controla estoques de peças e de materiais, solicitando a aquisição, para reposição Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e equipamentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Interdita máquinas e equipamentos para manutenção Controla o desperdício de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, fazendo análise de riscos da atividade, sinalizando a área de serviços e usando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva.
Funções do Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores)
O profissional Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) deve realizar manutenção em equipamentos industriais, reparar peças de equipamentos industriais, lubrificar equipamentos industriais, testar equipamentos industriais, instalar equipamentos industriais, realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental, ajustar equipamentos industriais, elaborar documentação técnica, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobre-aviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores)
Um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) deve organizar o local de trabalho, demonstrar habilidades manuais, detectar anormalidades no consumo de fluidos e lubrificantes, selecionar óleos e lubrificantes especificados, requisitar material e suprimentos, interpretar diagramas eletroeletrônicos, conferir medidas, de acordo com especificações técnicas, trabalhar com criatividade, detectar causa de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes, testar estanqueidade e vedação de equipamentos, realizar alterações não previstas no projeto inicial, recompor níveis de óleos e graxas, alinhar conjuntos, desmontar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, analisar desgastes de peças, preparar ferramental e dispositivos, nivelar equipamentos, buscar autodesenvolvimento, avaliar resultados de testes, compartilhar informações e conhecimentos, interditar máquinas e equipamentos para manutenção, regular motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão, identificar necessidade de atualizações de equipamentos, reparar falhas, descrever processos e padrões de manutenção de serviços, conferir especificações e qualidade de peças fornecidas, detectar anormalidades nas características de óleos e graxas, trabalhar em equipe, interpretar especificações do fabricante e do projeto, destinar resíduos para descarte e reciclagem, emitir parecer técnico, preparar equipamentos para manutenção, montar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, realizar reparos de emergência, realizar testes de desempenho, substituir equipamentos e componentes, efetuar ajustes em peças de montagem, preencher ordem de serviço, interpretar desenhos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de conjuntos e partes, registrar ocorrências de manutenção, analisar periodicidade de manutenção, registrar início e encerramento da manutenção expressa na ordem de serviço, trocar óleos, graxas e filtros, manter limpo o local de trabalho, analisar necessidade de troca de lubrificante e óleo, no período estabelecido pelo fornecedor, definir materiais, ferramentas e equipamentos para instalação, demonstrar sensibilidade visual, tátil, auditiva e olfativa, conferir vazão, pressão e temperatura, realizar testes de funcionamento, participar de ações de prevenção de acidentes, propor melhorias de processos de manutenção, realizar melhorias em equipamentos, assegurar o funcionamento de equipamentos instalados, analisar leiaute da área de instalação e do equipamento, verificar a existência de equipamentos de proteção coletiva em máquinas e ambientes, interpretar relatórios de análises e de desempenho de óleos e graxas, comunicar-se de forma clara e objetiva, utilizar equipamentos de proteção individual, limpar sistemas de equipamentos, restabelecer funcionamento de equipamentos, interpretar mapa de riscos, analisar riscos da atividade, detectar falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva, sinalizar área para manutenção, elaborar relatórios.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão que ficou em 3.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) ficou em 5.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão 2024
O salário de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) mostrado aqui é resultado do levantamento de 10040 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
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- Mecânico de Manutenção de Bombas
- Mecânico de Turbinas e Caldeiras
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Valor do salário na CCT 2024 de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.313,77 | 2.403,44 | 3.391,81 | 10,99 | 6.20% |
Minas Gerais | 43h | 1.799,44 | 1.869,18 | 2.637,85 | 8,64 | 6.30% |
Paraná | 44h | 2.099,27 | 2.180,63 | 3.077,38 | 9,92 | 4.80% |
Rio Grande do Sul | 44h | 1.894,72 | 1.968,15 | 2.777,51 | 8,97 | 6.60% |
Mato Grosso | 44h | 1.884,87 | 1.957,92 | 2.763,08 | 8,91 | 4.20% |
Santa Catarina | 44h | 2.147,88 | 2.231,12 | 3.148,63 | 10,15 | 7.50% |
Goiás | 44h | 2.063,24 | 2.143,21 | 3.024,56 | 9,81 | 7.40% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.277,08 | 2.365,34 | 3.338,03 | 10,89 | 5.70% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.020,95 | 2.099,27 | 2.962,56 | 9,62 | 5.20% |
Pará | 43h | 1.707,89 | 1.774,08 | 2.503,63 | 8,17 | 7.90% |
Espírito Santo | 44h | 1.651,12 | 1.715,11 | 2.420,42 | 7,86 | 5.50% |
Bahia | 43h | 1.750,30 | 1.818,14 | 2.565,81 | 8,39 | 5.90% |
Maranhão | 43h | 1.733,19 | 1.800,36 | 2.540,73 | 8,35 | 5.00% |
Ceará | 44h | 1.541,23 | 1.600,97 | 2.259,33 | 7,30 | 7.40% |
Amazonas | 43h | 1.961,12 | 2.037,13 | 2.874,85 | 9,39 | 5.50% |
Pernambuco | 44h | 1.941,61 | 2.016,87 | 2.846,26 | 9,21 | 7.40% |
Rondônia | 44h | 1.868,22 | 1.940,63 | 2.738,67 | 8,84 | 8.10% |
Tocantins | 44h | 1.867,73 | 1.940,12 | 2.737,95 | 8,84 | 4.50% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.755,53 | 1.823,57 | 2.573,47 | 8,36 | 4.40% |
Piauí | 44h | 1.774,02 | 1.842,78 | 2.600,58 | 8,38 | 4.90% |
Paraíba | 44h | 1.616,76 | 1.679,42 | 2.370,05 | 7,65 | 7.90% |
Alagoas | 44h | 1.889,88 | 1.963,12 | 2.770,42 | 8,97 | 4.90% |
Sergipe | 43h | 1.738,09 | 1.805,45 | 2.547,91 | 8,33 | 7.10% |
Distrito Federal | 44h | 2.306,57 | 2.395,97 | 3.381,26 | 10,96 | 7.70% |
Roraima | 42h | 1.673,76 | 1.738,63 | 2.453,61 | 8,26 | 7.80% |
Amapá | 44h | 1.908,79 | 1.982,77 | 2.798,15 | 9,06 | 7.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores). |
Dissídio de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 2.355,53 | 2.446,83 | 3.453,03 | 11,19 | 6.60% |
Contagem, MG | 44 | 1.659,24 | 1.723,55 | 2.432,32 | 7,91 | 7.80% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 1.915,55 | 1.989,80 | 2.808,06 | 9,10 | 4.20% |
Goiânia, GO | 44 | 2.142,77 | 2.225,82 | 3.141,14 | 10,19 | 5.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 44 | 2.463,38 | 2.558,85 | 3.611,12 | 11,71 | 6.10% |
Curitiba, PR | 44 | 2.343,93 | 2.434,77 | 3.436,02 | 11,07 | 8.20% |
Manaus, AM | 44 | 1.979,72 | 2.056,45 | 2.902,12 | 9,42 | 5.60% |
Serra, ES | 44 | 1.621,86 | 1.684,72 | 2.377,53 | 7,71 | 7.30% |
Ponta Grossa, PR | 44 | 1.818,50 | 1.888,98 | 2.665,79 | 8,59 | 6.20% |
Chapadão do Céu, GO | 44 | 2.798,72 | 2.907,19 | 4.102,71 | 13,21 | 7.90% |
Parauapebas, PA | 43 | 1.593,57 | 1.655,33 | 2.336,06 | 7,63 | 5.40% |
Porto Alegre, RS | 44 | 1.540,04 | 1.599,73 | 2.257,59 | 7,29 | 4.50% |
São Gonçalo, RJ | 44 | 2.448,42 | 2.543,31 | 3.589,19 | 11,69 | 7.80% |
Campo Grande, MS | 44 | 2.119,57 | 2.201,72 | 3.107,13 | 10,05 | 6.70% |
Rio Verde, GO | 44 | 1.952,11 | 2.027,76 | 2.861,64 | 9,30 | 6.60% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 2.049,52 | 2.128,96 | 3.004,45 | 9,68 | 7.50% |
Uberlândia, MG | 44 | 1.913,79 | 1.987,97 | 2.805,48 | 9,08 | 6.00% |
Rondonópolis, MT | 44 | 1.878,10 | 1.950,89 | 2.753,16 | 8,90 | 4.90% |
Cascavel, PR | 44 | 1.998,12 | 2.075,56 | 2.929,09 | 9,43 | 5.90% |
Sabará, MG | 42 | 1.670,43 | 1.735,18 | 2.448,73 | 8,25 | 4.20% |
Campinas, SP | 44 | 2.309,57 | 2.399,08 | 3.385,65 | 10,90 | 6.10% |
Sorriso, MT | 44 | 2.005,46 | 2.083,18 | 2.939,85 | 9,47 | 4.20% |
Sinop, MT | 44 | 1.891,93 | 1.965,25 | 2.773,42 | 8,93 | 5.30% |
São Bernardo do Campo, SP | 44 | 2.180,28 | 2.264,78 | 3.196,13 | 10,33 | 5.40% |
Guarulhos, SP | 44 | 2.482,03 | 2.578,22 | 3.638,46 | 11,72 | 5.40% |
Maringá, PR | 44 | 2.305,10 | 2.394,44 | 3.379,11 | 10,88 | 7.20% |
Fortaleza, CE | 44 | 1.576,18 | 1.637,27 | 2.310,57 | 7,48 | 7.90% |
São José do Rio Preto, SP | 43 | 2.215,35 | 2.301,21 | 3.247,53 | 10,73 | 6.80% |
Itajaí, SC | 44 | 2.261,43 | 2.349,07 | 3.315,08 | 10,70 | 5.70% |
Pato Branco, PR | 44 | 2.049,68 | 2.129,12 | 3.004,68 | 9,68 | 8.10% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Mecânico de Afinação de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 2.009,12 | 2.086,99 | 2.945,22 | 4.30% | |
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores | 1.993,34 | 2.070,59 | 2.922,09 | 6.50% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.941,97 | 2.017,23 | 2.846,78 | 7.50% | |
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário | 1.883,46 | 1.956,45 | 2.761,00 | 6.20% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal | 2.012,01 | 2.089,99 | 2.949,46 | 5.30% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 1.769,17 | 1.837,74 | 2.593,47 | 6.10% | |
Obras de terraplenagem | 1.949,56 | 2.025,12 | 2.857,90 | 6.00% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 1.884,21 | 1.957,23 | 2.762,11 | 6.60% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana | 1.977,44 | 2.054,08 | 2.898,78 | 8.10% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 1.819,49 | 1.890,01 | 2.667,23 | 7.30% | |
Comércio varejista de outros produtos | 1.945,13 | 2.020,52 | 2.851,41 | 4.50% | |
Comércio por atacado de caminhões novos e usados | 1.766,98 | 1.835,46 | 2.590,26 | 5.80% | |
Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores | 1.916,41 | 1.990,69 | 2.809,32 | 7.80% | |
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.702,14 | 2.806,87 | 3.961,14 | 6.60% | |
Carga e descarga | 1.587,38 | 1.648,90 | 2.326,98 | 7.60% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.117,16 | 2.199,21 | 3.103,59 | 8.10% | |
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária | 1.786,08 | 1.855,31 | 2.618,27 | 4.90% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.190,33 | 2.275,22 | 3.210,86 | 4.90% | |
Instalação de máquinas e equipamentos industriais | 1.753,71 | 1.821,68 | 2.570,81 | 4.80% | |
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador | 2.129,96 | 2.212,51 | 3.122,36 | 5.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |