O dissídio de Maquinista Ferroviário 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 782120 no cargo de Maquinista Ferroviário.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.657,34
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Maranhão
437 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 4.140,76
Cidade que mais contrata
São Luís - MA
410 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de máquina rodoferroviária opera máquinas e equipamentos rodoferroviários, avaliando suas condições de funcionamento, preparando a área para operação e desencadeando movimentos para elevar e/ou deslocar cargas, em contextos diversificados de trabalhos em ferrovias Transporta pessoas e materiais por meio de máquinas e equipamentos rodoferroviários, de acordo com os requisitos dos trabalhos, utilizando acessórios apropriados a cada operação.
Realiza a manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente
O que faz um Maquinista Ferroviário
O Operador de máquina rodoferroviária avalia as condições de funcionamento de máquinas e equipamentos rodoferroviários, interpretando painel de instrumentos de medição e verificando fonte de alimentação elétrica e fonte de alimentação de combustível Inspeciona os dispositivos de segurança e testa os comandos de acionamento de máquinas e equipamentos.
Verifica condições gerais e condições de conservação de acessórios dos equipamentos, tais como ganchos, sinalizadores e frisos de roda.
Testa frenagem e deslocamentos vertical, horizontal e rotacional Inspeciona o nível, o alinhamento e a verticalidade de cabos de aço e das correias transportadoras.
Realiza a vistoria geral de máquinas e equipamentos rodoferroviários Prepara a área para operação de máquinas e equipamentos rodoferroviários, interpretando a programação de trabalho e inspecionando visualmente a área de operação e as vias de acesso.
Conduz as máquinas e os equipamentos, acionando os dispositivos de marcha, para encaminhá-los ao local de trabalho.
Solicita limpeza do local de trabalho Verifica iluminação da área de trabalho.
Solicita fixação de máquinas e equipamentos no local de trabalho.
Orienta ajudantes na colocação de bloqueios ou estabilizadores sob as máquinas e equipamentos, para melhorar sua fixação, quando necessário Solicita isolamento da área de trabalho Prepara a operação de máquinas e equipamentos rodoferroviários, interpretando recomendações dos fabricantes para operação e conferindo capacidade de carga em função das características dos trabalhos solicitados.
Seleciona e utiliza acessórios compatíveis com o tipo de carga e descarga, de acordo com os requisitos dos trabalhos em ferrovias Adapta cabine de acordo com o ambiente de trabalho, regula assento e encosto do banco e ajusta comandos e apoios Posiciona, nivela e trava máquinas e equipamentos para operação.
Aciona acoplamento de ar da composição de vagões Ajusta sucção, pressão e vazão dos dispositivos operacionais, utilizando instrumentos específicos, para manter o controle conforme os requisitos dos trabalhos.
Opera máquinas e equipamentos rodoferroviários, ativando comandos de marcha, acionando motores e desencadeando movimentos em máquinas, equipamentos e acessórios, conforme procedimentos operacionais, para elevar e/ou movimentar cargas em contextos diversificados de trabalhos em ferrovias Regula os mecanismos, ajustando o funcionamento de máquinas e equipamentos segundo as indicações dos instrumentos de controle Opera máquinas e equipamentos rodoferroviários para transportar pessoas e movimentar materiais, em cumprimento à autorização de serviço, examinando as condições climáticas e conferindo o peso de cargas.
Realiza manutenção básica de máquinas e equipamentos rodoferroviários, limpando-os, lubrificando-os e realizando pequenos reparos Sinaliza equipamentos com defeito e solicita manutenções corretivas Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC).
Obedece a normas de segurança do trabalho Identifica situações de risco e sinaliza área de trabalho Aciona dispositivos sonoros para a retirada de pessoas do local de trabalho, quando necessário.
Interpreta sinalização de elevação e transporte de cargas Respeita sinais e comunicações de trânsito Seleciona máquinas e equipamentos rodoferroviários e seus acessórios, de acordo com as características do trabalho e do ambiente Executa a movimentação de cargas perigosas, conforme instruções dos fabricantes Realiza intervalos periódicos de descanso em virtude dos esforços repetitivos da ocupação.
.
Funções do Operador de máquina rodoferroviária
O profissional Maquinista Ferroviário deve preparar Área para operação de equipamentos de elevação, operar máquinas e equipamentos de elevação, demonstrar competências pessoais, avaliar condições de funcionamento das máquinas e equipamentos de elevação, transportar pessoas e materiais em máquinas e equipamentos de elevação, trabalhar com segurança.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de máquinas e equipamentos de elevação atuam na indústria da construção e na fabricação de equipamentos de transportes como empregados com carteira assinada. Trabalham de forma individual e sob supervisão ocasional. O trabalho pode ser exercido em diversos ambientes (fechado, a céu aberto, confinado, em grandes alturas ou em veículos) e em todos os horários (diurno, noturno e por rodízio de turnos). Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos e trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse. Também permanecem expostos a materiais tóxicos, radiação, ruído intenso, altas e baixas temperaturas, pó, odores e intempéries.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Operador de máquina rodoferroviária
Um Operador de máquina rodoferroviária deve interpretar programação de trabalho (os-pop-sp), utilizar equipamentos de segurança (epi e epc), conferir o peso de cargas, testar deslocamento e frenagem das máquinas e equipamentos (rotação, vertical, horizontal), verificar iluminação na área de trabalho, demonstrar autocontrole, solicitar fixação do equipamento no local de trabalho (grua e elevador de pessoas e materiais), travar máquinas e equipamentos de elevação, comunicar-se com eficiência, solicitar equipamentos de segurança (epi e epc), respeitar sinais e comunicações de trânsito, testar comandos de acionamento, demonstrar responsabilidade, definir equipamentos de transporte e movimentação conforme capacidade, selecionar máquinas e equipamentos de acordo com as características do trabalho e ambiente, respeitar legislação ambiental e normas técnicas, evidenciar coordenação motora, inspecionar visualmente a área de operação do equipamento no solo, ar, água e vias de acesso, movimentar pessoas e materiais através de máquinas e equipamentos de elevação, acionar dispositivos sonoros para a retirada de pessoas do local de trabalho, solicitar limpeza do local de trabalho, examinar as condições climáticas, ajustar sucção, pressão e vazão, verificar fonte de alimentação do equipamento (elétrica e combustível), adequar a cabine de acordo com ambiente de trabalho, relacionar-se com superiores e subordinados, realizar intervalos periódicos de descanso face aos esforços repetitivos da ocupação, selecionar acessórios conforme o tipo de carga e descarga, realizar transporte e movimentação de cargas perigosas conforme instruções dos fabricantes, sinalizar área de trabalho, identificar situações de risco, adaptar-se a novos trabalhos e situações, vistoriar máquinas e equipamentos de elevação, solicitar manutenção das máquinas e equipamentos de elevação, interpretar painel de instrumentos de medição, manter atenção concentrada, interpretar recomendações dos fabricantes para a operação de máquinas e equipamentos, interpretar sinalização de elevação e transportes de cargas, utilizar acessórios compatíveis com a carga (cabo, cinta), acionar acoplamento de ar da composição de vagões, obedecer normas de segurança do trabalho, ajustar comandos e apoios das máquinas e equipamentos de elevação, conferir capacidade de máquinas e equipamentos, regular assento e encosto do banco das máquinas e equipamentos de elevação, conferir autorização de serviço, inspecionar nível, alinhamento e verticalidade de cabos de aços e correias transportadoras, inspecionar dispositivos de segurança, cumprir ordem de serviço, demonstrar auto-organização, demonstrar autocrítica, acionar movimentos das máquinas, equipamentos e acessórios conforme procedimentos operacionais, posicionar máquinas e equipamentos de elevação para operação, solicitar isolamento da área de trabalho, verificar condições e conservação de acessórios (gancho, mangueira, sinalizadores, friso de roda), nivelar máquinas e equipamentos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Maquinista Ferroviário ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Maquinista Ferroviário e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de máquinas e equipamentos de elevação que ficou em 6.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Maquinista Ferroviário em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Maquinista Ferroviário ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de máquinas e equipamentos de elevação 2024
O salário de Maquinista Ferroviário mostrado aqui é resultado do levantamento de 1487 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de máquinas e equipamentos de elevação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Maquinista Ferroviário com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Máquinas e Equipamentos Rodoferroviários
- Operador de Guindaste (fixo)
- Operador de Guindaste Fixo Sobre Vagões de Plataformas Flutuantes
- Operador de Ponte Rolante
- Portaló Nas Operações de Máquinas e Equipamentos de Elevação
- Sinaleiro (ponte-rolante)
- Guindasteiro
- Operador de Monta-cargas (construção Civil)
- Operador de Máquina Rodoferroviária
- Sinaleiro (orientação de Guindastes e Equipamentos Similares)
Valor do salário na CCT 2024 de Maquinista Ferroviário em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Maranhão | 44h | 3.013,31 | 3.130,09 | 4.417,28 | 14,30 | 7.60% |
Bahia | 43h | 2.458,08 | 2.553,35 | 3.603,36 | 11,75 | 5.80% |
Minas Gerais | 43h | 2.604,29 | 2.705,23 | 3.817,70 | 12,45 | 6.50% |
São Paulo | 43h | 3.520,88 | 3.657,34 | 5.161,35 | 16,89 | 4.40% |
Santa Catarina | 44h | 2.047,42 | 2.126,77 | 3.001,36 | 9,73 | 7.10% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.582,71 | 2.682,81 | 3.786,07 | 12,52 | 4.20% |
Paraná | 44h | 2.680,38 | 2.784,27 | 3.929,24 | 12,78 | 7.60% |
Espírito Santo | 44h | 2.375,02 | 2.467,07 | 3.481,60 | 11,21 | 7.20% |
Pará | 43h | 3.240,96 | 3.366,57 | 4.751,01 | 15,52 | 7.00% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.283,49 | 2.371,99 | 3.347,42 | 10,83 | 5.50% |
Goiás | 44h | 2.242,96 | 2.329,89 | 3.288,01 | 10,70 | 5.20% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 1.864,60 | 1.936,87 | 2.733,36 | 8,80 | 8.00% |
Mato Grosso | 43h | 2.485,35 | 2.581,68 | 3.643,34 | 11,92 | 6.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Maquinista Ferroviário. |
Dissídio de Maquinista Ferroviário por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Luís, MA | 44 | 3.076,26 | 3.195,48 | 4.509,56 | 14,60 | 6.50% |
Salvador, BA | 43 | 2.472,21 | 2.568,03 | 3.624,08 | 11,81 | 5.40% |
Contagem, MG | 43 | 3.047,44 | 3.165,55 | 4.467,31 | 14,63 | 5.30% |
Vitoria, ES | 44 | 2.049,99 | 2.129,44 | 3.005,13 | 9,68 | 6.00% |
Paranaguá, PR | 44 | 2.665,95 | 2.769,27 | 3.908,08 | 12,59 | 7.00% |
Juruti, PA | 44 | 3.837,90 | 3.986,65 | 5.626,08 | 18,12 | 8.00% |
Macaé, RJ | 44 | 2.517,24 | 2.614,80 | 3.690,09 | 11,89 | 7.20% |
São Paulo, SP | 43 | 3.986,26 | 4.140,76 | 5.843,56 | 19,39 | 6.90% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 2.566,15 | 2.665,61 | 3.761,79 | 12,46 | 8.30% |
Três Barras, SC | 44 | 2.214,98 | 2.300,83 | 3.246,99 | 10,46 | 7.20% |
Otacílio Costa, SC | 43 | 2.184,25 | 2.268,91 | 3.201,95 | 10,49 | 4.40% |
Joinville, SC | 44 | 1.654,21 | 1.718,32 | 2.424,94 | 7,81 | 5.00% |
Mariana, MG | 44 | 2.443,34 | 2.538,03 | 3.581,75 | 11,54 | 8.10% |
Balsas, MA | 44 | 1.926,64 | 2.001,31 | 2.824,31 | 9,10 | 7.70% |
Volta Redonda, RJ | 40 | 3.379,17 | 3.510,13 | 4.953,61 | 17,46 | 5.40% |
Araquari, SC | 44 | 1.576,88 | 1.638,00 | 2.311,59 | 7,45 | 5.10% |
João Monlevade, MG | 44 | 3.263,80 | 3.390,30 | 4.784,49 | 15,41 | 5.30% |
Curitiba, PR | 44 | 3.475,65 | 3.610,36 | 5.095,04 | 16,41 | 7.40% |
Salto, SP | 44 | 2.670,68 | 2.774,19 | 3.915,02 | 12,61 | 8.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 3.248,44 | 3.374,34 | 4.761,97 | 15,67 | 6.10% |
Vila Velha, ES | 44 | 3.421,62 | 3.554,23 | 5.015,84 | 16,16 | 5.00% |
Barcarena, PA | 42 | 2.129,76 | 2.212,31 | 3.122,07 | 10,57 | 8.10% |
Duque de Caxias, RJ | 44 | 2.214,48 | 2.300,31 | 3.246,26 | 10,46 | 5.00% |
Jacutinga, MG | 44 | 1.598,83 | 1.660,79 | 2.343,76 | 7,55 | 4.40% |
Eldorado do Sul, RS | 44 | 3.150,67 | 3.272,78 | 4.618,65 | 14,88 | 5.00% |
Hortolândia, SP | 42 | 6.252,75 | 6.495,08 | 9.166,06 | 30,93 | 4.70% |
Itapoa, SC | 44 | 2.634,27 | 2.736,36 | 3.861,64 | 12,44 | 7.20% |
São Roque, SP | 44 | 4.844,08 | 5.031,82 | 7.101,05 | 22,87 | 8.20% |
Paulínia, SP | 43 | 2.335,48 | 2.426,00 | 3.423,64 | 11,23 | 6.50% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Maquinista Ferroviário. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Maquinista Ferroviário no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Construção de rodovias e ferrovias | 3.120,86 | 3.241,81 | 4.574,94 | 6.70% | |
Obras de montagem industrial | 2.474,51 | 2.570,41 | 3.627,45 | 7.10% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.293,54 | 2.382,43 | 3.362,16 | 6.50% | |
Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial | 3.090,11 | 3.209,88 | 4.529,88 | 5.40% | |
Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas | 1.709,76 | 1.776,03 | 2.506,38 | 4.90% | |
Obras de terraplenagem | 2.823,59 | 2.933,03 | 4.139,18 | 8.20% | |
Construção de edifícios | 2.281,51 | 2.369,94 | 3.344,53 | 8.20% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.741,60 | 2.847,85 | 4.018,97 | 5.00% | |
Carga e descarga | 2.240,68 | 2.327,53 | 3.284,67 | 5.60% | |
Cultivo de soja | 2.258,59 | 2.346,13 | 3.310,93 | 8.10% | |
Obras de alvenaria | 2.222,61 | 2.308,75 | 3.258,18 | 4.10% | |
Usinas de compostagem | 3.142,19 | 3.263,97 | 4.606,21 | 7.50% | |
Pintura para sinalização em pistas rodoviárias e aeroportos | 2.526,74 | 2.624,67 | 3.704,02 | 5.50% | |
Transporte ferroviário de carga | 2.143,62 | 2.226,70 | 3.142,38 | 7.30% | |
Fabricação de locomotivas, vagões e outros materiais rodantes | 5.138,53 | 5.337,69 | 7.532,70 | 4.30% | |
Produção de laminados planos de aço ao carbono, revestidos ou não | 3.379,17 | 3.510,13 | 4.953,61 | 4.10% | |
Serviços de engenharia | 4.302,43 | 4.469,18 | 6.307,04 | 6.00% | |
Fabricação de outros produtos de metal | 1.598,83 | 1.660,79 | 2.343,76 | 7.50% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes | 3.443,93 | 3.577,41 | 5.048,55 | 6.80% | |
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores | 2.415,47 | 2.509,09 | 3.540,90 | 5.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |