O dissídio de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261715 no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais).

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 3.494,76

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Rio de Janeiro

515 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Brasília - DF

R$ 3.494,76

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

178 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Locutor de mídias audiovisuais Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.

Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.

Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.

Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

O que faz um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)

O Locutor de mídias audiovisuais realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.

Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.

Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.

Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).

Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio.

Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.

), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários.

Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.

Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução.

Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.

Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções do Locutor de mídias audiovisuais

O profissional Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) deve preparar conteúdo para apresentação, apresentar eventos, entrevistar pessoas, narrar transmissão de eventos, apresentar programas e noticiários, demonstrar competências pessoais, gravar voz para mídias, anunciar produtos e serviços.

Condições de trabalho da profissão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Locutor de mídias audiovisuais

Um Locutor de mídias audiovisuais deve administrar tempo para o evento, demonstrar capacidade de propor soluções, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, gravar voz padrão para emissoras, ler os comerciais no ar, demonstrar capacidade de expressão oral, delimitar o conteúdo, demonstrar capacidade de síntese, adequar o tempo da entrevista, elaborar o roteiro da entrevista, demonstrar capacidade de administrar tempo, demonstrar qualidade de voz e dicção, descrever o evento, animar o programa, provocar o entrevistado, locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc), operar equipamentos (mesa de som e outros), envolver o entrevistado, instruir o entrevistado, ajustar a narração ao evento, anunciar/desanunciar músicas, locutar audiodescrição, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, fazer enquete, chamar reportagem, demonstrar facilidade de relacionamento humano, ler o texto no ar, analisar roteiro de apresentação, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar flexibilidade, relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia), checar as informações, noticiar fatos, sugerir nomes para entrevistas, interpretar o conteúdo da apresentação, gravar voz para peças publicitárias e institucionais, demonstrar acuidade auditiva, anunciar programação, apresentar programações diversas, demonstrar capacidade de expressão corporal, chamar os comerciais, mediar debates, seguir o roteiro do evento, demonstrar capacidade de observação técnica, locutar documentários, construir a cena, anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas), anunciar promoções e peças publicitárias, passar o texto, anunciar eventos ao vivo, analisar fatos, notícias e eventos, gravar voz para conteúdo indoor, apresentar os participantes do evento, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, locutar voz para sistemas digitais (uras), formular perguntas, rebater o entrevistado, demonstrar dinamismo, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, ensaiar a apresentação, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, locutar conteúdos para programas digitais, demonstrar imparcialidade, selecionar material, demonstrar cordialidade, demonstrar credibilidade, posicionar os participantes do evento, demonstrar capacidade de emocionar o público, administrar chamadas e inserts comerciais, demonstrar capacidade de comunicação, anunciar chamadas, interromper o entrevistado.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que ficou em 6.30% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais 2024

O salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3812 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) CBO 261715 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro 42h 2.161,29 2.245,06 3.168,29 10,68 6.90%
São Paulo 36h 2.476,17 2.572,14 3.629,88 14,29 7.60%
Minas Gerais 38h 2.006,93 2.084,71 2.942,01 10,97 7.10%
Santa Catarina 32h 2.010,74 2.088,67 2.947,60 13,15 4.20%
Rio Grande do Sul 34h 1.957,13 2.032,98 2.869,00 12,00 5.60%
Paraná 34h 2.144,02 2.227,12 3.142,97 13,18 4.80%
Maranhão 43h 1.889,56 1.962,79 2.769,95 9,17 7.40%
Bahia 41h 1.744,39 1.812,00 2.557,15 8,78 7.10%
Goiás 35h 1.945,18 2.020,57 2.851,48 11,59 6.50%
Pará 39h 1.834,52 1.905,62 2.689,26 9,70 6.20%
Pernambuco 41h 1.714,78 1.781,24 2.513,74 8,77 5.50%
Ceará 39h 1.754,24 1.822,23 2.571,58 9,23 6.60%
Mato Grosso do Sul 37h 2.330,54 2.420,86 3.416,39 13,01 4.80%
Mato Grosso 37h 2.250,44 2.337,66 3.298,97 12,72 4.30%
Paraíba 39h 1.895,33 1.968,79 2.778,41 10,20 7.00%
Rondônia 38h 1.609,61 1.671,99 2.359,56 8,78 6.30%
Espírito Santo 33h 1.721,92 1.788,66 2.524,21 10,73 5.90%
Rio Grande do Norte 39h 1.844,98 1.916,49 2.704,60 9,88 6.40%
Sergipe 30h 2.279,04 2.367,37 3.340,90 15,75 8.20%
Piauí 38h 3.051,87 3.170,15 4.473,81 16,79 4.40%
Distrito Federal 35h 3.364,37 3.494,76 4.931,91 20,18 4.40%
Alagoas 41h 1.689,49 1.754,97 2.476,67 8,47 5.90%
Amazonas 33h 3.081,91 3.201,35 4.517,85 19,13 5.30%
Tocantins 43h 1.826,84 1.897,65 2.678,02 8,84 6.90%
Roraima 35h 1.650,14 1.714,09 2.418,98 9,90 4.60%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais).

Dissídio de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por cidade

Quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Rio de Janeiro, RJ 42 2.733,20 2.839,13 4.006,67 13,52 6.60%
São Paulo, SP 39 2.806,69 2.915,47 4.114,39 14,84 8.20%
São Luís, MA 43 2.217,07 2.303,00 3.250,06 10,75 7.90%
Belo Horizonte, MG 40 3.117,17 3.237,98 4.569,54 16,24 4.10%
Porto Alegre, RS 32 2.197,98 2.283,16 3.222,07 14,49 7.90%
Duque de Caxias, RJ 43 1.727,78 1.794,75 2.532,80 8,44 6.80%
João Pessoa, PB 35 2.328,53 2.418,78 3.413,45 13,75 7.10%
Campo Grande, MS 38 3.226,68 3.351,74 4.730,07 17,81 8.10%
Cascavel, PR 34 1.896,90 1.970,42 2.780,71 11,64 7.20%
Niterói, RJ 44 2.684,97 2.789,03 3.935,96 12,68 6.30%
Brasília, DF 35 3.364,37 3.494,76 4.931,91 20,18 5.80%
Feira de Santana, BA 42 1.529,29 1.588,56 2.241,82 7,53 8.10%
Fortaleza, CE 35 2.078,47 2.159,02 3.046,88 12,35 7.30%
Belém, PA 40 1.667,99 1.732,64 2.445,15 8,71 5.90%
Caxias do Sul, RS 31 1.829,94 1.900,86 2.682,55 12,15 4.30%
Goiânia, GO 33 2.845,21 2.955,48 4.170,87 17,70 6.70%
Florianópolis, SC 33 1.961,69 2.037,72 2.875,70 12,21 5.90%
São João de Meriti, RJ 44 1.905,86 1.979,72 2.793,84 9,08 6.80%
Ribeirão Preto, SP 35 2.923,05 3.036,34 4.284,98 17,17 7.10%
Recife, PE 40 1.701,32 1.767,26 2.494,01 8,87 4.60%
Jaraguá do Sul, SC 32 1.737,83 1.805,18 2.547,52 11,16 4.20%
Curitiba, PR 30 2.793,33 2.901,59 4.094,82 19,07 6.50%
São Gonçalo, RJ 44 1.618,59 1.681,32 2.372,72 7,73 4.60%
Nova Iguaçu, RJ 44 1.814,58 1.884,91 2.660,04 8,64 5.30%
Salvador, BA 39 2.166,62 2.250,59 3.176,10 11,41 4.30%
Lages, SC 31 2.532,24 2.630,38 3.712,07 17,21 6.20%
Aracaju, SE 25 2.597,96 2.698,65 3.808,42 21,68 4.80%
Joinville, SC 35 1.989,77 2.066,88 2.916,85 11,96 6.30%
Natal, RN 41 1.768,38 1.836,92 2.592,32 9,00 4.70%
Teresina, PI 34 1.720,74 1.787,43 2.522,48 10,63 6.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Atividades de rádio 2.054,20 2.133,81 3.011,30 5.80%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados 1.770,52 1.839,14 2.595,45 8.20%
Atividades de televisão aberta 3.152,73 3.274,92 4.621,67 8.00%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.603,08 1.665,21 2.349,99 7.90%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.711,24 1.777,57 2.508,56 7.60%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 2.626,75 2.728,55 3.850,62 8.00%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados 1.547,83 1.607,82 2.269,00 6.10%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 3.383,77 3.514,91 4.960,35 5.50%
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas 1.566,24 1.626,94 2.295,98 7.00%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.806,81 1.876,84 2.648,65 4.20%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 1.915,03 1.989,26 2.807,30 7.10%
Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios 2.068,45 2.148,61 3.032,19 4.50%
Condomínios prediais 2.844,49 2.954,73 4.169,80 4.10%
Atividades de gravação de som e de edição de música 1.935,85 2.010,88 2.837,81 6.10%
Locação de mão-de-obra temporária 2.452,00 2.547,03 3.594,44 5.90%
Comércio varejista de artigos de papelaria 1.559,39 1.619,83 2.285,95 4.30%
Consultoria em tecnologia da informação 3.354,51 3.484,52 4.917,46 5.00%
Agências de publicidade 1.587,51 1.649,04 2.327,18 6.80%
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral 2.039,98 2.119,04 2.990,46 8.00%
Casas de festas e eventos 2.310,41 2.399,96 3.386,89 7.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.