O dissídio de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261715 no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais).
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 3.494,76
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Rio de Janeiro
515 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Brasília - DF
R$ 3.494,76
Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
178 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Locutor de mídias audiovisuais Realiza locução em diferentes veículos de mídia, como televisão, rádio, websites, vídeos, redes sociais entre outros, utilizando sua voz para ler e interpretar textos, apresentar programas e eventos, fazer anúncios e chamadas de programação, e narrar vídeos para publicidade e redes sociais Grava voz para produtos digitais, audiodescrição, animação, documentários e voz padrão para emissoras e conteúdos indoor.
Opera equipamentos de gravação, edição e transmissão de locução Interage com tecnologias digitais e cenários virtuais Elabora roteiro de entrevista.
Entrevista pessoas, formulando perguntas, interagindo com o entrevistado Prepara conteúdo para apresentação Participa da definição da pauta, redige textos, checa informações, adaptando-se aos padrões de mídia e do público-alvo.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
O que faz um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais)
O Locutor de mídias audiovisuais realiza a locução em programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, animando o programa, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais, operando equipamentos (mesa de som e outros) Analisa o roteiro de apresentação, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, chamando reportagens, noticiando fatos e fazendo enquetes.
Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros, ajustando a narração ao evento, descrevendo-o, construindo a cena, analisando fatos e notícias, reproduzindo fatos ocorridos durante o evento, administrando chamadas e inserções comerciais.
Prepara conteúdo para apresentação, checando as informações, selecionando o material Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.
Colabora na edição de material gravado Anuncia produtos e serviços, programação, chamadas, promoções e serviços de utilidade pública (hora, tempo, condições do trânsito e das estradas).
Faz a locução de peças publicitárias, lendo os comerciais no ar ou gravando-os em estúdio.
Anuncia músicas e eventos ao vivo, relatando o que foi apresentado Grava voz para mídias, fazendo a locução de conteúdo para programas digitais, para produtos digitais (games, gps, aplicativos etc.
), para sistemas digitais, como unidades de respostas audíveis (uras), audiodescrição, animações e documentários.
Grava voz padrão para emissoras, voz para peças publicitárias e institucionais e para divulgação in loco de empresas comerciais, como lojas e supermercados (conteúdo indoor) Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.
Apresenta eventos, posicionando os participantes do evento, seguindo o roteiro, apresentando os participantes do evento e administrando o tempo Mantém-se atualizado quanto às tecnologias utilizadas na produção de mídias audiovisuais e canais de veiculação Pode especializar-se em uma área da locução.
Pode fazer locução artística Pode supervisionar equipes de trabalho.
Cumpre normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do Locutor de mídias audiovisuais
O profissional Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) deve preparar conteúdo para apresentação, apresentar eventos, entrevistar pessoas, narrar transmissão de eventos, apresentar programas e noticiários, demonstrar competências pessoais, gravar voz para mídias, anunciar produtos e serviços.
Condições de trabalho da profissão
Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Locutor de mídias audiovisuais
Um Locutor de mídias audiovisuais deve administrar tempo para o evento, demonstrar capacidade de propor soluções, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, gravar voz padrão para emissoras, ler os comerciais no ar, demonstrar capacidade de expressão oral, delimitar o conteúdo, demonstrar capacidade de síntese, adequar o tempo da entrevista, elaborar o roteiro da entrevista, demonstrar capacidade de administrar tempo, demonstrar qualidade de voz e dicção, descrever o evento, animar o programa, provocar o entrevistado, locutar conteúdos para produtos digitais (games, gps, aplicativos, etc), operar equipamentos (mesa de som e outros), envolver o entrevistado, instruir o entrevistado, ajustar a narração ao evento, anunciar/desanunciar músicas, locutar audiodescrição, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, fazer enquete, chamar reportagem, demonstrar facilidade de relacionamento humano, ler o texto no ar, analisar roteiro de apresentação, demonstrar capacidade de tomar decisões, demonstrar flexibilidade, relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia), checar as informações, noticiar fatos, sugerir nomes para entrevistas, interpretar o conteúdo da apresentação, gravar voz para peças publicitárias e institucionais, demonstrar acuidade auditiva, anunciar programação, apresentar programações diversas, demonstrar capacidade de expressão corporal, chamar os comerciais, mediar debates, seguir o roteiro do evento, demonstrar capacidade de observação técnica, locutar documentários, construir a cena, anunciar serviços de utilidade pública (hora, tempo, situação das estradas), anunciar promoções e peças publicitárias, passar o texto, anunciar eventos ao vivo, analisar fatos, notícias e eventos, gravar voz para conteúdo indoor, apresentar os participantes do evento, reproduzir o fato ocorrido durante o evento, locutar voz para sistemas digitais (uras), formular perguntas, rebater o entrevistado, demonstrar dinamismo, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, ensaiar a apresentação, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, locutar conteúdos para programas digitais, demonstrar imparcialidade, selecionar material, demonstrar cordialidade, demonstrar credibilidade, posicionar os participantes do evento, demonstrar capacidade de emocionar o público, administrar chamadas e inserts comerciais, demonstrar capacidade de comunicação, anunciar chamadas, interromper o entrevistado.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que ficou em 6.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais 2024
O salário de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3812 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro | 42h | 2.161,29 | 2.245,06 | 3.168,29 | 10,68 | 6.90% |
São Paulo | 36h | 2.476,17 | 2.572,14 | 3.629,88 | 14,29 | 7.60% |
Minas Gerais | 38h | 2.006,93 | 2.084,71 | 2.942,01 | 10,97 | 7.10% |
Santa Catarina | 32h | 2.010,74 | 2.088,67 | 2.947,60 | 13,15 | 4.20% |
Rio Grande do Sul | 34h | 1.957,13 | 2.032,98 | 2.869,00 | 12,00 | 5.60% |
Paraná | 34h | 2.144,02 | 2.227,12 | 3.142,97 | 13,18 | 4.80% |
Maranhão | 43h | 1.889,56 | 1.962,79 | 2.769,95 | 9,17 | 7.40% |
Bahia | 41h | 1.744,39 | 1.812,00 | 2.557,15 | 8,78 | 7.10% |
Goiás | 35h | 1.945,18 | 2.020,57 | 2.851,48 | 11,59 | 6.50% |
Pará | 39h | 1.834,52 | 1.905,62 | 2.689,26 | 9,70 | 6.20% |
Pernambuco | 41h | 1.714,78 | 1.781,24 | 2.513,74 | 8,77 | 5.50% |
Ceará | 39h | 1.754,24 | 1.822,23 | 2.571,58 | 9,23 | 6.60% |
Mato Grosso do Sul | 37h | 2.330,54 | 2.420,86 | 3.416,39 | 13,01 | 4.80% |
Mato Grosso | 37h | 2.250,44 | 2.337,66 | 3.298,97 | 12,72 | 4.30% |
Paraíba | 39h | 1.895,33 | 1.968,79 | 2.778,41 | 10,20 | 7.00% |
Rondônia | 38h | 1.609,61 | 1.671,99 | 2.359,56 | 8,78 | 6.30% |
Espírito Santo | 33h | 1.721,92 | 1.788,66 | 2.524,21 | 10,73 | 5.90% |
Rio Grande do Norte | 39h | 1.844,98 | 1.916,49 | 2.704,60 | 9,88 | 6.40% |
Sergipe | 30h | 2.279,04 | 2.367,37 | 3.340,90 | 15,75 | 8.20% |
Piauí | 38h | 3.051,87 | 3.170,15 | 4.473,81 | 16,79 | 4.40% |
Distrito Federal | 35h | 3.364,37 | 3.494,76 | 4.931,91 | 20,18 | 4.40% |
Alagoas | 41h | 1.689,49 | 1.754,97 | 2.476,67 | 8,47 | 5.90% |
Amazonas | 33h | 3.081,91 | 3.201,35 | 4.517,85 | 19,13 | 5.30% |
Tocantins | 43h | 1.826,84 | 1.897,65 | 2.678,02 | 8,84 | 6.90% |
Roraima | 35h | 1.650,14 | 1.714,09 | 2.418,98 | 9,90 | 4.60% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais). |
Dissídio de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.733,20 | 2.839,13 | 4.006,67 | 13,52 | 6.60% |
São Paulo, SP | 39 | 2.806,69 | 2.915,47 | 4.114,39 | 14,84 | 8.20% |
São Luís, MA | 43 | 2.217,07 | 2.303,00 | 3.250,06 | 10,75 | 7.90% |
Belo Horizonte, MG | 40 | 3.117,17 | 3.237,98 | 4.569,54 | 16,24 | 4.10% |
Porto Alegre, RS | 32 | 2.197,98 | 2.283,16 | 3.222,07 | 14,49 | 7.90% |
Duque de Caxias, RJ | 43 | 1.727,78 | 1.794,75 | 2.532,80 | 8,44 | 6.80% |
João Pessoa, PB | 35 | 2.328,53 | 2.418,78 | 3.413,45 | 13,75 | 7.10% |
Campo Grande, MS | 38 | 3.226,68 | 3.351,74 | 4.730,07 | 17,81 | 8.10% |
Cascavel, PR | 34 | 1.896,90 | 1.970,42 | 2.780,71 | 11,64 | 7.20% |
Niterói, RJ | 44 | 2.684,97 | 2.789,03 | 3.935,96 | 12,68 | 6.30% |
Brasília, DF | 35 | 3.364,37 | 3.494,76 | 4.931,91 | 20,18 | 5.80% |
Feira de Santana, BA | 42 | 1.529,29 | 1.588,56 | 2.241,82 | 7,53 | 8.10% |
Fortaleza, CE | 35 | 2.078,47 | 2.159,02 | 3.046,88 | 12,35 | 7.30% |
Belém, PA | 40 | 1.667,99 | 1.732,64 | 2.445,15 | 8,71 | 5.90% |
Caxias do Sul, RS | 31 | 1.829,94 | 1.900,86 | 2.682,55 | 12,15 | 4.30% |
Goiânia, GO | 33 | 2.845,21 | 2.955,48 | 4.170,87 | 17,70 | 6.70% |
Florianópolis, SC | 33 | 1.961,69 | 2.037,72 | 2.875,70 | 12,21 | 5.90% |
São João de Meriti, RJ | 44 | 1.905,86 | 1.979,72 | 2.793,84 | 9,08 | 6.80% |
Ribeirão Preto, SP | 35 | 2.923,05 | 3.036,34 | 4.284,98 | 17,17 | 7.10% |
Recife, PE | 40 | 1.701,32 | 1.767,26 | 2.494,01 | 8,87 | 4.60% |
Jaraguá do Sul, SC | 32 | 1.737,83 | 1.805,18 | 2.547,52 | 11,16 | 4.20% |
Curitiba, PR | 30 | 2.793,33 | 2.901,59 | 4.094,82 | 19,07 | 6.50% |
São Gonçalo, RJ | 44 | 1.618,59 | 1.681,32 | 2.372,72 | 7,73 | 4.60% |
Nova Iguaçu, RJ | 44 | 1.814,58 | 1.884,91 | 2.660,04 | 8,64 | 5.30% |
Salvador, BA | 39 | 2.166,62 | 2.250,59 | 3.176,10 | 11,41 | 4.30% |
Lages, SC | 31 | 2.532,24 | 2.630,38 | 3.712,07 | 17,21 | 6.20% |
Aracaju, SE | 25 | 2.597,96 | 2.698,65 | 3.808,42 | 21,68 | 4.80% |
Joinville, SC | 35 | 1.989,77 | 2.066,88 | 2.916,85 | 11,96 | 6.30% |
Natal, RN | 41 | 1.768,38 | 1.836,92 | 2.592,32 | 9,00 | 4.70% |
Teresina, PI | 34 | 1.720,74 | 1.787,43 | 2.522,48 | 10,63 | 6.90% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Locutor de Chamadas (promocionais e Institucionais) no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Atividades de rádio | 2.054,20 | 2.133,81 | 3.011,30 | 5.80% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados | 1.770,52 | 1.839,14 | 2.595,45 | 8.20% | |
Atividades de televisão aberta | 3.152,73 | 3.274,92 | 4.621,67 | 8.00% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.603,08 | 1.665,21 | 2.349,99 | 7.90% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.711,24 | 1.777,57 | 2.508,56 | 7.60% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.626,75 | 2.728,55 | 3.850,62 | 8.00% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - hipermercados | 1.547,83 | 1.607,82 | 2.269,00 | 6.10% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 3.383,77 | 3.514,91 | 4.960,35 | 5.50% | |
Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas | 1.566,24 | 1.626,94 | 2.295,98 | 7.00% | |
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns | 1.806,81 | 1.876,84 | 2.648,65 | 4.20% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 1.915,03 | 1.989,26 | 2.807,30 | 7.10% | |
Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios | 2.068,45 | 2.148,61 | 3.032,19 | 4.50% | |
Condomínios prediais | 2.844,49 | 2.954,73 | 4.169,80 | 4.10% | |
Atividades de gravação de som e de edição de música | 1.935,85 | 2.010,88 | 2.837,81 | 6.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.452,00 | 2.547,03 | 3.594,44 | 5.90% | |
Comércio varejista de artigos de papelaria | 1.559,39 | 1.619,83 | 2.285,95 | 4.30% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 3.354,51 | 3.484,52 | 4.917,46 | 5.00% | |
Agências de publicidade | 1.587,51 | 1.649,04 | 2.327,18 | 6.80% | |
Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral | 2.039,98 | 2.119,04 | 2.990,46 | 8.00% | |
Casas de festas e eventos | 2.310,41 | 2.399,96 | 3.386,89 | 7.70% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |