O dissídio de Líder de Conservação de Vias Permanentes 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 910905 no cargo de Líder de Conservação de Vias Permanentes.
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 4.968,17
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
348 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.850,70
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Bauru - SP
100 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Ferroviário de Passageiros Municipal e em Região Metropolitana
R$ 5.055,45
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Concessionárias de Rodovias, Pontes, Túneis e Serviços Relacionados
189 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de reparos linhas férreas supervisiona e coordena serviços de reparos de vias permanentes do transporte ferroviário - de longas distâncias e/ou de âmbito urbano - e do transporte metroviário, verificando a conservação da infraestrutura das vias, inspecionando elementos superficiais ou da superestrutura – tais como trilhos, dormentes e junções, identificando causas de defeitos e falhas em vias, definindo as melhores alternativas para execução de reparos, e realizando testes para liberação de tráfego Monitora o trabalho da equipe de correção geométrica mecanizada de vias.
Administra recursos humanos e materiais para execução dos serviços Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção e combate a incêndio, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Líder de Conservação de Vias Permanentes
O Supervisor de reparos linhas férreas planeja os trabalhos, definindo as prioridades para realização dos serviços, programando o horário de realização de cada atividade, e solicitando acesso aos locais de trabalho Administra recursos humanos e materiais, distribuindo atividades para cada membro da equipe de trabalho e requisitando equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais de consumo.
Estima custos operacionais.
Inspeciona – visualmente ou com o uso de equipamentos diversificados de avaliação de vias – trilhos, dormentes e junções Examina condições do Aparelho de Mudança de Via (AMV).
Inspeciona geometria das vias, bem como soldagem e desgaste ondulatório dos trilhos Detecta fadiga e fissuras internas por ultrassom e monitora desgaste de trilhos por meio de sistemas a laser, tendo em vista ações de prevenção.
Monitora lastreamento das vias.
Inspeciona barrancos, bueiros, postes e outros elementos da infraestrutura, a fim de proceder aos serviços de reparação o mais rapidamente possível Confere medidas geométricas, verifica conservação da infraestrutura e monitora o funcionamento dos sistemas de lubrificação das vias.
Confere dimensão e qualidade dos materiais da superestrutura da via permanente.
Notifica a presença das falhas e dos defeitos Identifica causas de defeitos e falhas em vias Utiliza sistemas de monitoramento de vias para realização de inspeção e registro de dados.
Analisa dados estruturados para definir as melhores alternativas para os serviços de reparo de vias Determina a realização de serviços de reparação em função de falhas reportadas de conservação Coordena serviços de reparos do aparelho de mudança de via, de máquinas de chave e do terceiro trilho (trilho de alimentação elétrica).
Inspeciona substituição de trilhos, dormentes e fixações Coordena serviços de reparos de emergência para solucionar problemas, tais como fraturas nos trilhos, encurvadura de trilhos, deslizamento de barreiras, entre outros.
Realiza o monitoramento de vias permanentes com carro controle ou veículos de inspeção de geometria de vias, avaliando alinhamento, nivelamento e outros parâmetros Interpreta gráficos de análise da geometria de vias Monitora o trabalho da equipe de correção geométrica mecanizada.
Monitora o reperfilamento de trilhos Orienta o nivelamento do lastro Acompanha a realização de obras suplementares, quando necessário.
Após a realização dos serviços de reparos, libera as vias para o tráfego No atendimento a avarias, estabelece previsão para liberação da via e define sequência de trabalho para restabelecimento do tráfego Coordena encarrilhamento da composição.
Requisita apoio logístico, quando necessário Verifica temperatura dos trilhos e realiza testes não destrutivos Realiza testes de circuitos elétricos e de corrente de fuga das vias Testa máquinas de chave Testa vias reparadas ou novas e realiza testes para liberação do tráfego em vias.
Documenta os serviços, registrando tempo despendido em cada atividade, detalhando insumos usados e emitindo relatórios Pode consultar e atualizar sistemas de BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), em função dos serviços de reparos de vias permanentes Define a equipe de trabalho e seleciona pessoal Orienta a equipe de trabalho, indicando atitudes e procedimentos adequados durante o processo de execução dos serviços Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando seu desempenho e identificando necessidades de treinamento Programa e/ou desenvolve atividades de capacitação Avalia impactos ambientais das atividades e orienta quanto à seleção de material para reaproveitamento e ao descarte de resíduos Monitora a organização e o funcionamento de equipamentos, ferramentas e instrumentos Trabalha com segurança, monitorando o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los Orienta a equipe para a prevenção de atos inseguros.
Funções do Supervisor de reparos linhas férreas
O profissional Líder de Conservação de Vias Permanentes deve supervisionar equipes de trabalho, supervisionar manutenção mecanizada das vias férreas, realizar testes em vias férreas, supervisionar equipe de restabelecimento de tráfego, inspecionar vias férreas, coordenar realização de manutenção em vias férreas, trabalhar com segurança, qualidade e meio ambiente, supervisionar manutenção em vias férreas, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção trabalham em empresas de transporte ferroviário e metrôs. Atuam em locais abertos e fechados, em períodos diurno, noturno ou em rodízio de turnos. Esses empregados são assalariados, registrados em carteira e organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional. O supervisor de reparos vincula-se ao trabalho com os trilhos e o supervisor de manutenção aos sistemas de lubrificação. Trabalham expostos ao sol, chuva e poeira e em locais subterrâneos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer ensino médio, acrescido de um curso profissionalizante com carga horária superior a quatrocentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre após cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Supervisor de reparos linhas férreas
Um Supervisor de reparos linhas férreas deve isolar áreas de risco, testar corrente de fuga, orientar nivelamento do lastro, atender normas de segurança, saúde, higiene e meio ambiente, coordenar manutenção do terceiro trilho (alimentação elétrica), verificar temperatura dos trilhos, inspecionar, visualmente, ferramentas e equipamentos, orientar equipes de trabalho, identificar necessidades de treinamento, incentivar equipes de trabalho, programar horário para realização das manutenções, inspecionar condições do aparelho de mudanças de vias (amv), desenvolver capacidade de decisão, monitorar lastreamento da via férrea, conferir dimensão e qualidade dos materiais da superestrutura, relacionar-se com outros pessoas, emitir relatórios sobre acidentes, requisitar equipamentos de proteção individual, verificar conservação da infraestrutura das vias férreas, coordenar manutenção de máquinas de chave, inspecionar infraestrutura ferroviária (barrancos, bueiros, postes), testar circuitos elétricos da via férrea, elaborar relatórios de avaliação de desempenho, interpretar gráficos de análise da geometria de vias férreas, definir equipes de trabalho, testar vias férreas reparadas ou novas, desenvolver autocontrole, selecionar pessoal, monitorar reperfilamento de trilhos, solicitar reprogramação de atividades de manutenção, coordenar atendimento a avarias, notificar, em impresso próprio, a presença de falhas, monitorar o uso correto de equipamentos de proteção individual, providenciar manuais técnicos, catálogos e procedimentos, avaliar impactos ambientais, estabelecer previsão de liberação para tráfego, identificar atos e condições inseguras, liberar vias férreas para tráfego, requisitar apoio logístico, administrar recursos materiais e equipamentos, organizar-se, definir sequência de trabalho para restabelecimento do tráfego, testar máquinas de chave, identificar causas de defeitos e falhas em vias férreas, inspecionar substituição de trilhos, dormentes e fixações, orientar quanto a seleção e o descarte de resíduos, eliminar atos inseguros, inspecionar a soldagem dos trilhos, solicitar acesso aos locais de trabalho, requisitar equipamentos e materiais, realizar avaliações de desempenho, conferir medidas geométricas das vias férreas, inspecionar a lubrificação dos aparelhos de mudança de vias e trilhos, realizar testes não destrutivos, inspecionar, visualmente ou com aparelhos, trilhos, dormentes e junções, programar escala de férias da equipe, estimar custos operacionais, acompanhar a realização de obras suplementares, distribuir atividades de manutenção de vias férreas, treinar equipes de trabalho, inspecionar geometria da via férrea, emitir relatórios, coordenar reuniões com a equipe, desenvolver relacionamento interpessoal, monitorar vias férreas com carro controle, monitorar equipe de correção geométrica mecanizada, estabelecer interfaces com outros departamentos, definir prioridades de manutenção, coordenar encarrilhamento da composição, desenvolver equilíbrio emocional, buscar autodesenvolvimento, realizar testes para liberação do tráfego em vias férreas, monitorar o funcionamento dos lubrificadores de vias férreas, controlar absenteismo da equipe, demonstrar liderança, registrar insumos empregados para a manutenção, coordenar manutenção de aparelhos de mudanças de vias (amv), controlar tempo de manutenção, analisar condições psicológicas e físicas do funcionário para desempenho da função.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Líder de Conservação de Vias Permanentes ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Líder de Conservação de Vias Permanentes e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Líder de Conservação de Vias Permanentes em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Líder de Conservação de Vias Permanentes ficou em 6.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção 2025
O salário de Líder de Conservação de Vias Permanentes mostrado aqui é resultado do levantamento de 588 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Líder de Conservação de Vias Permanentes com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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