O dissídio de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 761110 no cargo de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 1.920,93

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

24 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Guarani D Oeste - SP

12 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Lavador de lã realiza processo de lavagem de lã em seu estado natural - a fim de prepará-la para o processamento industrial têxtil -, misturando água e produtos químicos e homogeneizando a solução, abastecendo máquina com a solução preparada e com a lã, controlando processo de lavagem, monitorando processo de secagem da lã em secador, coletando amostras de lã para teste da umidade e do teor graxo, e controlando o fluxo de produção de lã lavada Planeja as atividades, interpretando ordem de serviço.

Realiza manutenção básica de máquina de lavagem e equipamentos auxiliares Cumpre normas técnicas, procedimentos de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

O que faz um Lavador de Fibras na Indústria Têxtil

O Lavador de lã planeja atividades de lavagem de lã, a fim de prepará-la para o processamento industrial têxtil Interpreta ordem de serviço e programação de produção.

Verifica a disponibilidade de produtos químicos para realização das atividades.

Prepara a solução para lavagem da lã, empregando as técnicas apropriadas de manipulação de produtos químicos Mistura água, detergentes e outros produtos químicos, de acordo com as quantidades especificadas na ordem de serviço.

Homogeneíza a solução Prepara máquina para lavagem da lã, regulando-a.

Coloca, na máquina, a solução preparada para lavagem.

Controla o processo de lavagem, monitorando a entrada da lã na máquina, acionando os dispositivos de comando da máquina, e conferindo a extração de gordura da lã Monitora processo de secagem da lã, controlando temperatura no secador.

Coleta amostras de lã, ao finalizar o processo de secagem.

Requisita teste da umidade e do teor graxo das amostras coletadas de lã Analisa o resultado dos testes para controlar o grau de umidade e o teor graxo Confere o fluxo de produção de lã lavada, comparando-o com a programação preestabelecida.

Limpa a máquina e os equipamentos auxiliares, a fim de prepará-los para nova operação de lavagem Conserva o ambiente de trabalho limpo e organizado, acondicionando os produtos químicos Realiza a manutenção básica de máquinas e equipamentos, lubrificando-os, executando ajustes e fazendo pequenos reparos.

Identifica falhas e defeitos durante o funcionamento de máquinas e equipamentos, requisitando serviços de manutenção corretiva Acompanha a realização do serviço de manutenção e, ao seu término, testa o funcionamento de máquinas e equipamentos.

Descarta resíduos sólidos e efluentes do processo de lavagem, seguindo os procedimentos estabelecidos pela empresa para cumprimento de normas ambientais Trabalha com segurança, utilizando equipamentos de proteção individual Avalia condições de riscos no local de trabalho e realiza ações para prevenir acidentes.

Segue procedimentos de segurança na manipulação de produtos químicos.

Funções do Lavador de lã

O profissional Lavador de Fibras na Indústria Têxtil deve controlar processo de secagem da lã, controlar processo de lavagem de lã, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de rotina em máquinas e equipamentos do processo de lavagem de lã, preparar máquinas para lavagem de lã.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã atuam nos segmentos da fabricação de produtos têxteis e e serviços relacionados com essas atividades. São empregados com carteira assinada e trabalham de forma individual ou em equipe, sob supervisão ocasional. Os lavadores de lã trabalham em locais fechados, no período noturno, os classificadores de fibras têxteis, no horário diurno. Estes, normalmente trabalham em pé, oito horas por dia, em posições desconfortáveis. Geralmente ficam expostos a materiais tóxicos, ruídos, umidade, poeira e contaminação existente nas máquinas de lavar lã.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Lavador de lã

Um Lavador de lã deve limpar máquinas, identificar defeitos, manter-se atualizado, trabalhar com segurança, demonstrar capacidade de observação de detalhes, coletar amostras de lã na saída do secador, analisar resultado do teste de umidade e teor graxo da lã, interpretar programa de produção, controlar fluxo de produção de lã lavada, comunicar-se de forma clara e objetiva, demonstrar poder de concentração, controlar descargas de lã nos reservatórios, encher barcas com água, adicionar produtos químicos na água, trabalhar em equipe, solicitar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar flexibilidade, solicitar teste de umidade e do teor graxo da lã, controlar quantidade de produtos químicos na água, controlar entrada de lã na máquina, demonstrar habilidades manuais, controlar extração de gordura da lã, acompanhar manutenção de máquinas e equipamentos, ajustar máquinas e equipamentos, monitorar operação das máquinas e equipamentos, lubrificar máquinas e equipamentos, regular máquinas e equipamentos, controlar teor graxo na lã, homogeneizar mistura de produtos químicos com água, controlar temperatura da água, demonstrar capacidade de memorização, demonstrar senso de organização, realizar pequenos reparos, demonstrar agilidade, controlar temperatura no secador, demonstrar senso de disciplina.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Lavador de Fibras na Indústria Têxtil ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã que ficou em 4.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Lavador de Fibras na Indústria Têxtil em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Lavador de Fibras na Indústria Têxtil ficou em 7.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 27,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã 2024

O salário de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil mostrado aqui é resultado do levantamento de 72 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores da classificação de fibras têxteis e lavagem de lã que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Lavador de Fibras na Indústria Têxtil com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil CBO 761110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Lavador de Fibras na Indústria Têxtil por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 1.849,25 1.920,93 2.710,87 8,73 8.30%
Santa Catarina 44h 1.849,03 1.920,69 2.710,54 8,73 5.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil.

Dissídio de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil por cidade

Quanto ganha um Lavador de Fibras na Indústria Têxtil nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Guarani D Oeste, SP 44 1.936,63 2.011,68 2.838,95 9,14 7.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Lavador de Fibras na Indústria Têxtil. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Lavador de Fibras na Indústria Têxtil no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Lavanderias 1.575,52 1.636,58 2.309,59 4.10%
Fabricação de outros produtos têxteis 1.936,63 2.011,68 2.838,95 7.30%
Alvejamento, tingimento e torção em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças do vestuário 1.628,87 1.692,00 2.387,80 7.90%
Cultivo de soja 1.620,53 1.683,33 2.375,57 6.90%
Tecelagem de fios de algodão 1.470,60 1.527,60 2.155,79 8.30%
Hotéis 1.660,45 1.724,80 2.434,09 4.90%
Comércio varejista de lubrificantes 1.925,38 2.000,00 2.822,46 5.80%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 1.460,08 1.516,67 2.140,37 6.50%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.492,17 1.550,00 2.187,41 5.30%
Cultivo de tomate rasteiro 1.509,02 1.567,50 2.212,10 5.90%
Parques de diversão e parques temáticos 2.152,57 2.236,00 3.155,51 8.20%
Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê 1.525,86 1.585,00 2.236,80 5.80%
Motéis 1.366,06 1.419,00 2.002,54 6.40%
Fabricação de tecidos de malha 1.637,53 1.701,00 2.400,50 4.70%
Fabricação de móveis com predominância de madeira 2.273,87 2.362,00 3.333,33 4.40%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.