O dissídio de Investigador Particular 2026 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 351805 no cargo de Investigador Particular.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 5.481,63
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
19 admissões
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
15 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Investigador Particular reúne, sistematiza e analisa informações de natureza não criminal - aplicando conhecimento técnico e utilizando recursos tecnológicos -, para esclarecimento de assuntos de interesse privado do contratante Atua de acordo com legislação, regulamentação profissional, princípio de sigilo e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação do meio ambiente.
O que faz um Investigador Particular
O Investigador Particular levanta informações sobre pessoas, empresas e patrimônio - além de investigar indícios, causas e circunstâncias de atos -, para solucionar questões de clientes em temas familiares, conjugais, financeiros, comerciais, societários, entre outros Pesquisa bancos de dados, consulta registros públicos, faz buscas na Internet e em outros meios, realizando identificações e analisando dados para responder perguntas da investigação, nos limites de sua atuação e conforme lei.
Entrevista pessoas, coletando provas e evidências, levantando declarações e reunindo informações - que podem vir a compor dossiês -, para atender à demanda dos clientes.
Registra imagens, atos e acontecimentos Pode fazer campana para observação de pessoas, de locais e de circunstâncias, tomando notas e elaborando desenhos e croquis.
Elabora relatório circunstanciado para o contratante, ao final da execução dos seus serviços, sobre os procedimentos técnicos adotados, o resultado dos trabalhos realizados e, se for o caso, a indicação das providências legais a adotar Pode colaborar com investigação policial em curso, desde que expressamente autorizado pelo contratante e tenha sua colaboração aceita pela autoridade policial.
.
Funções do Investigador Particular
O profissional Investigador Particular deve comunicar-se, efetuar prisões, planejar investigação, periciar documentos, objetos e locais de crime, demonstrar competências pessoais, prevenir crimes, investigar crimes, identificar pessoas e cadáveres.
Condições de trabalho da profissão
Agentes de investigação e identificação investigadores de polícia e papiloscopistas policiais trabalham em órgãos da administração pública, de segurança e defesa, como estatutários. Os detetives profissionais atuam em empresas de serviços pessoais ou por conta -própria. O trabalho dessas ocupações, geralmente, é realizado em equipe, sob supervisão ocasional. Os profissionais trabalham em locais fechados, abertos ou em veículos, em horários irregulares e variados, com ou sem rodízio de turnos. Podem estar sujeitos a situações de pressão, à exposição de material tóxico e risco de morte.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer escolaridade de nível médio e formação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula (investigadores policiais) e mais de quatrocentas horas-aula (detetives profissionais). Os papiloscopistas são qualificados em cursos especilizados, com mais de quatrocentas horas-aula, ministrados pelas academias de polícia. Requer-se escolaridade de nível superior para os papiloscopistas da polícia federal.
Atividades exercidas por um Investigador Particular
Um Investigador Particular deve demonstrar paciência, compor painéis de investigação, manter-se atualizado, prestar testemunho, acompanhar cumprimento de mandados, trabalhar em equipe, qualificar a pessoa (levantar dados pessoais), aperfeiçoar técnicas de papiloscopia, proteger patrimônio, mapear locais de encontro de vítimas e suspeitos, desenhar croquis do local do crime, elaborar relatórios, colher depoimentos e declarações, usar artifícios e disfarces, demonstrar perspicácia, fotografar pessoas, objetos e locais, manejar armas, proteger pessoas, preservar local do crime, auxiliar na reconstituição de crimes e locais, capacitar-se fisicamente, observar locais e pessoas (fazer campana), detectar regiões com alto índice de criminalidade, ensinar técnicas de papiloscopia, manter ética profissional, produzir estatísticas, manter boa apresentação, arrolar testemunhas, entrevistar pessoas, colher provas de crime, agir com bom senso, localizar suspeitos, verificar documentação em transações comerciais, operar aparelhos óticos e de tratamento digital de imagens, conduzir à autoridade policial as partes envolvidas no crime, dirigir viaturas de forma ofensiva e defensiva, agir discretamente, preparar retrato falado, demonstrar capacidade visual, infiltrar-se entre suspeitos para investigação, demonstrar coragem, agir com civilidade e respeito.
Aumento do piso salarial e reajuste 2026 da categoria
O reajuste salarial 2026 para Investigador Particular ficou em 4.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2026 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Investigador Particular e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes de investigação e identificação que ficou em 4.70% para 2026.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Investigador Particular em 2026 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2026 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2026
O reajuste médio do vale refeição 2026 para Investigador Particular ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2026 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 42,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes de investigação e identificação 2026
O salário de Investigador Particular mostrado aqui é resultado do levantamento de 22 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2026, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes de investigação e identificação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Investigador Particular com salários atualizados em 2026. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: