O dissídio de Instrutor no Ensino Profissionalizante 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 332205 no cargo de Instrutor no Ensino Profissionalizante.

Estado com maior salário médio

Pernambuco

R$ 5.826,83

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

569 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Itacoatiara - AM

R$ 3.363,33

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

266 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Educação Profissional de Nível Técnico

R$ 5.745,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Assistência Social sem Alojamento

578 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Professor prático no ensino profissionalizante ministra aulas em programas de formação profissional – para qualificação, aperfeiçoamento e especialização de profissionais -, aplicando técnicas e estratégias de ensino e aprendizagem, desenvolvendo conteúdos teóricos e específicos da prática profissional, estimulando, nos alunos, a criatividade, a pesquisa e o trabalho em equipe, e realizando avaliação dos alunos Planeja processo de ensino e aprendizagem e elabora planos de ensino, com base nos planos de curso definidos pela instituição de ensino.

Programa atividades, como visita a feiras e exposições de produtos Realiza registros e elabora documentações técnicas Atua considerando legislação educacional e trabalhista e cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Instrutor no Ensino Profissionalizante

O Professor prático no ensino profissionalizante elabora o planejamento do processo de ensino e aprendizagem, selecionando o conteúdo a ser desenvolvido, a partir da análise do programa ou plano de curso de formação profissional Define as estratégias de ensino, de tal modo a estabelecer as relações entre os conhecimentos, as habilidades e as atitudes.

Define as estratégias e os critérios para avaliação e autoavaliação dos alunos.

Seleciona – e, se necessário, elabora - recursos didáticos-pedagógicos, tais como apostilas, livros, peças de demonstração, simuladores de processos, entre outros Prevê ações, estratégias e atividades para recuperação da aprendizagem.

Estabelece o cronograma de desenvolvimento das aulas Elabora planos de ensino.

Prepara o ambiente - oficina, laboratório, sala de aula ou outro local - para desenvolvimento das aulas.

Verifica a disponibilidade dos materiais e insumos necessários Em oficinas e locais similares, examina as condições operacionais de máquinas, equipamentos, instrumentos e ferramentas, verifica a disponibilidade dos equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva, e confirma a existência de sinalização de segurança.

Ministra aulas, desenvolvendo conteúdos teóricos e específicos da prática profissional, de acordo com o plano de ensino, para atingir os objetivos previstos.

Realiza demonstração de operações e de procedimentos técnicos da área ocupacional Propõe o desenvolvimento de exercícios e atividades de caráter teórico e prático Faz mediação da aprendizagem para a efetivação de desempenhos referentes a saber pensar, saber fazer e saber ser e agir.

Incentiva a participação dos alunos nas atividades Verifica o nível de entendimento do conteúdo pelos alunos e soluciona dúvidas Propõe desafios, estudo de casos e experimentos em projetos formativos - preferencialmente planejados em interação com outros docentes do mesmo curso -, que gerem motivação e interesse dos alunos.

Estimula, nos alunos, a criatividade, a curiosidade, a pesquisa e o trabalho em equipe Aborda com alunos temas referentes a postura profissional e pessoal, valores e princípios, tais como ética, respeito à diversidade, responsabilidade, rigor técnico, entre outros.

Programa atividades extracurriculares, como visitas a feiras e exposições, palestras e campanhas educativas Avalia o desempenho dos alunos, aplicando as funções diagnóstica, formativa e somativa da avaliação Preenche instrumentos e cumpre a sistemática de registro dos resultados avaliativos.

Analisa os resultados obtidos tendo em vista replanejamento e redirecionamentos no processo de ensino e aprendizagem Identifica alunos com necessidade de recuperação da aprendizagem e propõe estratégias para períodos de estudo Realiza pesquisas de atualização, inovações e tendências da área tecnológica, referentes a produtos, processos, máquinas, equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais.

Mantém-se atualizado em relação a metodologias, práticas didático-pedagógicas e conteúdo formativo do curso Pode propor adequações em leiautes de oficinas, laboratórios e salas de aula convencionais Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas.

Pode prestar assessoria e consultoria técnicas Elabora e preenche documentações técnicas, tais como relatórios técnicos e de ocorrências, registros de frequência e aproveitamento de alunos, resultados de acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem, pareceres técnicos, solicitação de manutenção e de compra de materiais e insumos, entre outras Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pela preservação, acondicionamento, guarda, funcionamento e integridade dos recursos de trabalho Pode realizar reparos, limpeza e lubrificação em máquinas, equipamentos, ferramentas e instrumentos.

Controla desperdícios de materiais, separando sobras de materiais para reaproveitamento Identifica resíduos, providenciando sua segregação e destinação, de acordo com normas ambientais.

Funções do Professor prático no ensino profissionalizante

O profissional Instrutor no Ensino Profissionalizante deve educar alunos, avaliar os alunos, preparar aula, ministrar aulas, acolher o aluno, planejar atividades, organizar ambiente de trabalho, executar atividades administrativas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Professores práticos no ensino profissionalizante atuam na área de ensino profissionalizante, organizando-se de forma individual ou em equipe. Alguns profissionais de entidades sociais desenvolvem atividades pedagógicas e extra-curriculares com os alunos, onde a atuação do professor junto à comunidade é importante, ressaltando o papel do professor como agente social. São empregados com carteira assinada ou autônomos, podendo trabalhar com supervisão permanente ou ocasional. Trabalham em ambientes fechados ou a céu aberto, em horário diurno ou noturno. Podem ser expostos a materiais tóxicos e a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essa ocupação requer o ensino fundamental completo. Vários docentes de cursos profissionalizantes são os cargos listados do ponto de vista da disciplina específica que lecionam, tornando-se professores devido à sua experiência no exercício profissional e a diversos cursos profissionalizantes que fizeram, inclusive o de preparação didático- pedagógica. O exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiência. Algumas entidades de ensino tendem a contratar professores com maior nível de escolaridade, para atender aos novos requisitos legais do mec.

Atividades exercidas por um Professor prático no ensino profissionalizante

Um Professor prático no ensino profissionalizante deve fabricar peças e produtos, apresentar materiais e ferramentas, demonstrar versatilidade, estudar formas e formatos dos produtos (design), armazenar material, participar de reuniões (com administração, alunos, pais, coordenação, comunidade), demonstrar agilidade física e mental, corrigir provas, orientar sobre cidadania, ética e meio ambiente, orientar sobre prevenção às drogas, prestar assessoria técnica, revisar noções do ensino fundamental, orientar sobre educação sexual, esclarecer dúvidas, estudar coreografias, limpar sala de aula e oficina, controlar o estoque de materiais, cumprir horários, convidar palestrantes, definir objetivos, elaborar material didático (fichas técnicas, apostilas, fichas de produto etc.), redigir textos, demonstrar entusiasmo, procurar oportunidades de colocação do aluno (estágio e emprego), demonstrar autoconfiança, avaliar o curso, estruturar conteúdo, demonstrar técnicas, orientar para elaboração de currículo do aluno, limpar equipamentos, acompanhar ex-alunos, apresentar o curso, acompanhar o desempenho do aluno, providenciar material a ser utilizado, demonstrar capacidade de comunicação, orientar sobre normas de segurança no trabalho, demonstrar responsabilidade, elaborar relatórios (aula, fotográfico), promover a integração do grupo de alunos à instituição, preencher formulários, supervisionar a fabricação de peças pelos alunos, desenhar o leiaute da sala e/ou oficina de aula, expor conteúdo teórico, técnico e prático, providenciar recursos didáticos (audiovisuais, textos, materiais etc.), demonstrar atenção difusa, demonstrar firmeza, definir matérias-primas, equipamentos e ferramentas, estimar recursos para o curso (financeiros, humanos e materiais), definir metodologia, aconselhar os alunos, fotografar atividades e produtos, ensinar cálculos técnicos, demonstrar criatividade, estabelecer normas de conduta, apresentar instituição de ensino, elaborar roteiro de aula, estimar os insumos necessários para o curso, demonstrar dinamismo, catalogar produtos, arrumar a sala e oficina de aula, comprar material, estudar conteúdos, diagnosticar nível do aluno (pré-avaliação), avaliar os produtos fabricados pelos alunos, organizar eventos (feiras, exposições, bazares), pesquisar novas tendências de mercado, encaminhar para outros cursos, encaminhar documentos para a secretaria, adequar conteúdo, avaliar o desempenho do aluno (teórico, prático, comportamental), orçar custo de materiais e outras despesas, orientar sobre postura profissional, elaborar instrumentos de avaliação (prática, teórica, oral), pintar sala e oficina de aula, debater conteúdos, temas, assuntos específicos, demonstrar atenção concentrada, estudar técnicas de produção, ensinar técnicas de orçamento (custo, projeto de orçamento), ministrar aulas de reforço (ensino fundamental), desenvolver atividades individuais e de grupo para alunos, selecionar material a ser utilizado (matéria prima), demonstrar flexibilidade, orientar para utilização de epi, estabelecer plano de aula, trabalho, definir método de avaliação, executar pequenos reparos, apresentar o regulamento da entidade, demonstrar autocontrole, programar atividades curriculares e extra curriculares, elaborar exercícios de avaliação, preparar equipamentos, ferramentas e materiais, montar e desmontar máquinas, manter máquinas, equipamentos e ferramentas, demonstrar sensibilidade, aplicar exercícios práticos para avaliação, ensinar noções de higiene e segurança do trabalho, demonstrar práticas profissionais, visitar feiras e exposições, solicitar material para setor administrativo, definir conteúdo programático do curso, montar acervo técnico, registrar presença e notas dos alunos, pesquisar produtos e bibliografia, apresentar grupo e equipe de professores, desenvolver dinâmicas de grupo, certificar os alunos, apresentar oficina e equipamentos de trabalho, inventariar ferramentas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Instrutor no Ensino Profissionalizante ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instrutor no Ensino Profissionalizante e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Professores práticos no ensino profissionalizante que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instrutor no Ensino Profissionalizante em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Instrutor no Ensino Profissionalizante ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Professores práticos no ensino profissionalizante 2025

O salário de Instrutor no Ensino Profissionalizante mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.873 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Professores práticos no ensino profissionalizante que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instrutor no Ensino Profissionalizante com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instrutor no Ensino Profissionalizante CBO 332205 salário