O dissídio de Instalador de Estação de Rádio 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 731205 no cargo de Instalador de Estação de Rádio.

Estado com maior salário médio

Amazonas

R$ 1.926,92

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

1.068 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Contagem - MG

R$ 2.118,87

Cidade que mais contrata

São Jose - SC

336 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Montador de equipamentos eletrônicos (estação de rádio, tv e equipamentos de radar) monta instalações eletrônicas de estações de rádio, de televisão e de radar, auxiliando nos projetos de infraestrutura, instalando antena, equipamentos eletrônicos, consoles e acessórios, realizando testes, e disponibilizando os equipamentos para operação Pode instalar equipamentos de radar em sistemas móveis.

Orienta e presta apoio técnico aos operadores e realiza manutenção das instalações Elabora relatórios e outros documentos técnicos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

O que faz um Instalador de Estação de Rádio

O Montador de equipamentos eletrônicos (estação de rádio, tv e equipamentos de radar) auxilia nos projetos de infraestrutura e de tecnologia das estações de rádio, de televisão e de radar, determinando a área mínima do prédio para instalação dos equipamentos, e sugerindo opções de locais de instalação Participa na definição do local de instalação e fornece informações sobre o local selecionado.

Elabora diagrama de blocos da instalação, identificando equipamentos eletrônicos e acessórios, bem como definindo as principais ligações entre os blocos.

Define leiaute dos consoles (terminais de controle para acesso direto dos operadores aos equipamentos) e esquematiza a distribuição dos circuitos elétricos Instala os equipamentos eletrônicos das estações de rádio, televisão e radar, de acordo com diretrizes de projeto.

Instala o sistema irradiante, com antena e acessórios Distribui equipamentos e os interliga.

Distribui consoles, conforme leiaute específico.

Configura equipamentos, realiza ajustes eletrônicos – de níveis dos sinais de saída, de impedância, de potência, de ganho, de frequência, dentre outros – e testa o funcionamento dos equipamentos das estações, a fim de garantir o atendimento de especificações técnicas Realiza testes de intensidade de campo eletromagnético.

Realiza testes de alcance e precisão de radares.

Disponibiliza os equipamentos para operação Pode instalar equipamentos de estações de rádio e televisão com tecnologias de acesso à internet, de estações de televisão digital e/ou para transmissão a cabo ou via satélite Pode instalar equipamentos de radar em sistemas móveis e instalar equipamentos em estações de radar de aplicações diversificadas, tais como controle da navegação marítima, aérea e terrestre, vigilância militar, monitoramento atmosférico, entre outras.

Orienta operadores - por meio de demonstrações, palestras ou outras estratégias -, para permitir a correta utilização dos equipamentos Presta apoio técnico aos operadores, conforme demanda Elabora planos de manutenção, aplicando conhecimentos e diretrizes de planejamento, com a finalidade de manter os equipamentos eletrônicos das estações de rádio, televisão e radar em plenas condições de operação.

Define rotinas de manutenção e elabora cronograma de atividades, definindo periodicidades e recursos necessários Sugere fornecedores de componentes e outros materiais para manutenção e faz a previsão de compras desses insumos.

Solicita compra de materiais, acompanhando o processo de compras até a entrega e conferência dos itens comprados Realiza manutenção periódica e preventiva, cumprindo cronograma de manutenção Efetua a limpeza dos equipamentos, verifica desgastes de componentes, substitui componentes com vida útil expirada – de acordo com especificações de fabricantes – e lubrifica peças dos equipamentos.

Afere instrumentos e equipamentos, conforme padrões técnicos Verifica leitura dos equipamentos, de acordo com especificações técnicas, a fim de assegurar a validade dos resultados das leituras apresentadas Testa o funcionamento de cada equipamento.

Simula situações de defeito Preenche ficha de controle de manutenção periódica e preventiva Realiza manutenção corretiva, aplicando técnicas de diagnóstico, de análise de causas e de solução de defeitos, para devolver plenas condições de operação ao sistema e aos equipamentos.

Solicita material para ações de manutenção corretiva Soluciona panes de equipamentos, identificando componentes ou módulos defeituosos e reparando-os ou substituindo-os Reinstala os equipamentos Elabora relatórios, como os de manutenção periódica e preventiva e de manutenção corretiva, entre outros Emite termos de entrega da estação de rádio, televisão ou radar.

Elabora manuais de procedimentos, tais como os de operação de equipamentos, de manutenção, dentre outros Mantém área de trabalho limpa e organizada Trabalha com segurança, fazendo uso de equipamentos de proteção individual Realiza descarte de resíduos, de acordo com procedimentos de proteção ambiental.

Funções do Montador de equipamentos eletrônicos (estação de rádio, tv e equipamentos de radar)

O profissional Instalador de Estação de Rádio deve realizar prevenção periódica e preventiva, instalar os equipamentos, redigir documentos, orientar operadores, demonstrar competências pessoais, elaborar o plano de manutenção, auxiliar o técnico nos projetos de infraestrutura e da estação, realizar manutenção corretiva.

Condições de trabalho da profissão

Montadores de aparelhos de telecomunicações Atuam nos serviços de telecomunicações e na fabricação de material eletrônico e de aparelhos e equipamentos de comunicações. Podem trabalhar também no segmento de reprodução de materiais gravados e são empregados com carteira assinada. O trabalho é realizado em horários irregulares, em equipe, sob supervisão ocasional. O local de trabalho pode ser a céu aberto, em grandes alturas, em ambiente fechado ou em veículos. Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e estão expostos a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Montador de equipamentos eletrônicos (estação de rádio, tv e equipamentos de radar)

Um Montador de equipamentos eletrônicos (estação de rádio, tv e equipamentos de radar) deve definir o local de instalação dos equipamentos, ler e interpretar manuais técnicos, limpar os equipamentos, aferir os instrumentos e equipamentos conforme padrões técnicos, reinstalar os equipamentos, fazer o diagrama em bloco das instalações do equipamento e acessórios, identificar a causa dos defeitos no sistema, instalar o sistema irradiante (antena e acessórios), elaborar escalas de serviços, esquematizar a distribuição dos circuitos elétricos, solicitar a compra de materiais, testar o funcionamento dos equipamentos do sistema conforme especificações técnicas, sugerir o local de instalação, avaliar o desempenho dos operadores, elaborar cronograma para atividades, determinar a área mínima do prédio para instalação dos equipamentos, comunicar-se com outros, solicitar material necessário para correção, desenhar diagrama em bloco final (tv e rádio), testar o funcionamento dos equipamentos individualmente, configurar os equipamentos, elaborar relatório de manutenção preventiva, sugerir fornecedores dos componentes, interligar os equipamentos conforme o diagrama em bloco final, trabalhar em estado de alegria, prever a compra de componentes, preencher ficha de controle de manutenção periódica/ preventivas, simular situações de defeito, ajustar os equipamentos conforme o nível e a impedância, transmitir conhecimentos operacionais, realinhar o sistema, identificar a falha no equipamento, verificar os desgastes dos componentes, checar leitura dos equipamentos conforme especificações técnicas, corrigir defeitos do sistema, dar apoio técnico aos operadores, ler inglês técnico, sugerir compra de equipamentos e acessórios, definir o lay out dos consoles, elaborar relatório de manutenção corretiva, contornar defeitos do sistema, elaborar rotinas de manutenção para atividades, elaborar manuais de procedimentos (operação, manutenção e outros), realizar testes de intensidade de campo, preencher livro de ocorrência, emitir termos de entrega da estação, sanar a pane dos equipamentos, acompanhar o desenvolvimento dos operadores, tomar decisão, cumprir o cronograma de manutenção, analisar os defeitos do sistema, atender normas de segurança, elaborar relatório de deficiência técnica, ter ética profissional, lubrificar as peças dos equipamentos, trabalhar em equipe, substituir os componentes com a vida útil pré-estabelecido, elaborar relatórios, fornecer as informações do local final da instalação, atualizar-se permanentemente sobre novos equipamentos e processos, elaborar quadro de controle de manutenção, disponibilizar os equipamentos para operação, distribuir os equipamentos nos consoles.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Instalador de Estação de Rádio ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Instalador de Estação de Rádio e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Montadores de aparelhos de telecomunicações que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Instalador de Estação de Rádio em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Instalador de Estação de Rádio ficou em 4.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Montadores de aparelhos de telecomunicações 2024

O salário de Instalador de Estação de Rádio mostrado aqui é resultado do levantamento de 3931 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Montadores de aparelhos de telecomunicações que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Instalador de Estação de Rádio com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Instalador de Estação de Rádio CBO 731205 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Instalador de Estação de Rádio em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Instalador de Estação de Rádio por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 1.571,62 1.632,53 2.303,87 7,74 8.10%
Santa Catarina 44h 1.517,57 1.576,39 2.224,65 7,17 4.60%
Paraná 44h 1.666,53 1.731,12 2.443,00 7,90 4.20%
Goiás 44h 1.511,20 1.569,77 2.215,31 7,14 5.10%
Rio de Janeiro 44h 1.552,85 1.613,03 2.276,36 7,37 5.60%
Distrito Federal 44h 1.790,45 1.859,84 2.624,66 8,47 5.70%
Minas Gerais 43h 1.656,65 1.720,86 2.428,53 7,92 6.20%
Mato Grosso do Sul 44h 1.430,99 1.486,46 2.097,73 6,76 5.80%
Pernambuco 43h 1.309,16 1.359,90 1.919,13 6,36 5.10%
Mato Grosso 44h 1.454,80 1.511,19 2.132,63 6,87 5.60%
Rio Grande do Sul 44h 1.653,21 1.717,28 2.423,48 7,82 5.70%
Espírito Santo 44h 1.348,86 1.401,13 1.977,32 6,37 4.70%
Ceará 44h 1.611,28 1.673,73 2.362,02 7,61 6.50%
Bahia 44h 1.452,20 1.508,48 2.128,81 6,86 8.00%
Amazonas 44h 1.855,02 1.926,92 2.719,33 8,76 5.20%
Tocantins 44h 1.310,78 1.361,58 1.921,51 6,19 6.90%
Maranhão 43h 1.529,81 1.589,10 2.242,59 7,36 5.00%
Rondônia 39h 1.370,68 1.423,80 2.009,31 7,28 6.60%
Pará 41h 1.494,79 1.552,72 2.191,25 7,49 8.10%
Paraíba 44h 1.343,07 1.395,12 1.968,84 6,34 5.10%
Rio Grande do Norte 44h 1.342,12 1.394,13 1.967,44 6,34 4.70%
Alagoas 44h 1.270,75 1.320,00 1.862,82 6,00 6.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Instalador de Estação de Rádio.

Dissídio de Instalador de Estação de Rádio por cidade

Quanto ganha um Instalador de Estação de Rádio nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Instalador de Estação de Rádio na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Jose, SC 44 1.484,68 1.542,22 2.176,43 7,01 5.20%
Rio de Janeiro, RJ 44 1.524,07 1.583,14 2.234,17 7,23 7.30%
Campinas, SP 43 1.346,25 1.398,43 1.973,50 6,56 7.60%
Curitiba, PR 44 1.605,97 1.668,22 2.354,24 7,63 7.20%
Brasília, DF 44 1.790,45 1.859,84 2.624,66 8,47 8.30%
Goiânia, GO 44 1.492,10 1.549,93 2.187,31 7,05 8.20%
São Paulo, SP 44 1.587,53 1.649,06 2.327,20 7,50 6.70%
Jaboatão dos Guararapes, PE 43 1.290,38 1.340,39 1.891,60 6,28 8.10%
Campo Grande, MS 44 1.354,36 1.406,85 1.985,39 6,39 8.30%
Santos, SP 44 1.655,52 1.719,68 2.426,87 7,82 6.70%
Tatuí, SP 37 1.494,85 1.552,78 2.191,33 8,46 6.40%
Belo Horizonte, MG 43 1.677,01 1.742,01 2.458,38 8,18 4.30%
Cuiabá, MT 44 1.338,74 1.390,62 1.962,49 6,32 7.60%
Vila Velha, ES 44 1.324,76 1.376,11 1.942,01 6,26 7.60%
Rio Verde, GO 44 1.549,05 1.609,09 2.270,80 7,31 5.20%
Presidente Prudente, SP 44 2.006,44 2.084,20 2.941,29 9,47 4.10%
Rio Claro, SP 36 1.441,15 1.497,00 2.112,61 8,32 8.30%
Manaus, AM 44 1.878,00 1.950,79 2.753,01 8,87 5.90%
Ribeirão Preto, SP 41 1.431,83 1.487,32 2.098,95 7,30 6.60%
São Bernardo do Campo, SP 37 1.632,09 1.695,34 2.392,52 9,19 6.20%
Contagem, MG 44 2.039,82 2.118,87 2.990,22 9,65 7.00%
Franca, SP 44 1.517,65 1.576,47 2.224,77 7,17 5.20%
Eusébio, CE 44 1.309,45 1.360,20 1.919,55 6,18 7.80%
Toledo, PR 44 1.766,14 1.834,59 2.589,03 8,34 6.00%
Palmas, TO 44 1.311,56 1.362,39 1.922,65 6,19 7.50%
Lauro de Freitas, BA 44 1.352,62 1.405,05 1.982,84 6,39 6.90%
São Leopoldo, RS 44 1.438,22 1.493,96 2.108,32 6,79 7.30%
Porto Alegre, RS 44 1.629,20 1.692,34 2.388,28 7,69 7.80%
Ponta Grossa, PR 44 2.157,03 2.240,63 3.162,04 10,18 4.70%
Três Lagoas, MS 44 1.503,42 1.561,69 2.203,90 7,10 5.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Instalador de Estação de Rádio. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Instalador de Estação de Rádio no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Outras atividades de telecomunicações não especificadas anteriormente 1.433,66 1.489,23 2.101,64 6.80%
Construção de estações e redes de telecomunicações 1.506,08 1.564,45 2.207,80 7.40%
Serviços de engenharia 1.564,94 1.625,60 2.294,09 7.50%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.607,26 1.669,55 2.356,12 6.40%
Instalação e manutenção elétrica 1.547,03 1.606,99 2.267,83 6.90%
Provedores de acesso às redes de comunicações 1.627,52 1.690,60 2.385,82 7.80%
Instalação de outros equipamentos 1.438,78 1.494,54 2.109,14 6.70%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 1.911,95 1.986,05 2.802,78 4.40%
Fabricação de equipamentos transmissores de comunicação, peças e acessórios 1.910,08 1.984,11 2.800,04 7.40%
Fabricação de outras máquinas e equipamentos de uso geral , peças e acessórios 1.878,00 1.950,79 2.753,01 6.70%
Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente 1.890,56 1.963,83 2.771,42 5.20%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 1.627,43 1.690,51 2.385,69 6.50%
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática 1.578,47 1.639,65 2.313,92 5.60%
Comércio varejista especializado de peças e acessórios para aparelhos eletroeletrônicos para uso doméstico, exceto informática e comunicação 1.437,73 1.493,45 2.107,61 5.50%
Comércio varejista especializado de equipamentos de telefonia e comunicação 1.602,55 1.664,66 2.349,22 6.70%
Promoção de vendas 1.537,27 1.596,85 2.253,52 7.90%
Fabricação de aparelhos de recepção, reprodução, gravação e amplificação de áudio e vídeo 1.351,50 1.403,88 1.981,20 7.90%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 1.607,19 1.669,48 2.356,02 6.30%
Atividades de televisão aberta 1.926,41 2.001,07 2.823,97 7.00%
Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação 1.469,06 1.526,00 2.153,54 8.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.