O dissídio de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 911120 no cargo de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.403,44

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.062 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Paulínia - SP

R$ 2.933,56

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

275 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) realiza manutenção de motores diesel industriais – exceto de veículos automotores, diagnosticando problemas, reparando peças, executando ajustes e lubrificação, substituindo componentes e testando o restabelecimento do pleno funcionamento Prepara as atividades, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes.

Instala motores diesel industriais Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Elabora documentação técnica relacionada aos serviços de manutenção.

Cumpre normas e procedimentos técnicos, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores)

O Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) prepara a realização da manutenção de motor diesel industrial, interpretando diagramas e desenhos técnicos de conjuntos e partes Seleciona ferramental, dispositivos e máquinas.

Analisa periodicidade de manutenção, para realização de ações preventivas.

Detecta falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva Analisa resultado de testes, mensagens de erro de máquinas e informações obtidas dos operadores, para diagnosticar problemas no equipamento industrial em manutenção.

Realiza a desmontagem do motor diesel industrial, a fim de permitir pleno acesso às partes Analisa o desgaste das peças, verificando a possibilidade de sua reparação.

Quando necessária a substituição de peças, confere as especificações e a qualidade das que serão usadas.

Ao realizar a montagem, efetua os ajustes necessários nas peças reparadas ou usadas em substituição Ajusta motor diesel industrial, conferindo as medidas, de acordo com especificações técnicas, e os parâmetros de controle – vazão, pressão e temperatura, que interferem na operação do equipamento.

Nivela o motor diesel, alinha seus conjuntos e executa a regulagem do equipamento.

Lubrifica motor diesel industrial, selecionando óleos e lubrificantes Realiza a limpeza dos sistemas associados ao equipamento e recompõe níveis de óleos e graxas Detecta anormalidades e possíveis causas de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes.

Analisa necessidade de troca de lubrificante e óleo no período estabelecido pelo fornecedor Detecta anormalidades nas características de óleos e graxas Troca óleos, graxas e filtros.

Realiza diversos tipos de testes no motor diesel industrial, tais como testes de funcionamento, de desempenho e de vedação Analisa os resultados dos testes, comparando-os aos padrões de referência, para avaliar aspectos específicos da operação do equipamento.

Pode operar máquinas ou equipamentos associados às partes recentemente reparadas, para verificar a adequação dos reparos Quando não restabelecido o pleno funcionamento do motor diesel industrial, providencia sua substituição Instala motor diesel industrial, analisando a área de instalação do equipamento e sistemas associados, interpretando especificações do fabricante e de projeto, e definindo materiais, ferramentas e equipamentos para a instalação.

Realiza a instalação do motor diesel industrial, de acordo com os requisitos estabelecidos, podendo executar alterações não previstas no projeto original Propõe melhorias em processos de manutenção e atualizações em equipamentos Incorpora, aos serviços de manutenção, recursos fundamentados em tecnologias digitais – tais como máquinas, ferramentas, instrumentos e sistemas, seguindo planos de modernização tecnológica.

Interage com sistemas de monitoramento em tempo real, interpretando dados, indicadores e outras informações, para subsidiar o controle digital da manutenção Elabora documentação técnica, descrevendo processos e padrões de serviços de manutenção e emitindo pareceres técnicos Preenche ordem de serviço - registrando momentos de início e encerramento dos trabalhos - e formulários específicos para a requisição de materiais e suprimentos.

Registra ocorrências de manutenção Elabora relatórios Controla estoques de peças e de materiais, solicitando a aquisição, para reposição Conserva o local de trabalho limpo e organizado Mantém ferramentas e equipamentos limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

Interdita máquinas e equipamentos para manutenção Controla o desperdício de material Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais Trabalha com segurança, fazendo análise de riscos da atividade, sinalizando a área de serviços e usando equipamentos de proteção individual e de proteção coletiva.

Funções do Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores)

O profissional Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) deve testar equipamentos industriais, lubrificar equipamentos industriais, realizar atividades de acordo com normas de qualidade, segurança e preservação ambiental, reparar peças de equipamentos industriais, elaborar documentação técnica, instalar equipamentos industriais, demonstrar competências pessoais, ajustar equipamentos industriais, realizar manutenção em equipamentos industriais.

Condições de trabalho da profissão

Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, química e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinas e equipamentos, dentre outras. São empregados assalariados, com carteira assinada, organizados em equipe sob supervisão. Trabalham em locais fechados, em rodízio de turnos e em regime de sobre-aviso. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos, estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altas temperaturas e trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores)

Um Mecânico de manutenção de motores diesel (exceto de veículos automotores) deve substituir equipamentos e componentes, utilizar equipamentos de proteção individual, participar de ações de prevenção de acidentes, analisar leiaute da área de instalação e do equipamento, preparar equipamentos para manutenção, comunicar-se de forma clara e objetiva, analisar riscos da atividade, limpar sistemas de equipamentos, avaliar resultados de testes, registrar ocorrências de manutenção, realizar melhorias em equipamentos, realizar testes de funcionamento, trabalhar em equipe, destinar resíduos para descarte e reciclagem, interpretar diagramas eletroeletrônicos, compartilhar informações e conhecimentos, selecionar óleos e lubrificantes especificados, alinhar conjuntos, desmontar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, sinalizar área para manutenção, realizar testes de desempenho, conferir medidas, de acordo com especificações técnicas, demonstrar habilidades manuais, preencher ordem de serviço, requisitar material e suprimentos, realizar alterações não previstas no projeto inicial, descrever processos e padrões de manutenção de serviços, emitir parecer técnico, preparar ferramental e dispositivos, testar estanqueidade e vedação de equipamentos, manter limpo o local de trabalho, conferir especificações e qualidade de peças fornecidas, interpretar desenhos mecânicos, hidráulicos e pneumáticos de conjuntos e partes, trabalhar com criatividade, analisar necessidade de troca de lubrificante e óleo, no período estabelecido pelo fornecedor, realizar reparos de emergência, conferir vazão, pressão e temperatura, elaborar relatórios, analisar periodicidade de manutenção, detectar anormalidades no consumo de fluidos e lubrificantes, propor melhorias de processos de manutenção, nivelar equipamentos, trocar óleos, graxas e filtros, detectar falhas, por meio de instrumentos de medição e inspeção visual, tátil, olfativa e auditiva, restabelecer funcionamento de equipamentos, verificar a existência de equipamentos de proteção coletiva em máquinas e ambientes, registrar início e encerramento da manutenção expressa na ordem de serviço, definir materiais, ferramentas e equipamentos para instalação, analisar desgastes de peças, interpretar especificações do fabricante e do projeto, identificar necessidade de atualizações de equipamentos, buscar autodesenvolvimento, reparar falhas, regular motores, bombas, compressores e equipamentos de transmissão, detectar anormalidades nas características de óleos e graxas, efetuar ajustes em peças de montagem, interpretar relatórios de análises e de desempenho de óleos e graxas, interditar máquinas e equipamentos para manutenção, recompor níveis de óleos e graxas, demonstrar sensibilidade visual, tátil, auditiva e olfativa, assegurar o funcionamento de equipamentos instalados, detectar causa de aumento no consumo de fluidos e lubrificantes, organizar o local de trabalho, montar bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, interpretar mapa de riscos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) ficou em 3.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão que ficou em 3.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão 2024

O salário de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) mostrado aqui é resultado do levantamento de 10040 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) CBO 911120 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 2.313,77 2.403,44 3.391,81 10,99 6.70%
Minas Gerais 43h 1.799,44 1.869,18 2.637,85 8,64 5.90%
Paraná 44h 2.099,27 2.180,63 3.077,38 9,92 6.30%
Rio Grande do Sul 44h 1.894,72 1.968,15 2.777,51 8,97 7.10%
Mato Grosso 44h 1.884,87 1.957,92 2.763,08 8,91 7.90%
Santa Catarina 44h 2.147,88 2.231,12 3.148,63 10,15 5.30%
Goiás 44h 2.063,24 2.143,21 3.024,56 9,81 7.70%
Rio de Janeiro 43h 2.277,08 2.365,34 3.338,03 10,89 5.20%
Mato Grosso do Sul 44h 2.020,95 2.099,27 2.962,56 9,62 4.90%
Pará 43h 1.707,89 1.774,08 2.503,63 8,17 6.70%
Espírito Santo 44h 1.651,12 1.715,11 2.420,42 7,86 5.00%
Bahia 43h 1.750,30 1.818,14 2.565,81 8,39 5.30%
Maranhão 43h 1.733,19 1.800,36 2.540,73 8,35 6.80%
Ceará 44h 1.541,23 1.600,97 2.259,33 7,30 7.10%
Amazonas 43h 1.961,12 2.037,13 2.874,85 9,39 6.00%
Pernambuco 44h 1.941,61 2.016,87 2.846,26 9,21 6.30%
Rondônia 44h 1.868,22 1.940,63 2.738,67 8,84 7.60%
Tocantins 44h 1.867,73 1.940,12 2.737,95 8,84 7.50%
Rio Grande do Norte 44h 1.755,53 1.823,57 2.573,47 8,36 5.20%
Piauí 44h 1.774,02 1.842,78 2.600,58 8,38 8.10%
Paraíba 44h 1.616,76 1.679,42 2.370,05 7,65 8.10%
Alagoas 44h 1.889,88 1.963,12 2.770,42 8,97 5.50%
Sergipe 43h 1.738,09 1.805,45 2.547,91 8,33 5.00%
Distrito Federal 44h 2.306,57 2.395,97 3.381,26 10,96 6.00%
Roraima 42h 1.673,76 1.738,63 2.453,61 8,26 5.50%
Amapá 44h 1.908,79 1.982,77 2.798,15 9,06 4.90%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores).

Dissídio de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) por cidade

Quanto ganha um Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 2.355,53 2.446,83 3.453,03 11,19 5.60%
Contagem, MG 44 1.659,24 1.723,55 2.432,32 7,91 4.60%
Belo Horizonte, MG 44 1.915,55 1.989,80 2.808,06 9,10 5.80%
Goiânia, GO 44 2.142,77 2.225,82 3.141,14 10,19 8.00%
Rio de Janeiro, RJ 44 2.463,38 2.558,85 3.611,12 11,71 5.20%
Curitiba, PR 44 2.343,93 2.434,77 3.436,02 11,07 8.10%
Manaus, AM 44 1.979,72 2.056,45 2.902,12 9,42 7.00%
Serra, ES 44 1.621,86 1.684,72 2.377,53 7,71 5.70%
Ponta Grossa, PR 44 1.818,50 1.888,98 2.665,79 8,59 7.00%
Chapadão do Céu, GO 44 2.798,72 2.907,19 4.102,71 13,21 6.70%
Parauapebas, PA 43 1.593,57 1.655,33 2.336,06 7,63 7.20%
Porto Alegre, RS 44 1.540,04 1.599,73 2.257,59 7,29 5.80%
São Gonçalo, RJ 44 2.448,42 2.543,31 3.589,19 11,69 6.90%
Campo Grande, MS 44 2.119,57 2.201,72 3.107,13 10,05 5.50%
Rio Verde, GO 44 1.952,11 2.027,76 2.861,64 9,30 5.30%
Ribeirão Preto, SP 44 2.049,52 2.128,96 3.004,45 9,68 7.70%
Uberlândia, MG 44 1.913,79 1.987,97 2.805,48 9,08 4.20%
Rondonópolis, MT 44 1.878,10 1.950,89 2.753,16 8,90 5.50%
Cascavel, PR 44 1.998,12 2.075,56 2.929,09 9,43 7.90%
Sabará, MG 42 1.670,43 1.735,18 2.448,73 8,25 6.60%
Campinas, SP 44 2.309,57 2.399,08 3.385,65 10,90 5.30%
Sorriso, MT 44 2.005,46 2.083,18 2.939,85 9,47 8.20%
Sinop, MT 44 1.891,93 1.965,25 2.773,42 8,93 5.50%
São Bernardo do Campo, SP 44 2.180,28 2.264,78 3.196,13 10,33 6.30%
Guarulhos, SP 44 2.482,03 2.578,22 3.638,46 11,72 4.50%
Maringá, PR 44 2.305,10 2.394,44 3.379,11 10,88 7.00%
Fortaleza, CE 44 1.576,18 1.637,27 2.310,57 7,48 7.40%
São José do Rio Preto, SP 43 2.215,35 2.301,21 3.247,53 10,73 4.40%
Itajaí, SC 44 2.261,43 2.349,07 3.315,08 10,70 5.50%
Pato Branco, PR 44 2.049,68 2.129,12 3.004,68 9,68 4.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Inspetor de Manutenção de Motores Diesel (exceto de Veículos Automotores) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.009,12 2.086,99 2.945,22 6.50%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.993,34 2.070,59 2.922,09 4.40%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.941,97 2.017,23 2.846,78 6.50%
Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário 1.883,46 1.956,45 2.761,00 5.00%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal 2.012,01 2.089,99 2.949,46 7.80%
Construção de rodovias e ferrovias 1.769,17 1.837,74 2.593,47 7.50%
Obras de terraplenagem 1.949,56 2.025,12 2.857,90 7.80%
Aluguel de máquinas e equipamentos para construção sem operador, exceto andaimes 1.884,21 1.957,23 2.762,11 6.00%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, intermunicipal em região metropolitana 1.977,44 2.054,08 2.898,78 5.70%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.819,49 1.890,01 2.667,23 6.90%
Comércio varejista de outros produtos 1.945,13 2.020,52 2.851,41 4.50%
Comércio por atacado de caminhões novos e usados 1.766,98 1.835,46 2.590,26 6.90%
Recondicionamento e recuperação de motores para veículos automotores 1.916,41 1.990,69 2.809,32 6.40%
Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional 2.702,14 2.806,87 3.961,14 4.60%
Carga e descarga 1.587,38 1.648,90 2.326,98 7.10%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal 2.117,16 2.199,21 3.103,59 6.10%
Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para agricultura e pecuária 1.786,08 1.855,31 2.618,27 6.20%
Transporte rodoviário de produtos perigosos 2.190,33 2.275,22 3.210,86 5.60%
Instalação de máquinas e equipamentos industriais 1.753,71 1.821,68 2.570,81 4.10%
Aluguel de outras máquinas e equipamentos comerciais e industriais , sem operador 2.129,96 2.212,51 3.122,36 6.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.