O dissídio de Inspetor de Comercialização de Produtos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 352210 no cargo de Inspetor de Comercialização de Produtos.
Estado com maior salário médio
Pernambuco
R$ 3.852,48
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
998 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Campinas - SP
R$ 5.789,83
Cidade que mais contrata
Canoas - RS
347 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Agente de saúde pública coordena e desenvolve ações para preservação da saúde pública, fiscalizando e vistoriando locais e atividades, analisando tecnicamente projetos, investigando denúncias e reprimindo atividades que infringem as normas sanitárias Orienta o público sobre saúde e serviços de profilaxia e promove educação sanitária.
Pode gerenciar atividades e supervisionar equipe Cumpre legislação sanitária, normas e procedimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Inspetor de Comercialização de Produtos
O Agente de saúde pública zela pela saúde pública, executando atividades para levantar e punir atividades e projetos que infringem normas sanitárias Fiscaliza locais e atividades, solicitando documentação ao fiscalizado, levantando informações técnicas referentes a questões sanitárias, coletando produtos irregulares e enviando material para análise aos órgãos competentes.
Participa de operações especiais (blitz).
Vistoria locais e atividades - tais como indústrias, restaurantes, bares, escolas, creches, asilos e hospitais -, verificando cumprimento das exigências legais e técnicas, examinando condições sanitárias das instalações e dos equipamentos e avaliando as condições de trabalho Analisa tecnicamente projetos, examinando o processo de licenciamento, verificando exigências técnicas e elaborando parecer, laudo ou relatório técnico.
Investiga denúncias de problemas sanitários, levantando informações junto à comunidade, coletando material para análise e apreendendo produtos irregulares Se constatada a veracidade da denúncia, enquadra legalmente o caso.
Reprime atividades ilegais, apreendendo equipamentos e materiais, interditando estabelecimentos e atividades e inutilizando produtos irregulares.
Adverte, notifica, intima ou multa infrator, podendo encaminhá-lo às autoridades competentes Pode solicitar apoio à polícia.
Ministra palestras, promove educação sanitária e dá orientações técnicas sobre saúde e serviços de profilaxia.
Pode gerenciar atividades, coordenando e supervisionando equipes, planejando operações e administrando recursos humanos, financeiros e materiais Emite notificações, autorizações, intimações, licenças e ofícios Registra denúncias, preenche relatórios administrativos e formaliza proposta de embargo, interdição e multa.
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Funções do Agente de saúde pública
O profissional Inspetor de Comercialização de Produtos deve demonstrar competências pessoais, vistoriar locais, atividades e obras, gerenciar as atividades de fiscalização, autuar infratores, controlar documentos e processos administrativos, analisar tecnicamente projetos e processos, fiscalizar atividades e obras para prevenção/preservação ambiental e da saúde, orientar o público sobre saúde e meio ambiente.
Condições de trabalho da profissão
Agentes da saúde e do meio ambiente esses profissionais atuam, predominantemente, nas áreas ligadas à agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal, pesca, aqüicultura e serviços relacionados. São empregados com carteira e trabalham em equipe, como agente ambiental ou agente de saúde pública, com supervisão permanente. Realizam seus trabalhos em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em horário diurno, podendo, eventualmente, trabalhar em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse e em posições desconfortáveis durante longos períodos, no caso do agente ambiental, às vezes são expostos a ruídos intensos, temperaturas extremas e riscos de integridade física.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Agente de saúde pública
Um Agente de saúde pública deve emitir termos, encaminhar documentos aos órgãos competentes, controlar prazos, apresentar acuidade sensorial, demonstrar bom senso, abrir processos, coletar produtos irregulares, manter-se criterioso, coordenar equipes, promover educação sanitária e ambiental, advertir o infrator, elaborar laudos técnicos, promover encontros, demonstrar segurança, formalizar proposta de embargo, interdição e multa, solicitar documentação ao fiscalizado, acompanhar a liberação de produtos e equipamentos, acompanhar termos de compromisso, analisar recursos de autuação, apreender produtos/subprodutos irregulares, planejar operações, investigar o processo produtivo desde a matéria prima até a disposição final, verificar o atendimento dos termos de compromisso, manter-se organizado, verificar documentação do vistoriado, encaminhar documentos para supervisão, demonstrar paciência, emitir intimações, dominar a legislação, verificar existência de irregularidades ambientais e sanitárias, intimar infrator, atender situações de emergência, emitir autorizações, verificar condições de trabalho (uso de equipamentos, etc), checar as informações do processo administrativo, participar de operações especiais (blitz), coletar material para análise, solicitar apoio à polícia, avaliar o impacto da atividade, demonstrar liderança, elaborar material didático, preencher relatórios administrativos, verificar aspectos físicos das instalações e/ou do local, manter-se atualizado, verificar equipamentos e sistemas de controle ambiental e sanitário, verificar características organolépticas do produto, emitir notificações, constatar a veracidade da denúncia, doar produtos apreendidos, acionar órgãos técnicos competentes, promover cursos e treinamentos para capacitação de instituições, emitir licenças, verificar a existência de nutricionistas nas indústrias/hospitais, lacrar equipamentos quando usados em atividades irregulares, demonstrar conhecimentos gerais, apreender equipamentos/ instrumentos/ materiais / produtos, ter postura adequada, interditar estabelecimentos e atividades, acompanhar o desembargo de obras e atividades, estabelecer prioridades, providenciar a destinação de produtos irregulares, elaborar pareceres técnicos, manter autocontrole, preencher autos de infração, enviar material para análise nos órgãos competentes, cultivar disciplina, preencher fichas cadastrais, emitir ofícios, multar infratores, distribuir tarefas, controlar fluxo de documentação, dar orientações técnicas aos interessados, analisar projetos, demonstrar capacidade de comunicação, elaborar relatórios técnicos, ministrar palestras, analisar o processo de licenciamento, investigar denúncias, verificar condições sanitárias do local e das instalações, levantar informações junto à comunidade local da ocorrência, demonstrar imparcialidade, registrar denúncias, enquadrar legalmente o caso em apuração, ouvir atentamente (saber ouvir), coletar dados e informações técnicas, inutilizar produtos/subprodutos irregulares, lidar com estresse, administrar conflitos, verificar condições de saúde dos profissionais para exercício da função, verificar cumprimento das exigências legais e técnicas, elaborar contradita, notificar o infrator, gerenciar o tempo, administrar recursos financeiros, identificar-se com a atividade, cultivar ética profissional, desenvolver a criatividade, elaborar exigências técnicas, gerenciar recursos humanos e materiais, demonstrar capacidade avaliativa, programar trabalhos, trabalhar em equipe, participar de reuniões técnicas, encaminhar denúncias.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Inspetor de Comercialização de Produtos ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Inspetor de Comercialização de Produtos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes da saúde e do meio ambiente que ficou em 6.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Inspetor de Comercialização de Produtos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Inspetor de Comercialização de Produtos ficou em 3.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes da saúde e do meio ambiente 2024
O salário de Inspetor de Comercialização de Produtos mostrado aqui é resultado do levantamento de 4210 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes da saúde e do meio ambiente que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Inspetor de Comercialização de Produtos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Inspetor de Comercialização de Produtos em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 2.177,01 | 2.261,38 | 3.191,33 | 10,79 | 5.70% |
Rio de Janeiro | 42h | 1.636,74 | 1.700,18 | 2.399,34 | 8,03 | 7.70% |
Ceará | 43h | 1.913,91 | 1.988,09 | 2.805,65 | 9,21 | 5.80% |
Paraná | 41h | 2.069,50 | 2.149,71 | 3.033,73 | 10,42 | 4.40% |
Rio Grande do Sul | 34h | 2.267,64 | 2.355,53 | 3.324,20 | 13,74 | 6.60% |
Santa Catarina | 42h | 2.703,40 | 2.808,17 | 3.962,98 | 13,50 | 6.80% |
Minas Gerais | 42h | 3.178,01 | 3.301,18 | 4.658,73 | 15,62 | 7.30% |
Bahia | 44h | 1.830,84 | 1.901,79 | 2.683,87 | 8,74 | 7.00% |
Mato Grosso | 44h | 1.692,73 | 1.758,34 | 2.481,42 | 8,02 | 6.70% |
Tocantins | 44h | 1.571,27 | 1.632,17 | 2.303,37 | 7,42 | 5.50% |
Pará | 44h | 1.592,81 | 1.654,54 | 2.334,94 | 7,55 | 7.70% |
Rondônia | 40h | 1.502,57 | 1.560,81 | 2.202,66 | 7,76 | 4.60% |
Espírito Santo | 41h | 2.581,63 | 2.681,69 | 3.784,48 | 13,20 | 8.20% |
Alagoas | 44h | 1.438,28 | 1.494,02 | 2.108,41 | 6,83 | 4.90% |
Amapá | 44h | 1.652,86 | 1.716,92 | 2.422,97 | 7,80 | 5.40% |
Goiás | 42h | 3.029,37 | 3.146,78 | 4.440,83 | 15,10 | 7.10% |
Pernambuco | 38h | 3.708,74 | 3.852,48 | 5.436,73 | 20,53 | 4.80% |
Mato Grosso do Sul | 41h | 3.108,20 | 3.228,67 | 4.556,39 | 15,78 | 5.20% |
Amazonas | 44h | 1.624,76 | 1.687,73 | 2.381,77 | 7,74 | 6.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Inspetor de Comercialização de Produtos. |
Dissídio de Inspetor de Comercialização de Produtos por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Canoas, RS | 33 | 2.254,18 | 2.341,54 | 3.304,46 | 14,25 | 6.00% |
Cabo Frio, RJ | 43 | 1.433,71 | 1.489,27 | 2.101,71 | 6,88 | 7.00% |
Rio Bonito, RJ | 41 | 1.405,35 | 1.459,81 | 2.060,13 | 7,13 | 7.20% |
Eusébio, CE | 44 | 1.665,30 | 1.729,84 | 2.441,20 | 7,87 | 7.80% |
Taubaté, SP | 44 | 1.520,50 | 1.579,43 | 2.228,94 | 7,21 | 5.60% |
São Paulo, SP | 41 | 2.168,92 | 2.252,98 | 3.179,47 | 10,88 | 8.30% |
Fortaleza, CE | 42 | 2.316,69 | 2.406,48 | 3.396,10 | 11,49 | 7.80% |
Niterói, RJ | 44 | 1.420,26 | 1.475,30 | 2.081,99 | 6,71 | 7.80% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 2.647,51 | 2.750,12 | 3.881,06 | 13,17 | 7.00% |
Guarapuava, PR | 44 | 1.477,74 | 1.535,02 | 2.166,26 | 6,99 | 5.40% |
Salvador, BA | 44 | 1.812,33 | 1.882,58 | 2.656,75 | 8,64 | 6.70% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 3.071,76 | 3.190,81 | 4.502,97 | 14,59 | 7.60% |
Toledo, PR | 40 | 2.565,93 | 2.665,38 | 3.761,46 | 13,33 | 6.50% |
Paraiso do Tocantins, TO | 44 | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 6,42 | 6.20% |
Maracaí, SP | 44 | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 6,42 | 6.50% |
Cuiabá, MT | 44 | 1.748,36 | 1.816,13 | 2.562,97 | 8,26 | 4.40% |
Chupinguaia, RO | 40 | 1.359,32 | 1.412,00 | 1.992,66 | 7,06 | 7.20% |
Pato Branco, PR | 40 | 2.773,19 | 2.880,67 | 4.065,28 | 14,40 | 7.80% |
Atibaia, SP | 40 | 2.033,60 | 2.112,42 | 2.981,11 | 10,56 | 7.80% |
Belém, PA | 44 | 1.778,91 | 1.847,86 | 2.607,75 | 8,47 | 5.70% |
São José dos Campos, SP | 42 | 2.011,85 | 2.089,82 | 2.949,22 | 9,98 | 6.20% |
Campinas, SP | 39 | 5.573,81 | 5.789,83 | 8.170,78 | 29,49 | 8.00% |
Redenção, PA | 44 | 1.363,01 | 1.415,84 | 1.998,07 | 6,44 | 7.90% |
Domingos Martins, ES | 40 | 2.718,63 | 2.824,00 | 3.985,31 | 14,12 | 7.30% |
Macapá, AP | 44 | 1.652,86 | 1.716,92 | 2.422,97 | 7,80 | 7.50% |
Moreira Sales, PR | 40 | 1.364,94 | 1.417,85 | 2.000,91 | 7,09 | 6.80% |
Ponta Grossa, PR | 34 | 2.073,94 | 2.154,32 | 3.040,24 | 12,82 | 6.00% |
Maceió, AL | 44 | 1.415,40 | 1.470,26 | 2.074,87 | 6,71 | 5.40% |
Presidente Getúlio, SC | 40 | 2.718,63 | 2.824,00 | 3.985,31 | 14,12 | 8.10% |
Paranaguá, PR | 44 | 1.832,27 | 1.903,29 | 2.685,97 | 8,65 | 5.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Inspetor de Comercialização de Produtos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Inspetor de Comercialização de Produtos no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Administração pública em geral | 2.555,46 | 2.654,50 | 3.746,12 | 4.30% | |
Serviços de engenharia | 1.948,72 | 2.024,25 | 2.856,68 | 4.60% | |
Captação, tratamento e distribuição de água | 2.069,11 | 2.149,31 | 3.033,17 | 5.30% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 1.669,17 | 1.733,86 | 2.446,88 | 5.20% | |
Marketing direto | 1.405,35 | 1.459,81 | 2.060,13 | 8.30% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.466,76 | 1.523,61 | 2.150,16 | 6.40% | |
Construção de edifícios | 1.661,27 | 1.725,66 | 2.435,30 | 5.60% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 1.484,15 | 1.541,67 | 2.175,65 | 6.00% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.588,94 | 1.650,53 | 2.329,27 | 6.90% | |
Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação | 2.355,41 | 2.446,69 | 3.452,85 | 6.30% | |
Educação profissional de nível tecnológico | 2.349,92 | 2.441,00 | 3.444,81 | 6.80% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.586,66 | 1.648,15 | 2.325,92 | 7.90% | |
Manutenção e reparação de máquinas e aparelhos de refrigeração e ventilação para uso industrial e comercial | 1.418,63 | 1.473,61 | 2.079,61 | 7.70% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 1.983,12 | 2.059,98 | 2.907,11 | 5.90% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 1.660,18 | 1.724,52 | 2.433,69 | 7.20% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 2.644,50 | 2.746,99 | 3.876,63 | 5.20% | |
Obras de terraplenagem | 1.719,36 | 1.786,00 | 2.520,46 | 8.00% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.665,42 | 1.729,97 | 2.441,38 | 4.10% | |
Gestão de redes de esgoto | 3.761,25 | 3.907,02 | 5.513,71 | 4.30% | |
Atividades de apoio à gestão de saúde | 1.862,35 | 1.934,53 | 2.730,06 | 6.80% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |