O dissídio de Gerente de Utilidades (operações Comerciais) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141415 no cargo de Gerente de Utilidades (operações Comerciais).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.226,46

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

32.555 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.560,24

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

12.036 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Atacadista de Defensivos Agrícolas, Adubos, Fertilizantes e Corretivos do Solo

R$ 9.703,66

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios

13.314 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de loja e supermercado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Utilidades (operações Comerciais)

O Gerente de loja e supermercado planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.

Funções do Gerente de loja e supermercado

O profissional Gerente de Utilidades (operações Comerciais) deve demonstrar competências pessoais, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, estruturar equipes de trabalho, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), gerir recursos materiais e financeiros, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado

Um Gerente de loja e supermercado deve instruir subordinados, averiguar comportamento dos concorrentes, evidenciar equilíbrio emocional, gerir compras, monitorar o andamento de projetos, administrar horas trabalhadas, horas extras, planejar compras e locações, sugerir investimentos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, acompanhar a execução orçamentária, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), implantar técnicas de vendas, argumentar com convicção (persuasão), negociar preços e condições de pagamento, agir com dinamismo, definir perfil do consumidor final, entrevistar candidatos, expressar-se oralmente, recepcionar mercadorias, orientar clientes, preparar relatórios para a diretoria, supervisionar os serviços de reparação e consertos, remanejar leiaute, propor compra de novos itens, contratar serviços, elaborar normas e instruções, apreciar inovações organizacionais, gerir estoques, buscar atualização profissional, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, otimizar o espaço físico da loja (modulação), mediar relação entre funcionário e empresa, expressar-se gestualmente, administrar conflitos entre funcionários, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, divulgar mercadorias e serviços, administrar remanejamentos, definir estratégias de terceirização, planejar racionalização do uso de recursos, zelar pela organização do local de trabalho, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, identificar necessidade de contratação de pessoal, gerenciar contratos de serviços, providenciar integração de funcionários, implementar reciclagem de funcionários, designar equipe para projeto, liberar mercadorias para entrega, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), colaborar na definição de epi e epc, captar recursos, pesquisar a satisfação dos clientes, fazer orçamentos, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, formular incentivos de produtividade, transferir numerário para o banco, demonstrar motivação, avaliar desempenho, realizar reuniões com a equipe, exercer liderança, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), determinar perfis profissionais, opinar sobre condições e prioridades de projetos, cooperar na definição de projetos, delegar atribuições, inspecionar as condições das mercadorias expostas, atender agentes de fiscalização, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, representar a empresa, avaliar nível de satisfação das equipes, participar de reuniões, cobrar resultados, acompanhar auditoria interna e externa, elaborar plano de investimentos, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, autorizar pagamentos e recebimentos, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, medir resultados de treinamento, acompanhar rotinas administrativas, exercitar a autonomia, sugerir melhoria em mercadorias, redigir comunicados e normas, prover ações de preservação ambiental, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, recomendar promoção de funcionários, gerir custos, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), estimular a motivação das equipes, providenciar contratação e desligamento de funcionários, sugerir inovações, manter apresentação pessoal, informar funcionários sobre seus desempenhos, analisar tendências do mercado, revisar manuais de procedimentos, resolver reclamações de clientes, qualificar fornecedores, controlar o cumprimento de normas, estabelecer escala de férias e de folgas, promover programas prevencionistas, examinar currículos, operar equipamentos de informática.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Utilidades (operações Comerciais) ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Utilidades (operações Comerciais) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 6.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Utilidades (operações Comerciais) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Utilidades (operações Comerciais) ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 20,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Gerente de Utilidades (operações Comerciais) mostrado aqui é resultado do levantamento de 101.461 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Utilidades (operações Comerciais) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Utilidades (operações Comerciais) CBO 141415 salário