O dissídio de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142530 no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 11.433,74
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.515 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Porto Velho - RO
R$ 2.156,60
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
831 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Fabricação de Medicamentos Alopáticos para Uso Humano
R$ 23.868,67
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação
379 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros.
Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento Divulga resultados da área.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
O Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins.
Define metas.
Estabelece acordo de nível de serviços Elabora orçamento.
Traça planos de comunicação e de contingência Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Homologa planos de contingência.
Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Organiza a atuação das equipes de apoio da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Atua no sentido de garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação.
Cria procedimentos para a correta instalação de programas e sistemas operacionais, de acordo com padrões estabelecidos para ambientes operacionais de computação, obedecendo aos requisitos de “hardware” e “software” Estabelece rotinas de teste, monitoramento e manutenção de programas e sistemas computacionais Em grandes clientes de tecnologia da informação, implanta e desenvolve estruturas profissionais de “help desk”, logística sob medida para necessidades de clientes e usuários, entre outras estratégias de gestão de suporte técnico.
Promove treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Implementa ações de inovação na área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins Propõe testes e implantação de novos produtos, para obter melhoria no funcionamento de sistemas.
Indica atualização tecnológica de sistemas, para garantia de alta confiabilidade de funcionamento Recomenda e efetiva mudanças para melhoria de desempenho de sistemas.
Propõe expansão e modificação de sistemas para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Faz recomendação de novos equipamentos ou pacotes de “software” Monitora o funcionamento do atendimento e do suporte técnico da área de tecnologia da informação.
Acompanha o desempenho dos canais de suporte das operações Gerencia resultados de pesquisas de avaliação da satisfação de clientes Analisa demandas, estabelecendo prioridades.
Implementa processos e procedimentos de melhoria no atendimento de suporte técnico de tecnologia da informação Cria modelos para melhoria de atendimento Valida soluções e acompanha a execução de correções e de mudanças nos processos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Analisa desvios na execução de projetos e serviços Trata correção de desvios Negocia com fornecedores Aprova homologação de equipamentos e “softwares”.
Elabora relatórios para divulgar resultados da área Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
O profissional Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação deve identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, interagir com outras Áreas, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, demonstrar competências pessoais, administrar equipes, planejar atividades de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação deve traçar plano de comunicação, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, elaborar orçamento e cronograma, participar da criação de normas e procedimentos, elaborar análise de risco, acompanhar processos de auditoria interna e externa, gerir prestação de serviços terceirizados, alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos, elaborar propostas de projetos e serviços, controlar custos e prazos de execução, aprovar produtos do projeto, traçar plano de contingência, demonstrar capacidade de persuasão, disponibilizar recursos de trabalho, conduzir reuniões, controlar situações adversas, especificar perfis dos profissionais da área, garantir qualidade de serviços e projetos, definir escopo do projeto e serviço, demonstrar criatividade, divulgar planos e metas da área, homologar equipamentos e softwares, definir matriz de responsabilidades, definir padrões de performance e qualidade, corrigir desvios, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, antever cenários futuros, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, supervisionar produtividade da equipe, demonstrar capacidade de negociação, estabelecer acordo de nível de serviços, prover qualificação e capacitação da equipe, tomar decisões, estabelecer prioridades, acompanhar execução orçamentária, planejar simulação e execução de plano de contingência, divulgar resultados da área, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, avaliar desempenho da equipe, trabalhar em equipe, monitorar resultados, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, homologar plano de contingência, dispensar funcionários, negociar com fornecedores, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar liderança, negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas), definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura), demonstrar capacidade de delegação, participar da definição de padrões de segurança, garantir integração dos produtos, analisar desvios na execução de projetos e serviços, demonstrar expressão verbal, apresentar soluções e alternativas, distinguir potencialidades individuais, aprovar programação de férias de funcionários, aprovar promoção de funcionários, selecionar profissionais, avaliar indicadores de ocorrências, participar da simulação de plano de contingência, promover integração da equipe, demonstrar proatividade, analisar qualidade de soluções propostas, prever impactos de projetos e serviços, distribuir serviços à equipe, demonstrar organização, adaptar-se a mudanças, assegurar cumprimento de normas e padrões, definir necessidades de recursos humanos, relatar andamento de projetos, estabelecer metas, controlar escopo do projeto, validar soluções.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de tecnologia da informação que ficou em 7.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de tecnologia da informação 2025
O salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.574 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de tecnologia da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação
- Gerente de Programação de Sistema
- Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação
- Gerente de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação
- Gerente de Operação de Tecnologia da Informação
- Gerente de Teleprocessamento
- Gerente de Segurança de Tecnologia da Informação
- Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação
- Gerente de Produção de Tecnologia da Informação
- Gerente de Desenvolvimento de Sistemas