O dissídio de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142530 no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 11.474,37
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.462 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Rio de Janeiro - RJ
R$ 13.660,68
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
816 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Atua para garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, implementando processos e procedimentos, tais como instalação de programas e sistemas operacionais, implantação de estruturas profissionais de “help desk”, entre outros.
Oferece treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Avalia atuação do suporte técnico e promove melhorias no atendimento Divulga resultados da área.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Administra equipe de trabalho Acompanha a execução orçamentária.
Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
O Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins.
Define metas.
Estabelece acordo de nível de serviços Elabora orçamento.
Traça planos de comunicação e de contingência Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Homologa planos de contingência.
Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança Organiza a atuação das equipes de apoio da área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Atua no sentido de garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação.
Cria procedimentos para a correta instalação de programas e sistemas operacionais, de acordo com padrões estabelecidos para ambientes operacionais de computação, obedecendo aos requisitos de “hardware” e “software” Estabelece rotinas de teste, monitoramento e manutenção de programas e sistemas computacionais Em grandes clientes de tecnologia da informação, implanta e desenvolve estruturas profissionais de “help desk”, logística sob medida para necessidades de clientes e usuários, entre outras estratégias de gestão de suporte técnico.
Promove treinamento e assistência às equipes técnicas e aos usuários Implementa ações de inovação na área de suporte técnico de tecnologia da informação e afins Propõe testes e implantação de novos produtos, para obter melhoria no funcionamento de sistemas.
Indica atualização tecnológica de sistemas, para garantia de alta confiabilidade de funcionamento Recomenda e efetiva mudanças para melhoria de desempenho de sistemas.
Propõe expansão e modificação de sistemas para servir a novos propósitos e melhorar o fluxo de trabalho, de acordo com demandas Faz recomendação de novos equipamentos ou pacotes de “software” Monitora o funcionamento do atendimento e do suporte técnico da área de tecnologia da informação.
Acompanha o desempenho dos canais de suporte das operações Gerencia resultados de pesquisas de avaliação da satisfação de clientes Analisa demandas, estabelecendo prioridades.
Implementa processos e procedimentos de melhoria no atendimento de suporte técnico de tecnologia da informação Cria modelos para melhoria de atendimento Valida soluções e acompanha a execução de correções e de mudanças nos processos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Analisa desvios na execução de projetos e serviços Trata correção de desvios Negocia com fornecedores Aprova homologação de equipamentos e “softwares”.
Elabora relatórios para divulgar resultados da área Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
O profissional Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação deve demonstrar competências pessoais, identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, interagir com outras Áreas, gerir projetos de tecnologia da informação, administrar equipes, planejar atividades de tecnologia da informação, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação
Um Gerente de suporte técnico de tecnologia da informação deve apresentar soluções e alternativas, corrigir desvios, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, gerir prestação de serviços terceirizados, traçar plano de comunicação, especificar perfis dos profissionais da área, aprovar produtos do projeto, planejar simulação e execução de plano de contingência, monitorar resultados, controlar custos e prazos de execução, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, garantir qualidade de serviços e projetos, estabelecer prioridades, divulgar planos e metas da área, conduzir reuniões, estabelecer metas, definir necessidades de recursos humanos, distribuir serviços à equipe, elaborar orçamento e cronograma, validar soluções, elaborar propostas de projetos e serviços, divulgar resultados da área, participar da simulação de plano de contingência, analisar desvios na execução de projetos e serviços, participar da definição de padrões de segurança, aprovar promoção de funcionários, homologar plano de contingência, homologar equipamentos e softwares, participar da criação de normas e procedimentos, traçar plano de contingência, avaliar indicadores de ocorrências, antever cenários futuros, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de persuasão, supervisionar produtividade da equipe, analisar qualidade de soluções propostas, elaborar análise de risco, negociar com fornecedores, acompanhar processos de auditoria interna e externa, prover qualificação e capacitação da equipe, aprovar programação de férias de funcionários, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, garantir integração dos produtos, demonstrar raciocínio lógico, estabelecer acordo de nível de serviços, relatar andamento de projetos, definir escopo do projeto e serviço, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, definir padrões de performance e qualidade, distinguir potencialidades individuais, demonstrar expressão verbal, definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura), controlar situações adversas, demonstrar proatividade, disponibilizar recursos de trabalho, prever impactos de projetos e serviços, controlar escopo do projeto, assegurar cumprimento de normas e padrões, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de delegação, definir matriz de responsabilidades, alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos, selecionar profissionais, acompanhar execução orçamentária, negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas), demonstrar organização, dispensar funcionários, trabalhar em equipe, tomar decisões, demonstrar liderança, adaptar-se a mudanças, avaliar desempenho da equipe, promover integração da equipe.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de tecnologia da informação que ficou em 6.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de tecnologia da informação 2024
O salário de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 3515 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de tecnologia da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Gerente de Operação de Tecnologia da Informação
- Gerente de Desenvolvimento de Sistemas
- Gerente de Produção de Tecnologia da Informação
- Gerente de Projetos de Tecnologia da Informação
- Gerente de Teleprocessamento
- Gerente de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação
- Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação
- Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação
- Gerente de Segurança de Tecnologia da Informação
- Gerente de Programação de Sistema
Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 10.919,94 | 11.343,17 | 16.007,82 | 54,03 | 5.60% |
Minas Gerais | 42h | 6.863,78 | 7.129,80 | 10.061,79 | 33,66 | 7.30% |
Rio Grande do Sul | 43h | 5.937,12 | 6.167,22 | 8.703,37 | 28,80 | 5.40% |
Santa Catarina | 43h | 7.189,29 | 7.467,93 | 10.538,96 | 34,63 | 4.70% |
Paraná | 42h | 5.958,16 | 6.189,08 | 8.734,22 | 29,39 | 5.50% |
Rio de Janeiro | 42h | 11.046,25 | 11.474,37 | 16.192,97 | 55,09 | 6.90% |
Bahia | 43h | 4.749,68 | 4.933,77 | 6.962,68 | 23,04 | 4.40% |
Goiás | 44h | 6.383,55 | 6.630,96 | 9.357,81 | 30,46 | 4.40% |
Distrito Federal | 42h | 6.826,64 | 7.091,22 | 10.007,34 | 33,63 | 7.90% |
Espírito Santo | 42h | 5.554,89 | 5.770,18 | 8.143,05 | 27,54 | 7.20% |
Pernambuco | 42h | 5.469,26 | 5.681,23 | 8.017,53 | 27,22 | 4.40% |
Ceará | 43h | 5.422,27 | 5.632,42 | 7.948,64 | 26,03 | 7.00% |
Mato Grosso | 44h | 5.402,27 | 5.611,65 | 7.919,32 | 25,68 | 6.10% |
Pará | 43h | 3.903,34 | 4.054,62 | 5.722,01 | 18,90 | 5.40% |
Rondônia | 44h | 2.777,13 | 2.884,76 | 4.071,06 | 13,20 | 6.80% |
Maranhão | 43h | 4.086,79 | 4.245,18 | 5.990,92 | 19,68 | 4.50% |
Amazonas | 43h | 5.684,65 | 5.904,97 | 8.333,27 | 27,52 | 4.40% |
Rio Grande do Norte | 43h | 3.196,71 | 3.320,61 | 4.686,14 | 15,31 | 7.50% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 7.030,73 | 7.303,22 | 10.306,53 | 33,47 | 6.90% |
Piauí | 41h | 4.333,01 | 4.500,94 | 6.351,87 | 22,14 | 5.30% |
Tocantins | 42h | 3.089,67 | 3.209,41 | 4.529,22 | 15,26 | 8.20% |
Alagoas | 44h | 3.645,00 | 3.786,26 | 5.343,29 | 17,40 | 4.90% |
Paraíba | 43h | 4.357,37 | 4.526,25 | 6.387,57 | 20,93 | 5.20% |
Sergipe | 43h | 3.567,73 | 3.706,00 | 5.230,02 | 17,08 | 4.70% |
Acre | 44h | 2.046,90 | 2.126,23 | 3.000,60 | 9,66 | 7.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. |
Dissídio de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 13.080,09 | 13.587,04 | 19.174,44 | 65,20 | 5.70% |
Barueri, SP | 42 | 9.545,30 | 9.915,24 | 13.992,69 | 47,08 | 7.90% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 8.270,71 | 8.591,26 | 12.124,24 | 41,07 | 4.30% |
Curitiba, PR | 42 | 6.076,59 | 6.312,10 | 8.907,82 | 30,25 | 8.30% |
Porto Alegre, RS | 42 | 6.913,04 | 7.180,97 | 10.134,00 | 33,90 | 6.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 13.150,99 | 13.660,68 | 19.278,37 | 66,17 | 7.70% |
Brasília, DF | 42 | 6.826,64 | 7.091,22 | 10.007,34 | 33,63 | 4.10% |
Campinas, SP | 42 | 10.550,27 | 10.959,17 | 15.465,90 | 52,76 | 4.20% |
Goiânia, GO | 43 | 7.381,90 | 7.668,00 | 10.821,31 | 35,40 | 7.50% |
Recife, PE | 41 | 6.158,65 | 6.397,34 | 9.028,12 | 31,07 | 5.70% |
Salvador, BA | 42 | 5.754,94 | 5.977,98 | 8.436,31 | 28,22 | 4.20% |
Fortaleza, CE | 44 | 5.970,24 | 6.201,63 | 8.751,92 | 28,51 | 5.70% |
Florianópolis, SC | 41 | 9.220,71 | 9.578,07 | 13.516,86 | 46,42 | 5.50% |
Blumenau, SC | 43 | 8.214,12 | 8.532,48 | 12.041,29 | 39,43 | 5.10% |
Vitoria, ES | 40 | 7.691,02 | 7.989,10 | 11.274,46 | 40,44 | 6.10% |
Jundiaí, SP | 41 | 7.528,45 | 7.820,23 | 11.036,15 | 38,03 | 5.80% |
Cuiabá, MT | 44 | 5.789,22 | 6.013,59 | 8.486,56 | 27,61 | 7.40% |
São Bernardo do Campo, SP | 41 | 10.892,52 | 11.314,68 | 15.967,62 | 55,54 | 7.20% |
Londrina, PR | 42 | 4.172,33 | 4.334,04 | 6.116,33 | 20,41 | 4.80% |
Manaus, AM | 43 | 5.684,65 | 5.904,97 | 8.333,27 | 27,52 | 5.90% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 7.741,28 | 8.041,31 | 11.348,13 | 37,14 | 5.40% |
Uberlândia, MG | 43 | 12.267,14 | 12.742,57 | 17.982,70 | 58,85 | 5.90% |
Guarulhos, SP | 42 | 12.872,90 | 13.371,82 | 18.870,71 | 63,82 | 6.30% |
Joinville, SC | 43 | 7.107,54 | 7.383,01 | 10.419,13 | 34,00 | 4.10% |
São Jose, SC | 43 | 4.443,19 | 4.615,40 | 6.513,39 | 21,39 | 5.20% |
Maringá, PR | 43 | 7.045,49 | 7.318,56 | 10.328,17 | 34,13 | 6.90% |
Porto Velho, RO | 44 | 2.530,06 | 2.628,12 | 3.708,88 | 12,01 | 7.60% |
Teresina, PI | 40 | 4.649,01 | 4.829,19 | 6.815,09 | 24,00 | 7.00% |
Limeira, SP | 42 | 7.259,96 | 7.541,33 | 10.642,56 | 35,57 | 6.90% |
Canoas, RS | 42 | 3.683,61 | 3.826,38 | 5.399,90 | 18,11 | 7.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 6.099,40 | 6.335,79 | 8.941,26 | 5.70% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 7.814,61 | 8.117,49 | 11.455,64 | 7.50% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 9.409,49 | 9.774,18 | 13.793,61 | 7.30% | |
Serviços de comunicação multimídia - scm | 4.032,89 | 4.189,19 | 5.911,92 | 6.10% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 9.654,62 | 10.028,80 | 14.152,94 | 8.00% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 9.343,89 | 9.706,03 | 13.697,44 | 5.00% | |
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática | 4.509,44 | 4.684,21 | 6.610,49 | 6.20% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 8.420,86 | 8.747,23 | 12.344,35 | 6.10% | |
Provedores de acesso às redes de comunicações | 3.022,34 | 3.139,48 | 4.430,53 | 4.70% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 8.116,57 | 8.431,15 | 11.898,29 | 8.10% | |
Manutenção de estações e redes de telecomunicações | 4.591,39 | 4.769,34 | 6.730,63 | 7.20% | |
Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos | 3.328,79 | 3.457,80 | 4.879,76 | 6.90% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 7.883,82 | 8.189,38 | 11.557,10 | 5.00% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 11.380,11 | 11.821,17 | 16.682,39 | 6.10% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 7.529,35 | 7.821,17 | 11.037,47 | 6.50% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 11.110,20 | 11.540,80 | 16.286,72 | 4.60% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 12.442,99 | 12.925,24 | 18.240,49 | 6.80% | |
Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório | 4.887,83 | 5.077,27 | 7.165,20 | 8.20% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 7.619,77 | 7.915,09 | 11.170,01 | 6.50% | |
Instalação e manutenção elétrica | 3.587,80 | 3.726,85 | 5.259,44 | 5.40% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |