O dissídio de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142515 no cargo de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 17.382,86
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.343 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.608,08
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
801 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Intermediação e Agenciamento de Serviços e Negócios em Geral
R$ 27.102,20
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Desenvolvimento de Programas de Computador e Software em Geral
278 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de operação de tecnologia da informação planeja, organiza, coordena e controla as atividades da área de operação de tecnologia da informação e afins, de empresa, sob a direção de diretor ou gerente geral Analisa demandas e monitora operacionalização de projetos.
Implementa melhorias em processos operacionais, acompanhando correções e mudanças Atua para garantir a segurança na área Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, tais como rapidez, eficiência e portabilidade.
Promove desenvolvimento tecnológico e inovações para incremento da produtividade Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços tecnológicos que podem trazer melhorias Participa da criação de normas e procedimentos.
Administra equipe de trabalho e recursos materiais e financeiros Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Gerente de Operação de Tecnologia da Informação
O Gerente de operação de tecnologia da informação presta assistência à direção da empresa, durante a elaboração de plano estratégico e a negociação de metas do planejamento tático Elabora planejamento da área de operação de tecnologia da informação e afins.
Analisa escopo das atividades e define metas.
Estabelece acordo de nível de serviços Estabelece padrões de desempenho e qualidade.
Elabora orçamento Traça planos de comunicação e de contingência.
Participa do planejamento da simulação e da execução de planos de contingência.
Homologa planos de contingência Interage com outras áreas, participando da criação de normas e procedimentos, da avaliação de impactos de novas tecnologias, e da definição de padrões de segurança.
Organiza a atuação das equipes de apoio da área de operação de tecnologia da informação e afins em diferentes atividades econômicas – como em empresas industriais, empresas comerciais, empresas de serviços de suporte e manutenção, empresas de tecnologia de informação e comunicação de dados, entre outras -, garantindo que todas as tarefas, as operações e os processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados.
Analisa demandas Participa da definição das metodologias de aplicação Propõe e aplica melhorias nos processos operacionais.
Valida soluções Acompanha implementações de correções e mudanças nos processos Monitora operacionalização de projetos.
Gerencia contratos e projetos, observando conformidade de especificações e de prazos Aprova alterações de escopo de projetos.
Trata correção de desvios Atua para garantir a segurança, na área de operação de tecnologia da informação e afins Aplica técnicas transversais para segurança de computação, em ampla variedade de domínios de aplicativos, tais como protocolos da confiança (“blockchains”), sistemas em processos de armazenamento (“nuvens”), privacidade na Internet, aprendizado de máquina, e dispositivos de IoT-Internet das Coisas (Internet of Things).
Avalia desempenho de recursos de tecnologia da informação, por meio de indicadores, como rapidez, eficiência, facilidade de programação, e segurança de processamento, estabilidade, interoperabilidade, portabilidade, segurança e escalabilidade de “software”, entre outros Participa da elaboração de análise de risco Analisa qualidade de soluções propostas e apresenta soluções alternativas.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações, implantando melhoramentos em desempenho, robustez e facilidade de gerenciamento de redes e sistemas de tecnologia da informação – incluindo sistemas distribuídos e bancos de dados, para o incremento da produtividade na área de operação de tecnologia da informação e afins Monitora tecnologias emergentes e rápidos avanços em tecnologia da informação, abrangendo processadores, coprocessadores e aceleradores (de uso geral e, também, especializados em domínios de aplicativos específicos), bem como computadores (do “hardware” ao “software” e dos algoritmos à inteligência artificial) Analisa tais inovações, que têm potencial de repercutir no custo, na portabilidade, na compatibilidade, na usabilidade e em outros aspectos a serem considerados na área de operação de tecnologia da informação e afins.
Administra equipe de trabalho, identificando necessidade de contratação, definindo perfis profissionais para a área, e participando de processo de seleção de pessoal Avalia desempenho e promove a capacitação da equipe Fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de conservação ambiental Identifica necessidade de demissões Administra recursos materiais e financeiros da área.
Homologa equipamentos e “softwares” Acompanha execução orçamentária Subsidia elaboração de orçamento de outras áreas Acompanha processos de auditoria interna e externa Conduz reuniões de trabalho Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Funções do Gerente de operação de tecnologia da informação
O profissional Gerente de Operação de Tecnologia da Informação deve identificar oportunidades de aplicação de tecnologia da informação, planejar atividades de tecnologia da informação, gerir projetos de tecnologia da informação, gerenciar operação de serviços de tecnologia da informação, interagir com outras Áreas, demonstrar competências pessoais, administrar equipes.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de tecnologia da informação os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições financeiras, em empresas de teleprocessamento, de segurança, de suporte e manutenção à informática, de manutenção e expansão de redes, de processamento e comunicação de dados, em setores empresariais de desenvolvimento e produção de tecnologia da informação empresarial, entre outros. São contratados, na condição de trabalhadores empregados, com carteira assinada, organizam-se em equipes, atuam com supervisão ocasional, desenvolvem suas atividades em ambiente fechado, geralmente no período diurno. Devido ao trabalho sob pressão podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, tanto em nível de bacharelado quanto de tecnologia. Podem seguir ainda cursos básicos, além de constantes cursos de especialização e aperfeiçoamento. O exercício pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente de operação de tecnologia da informação
Um Gerente de operação de tecnologia da informação deve definir escopo do projeto e serviço, avaliar performance de recursos de tecnologia da informação, validar soluções, garantir qualidade de serviços e projetos, acionar plano de contingência, aprovar promoção de funcionários, propor melhorias nos processos operacionais, planejar simulação e execução de plano de contingência, acompanhar execução orçamentária, supervisionar produtividade da equipe, gerir prestação de serviços terceirizados, prever impactos de projetos e serviços, elaborar propostas de projetos e serviços, controlar custos e prazos de execução, especificar perfis dos profissionais da área, estabelecer acordo de nível de serviços, tomar decisões, definir necessidades de recursos humanos, definir matriz de responsabilidades, subsidiar elaboração de orçamento de outras áreas, divulgar resultados da área, selecionar profissionais, corrigir desvios, garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação, participar da avaliação de impactos de novas tecnologias, demonstrar capacidade de persuasão, antever cenários futuros, analisar qualidade de soluções propostas, traçar plano de comunicação, coordenar implantação do projeto, prover qualificação e capacitação da equipe, relatar andamento de projetos, definir necessidades de recursos tecnológicos (software, hardware e infraestrutura), participar da definição de padrões de desenvolvimento de projetos, definir padrões de performance e qualidade, estabelecer metas, participar da definição de padrões de segurança, distribuir serviços à equipe, demonstrar proatividade, revisar pontos auditados, garantir atualização do plano de contingência, garantir integração dos produtos, demonstrar expressão verbal, demonstrar raciocínio lógico, analisar demandas, trabalhar em equipe, acompanhar implementação de correções e mudanças no processo, demonstrar organização, traçar plano de contingência, controlar escopo do projeto, promover integração da equipe, avaliar desempenho da equipe, demonstrar capacidade de negociação, conduzir reuniões, apresentar soluções e alternativas, estabelecer prioridades, negociar execução de serviços de apoio (elétrica, civil, logística, redes, sistemas), acompanhar atividades de gestão de mudanças, monitorar resultados, distinguir potencialidades individuais, acompanhar processos de auditoria interna e externa, adaptar-se a mudanças, dispensar funcionários, monitorar operacionalização de projetos (operação assistida), controlar andamento do projeto, negociar com fornecedores, homologar plano de contingência, alocar recursos humanos, materiais e tecnológicos, demonstrar liderança, homologar equipamentos e softwares, analisar desvios na execução de projetos e serviços, demonstrar capacidade de delegação, divulgar planos e metas da área, assegurar cumprimento de normas e padrões, aprovar produtos do projeto, elaborar orçamento e cronograma, demonstrar criatividade, participar da criação de normas e procedimentos, elaborar análise de risco, avaliar indicadores de ocorrências, aprovar programação de férias de funcionários, controlar situações adversas, participar da simulação de plano de contingência, disponibilizar recursos de trabalho, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente de Operação de Tecnologia da Informação ficou em 6.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de tecnologia da informação que ficou em 6.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Operação de Tecnologia da Informação em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Operação de Tecnologia da Informação ficou em 6.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de tecnologia da informação 2025
O salário de Gerente de Operação de Tecnologia da Informação mostrado aqui é resultado do levantamento de 2.535 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de tecnologia da informação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Operação de Tecnologia da Informação com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Gerente de Produção de Tecnologia da Informação
- Gerente de Programação de Sistema
- Gerente de Segurança de Tecnologia da Informação
- Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação
- Tecnólogo em Gestão de Sistema de Informação
- Gerente de Suporte Técnico de Tecnologia da Informação
- Gerente de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação
- Gerente de Teleprocessamento
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- Gerente de Desenvolvimento de Sistemas