O dissídio de Gerente de Granja 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141410 no cargo de Gerente de Granja.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 2.366,75

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

12.374 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ji-Parana - RO

R$ 1.629,17

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

3.325 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Varejista de Bebidas

R$ 15.265,45

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Supermercados

4.774 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Comerciante varejista Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais varejistas de pequeno, médio e grande portes, em lojas físicas, quiosques, lojas online, feiras, mercados ou shoppings, em que atua como proprietário ou microempreendedor individual Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações de varejo Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Segue normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Granja

O Comerciante varejista planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação varejista, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Elabora de plano estratégico e de negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira do estabelecimento, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial do estabelecimento, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos no plano de negócios.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o estabelecimento.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo.

Funções do Comerciante varejista

O profissional Gerente de Granja deve promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessorar diretoria e setores da empresa, atender aos clientes, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), gerir recursos materiais e financeiros, estruturar equipes de trabalho, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Comerciante varejista

Um Comerciante varejista deve resolver reclamações de clientes, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, implantar técnicas de vendas, analisar tendências do mercado, instruir subordinados, gerir compras, examinar currículos, contratar serviços, participar de reuniões, promover programas prevencionistas, administrar conflitos entre funcionários, recomendar promoção de funcionários, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), representar a empresa, coordenar inventário de mercadorias para balanço, medir resultados de treinamento, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), atender agentes de fiscalização, orientar clientes, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, gerir estoques, entrevistar candidatos, prestar assistência social aos funcionários, avaliar nível de satisfação das equipes, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), controlar o cumprimento de normas, planejar racionalização do uso de recursos, gerir investimentos, determinar perfis profissionais, gerenciar contratos de serviços, transferir numerário para o banco, argumentar com convicção (persuasão), designar equipe para projeto, formular incentivos de produtividade, averiguar comportamento dos concorrentes, recepcionar mercadorias, opinar sobre condições e prioridades de projetos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, prover ações de preservação ambiental, exercitar a autonomia, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, operar equipamentos de informática, acompanhar a execução orçamentária, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, mediar relação entre funcionário e empresa, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), remanejar leiaute, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, elaborar plano de investimentos, otimizar o espaço físico da loja (modulação), captar recursos, estabelecer escala de férias e de folgas, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, elaborar normas e instruções, providenciar integração de funcionários, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), informar funcionários sobre seus desempenhos, providenciar contratação e desligamento de funcionários, agir com dinamismo, administrar remanejamentos, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, liberar mercadorias para entrega, implementar reciclagem de funcionários, estimular a motivação das equipes, evidenciar equilíbrio emocional, estabelecer roteiros e áreas de atendimento, exercer liderança, cobrar resultados, zelar pela organização do local de trabalho, pesquisar a satisfação dos clientes, definir estratégias de terceirização, promover funcionários, buscar atualização profissional, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, negociar preços e condições de pagamento, delegar atribuições, manter apresentação pessoal, expressar-se oralmente, qualificar fornecedores, administrar horas trabalhadas, horas extras, propor compra de novos itens, fazer orçamentos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, planejar compras e locações, avaliar desempenho, divulgar mercadorias e serviços, realizar reuniões com a equipe, identificar necessidade de contratação de pessoal, gerir custos, autorizar pagamentos e recebimentos, demonstrar motivação, inspecionar as condições das mercadorias expostas, cooperar na definição de projetos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, monitorar o andamento de projetos, apreciar inovações organizacionais, colaborar na definição de epi e epc, definir perfil do consumidor final, acompanhar rotinas administrativas, expressar-se gestualmente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Granja ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Granja e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 6.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Granja em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Granja ficou em 3.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Gerente de Granja mostrado aqui é resultado do levantamento de 27.358 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Granja com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Granja CBO 141410 salário