O dissídio de Gerente de Empresas Comerciais 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141415 no cargo de Gerente de Empresas Comerciais.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.226,46

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

32.555 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.560,24

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

12.036 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Atacadista de Defensivos Agrícolas, Adubos, Fertilizantes e Corretivos do Solo

R$ 9.703,66

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios

13.314 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de loja e supermercado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Gerente de Empresas Comerciais

O Gerente de loja e supermercado planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.

Funções do Gerente de loja e supermercado

O profissional Gerente de Empresas Comerciais deve estruturar equipes de trabalho, atender aos clientes, demonstrar competências pessoais, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, assessorar diretoria e setores da empresa, gerir recursos materiais e financeiros, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços).

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado

Um Gerente de loja e supermercado deve definir estratégias de terceirização, administrar conflitos entre funcionários, manter apresentação pessoal, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), entrevistar candidatos, gerir custos, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, expressar-se oralmente, colaborar na definição de epi e epc, estabelecer escala de férias e de folgas, buscar atualização profissional, captar recursos, zelar pela organização do local de trabalho, acompanhar rotinas administrativas, monitorar o andamento de projetos, acompanhar auditoria interna e externa, implantar técnicas de vendas, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), otimizar o espaço físico da loja (modulação), estimular a motivação das equipes, avaliar nível de satisfação das equipes, planejar compras e locações, administrar remanejamentos, designar equipe para projeto, negociar preços e condições de pagamento, elaborar normas e instruções, examinar currículos, evidenciar equilíbrio emocional, cobrar resultados, informar funcionários sobre seus desempenhos, cooperar na definição de projetos, atender agentes de fiscalização, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), orientar clientes, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, prover ações de preservação ambiental, preparar relatórios para a diretoria, sugerir inovações, divulgar mercadorias e serviços, qualificar fornecedores, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, averiguar comportamento dos concorrentes, supervisionar os serviços de reparação e consertos, determinar perfis profissionais, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, promover programas prevencionistas, coordenar inventário de mercadorias para balanço, sugerir melhoria em mercadorias, administrar horas trabalhadas, horas extras, sugerir investimentos, acompanhar a execução orçamentária, providenciar integração de funcionários, exercer liderança, recepcionar mercadorias, participar de reuniões, planejar racionalização do uso de recursos, avaliar desempenho, formular incentivos de produtividade, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), mediar relação entre funcionário e empresa, agir com dinamismo, propor compra de novos itens, demonstrar motivação, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, exercitar a autonomia, controlar o cumprimento de normas, providenciar contratação e desligamento de funcionários, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, representar a empresa, instruir subordinados, medir resultados de treinamento, resolver reclamações de clientes, remanejar leiaute, autorizar pagamentos e recebimentos, definir perfil do consumidor final, pesquisar a satisfação dos clientes, contratar serviços, liberar mercadorias para entrega, revisar manuais de procedimentos, delegar atribuições, apreciar inovações organizacionais, gerenciar contratos de serviços, recomendar promoção de funcionários, expressar-se gestualmente, gerir estoques, implementar reciclagem de funcionários, inspecionar as condições das mercadorias expostas, analisar tendências do mercado, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, gerir compras, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), redigir comunicados e normas, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, realizar reuniões com a equipe, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, fazer orçamentos, identificar necessidade de contratação de pessoal, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, argumentar com convicção (persuasão), elaborar plano de investimentos, opinar sobre condições e prioridades de projetos, transferir numerário para o banco, operar equipamentos de informática.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Gerente de Empresas Comerciais ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Empresas Comerciais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 6.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Empresas Comerciais em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente de Empresas Comerciais ficou em 7.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Gerente de Empresas Comerciais mostrado aqui é resultado do levantamento de 101.461 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Empresas Comerciais com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Gerente de Empresas Comerciais CBO 141415 salário