O dissídio de Gerente de Assuntos Corporativos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142310 no cargo de Gerente de Assuntos Corporativos.
Estado com maior salário médio
Mato Grosso
R$ 13.119,00
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.026 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Osasco - SP
R$ 17.112,52
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.530 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de comunicação Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação.
Estabelece metas e indicadores de desempenho Define e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de ações de comunicação, considerando clientes, tipos, objetivos, estratégias e meios de comunicação, pesquisas, produto ou serviço, mercado.
Aplica estratégias e técnicas de comunicação Promove e coordena a realização de pesquisas de mercado e de perfis de público-alvo Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal dos processos Atua de acordo com normas e procedimentos, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Gerente de Assuntos Corporativos
O Gerente de comunicação planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Participa da elaboração de plano estratégico de comunicação.
Atua com equipes de negócios e ou relacionamentos, considerando metas, procedimentos estabelecidos e estratégias de comunicação integrada.
Participa da elaboração do plano estratégico de comunicação estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas, de mercado e de perfis de público-alvo Implementa, coordena e avalia o plano estratégico de comunicação, aplicando métricas, definindo ações para subsidiar tomada de decisões, atribuir clareza aos processos e procedimentos organizacionais, ampliar a visibilidade e participação da empresa no mercado de produtos e serviços, identificando necessidades de recursos.
Gerencia o desenvolvimento de ações e atividades do processo comunicacional, no que se refere aos tipos, objetivos e funções da comunicação, os fluxos de informações vertical e horizontal Define e coordena estratégias, os meios de comunicação e sistemas de acesso à informação aplicados no processo.
Analisa resultados de pesquisas, custos, produto ou serviço atribuído à organização.
Avalia a produção multimídia e em canais de comunicação digitais como redes sociais e outras publicações na internet Coordena e avalia as estratégias de comunicação interna e externa e a elaboração de materiais e recursos comunicacionais verbais, não verbais, escritos, visuais e audiovisuais, zelando pela consistência, precisão, fidelidade e efetividade das informações.
Gerencia o plano de comunicação, considerando as etapas do processo comunicacional, alinhamento da mensagem às estratégias de negócios ou de relacionamentos, ampliação de mercado, ações de divulgação da imagem institucional, implementação de campanhas institucionais e publicitárias, realização de eventos da área, programas e ações de fidelização, serviços de atendimento ao cliente, contratação de serviços de terceiros.
Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Assessora a diretoria e demais setores internos, fornecendo suporte na elaboração do plano estratégico da organização e das metas, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos.
Administra e dimensiona equipe de comunicação, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções.
Administra recursos materiais e financeiros, controlando orçamento, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros.
Pode representar publicamente a empresa Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração Aplica técnicas de comunicação empresarial, utilizando recursos eletrônicos, informatizados, analógicos e digitais e toda tecnologia de informação e comunicação disponível.
Elabora documentação técnica como comunicados, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comunicação e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos.
Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
Funções do Gerente de comunicação
O profissional Gerente de Assuntos Corporativos deve administrar recursos materiais e financeiros, demonstrar competências pessoais, gerenciar recursos humanos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Gerente de comunicação
Um Gerente de comunicação deve realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), definir perfis profissionais, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, elaborar relatórios, avaliar desempenho da mídia quanto a campanhas publicitárias e/ou imagem institucional, reputação corporativa, saber ouvir, estabelecer políticas e procedimentos de comunicação, demonstrar capacidade de abstração, planejar racionalização do uso de recursos, recomendar doações e/ou patrocínios, gerenciar remanejamentos, assessorar diretoria e setores na participação em eventos, monitorar metas e indicadores de desempenho, assessorar nos contatos com a imprensa, demonstrar capacidade de síntese, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, tomar decisões, gerenciar equipes, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de organização, implementar ações de divulgação da imagem institucional (público interno e externo), planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), agir com empatia, formular plano de incentivos, gerir nível de satisfação do cliente, entrevistar candidatos, pensar estrategicamente, cobrar resultados da equipe, implementar serviços de atendimento a clientes, assessorar nos contatos com diversos públicos das relações da organização, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, implementar campanhas institucionais e publicitárias, planejar campanhas de vendas, atender a auditoria interna e externa, captar recursos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, contratar serviços de terceiros, representar empresa publicamente, listar atividades de cargos / funções, elaborar orçamentos, examinar currículos, detectar necessidades de capacitação profissional, demonstrar capacidade de negociação, otimizar custos e recursos, demonstrar habilidades comunicativas, liderar pessoas, autorizar pagamentos, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, identificar necessidade de recursos, avaliar nível de satisfação da equipe, planejar ações para promoção da imagem institucional, realizar ações para ampliação de participação no mercado, revisar planos, demonstrar flexibilidade, negociar condições e prioridades de projetos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, dimensionar equipe, monitorar contratos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, analisar tendências do mercado, administrar orçamentos, demonstrar visão sistêmica, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, acompanhar atuação da concorrência, pesquisar mercado, trabalhar em equipe, delegar atribuições, estabelecer metas e indicadores de desempenho, avaliar desempenho, coordenar serviços de atendimento a clientes, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), criar programas e ações de fidelização de clientes, monitorar a execução de serviços de terceiros, identificar necessidade de contratação de pessoal.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Gerente de Assuntos Corporativos ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente de Assuntos Corporativos e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.80% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente de Assuntos Corporativos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Gerente de Assuntos Corporativos ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 35,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024
O salário de Gerente de Assuntos Corporativos mostrado aqui é resultado do levantamento de 3943 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente de Assuntos Corporativos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Gerente de Assuntos Corporativos em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 11.918,53 | 12.380,46 | 17.471,68 | 59,31 | 6.40% |
Minas Gerais | 42h | 5.730,43 | 5.952,53 | 8.400,38 | 28,51 | 7.10% |
Rio de Janeiro | 41h | 10.217,10 | 10.613,09 | 14.977,51 | 51,32 | 8.10% |
Paraná | 42h | 6.916,23 | 7.184,28 | 10.138,68 | 33,82 | 7.00% |
Rio Grande do Sul | 42h | 6.852,53 | 7.118,11 | 10.045,29 | 34,28 | 6.90% |
Ceará | 42h | 5.008,08 | 5.202,18 | 7.341,48 | 24,63 | 8.30% |
Bahia | 40h | 5.502,64 | 5.715,91 | 8.066,46 | 28,43 | 4.90% |
Santa Catarina | 42h | 6.205,91 | 6.446,43 | 9.097,40 | 30,56 | 6.80% |
Distrito Federal | 41h | 12.010,26 | 12.475,75 | 17.606,15 | 60,79 | 6.10% |
Espírito Santo | 42h | 6.336,56 | 6.582,15 | 9.288,93 | 31,41 | 7.30% |
Goiás | 43h | 5.466,20 | 5.678,06 | 8.013,05 | 26,57 | 4.70% |
Pernambuco | 43h | 5.057,32 | 5.253,33 | 7.413,65 | 24,48 | 6.50% |
Pará | 44h | 6.095,75 | 6.332,00 | 8.935,91 | 28,92 | 6.40% |
Mato Grosso | 44h | 12.629,52 | 13.119,00 | 18.513,93 | 60,13 | 5.30% |
Maranhão | 42h | 3.620,67 | 3.761,00 | 5.307,64 | 17,99 | 7.50% |
Mato Grosso do Sul | 43h | 7.485,20 | 7.775,30 | 10.972,74 | 36,45 | 7.40% |
Paraíba | 41h | 5.477,86 | 5.690,17 | 8.030,14 | 27,56 | 4.80% |
Alagoas | 42h | 5.224,17 | 5.426,64 | 7.658,24 | 25,78 | 7.60% |
Rio Grande do Norte | 42h | 3.873,14 | 4.023,25 | 5.677,73 | 19,39 | 8.00% |
Amazonas | 41h | 5.010,85 | 5.205,06 | 7.345,53 | 25,19 | 4.90% |
Sergipe | 40h | 2.991,96 | 3.107,92 | 4.385,99 | 15,66 | 5.50% |
Amapá | 44h | 2.181,46 | 2.266,01 | 3.197,86 | 10,39 | 5.10% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Gerente de Assuntos Corporativos. |
Dissídio de Gerente de Assuntos Corporativos por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 12.592,69 | 13.080,75 | 18.459,95 | 63,03 | 6.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 11.501,11 | 11.946,86 | 16.859,77 | 58,59 | 7.40% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 6.687,31 | 6.946,49 | 9.803,10 | 33,42 | 8.10% |
Brasília, DF | 41 | 12.010,26 | 12.475,75 | 17.606,15 | 60,79 | 4.80% |
Barueri, SP | 42 | 11.966,53 | 12.430,31 | 17.542,03 | 58,61 | 6.90% |
Curitiba, PR | 42 | 7.791,28 | 8.093,24 | 11.421,43 | 38,71 | 4.30% |
Fortaleza, CE | 42 | 4.357,51 | 4.526,39 | 6.387,78 | 21,54 | 6.20% |
Porto Alegre, RS | 41 | 7.580,99 | 7.874,81 | 11.113,17 | 38,60 | 4.20% |
Salvador, BA | 42 | 5.692,31 | 5.912,93 | 8.344,50 | 28,31 | 7.20% |
Campinas, SP | 42 | 10.042,75 | 10.431,98 | 14.721,92 | 49,95 | 6.30% |
Vitoria, ES | 42 | 7.695,94 | 7.994,21 | 11.281,67 | 37,86 | 6.10% |
Niterói, RJ | 43 | 6.494,55 | 6.746,26 | 9.520,53 | 31,22 | 5.90% |
Goiânia, GO | 42 | 6.465,57 | 6.716,16 | 9.478,04 | 31,64 | 7.60% |
Recife, PE | 43 | 5.512,66 | 5.726,32 | 8.081,15 | 26,54 | 5.00% |
Florianópolis, SC | 41 | 6.169,49 | 6.408,60 | 9.044,01 | 31,45 | 4.70% |
Guarulhos, SP | 43 | 7.566,24 | 7.859,48 | 11.091,54 | 36,56 | 5.90% |
Uberlândia, MG | 42 | 3.295,23 | 3.422,95 | 4.830,57 | 16,42 | 5.90% |
Osasco, SP | 43 | 16.474,03 | 17.112,52 | 24.149,70 | 79,67 | 7.90% |
Nova Lima, MG | 42 | 7.129,60 | 7.405,92 | 10.451,45 | 35,35 | 7.30% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 5.481,86 | 5.694,32 | 8.035,99 | 26,52 | 5.70% |
Belém, PA | 44 | 6.292,90 | 6.536,79 | 9.224,91 | 30,00 | 8.30% |
Sorocaba, SP | 43 | 10.345,32 | 10.746,28 | 15.165,47 | 50,11 | 6.60% |
Cuiabá, MT | 44 | 18.750,07 | 19.476,76 | 27.486,19 | 89,01 | 5.80% |
Natal, RN | 41 | 3.250,46 | 3.376,44 | 4.764,93 | 16,42 | 7.90% |
Manaus, AM | 41 | 5.010,85 | 5.205,06 | 7.345,53 | 25,19 | 7.90% |
Londrina, PR | 42 | 2.806,17 | 2.914,93 | 4.113,64 | 14,04 | 7.60% |
Lagoa da Prata, MG | 44 | 1.662,11 | 1.726,53 | 2.436,54 | 7,85 | 8.30% |
São José dos Campos, SP | 42 | 9.408,54 | 9.773,19 | 13.792,22 | 46,25 | 8.20% |
Aparecida de Goiânia, GO | 43 | 1.730,85 | 1.797,93 | 2.537,30 | 8,32 | 7.20% |
Limeira, SP | 42 | 9.006,37 | 9.355,43 | 13.202,66 | 44,25 | 4.70% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Gerente de Assuntos Corporativos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Gerente de Assuntos Corporativos no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Agências de publicidade | 8.495,03 | 8.824,27 | 12.453,08 | 5.00% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 7.429,95 | 7.717,91 | 10.891,75 | 7.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 11.077,52 | 11.506,86 | 16.238,82 | 6.60% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 6.599,10 | 6.854,86 | 9.673,78 | 5.90% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 11.624,76 | 12.075,30 | 17.041,03 | 6.40% | |
Atividades de teleatendimento | 1.999,61 | 2.077,11 | 2.931,28 | 7.60% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 12.863,84 | 13.362,40 | 18.857,42 | 4.80% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 8.119,34 | 8.434,02 | 11.902,35 | 6.90% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 12.515,21 | 13.000,26 | 18.346,36 | 5.40% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 8.378,69 | 8.703,43 | 12.282,54 | 7.10% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 18.026,12 | 18.724,76 | 26.424,95 | 4.20% | |
Outras atividades profissionais, científicas e técnicas não especificadas anteriormente | 10.250,43 | 10.647,71 | 15.026,37 | 6.30% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 16.022,84 | 16.643,84 | 23.488,29 | 5.40% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 12.245,52 | 12.720,12 | 17.951,02 | 7.50% | |
Comércio atacadista de equipamentos de informática | 15.143,62 | 15.730,54 | 22.199,41 | 4.10% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 11.770,65 | 12.226,85 | 17.254,89 | 6.40% | |
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais | 16.649,21 | 17.294,48 | 24.406,49 | 8.20% | |
Hotéis | 4.743,80 | 4.927,65 | 6.954,05 | 6.10% | |
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 11.137,76 | 11.569,43 | 16.327,13 | 4.60% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 9.426,49 | 9.791,83 | 13.818,53 | 6.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |