O dissídio de Gerente Comercial 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142305 no cargo de Gerente Comercial.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 8.066,96
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
29.877 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.429,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
14.150 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Hotéis
R$ 48.533,15
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios
5.036 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente comercial Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.
Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Gerente Comercial
O Gerente comercial planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.
Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.
Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.
Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.
Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do Gerente comercial
O profissional Gerente Comercial deve administrar recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da organização, implementar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, gerenciar recursos humanos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente comercial
Um Gerente comercial deve formular plano de incentivos, autorizar pagamentos, captar recursos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, tomar decisões, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar habilidades comunicativas, trabalhar em equipe, elaborar relatórios, demonstrar flexibilidade, gerir lucratividade, identificar necessidade de recursos, demonstrar visão sistêmica, revisar planos, coordenar serviços de atendimento a clientes, demonstrar capacidade de abstração, demonstrar capacidade de organização, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, entrevistar candidatos, realizar ações para ampliação de participação no mercado, pensar estrategicamente, implementar campanhas institucionais e publicitárias, avaliar nível de satisfação da equipe, realizar campanhas de vendas, analisar tendências do mercado, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar capacidade de negociação, listar atividades de cargos / funções, monitorar contratos, negociar com clientes, representar empresa publicamente, elaborar orçamentos, demonstrar capacidade de síntese, monitorar a execução de serviços de terceiros, planejar racionalização do uso de recursos, contratar serviços de terceiros, planejar campanhas publicitárias, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, delegar atribuições, dimensionar equipe, gerenciar remanejamentos, agir com empatia, liderar pessoas, avaliar desempenho, identificar necessidade de contratação de pessoal, monitorar metas e indicadores de desempenho, acompanhar atuação da concorrência, gerir nível de satisfação do cliente, estabelecer política comercial, otimizar custos e recursos, atender a auditoria interna e externa, negociar condições e prioridades de projetos, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar equipes, administrar orçamentos, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, examinar currículos, detectar necessidades de capacitação profissional, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, saber ouvir, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), monitorar relacionamento com clientes internos e externos, demonstrar criatividade, implementar serviços de atendimento a clientes, definir perfis profissionais, criar programas e ações de fidelização de clientes, estabelecer metas e indicadores de desempenho, cobrar resultados da equipe, pesquisar mercado.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Gerente Comercial ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Gerente Comercial e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 3.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Gerente Comercial em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Gerente Comercial ficou em 4.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025
O salário de Gerente Comercial mostrado aqui é resultado do levantamento de 91.535 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Gerente Comercial com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: