O dissídio de Fiscal de Construção 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 710205 no cargo de Fiscal de Construção.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 4.302,22
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
32.813 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Silves - AM
R$ 8.884,33
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
13.682 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Mestre (construção civil) supervisiona cada uma das etapas de execução de projetos construtivos e fiscaliza a execução do planejamento da obra, coordenando equipes de trabalhadores em canteiros de obras civis, controlando recursos produtivos e administrando o cronograma das atividades Pode aplicar o conjunto de tecnologias e processos BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling).
Cumpre normas técnicas e de qualidade, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Fiscal de Construção
O Mestre (construção civil) coordena a instalação de equipamentos e de estruturas construtivas, participando da implantação do canteiro de obras e da demarcação da obra, de acordo com projeto Fiscaliza a execução do planejamento da obra, analisando os relatórios da construção, verificando os registros e examinando a utilização de equipamentos e de estruturas construtivas.
Confere se a execução da obra está de acordo com o cronograma.
Controla metas e custos de produção, preparando ordens de serviço e requisições de material, elaborando ficha técnica de produção e programando suprimento de insumos em canteiros de obras Soluciona a ocorrência de problemas de execução, garantindo o padrão de qualidade e o cumprimento das metas nos diferentes processos construtivos, de cada etapa do projeto da obra.
Pode aplicar o conjunto de tecnologias e processos BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), novas técnicas construtivas e novos métodos de trabalho adotados no empreendimento Supervisiona a equipe de trabalho, distribuindo as atividades e orientando a execução dos trabalhos.
Identifica a necessidade de admissões, promoções, transferências e demissões dos trabalhadores nos canteiros de obra.
Avalia o desempenho do pessoal e levanta necessidades de treinamento, capacitando e atualizando equipes de trabalho em métodos construtivos e em operação de equipamentos Monitora cumprimento das normas administrativas da empresa, controlando horas trabalhadas.
Supervisiona o controle do estoque de materiais, equipamentos, ferramentas e instrumental de trabalho, minimizando resíduos e desperdícios.
Pode recomendar medidas para melhoria da segurança dos métodos e equipamentos de trabalho Elabora manuais, cronograma da obra, pareceres, relatórios e outros documentos técnicos.
Funções do Mestre (construção civil)
O profissional Fiscal de Construção deve supervisionar trabalhadores em canteiros de obras civis, controlar recursos produtivos da obra, controlar padrões produtivos, elaborar documentação técnica em canteiros de obras civis, demonstrar competências pessoais, administrar o cronograma da obra.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores da construção civil atuam na indústria de construção como assalariados com carteira assinada. O trabalho é presencial, realizado em equipe, de terceiros ou próprias, sob supervisão ocasional. Pode ser realizado a céu aberto, em ambiente fechado - mestre (construção civil) e supervisor de usina de concreto - ou em veículos - inspetor de terraplenagem e mestre de linhas (ferrovias). Trabalham sob pressão, o que pode levá-los a situação de estresse, e estão expostos a ruído intenso, poeira e radiação solar. O mestre (construção civil) também fica exposto a materiais tóxicos, assim como realiza algumas atividades em ambiente subterrâneo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Mestre (construção civil)
Um Mestre (construção civil) deve sugerir admissões, promoções, transferências e demissões dos trabalhadores nos canteiros de obra, programar a manutenção de máquinas e de equipamentos, demonstrar iniciativa, programar suprimento de insumos, programar férias e folgas da equipe, dimensionar recursos de trabalho para obra, analisar causas de não conformidade, negociar metas de produção, analisar produtos e ordens de serviço, identificar localização de instalação e equipamentos e estruturas construtivas, controlar os insumos para suprir os estoques, demonstrar persuasão, atentar para detalhes, raciocinar com rapidez, inspecionar execução dos trabalhadores no canteiro de obra, demonstrar auto-organização, monitorar o cumprimento das normas de segurança do trabalho, raciocinar por analogia, selecionar pessoal de obras civis, elaborar requisições de material, assessorar as atividades dos trabalhadores nos canteiros de obra, distribuir atividades de trabalho, recomendar medidas para melhoria de desempenho e segurança de métodos e equipamentos de trabalho, preparar ordens de serviço, demonstrar autocontrole, elaborar planilhas e slides para apresentações, avaliar desempenho profissional, definir itens de controle de processo, orientar equipe de trabalho, organizar arranjo físico em função do programa de produção, identificar falhas no trabalho da equipe no canteiro de obras, treinar equipes de trabalho na obra ou externo à obra, definir métodos e processos de produção, implementar ações preventivas e corretivas no processo construtivo, controlar o volume da produção, emitir pareceres técnicos durante a execução da obra, demonstrar senso visual, determinar padrões de construção, liderar equipe de trabalho, dimensionar equipamentos, analisar instalação e utilização de equipamentos e estruturas construtivas em canteiros de obra, comunicar-se com eficiência, elaborar cronogramas de obras, controlar a disponibilidade de máquinas, equipamentos e instrumentos, orientar fluxo e movimentação de materiais, interpretar parâmetros de produção, avaliar índice de produtos não conformes, demonstrar senso espacial, dimensionar equipes de trabalhadores na obra, elaborar relatórios, relacionar-se com superiores e subordinados, verificar especificação dos materiais construtivos utilizados nos canteiros de obra, inspecionar a qualidade de produtos da obra, elaborar ficha técnica de produção na construção civil, identificar necessidades de treinamentos internos e externos à obra, analisar viabilidade de produção de um novo produto, analisar relatórios e registros da construção, monitorar padrões de qualidade da construção, controlar horas trabalhadas, treinar trabalhadores da construção em métodos construtivos e operação de equipamentos, analisar custos de produção, elaborar manuais, monitorar cumprimento das normas administrativas da empresa, elaborar recursos didáticos, examinar segurança dos locais e equipamentos da obra, dimensionar a capacidade de produção, monitorar pontos críticos da produção, controlar resíduos e desperdícios, demonstrar dinamismo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Fiscal de Construção ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Fiscal de Construção e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores da construção civil que ficou em 5.40% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Fiscal de Construção em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Fiscal de Construção ficou em 9.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores da construção civil 2024
O salário de Fiscal de Construção mostrado aqui é resultado do levantamento de 121079 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores da construção civil que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Fiscal de Construção com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Encarregado de Obras
- Encarregado de Construção Civil e Carpintaria
- Encarregado de Servente
- Subencarregado Central de Concreto
- Mestre (construção Civil)
- Supervisor de Conservação de Obras
- Mestre de Construção Civil
- Programador Ferroviário
- Supervisor de Usina de Concreto
- Subencarregado de Terraplenagem
Valor do salário na CCT 2024 de Fiscal de Construção em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 4.140,71 | 4.301,19 | 6.069,97 | 19,62 | 7.80% |
Minas Gerais | 44h | 3.666,08 | 3.808,16 | 5.374,19 | 17,48 | 6.70% |
Paraná | 44h | 4.038,09 | 4.194,60 | 5.919,54 | 19,15 | 5.70% |
Rio de Janeiro | 43h | 4.141,70 | 4.302,22 | 6.071,42 | 19,94 | 6.90% |
Santa Catarina | 44h | 3.534,73 | 3.671,72 | 5.181,65 | 16,75 | 7.50% |
Bahia | 44h | 3.750,74 | 3.896,11 | 5.498,31 | 17,86 | 7.40% |
Goiás | 44h | 3.824,37 | 3.972,59 | 5.606,24 | 18,19 | 4.20% |
Rio Grande do Sul | 44h | 3.293,49 | 3.421,14 | 4.828,02 | 15,67 | 8.30% |
Pará | 44h | 3.665,65 | 3.807,72 | 5.373,57 | 17,47 | 5.60% |
Pernambuco | 43h | 3.244,16 | 3.369,89 | 4.755,70 | 15,52 | 5.70% |
Ceará | 44h | 3.288,76 | 3.416,22 | 4.821,07 | 15,65 | 5.40% |
Espírito Santo | 43h | 3.454,34 | 3.588,22 | 5.063,81 | 16,52 | 6.40% |
Mato Grosso | 44h | 3.574,67 | 3.713,22 | 5.240,20 | 16,94 | 4.60% |
Distrito Federal | 44h | 3.618,68 | 3.758,93 | 5.304,72 | 17,18 | 5.50% |
Paraíba | 44h | 2.881,14 | 2.992,80 | 4.223,53 | 13,72 | 6.80% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 3.336,79 | 3.466,12 | 4.891,49 | 15,80 | 5.70% |
Maranhão | 43h | 3.374,49 | 3.505,27 | 4.946,75 | 16,12 | 6.30% |
Rio Grande do Norte | 44h | 3.063,87 | 3.182,62 | 4.491,41 | 14,56 | 6.40% |
Alagoas | 44h | 3.356,45 | 3.486,53 | 4.920,30 | 15,89 | 5.20% |
Piauí | 43h | 3.216,49 | 3.341,15 | 4.715,14 | 15,48 | 6.90% |
Amazonas | 43h | 3.557,77 | 3.695,66 | 5.215,43 | 17,02 | 4.10% |
Sergipe | 41h | 2.688,43 | 2.792,63 | 3.941,04 | 13,51 | 5.60% |
Tocantins | 44h | 3.281,41 | 3.408,59 | 4.810,30 | 15,55 | 4.10% |
Rondônia | 44h | 2.926,64 | 3.040,06 | 4.290,23 | 13,85 | 7.00% |
Roraima | 44h | 3.528,15 | 3.664,89 | 5.172,00 | 16,72 | 6.80% |
Amapá | 44h | 2.823,86 | 2.933,31 | 4.139,57 | 13,46 | 4.50% |
Acre | 44h | 3.098,50 | 3.218,58 | 4.542,16 | 14,69 | 4.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Fiscal de Construção. |
Dissídio de Fiscal de Construção por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 4.408,14 | 4.578,99 | 6.462,00 | 20,87 | 7.40% |
Belo Horizonte, MG | 44 | 3.942,95 | 4.095,77 | 5.780,07 | 18,79 | 6.00% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 4.317,46 | 4.484,79 | 6.329,07 | 20,75 | 5.10% |
Curitiba, PR | 44 | 4.199,57 | 4.362,33 | 6.156,25 | 19,91 | 6.90% |
Salvador, BA | 44 | 3.857,05 | 4.006,53 | 5.654,14 | 18,34 | 4.70% |
Brasília, DF | 44 | 3.618,68 | 3.758,93 | 5.304,72 | 17,18 | 5.60% |
Goiânia, GO | 44 | 4.124,21 | 4.284,05 | 6.045,78 | 19,64 | 4.50% |
Fortaleza, CE | 44 | 3.313,14 | 3.441,55 | 4.856,81 | 15,78 | 7.50% |
Recife, PE | 43 | 3.269,30 | 3.396,01 | 4.792,55 | 15,67 | 5.40% |
Porto Alegre, RS | 43 | 3.530,32 | 3.667,14 | 5.175,18 | 16,88 | 7.10% |
Barueri, SP | 43 | 4.995,52 | 5.189,13 | 7.323,06 | 23,92 | 5.60% |
Uberlândia, MG | 44 | 3.281,22 | 3.408,39 | 4.810,02 | 15,58 | 7.20% |
Campinas, SP | 44 | 3.936,70 | 4.089,27 | 5.770,90 | 18,68 | 4.10% |
Manaus, AM | 43 | 3.238,91 | 3.364,44 | 4.748,00 | 15,51 | 5.50% |
João Pessoa, PB | 44 | 2.839,39 | 2.949,44 | 4.162,33 | 13,54 | 5.70% |
Nova Lima, MG | 43 | 4.100,08 | 4.258,99 | 6.010,41 | 19,62 | 7.40% |
Campo Grande, MS | 44 | 3.260,93 | 3.387,31 | 4.780,27 | 15,46 | 7.20% |
Belém, PA | 43 | 3.033,35 | 3.150,92 | 4.446,67 | 14,52 | 4.40% |
São Luís, MA | 43 | 3.301,43 | 3.429,39 | 4.839,65 | 15,78 | 4.10% |
Serra, ES | 44 | 3.468,12 | 3.602,53 | 5.084,00 | 16,53 | 7.30% |
Contagem, MG | 44 | 3.742,00 | 3.887,03 | 5.485,49 | 17,78 | 6.30% |
Vitoria, ES | 44 | 3.618,80 | 3.759,05 | 5.304,89 | 17,27 | 4.60% |
Maceió, AL | 44 | 3.426,89 | 3.559,71 | 5.023,57 | 16,22 | 6.20% |
Aparecida de Goiânia, GO | 44 | 3.740,83 | 3.885,82 | 5.483,78 | 17,74 | 5.20% |
Parauapebas, PA | 44 | 3.800,89 | 3.948,20 | 5.571,82 | 18,09 | 7.90% |
Ribeirão Preto, SP | 44 | 3.903,65 | 4.054,94 | 5.722,46 | 18,55 | 5.00% |
Ipatinga, MG | 44 | 4.299,11 | 4.465,74 | 6.302,18 | 20,41 | 7.20% |
Bauru, SP | 44 | 4.009,57 | 4.164,97 | 5.877,73 | 18,95 | 8.00% |
Joinville, SC | 44 | 3.420,42 | 3.552,99 | 5.014,08 | 16,16 | 4.10% |
Aracaju, SE | 43 | 2.873,40 | 2.984,76 | 4.212,18 | 13,82 | 7.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Fiscal de Construção. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Fiscal de Construção no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Construção de edifícios | 3.655,69 | 3.797,37 | 5.358,97 | 6.50% | |
Serviços de engenharia | 3.670,61 | 3.812,87 | 5.380,84 | 6.90% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 4.376,11 | 4.545,71 | 6.415,04 | 8.30% | |
Incorporação de empreendimentos imobiliários | 4.620,44 | 4.799,52 | 6.773,23 | 6.70% | |
Obras de alvenaria | 3.159,27 | 3.281,72 | 4.631,26 | 7.60% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 4.142,65 | 4.303,21 | 6.072,81 | 4.30% | |
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica | 4.400,33 | 4.570,87 | 6.450,55 | 6.30% | |
Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação | 3.413,35 | 3.545,64 | 5.003,71 | 6.40% | |
Instalação e manutenção elétrica | 3.587,40 | 3.726,44 | 5.258,86 | 6.20% | |
Obras de montagem industrial | 4.859,25 | 5.047,59 | 7.123,30 | 7.90% | |
Serviços especializados para construção | 3.612,22 | 3.752,22 | 5.295,24 | 4.80% | |
Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas | 3.395,49 | 3.527,09 | 4.977,54 | 7.30% | |
Outras obras de acabamento da construção | 3.385,39 | 3.516,59 | 4.962,72 | 7.40% | |
Administração de obras | 3.962,42 | 4.116,00 | 5.808,62 | 7.30% | |
Obras de terraplenagem | 3.743,66 | 3.888,75 | 5.487,92 | 6.70% | |
Construção de obras-de-arte especiais | 4.556,13 | 4.732,71 | 6.678,94 | 7.90% | |
Serviços de pintura de edifícios em geral | 2.959,40 | 3.074,10 | 4.338,26 | 5.30% | |
Obras de fundações | 3.751,93 | 3.897,35 | 5.500,05 | 4.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 3.781,99 | 3.928,57 | 5.544,11 | 5.20% | |
Montagem de estruturas metálicas | 3.515,08 | 3.651,31 | 5.152,84 | 6.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |