O dissídio de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 424110 no cargo de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia.

Estado com maior salário médio

Piauí

R$ 2.600,00

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

319 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Barueri - SP

R$ 2.351,07

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

138 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia realiza aplicação de questionário, utiliza roteiros para condução de entrevistas e faz uso de outros instrumentos de pesquisa, para levantamento de opiniões, de preferências, de audiência e de imagem de produtos e serviços Prepara-se para realização da pesquisa, recebendo treinamento.

Pode participar da etapa de verificação da consistência das informações coletadas Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia

O Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia prepara-se para participar de levantamento de dados de pesquisa de opiniões, de preferências, de audiência ou de imagem de produtos e serviços, recebendo treinamento, tomando conhecimento dos instrumentos de coleta de dados, reunindo e analisando informações disponíveis sobre o tema a ser pesquisado, e informando-se do perfil esperado da pessoa que prestará informações Verifica cronograma da pesquisa a ser seguido.

Pode aplicar pré-teste de questionário, apoiando as atividades de definição dos instrumentos de pesquisa.

Agenda dia e horário para coleta de dados Apresenta-se à pessoa que fornecerá informações, identificando-se e prestando esclarecimentos sobre o objetivo e a importância da pesquisa.

Verifica a adequação do perfil da pessoa que fornecerá informações em relação ao perfil definido a partir dos objetivos da pesquisa Uma vez confirmada a adequação do perfil, inicia a coleta de dados de pesquisa, aplicando questionário ou realizando entrevista.

Aplica questionário, preenchendo as respostas manualmente ou digitando-as em computador de mão.

Realiza entrevista - com base em roteiro estruturado, semiestruturado ou não estruturado -, incentivando o entrevistado a posicionar-se e a opinar em relação aos tópicos da pesquisa Complementa os dados da pesquisa, solicitando informações demográficas e/ou socioeconômicas.

Registra as informações.

Caso faça síntese de resposta dada – principalmente nas entrevistas em profundidade -, mostra ao entrevistado a resposta registrada, solicitando a confirmação da exatidão do registro Verifica a coerência das respostas, podendo esclarecer dúvidas com a pessoa que forneceu informações Pode participar da etapa da pesquisa de verificação de consistência de dados, realizada após a coleta.

Examina erros de preenchimento e comunica-se com a pessoa que forneceu as informações, para correção ou para recuperação de informações não preenchidas Pode tabular dados de pesquisas específicas Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições que fornecem informações.

Pode fazer alterações em cadastros.

Funções do Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

O profissional Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia deve demonstrar competências pessoais, cadastrar informantes e famílias, verificar consistência da informação, participar do planejamento da atividade de campo, aplicar instrumento para pesquisa de mercado, efetuar entrevistas de opinião pública, aplicar questionários e roteiros de pesquisa.

Condições de trabalho da profissão

Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia

Um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia deve identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, cadastrar domicílios, recuperar informação não preenchida, apresentar boa dicção, demonstrar noções de microinformática, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, demonstrar paciência, evidenciar senso de organização, aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços, manter pontualidade, apresentar legibilidade de grafia, procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa, verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, esclarecer dúvidas referentes à pesquisa, verificar coerência da resposta, receber treinamento para realização da pesquisa, cumprir cronograma da pesquisa, indicar exclusão e mudanças em cadastros, registrar com fidedignidade, organizar roteiro da pesquisa, esclarecer objetivo da pesquisa, sugerir alterações em questionários, substituir domicílios amostrados e informantes, tabular dados de pesquisas específicas, demonstrar imparcialidade, demonstrar credibilidade, demonstrar objetividade na coleta de dados, demonstrar discernimento, aplicar pré-teste do questionário, identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio), efetuar pesquisa de audiência, efetuar entrevista em profundidade, corrigir informação levantada, agir com perseverança, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário, aplicar questionário de opinião, coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, cadastrar novas empresas e novas construções, demonstrar capacidade de comunicar-se, agendar entrevistas, conferir instrumentos de coleta, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Entrevistadores e recenseadores que ficou em 7.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia ficou em 4.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Entrevistadores e recenseadores 2024

O salário de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia mostrado aqui é resultado do levantamento de 867 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Entrevistadores e recenseadores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia CBO 424110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 1.904,86 1.978,69 2.792,39 9,16 8.30%
Paraná 40h 1.539,89 1.599,57 2.257,36 7,96 5.00%
Rio de Janeiro 43h 1.584,71 1.646,13 2.323,07 7,75 5.20%
Minas Gerais 44h 1.453,53 1.509,87 2.130,77 6,94 7.60%
Espírito Santo 41h 1.666,02 1.730,59 2.442,26 8,54 7.10%
Rio Grande do Sul 44h 1.554,56 1.614,81 2.278,86 7,39 4.50%
Ceará 43h 1.437,36 1.493,07 2.107,06 7,01 5.30%
Santa Catarina 42h 1.547,05 1.607,01 2.267,86 7,65 6.80%
Goiás 43h 1.663,61 1.728,08 2.438,72 7,98 5.90%
Pará 44h 1.835,10 1.906,22 2.690,12 8,70 7.70%
Pernambuco 43h 1.551,70 1.611,84 2.274,68 7,51 8.00%
Distrito Federal 43h 1.504,75 1.563,07 2.205,85 7,28 5.30%
Amazonas 43h 1.467,80 1.524,69 2.151,69 7,08 6.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia.

Dissídio de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia por cidade

Quanto ganha um Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 2.111,38 2.193,21 3.095,12 10,20 7.20%
Curitiba, PR 40 1.501,86 1.560,06 2.201,61 7,83 4.30%
Rio de Janeiro, RJ 43 1.563,66 1.624,26 2.292,20 7,64 6.90%
Belo Horizonte, MG 43 1.380,20 1.433,69 2.023,27 6,61 7.20%
Vila Velha, ES 40 1.678,42 1.743,47 2.460,44 8,75 8.30%
Barueri, SP 43 2.263,35 2.351,07 3.317,90 10,98 5.60%
Porto Alegre, RS 44 1.443,75 1.499,70 2.116,42 6,87 5.70%
São Carlos, SP 44 1.785,14 1.854,32 2.616,88 8,43 4.10%
Fortaleza, CE 42 1.447,76 1.503,87 2.122,31 7,09 7.10%
Campinas, SP 43 1.414,70 1.469,53 2.073,85 6,76 7.80%
Ribeirão Preto, SP 44 1.457,26 1.513,74 2.136,24 6,88 6.30%
Goiânia, GO 43 1.666,06 1.730,64 2.442,33 8,00 7.50%
Recife, PE 43 1.490,75 1.548,53 2.185,33 7,23 7.50%
Florianópolis, SC 44 1.488,82 1.546,52 2.182,49 7,11 6.70%
Franca, SP 44 1.442,71 1.498,63 2.114,90 6,81 4.10%
Brasília, DF 43 1.504,75 1.563,07 2.205,85 7,28 4.30%
Manaus, AM 43 1.467,80 1.524,69 2.151,69 7,08 6.30%
Cravinhos, SP 42 1.395,90 1.450,00 2.046,28 6,88 6.60%
Vitoria, ES 44 1.613,03 1.675,55 2.364,58 7,68 5.70%
Marabá, PA 44 2.247,62 2.334,73 3.294,84 10,61 6.60%
Uberlândia, MG 44 1.831,32 1.902,30 2.684,58 8,65 5.70%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Pesquisas de mercado e de opinião pública 1.524,89 1.583,99 2.235,37 7.30%
Locação de mão-de-obra temporária 2.103,48 2.185,01 3.083,55 4.60%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.668,51 1.733,18 2.445,91 5.10%
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente 1.451,85 1.508,12 2.128,30 6.70%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 1.496,56 1.554,56 2.193,84 4.10%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 1.746,12 1.813,80 2.559,68 6.10%
Agências de publicidade 1.963,59 2.039,69 2.878,47 4.90%
Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente 2.117,92 2.200,00 3.104,71 5.80%
Treinamento em informática 1.365,29 1.418,20 2.001,41 6.30%
Atividades de contabilidade 1.780,97 1.850,00 2.610,78 8.20%
Atividades de organizações associativas patronais e empresariais 1.537,28 1.596,86 2.253,53 5.10%
Estúdios cinematográficos 2.502,99 2.600,00 3.669,20 4.40%
Marketing direto 1.611,73 1.674,20 2.362,68 5.00%
Atividades de teleatendimento 1.479,89 1.537,25 2.169,41 4.10%
Perfurações e sondagens 1.903,24 1.977,00 2.790,00 7.20%
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana 1.449,81 1.506,00 2.125,31 6.50%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 1.417,80 1.472,75 2.078,39 7.60%
Atividades de rádio 1.401,68 1.456,00 2.054,75 4.20%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.685,03 1.750,33 2.470,12 8.20%
Construção de edifícios 1.444,03 1.500,00 2.116,85 7.80%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.