O dissídio de Entrevistador de Mídia 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 424110 no cargo de Entrevistador de Mídia.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 1.986,21
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
363 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.524,69
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
170 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Locação de Mão-De-Obra Temporária
R$ 2.985,24
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Pesquisas de Mercado e de Opinião Pública
602 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia realiza aplicação de questionário, utiliza roteiros para condução de entrevistas e faz uso de outros instrumentos de pesquisa, para levantamento de opiniões, de preferências, de audiência e de imagem de produtos e serviços Prepara-se para realização da pesquisa, recebendo treinamento.
Pode participar da etapa de verificação da consistência das informações coletadas Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições Atua conforme procedimentos de pesquisa e princípio de sigilo de informações e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Entrevistador de Mídia
O Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia prepara-se para participar de levantamento de dados de pesquisa de opiniões, de preferências, de audiência ou de imagem de produtos e serviços, recebendo treinamento, tomando conhecimento dos instrumentos de coleta de dados, reunindo e analisando informações disponíveis sobre o tema a ser pesquisado, e informando-se do perfil esperado da pessoa que prestará informações Verifica cronograma da pesquisa a ser seguido.
Pode aplicar pré-teste de questionário, apoiando as atividades de definição dos instrumentos de pesquisa.
Agenda dia e horário para coleta de dados Apresenta-se à pessoa que fornecerá informações, identificando-se e prestando esclarecimentos sobre o objetivo e a importância da pesquisa.
Verifica a adequação do perfil da pessoa que fornecerá informações em relação ao perfil definido a partir dos objetivos da pesquisa Uma vez confirmada a adequação do perfil, inicia a coleta de dados de pesquisa, aplicando questionário ou realizando entrevista.
Aplica questionário, preenchendo as respostas manualmente ou digitando-as em computador de mão.
Realiza entrevista - com base em roteiro estruturado, semiestruturado ou não estruturado -, incentivando o entrevistado a posicionar-se e a opinar em relação aos tópicos da pesquisa Complementa os dados da pesquisa, solicitando informações demográficas e/ou socioeconômicas.
Registra as informações.
Caso faça síntese de resposta dada – principalmente nas entrevistas em profundidade -, mostra ao entrevistado a resposta registrada, solicitando a confirmação da exatidão do registro Verifica a coerência das respostas, podendo esclarecer dúvidas com a pessoa que forneceu informações Pode participar da etapa da pesquisa de verificação de consistência de dados, realizada após a coleta.
Examina erros de preenchimento e comunica-se com a pessoa que forneceu as informações, para correção ou para recuperação de informações não preenchidas Pode tabular dados de pesquisas específicas Realiza cadastramento de pessoas, famílias, empresas e instituições que fornecem informações.
Pode fazer alterações em cadastros.
Funções do Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
O profissional Entrevistador de Mídia deve aplicar questionários e roteiros de pesquisa, participar do planejamento da atividade de campo, aplicar instrumento para pesquisa de mercado, demonstrar competências pessoais, cadastrar informantes e famílias, efetuar entrevistas de opinião pública, verificar consistência da informação.
Condições de trabalho da profissão
Entrevistadores e recenseadores os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em instituições, empresas e organizações de pesquisas amostrais, de opinião, de mercado, de produtos e serviços, de preços, entre outros. Geralmente, atuam na condição de autônomos ou por conta própria. No caso do entrevistador social predomina a posição de empregado com carteira, ou acesso via provimento em concurso público. Trabalham, predominantemente, em equipe, sob supervisão permanente, a céu aberto, em horários irregulares, sob a forma de trabalho presencial. No caso do entrevistador social o trabalho é realizado sob supervisão ocasional, predominantemente em ambiente fechado e em período diurno.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médio concluído, não sendo requeridos cursos de qualificação e tempo de experiência profissional. No caso do entrevistador social, além das especificações listadas acima, é exigido curso básico de até 200 horas.
Atividades exercidas por um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia
Um Entrevistador de pesquisa de opinião e mídia deve registrar com fidedignidade, aplicar questionário de opinião, substituir domicílios amostrados e informantes, verificar coerência da resposta, corrigir informação levantada, demonstrar credibilidade, instituir entrevistado sobre autopreenchimento do questionário, aplicar questionário de pesquisa de imagem de produtos e serviços, efetuar entrevista em profundidade, agir com perseverança, demonstrar objetividade na coleta de dados, cadastrar domicílios, preencher questionário/ formulário manual e digitalmente, evidenciar senso de organização, demonstrar discernimento, aplicar pré-teste do questionário, evidenciar cordialidade no trato com as pessoas, manter pontualidade, esclarecer objetivo da pesquisa, recuperar informação não preenchida, identificar correspondente na empresa (instituição e domicílio), procurar entrevistado conforme perfil da pesquisa, tabular dados de pesquisas específicas, receber treinamento para realização da pesquisa, cumprir cronograma da pesquisa, esclarecer dúvidas referentes à pesquisa, organizar roteiro da pesquisa, conferir instrumentos de coleta, demonstrar capacidade de comunicar-se, sugerir alterações em questionários, verificar erros de preenchimento em questionários/formulários, indicar exclusão e mudanças em cadastros, verificar adequação do entrevistado aos objetivos da pesquisa, coletar informações socioeconômicas, em empresas, instituições e domicílios, demonstrar noções de microinformática, demonstrar paciência, efetuar pesquisa de audiência, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, efetuar pesquisa e coleta de dados, por telefone, apresentar legibilidade de grafia, identificar-se junto ao entrevistado/ responsável familiar, cadastrar novas empresas e novas construções, apresentar boa dicção, demonstrar imparcialidade, agendar entrevistas.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Entrevistador de Mídia ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Entrevistador de Mídia e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Entrevistadores e recenseadores que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Entrevistador de Mídia em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Entrevistador de Mídia ficou em 8.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 16,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Entrevistadores e recenseadores 2025
O salário de Entrevistador de Mídia mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.017 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Entrevistadores e recenseadores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Entrevistador de Mídia com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Coletador de Preços
- Entrevistador de Campo
- Escriturário em Estatística
- Entrevistador de Pesquisa em Profundidade
- Entrevistador de Preços
- Entrevistador de Pesquisa de Opinião e Mídia
- Entrevistador Censitário e de Pesquisas Amostrais
- Entrevistador de Pesquisas de Mercado
- Agente de Pesquisa
- Agente de Coleta ( Censo e Pesquisas Amostrais)