O dissídio de Engenheiro de Manutenção de Veículos 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 214410 no cargo de Engenheiro de Manutenção de Veículos.

Estado com maior salário médio

Bahia

R$ 13.666,30

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

430 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Caetano do Sul - SP

R$ 14.596,61

Cidade que mais contrata

São Bernardo do Campo - SP

215 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Engenheiro mecânico automotivo planeja, projeta, desenvolve e testa motores, sistemas de transmissão, direção, suspensão e freios, estruturas e outros elementos mecânicos de veículos automotores, considerando conceitos e “design” automotivos, realizando cálculos complexos, elaborando desenhos técnicos detalhados, especificando materiais e componentes de projeto, e aplicando conhecimentos do campo de engenharia mecânica automotiva Pesquisa novas tecnologias e materiais automotivos.

Desenvolve processos de fabricação de artefatos mecânicos automotivos Implementa serviços de manutenção de artefatos Coordena atividades e assessora equipes de trabalho.

Pode supervisionar equipes de projeto Elabora documentação técnica Atua de acordo com princípios de ética profissional.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Engenheiro de Manutenção de Veículos

O Engenheiro mecânico automotivo pesquisa novas tecnologias e materiais automotivos, consulta literatura e normas técnicas, busca obter informações de fornecedores e requisitos de clientes e analisa produtos similares, a fim de levantar subsídios para elaboração de projetos Pesquisa aplicações automotivas computadorizadas, como telemetria, sistemas de transporte inteligentes, inteligência artificial e controle automático.

Planeja e projeta motores, sistemas de transmissão, direção, suspensão e freios, estruturas e outros elementos mecânicos de veículos automotores (artefatos mecânicos automotivos), considerando conceitos e “design” automotivos, definindo premissas de projeto, fazendo cálculos, e especificando elementos de projeto e materiais.

Define aplicações de materiais leves - como alumínio, liga de magnésio ou plástico -, para melhorar a eficiência do combustível Utiliza tecnologia de CAD-Desenho Assistido por Computador (Computer Aided Design).

Analisa viabilidade financeira e impactos socioambientais de projetos Elabora cronogramas de trabalho.

Atua em equipes multidisciplinares nas atividades relacionadas a projetos.

Pode projetar sistemas e algoritmos de controle para fins de gerenciamento de energia automotiva e emissões, aumento de segurança, e melhoria de desempenho operacional de veículos automotores Desenvolve projetos de artefatos mecânicos automotivos, elaborando desenhos executivos, realizando simulações (inclusive com uso de computadores), e criando protótipos.

Define processos de fabricação mecânica.

Implementa tecnologias automotivas verdes, envolvendo combustíveis alternativos, carros elétricos ou híbridos e veículos mais leves e eficientes em relação ao consumo de combustível Testa artefatos mecânicos automotivos, estabelecendo variáveis e valores de controle e selecionando equipamentos de medição Instala, calibra e ajusta equipamentos de teste.

Estabelece condições operacionais de teste e de calibração de sistemas automotivos Mede variáveis durante operações de teste e avalia resultados Analisa sistemas automotivos, considerando aspectos de aerodinâmica, ergonomia, potência e segurança, dentre outros.

Desenvolve processos de fabricação de artefatos mecânicos automotivos, definindo etapas de fabricação e controlando processo produtivo e qualidade do produto Recomenda alterações de variáveis de processo produtivo e de produto e de leiaute de instalações de fabricação e de montagem de veículos automotores.

Implementa serviços de manutenção de artefatos mecânicos automotivos, definindo infraestrutura de serviços, implantando sistemas de controle de desempenho de equipamentos, inspecionando e coletando dados técnicos de funcionamento Classifica manutenção por nível de complexidade e realiza ações de manutenção Executa análise de falhas em veículos automotores.

Adapta elementos mecânicos de veículos automotores, para aplicações nacionais Coordena atividades técnicas, definindo escopo e equipe de trabalho Coordena equipes e logística de recursos.

Pode supervisionar equipes de projeto Capacita pessoas Gerencia recursos financeiros.

Avalia resultados de atividades Assessora equipes de trabalho, prestando consultoria e suporte técnico Faz perícia técnica Colabora na elaboração de aplicativos (“softwares”) específicos Profere palestras.

Participa de auditoria de sistemas de gestão integrada de QSMS-Qualidade, Segurança, Meio ambiente e Saúde Elabora normas e manuais técnicos, metodologias de testes, padrões e procedimentos técnicos e operacionais, especificações técnicas, relatórios e laudos técnicos, artigos técnicos, planos de manutenção preventiva e preditiva, entre outros documentos técnicos Codifica artefatos mecânicos automotivos Elabora conteúdo técnico para contratação de bens e serviços Atua com ética profissional em todas as atividades Aplica normas e segue preceitos de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental, na elaboração de projetos, na supervisão de equipes, e nas demais atividades.

Funções do Engenheiro mecânico automotivo

O profissional Engenheiro de Manutenção de Veículos deve implementar atividades de manutenção, demonstrar competências pessoais, projetar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, assessorar atividades técnicas, desenvolver processos de fabricação, testar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, coordenar atividades técnicas, elaborar documentação técnica.

Condições de trabalho da profissão

Engenheiros mecânicos trabalham nos setores industrial e de serviços. Na indústria, são empregados principalmente na metalurgia básica, fabricação de máquinas, equipamentos e veículos automotores, mas podem atuar em outros ramos industriais, tais como alimentos, têxtil e confecções, entre outros. Trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional. Seu vínculo mais comum é como assalariado de carteira assinada, nas esferas pública e privada. Também são encontrados em universidades e institutos de pesquisa e, nesses casos, são classificados como pesquisadores e professores.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Engenheiro mecânico automotivo

Um Engenheiro mecânico automotivo deve demonstrar atenção difusa, medir variáveis durante operação, aferir equipamentos de teste, assessorar elaboração de aplicativos específicos (softwares), elaborar planos de manutenção preventiva e preditiva, prestar suporte técnico, consultar fornecedores, definir escopo de trabalho, consultar produtos similares, usar epi, instalar equipamentos de teste, inspecionar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, coordenar equipe de trabalho, elaborar especificações técnicas, elaborar relatórios e laudos técnicos, realizar manutenções, demonstrar orientação espacial, contornar situações adversas, proferir palestras, avaliar resultados de teste de sistemas, conjuntos mecânicos, componenentes e ferramentas, ajustar equipamentos de teste (calibar), coletar dados técnicos de funcionamento de sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentais, avaliar resultado de atividades, definir equipe de trabalho, demonstrar capacidade retórica, elaborar padrões e procedimentos técnicos e operacionais, coordenar logística de recursos, gerir recursos financeiros, capacitar pessoal, consultar literatura técnica, estabelecer condições operacionais de teste, definir sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, analisar impactos socioambientais de projeto, demonstrar capacidade de liderança, definir cronograma de trabalho, estabelecer variáveis e valores de controle, elaborar normas e manuais técnicos, trabalhar em equipe, especificar materiais, pesquisar novas tecnologias, demostrar capacidade de negociação, elaborar artigos técnicos, controlar processo produtivo, prestar consultoria técnica, administrar conflitos, elaborar teor técnico em contratação de bens e serviços, indicar alterações de instalações de fabricação (leiaute), especificar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, codificar sistemas, conjuntos mecânicos e componentes e ferramentas, desenhar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, participar de auditoria de qsms, especificar limites de referência (premissas), implantar sistemas de controle de desempenho de equipamento, selecionar equipamentos de medição, elaborar metodologias de testes, demonstrar raciocínio lógico, classificar manutenção por nível de complexidade, analisar viabilidade financeira do projeto, definir etapas de fabricação, demonstrar raciocínio analítico, calcular sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, indicar alterações de variáveis de processo produtivo, controlar qualidade de produto, realizar perícia técnica em sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, criar protótipos, indicar alterações de sistemas, conjuntos mecânicas, componentes e ferramentas.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Engenheiro de Manutenção de Veículos ficou em 5.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Engenheiro de Manutenção de Veículos e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Engenheiros mecânicos que ficou em 5.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Engenheiro de Manutenção de Veículos em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Engenheiro de Manutenção de Veículos ficou em 5.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 38,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Engenheiros mecânicos 2024

O salário de Engenheiro de Manutenção de Veículos mostrado aqui é resultado do levantamento de 899 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Engenheiros mecânicos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Engenheiro de Manutenção de Veículos com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Engenheiro de Manutenção de Veículos CBO 214410 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Engenheiro de Manutenção de Veículos em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Engenheiro de Manutenção de Veículos por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 41h 10.499,99 10.906,93 15.392,19 52,96 6.40%
Paraná 41h 10.218,09 10.614,11 14.978,95 51,41 6.10%
Rio de Janeiro 42h 9.602,13 9.974,28 14.076,00 47,57 6.60%
Minas Gerais 43h 5.912,34 6.141,49 8.667,05 28,61 6.30%
Bahia 41h 13.156,40 13.666,30 19.286,29 67,30 7.50%
Santa Catarina 44h 5.344,62 5.551,76 7.834,82 25,24 4.10%
Espírito Santo 43h 9.405,92 9.770,47 13.788,38 44,96 6.20%
Mato Grosso 44h 6.070,71 6.305,99 8.899,20 28,66 6.40%
Goiás 44h 7.526,90 7.818,62 11.033,86 35,92 5.60%
Mato Grosso do Sul 44h 6.875,61 7.142,08 10.079,12 32,71 7.10%
Rio Grande do Sul 42h 7.133,26 7.409,73 10.456,83 35,28 4.40%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Engenheiro de Manutenção de Veículos.

Dissídio de Engenheiro de Manutenção de Veículos por cidade

Quanto ganha um Engenheiro de Manutenção de Veículos nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Engenheiro de Manutenção de Veículos na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Bernardo do Campo, SP 40 10.397,54 10.800,52 15.242,01 53,72 7.50%
Curitiba, PR 42 12.262,10 12.737,35 17.975,32 60,78 6.10%
São José dos Pinhais, PR 40 8.118,81 8.433,47 11.901,57 42,09 5.00%
Resende, RJ 42 9.076,65 9.428,44 13.305,69 44,67 5.90%
São Caetano do Sul, SP 40 14.052,00 14.596,61 20.599,18 72,81 5.80%
São Paulo, SP 42 9.148,93 9.503,52 13.411,65 45,00 4.70%
Camaçari, BA 40 12.892,85 13.392,54 18.899,95 66,56 7.40%
Indaiatuba, SP 40 12.050,95 12.518,01 17.665,79 62,28 4.60%
Ponta Grossa, PR 44 10.245,26 10.642,33 15.018,78 48,74 6.10%
Rio de Janeiro, RJ 41 12.988,28 13.491,67 19.039,84 66,35 5.50%
Lençóis Paulista, SP 44 7.151,03 7.428,18 10.482,87 33,76 4.50%
Lucas do Rio Verde, MT 44 5.591,77 5.808,49 8.197,11 26,40 4.90%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Engenheiro de Manutenção de Veículos. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Engenheiro de Manutenção de Veículos no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Fabricação de caminhões e ônibus 11.010,07 11.436,79 16.139,94 6.00%
Fabricação de automóveis, camionetas e utilitários 10.646,39 11.059,02 15.606,81 7.30%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 10.265,95 10.663,83 15.049,12 5.20%
Serviços de engenharia 11.842,53 12.301,51 17.360,26 5.00%
Testes e análises técnicas 9.729,49 10.106,58 14.262,71 4.40%
Fabricação de outras peças e acessórios para veículos automotores não especificadas anteriormente 9.805,57 10.185,61 14.374,24 5.80%
Serviços de desenho técnico relacionados à arquitetura e engenharia 8.253,90 8.573,80 12.099,60 5.30%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.688,44 1.753,88 2.475,12 4.20%
Fabricação de álcool 12.891,70 13.391,35 18.898,27 6.20%
Frigorífico - abate de suínos 5.930,86 6.160,72 8.694,19 7.10%
Fabricação de material elétrico e eletrônico para veículos automotores, exceto baterias 9.941,90 10.327,21 14.574,08 5.50%
Abate de aves 5.778,74 6.002,71 8.471,20 6.00%
Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores 2.303,91 2.393,20 3.377,36 7.80%
Comércio por atacado de automóveis, camionetas e utilitários novos e usados 10.942,21 11.366,30 16.040,46 5.30%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 2.672,52 2.776,10 3.917,72 7.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 8.398,26 8.723,75 12.311,22 6.30%
Fabricação de motores para automóveis, camionetas e utilitários 8.250,49 8.570,25 12.094,59 4.40%
Fabricação de açúcar em bruto 16.259,13 16.889,28 23.834,66 6.50%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 4.204,76 4.367,73 6.163,87 4.10%
Atividades de apoio à produção florestal 7.328,26 7.612,29 10.742,69 4.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.