O dissídio de Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 950110 no cargo de Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 5.306,36
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.965 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Joinville - SC
R$ 7.122,50
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
790 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de manutenção eletromecânica industrial, comercial e predial supervisiona atividades de manutenção eletromecânica nas áreas industrial, comercial e predial Planeja as atividades, interpretando ordens de serviço, especificações, desenhos, esquemas e diagramas.
Promove melhorias e inovações tecnológicas, no âmbito da manutenção eletromecânica Elabora documentação técnica relacionada às atividades Administra equipes de profissionais, metas e resultados.
Elabora orçamentos para manutenção Cumpre procedimentos e normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica
O Supervisor de manutenção eletromecânica industrial, comercial e predial planeja as atividades de manutenção eletromecânica, interpretando ordens de serviço, especificações, desenhos, esquemas e diagramas Estabelece as prioridades para os trabalhos de manutenção.
Dimensiona as equipes de trabalho.
Define o cronograma de atividades Estabelece a logística de manutenção, avaliando os riscos envolvidos.
Seleciona componentes eletromecânicos e material de consumo Estabelece ações de contingência.
Supervisiona o processo de manutenção eletromecânica, acompanhando itens de controle, interpretando dados estatísticos do processo de manutenção e verificando “in loco” as atividades.
Avalia as causas potenciais de problemas e propõe soluções para o processo de manutenção Estabelece formas de controle da vida útil de componentes eletromecânicos.
Realiza a inspeção sensitiva, utilizando instrumentos, equipamentos específicos e outros meios, para avaliar as condições de máquinas e equipamentos em relação aos procedimentos de manutenção, à segurança dos profissionais envolvidos nas operações e aos impactos ao meio ambiente.
Promove melhorias e inovações tecnológicas no processo de manutenção eletromecânica, propondo aperfeiçoamentos em etapas de processos para redução de custos e de tempo de manutenção e sugerindo aprimoramentos na execução de projetos de novas instalações e equipamentos eletromecânicos Busca inovações, pesquisando novos equipamentos, ferramentas, materiais e sistemas Incorpora recursos fundamentados em tecnologias digitais, desenvolvendo – no âmbito da manutenção eletromecânica – planos de modernização tecnológica.
Prepara documentação técnica, emitindo pareceres técnicos, redigindo procedimentos operacionais de manutenção e fazendo relatórios de atividades de manutenção Elabora gráficos de monitoramento dos sistemas eletromecânicos Faz organograma do setor.
Redige solicitações de recursos e materiais Registra reuniões, em atas, e atividades de manutenção, em documentos específicos.
Administra metas e resultados da manutenção eletromecânica, comparando os resultados alcançados com as metas planejadas Controla o cumprimento de cronogramas de manutenção preditiva e preventiva Avalia a satisfação dos clientes.
Administra equipes de manutenção eletromecânica, selecionando profissionais para compor a equipe permanente Realiza contratações, promoções, transferências e demissões Distribui atribuições e atividades.
Programa férias, folgas e jornadas extras de trabalho Avalia o desempenho de cada um dos profissionais, identificando necessidades de treinamento Conduz ou organiza treinamento para as equipes em técnicas de segurança, manutenção, procedimentos operacionais e uso de equipamentos.
Participa do processo de seleção e contratação de serviços terceirizados de manutenção Colabora na gestão de contratos de serviços terceirizados, zelando pelo cumprimento das cláusulas contratuais e avaliando a qualidade dos serviços prestados Elabora orçamento para a manutenção eletromecânica Calcula custos, estudando alternativas para reduzi-los Identifica necessidade de investimentos de curto, médio e longo prazo.
Avalia prioridades para investimento Controla estoques de insumos e material Requisita aquisição, em caráter emergencial e para reposição de estoques Coordena e realiza trabalhos zelando pelas normas ambientais Controla a destinação de materiais para reciclagem e orienta a seleção e o acondicionamento de resíduos para descarte Zela pela segurança, assegurando o cumprimento de normas, utilizando e monitorando o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) Participa na identificação de áreas de riscos de acidentes e providencia a eliminação das condições inseguras.
Funções do Supervisor de manutenção eletromecânica industrial, comercial e predial
O profissional Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica deve elaborar orçamento para manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, planejar as atividades de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, controlar o processo de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, demonstrar competências pessoais, administrar equipes de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, zelar pela segurança, saúde e meio ambiente, administrar metas e resultados de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, elaborar documentação técnica.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas, têxteis, de metalurgia básica, químicos, de borracha e plástico. Os profissionais são assalariados com carteira assinada e trabalham em equipe, com supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado e a céu aberto, em rodízio de turnos (diurno/noturno). Trabalham sob pressão, o que pode levá-los à situação de estresse e, em algumas atividades, permanecem expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e periculosidade.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Supervisor de manutenção eletromecânica industrial, comercial e predial
Um Supervisor de manutenção eletromecânica industrial, comercial e predial deve avaliar prioridades de investimento, avaliar riscos de manutenção, estabelecer cronograma de atividades, elaborar pareceres técnicos, avaliar satisfação dos clientes, identificar necessidades de investimento de curto e longo prazos, elaborar gráficos de monitoramento dos sistemas, elaborar organogramas da área de manutenção, disseminar normas de segurança, saúde e meio ambiente, demonstrar flexibilidade, elaborar relatório de atividades de manutenção, antecipar eventos e ações, cumprir cronograma de manutenção preditiva e preventiva, interpretar dados estatísticos do processo de manutenção, demonstrar raciocínio lógico, registrar informes e atas de reuniões de manutenção, liderar equipe, interpretar desenhos, esquemas e diagramas, requisitar componentes eletroeletrônicos e material de consumo, participar de eventos de segurança, saúde e meio ambiente, acompanhar itens de controle, controlar estoques de insumos e material, identificar as necessidades de manutenção, demonstrar senso de organização, redigir procedimentos operacionais de manutenção, distribuir atribuições e atividades, controlar a vida útil dos componentes eletroeletrônicos, calcular custos de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial, inspecionar sensitivamente condições das máquinas e equipamentos, identificar necessidades de treinamento, estabelecer ações de contingência, redigir solicitações de recursos e materiais, dimensionar equipes de trabalho, avaliar causas potenciais de problemas, cumprir normas técnicas, estabelecer logística de manutenção, identificar condições inseguras, programar férias, folgas e jornadas extras de trabalho, estudar alternativas de redução de custo, assegurar cumprimento de normas de segurança e ambiental, fixar metas, estabelecer prioridades de manutenção, propor soluções para o processo de manutenção, avaliar o desempenho profissional, mediar trabalhos da equipe, verificar as atividades de manutenção, providenciar a eliminação das condições inseguras, demonstrar autocontrole, comparar resultados de manutenção com os resultados estabelecidos, negociar prazos, valores, metas e procedimentos, selecionar profissionais e serviços terceirizados, comunicar-se com eficiência, registrar as atividades de manutenção, planejar autodesenvolvimento profissional, demonstrar imparcialidade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial que ficou em 5.20% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica ficou em 4.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 32,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial 2024
O salário de Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica mostrado aqui é resultado do levantamento de 5943 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de manutenção eletroeletrônica industrial, comercial e predial que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Mestre de Manutenção Elétrica (alta Tensão)
- Supervisor de Manutenção Eletromecânica Industrial
- Supervisor de Manutenção Elétrica de Alta Tensão Industrial
- Encarregado Eletromecânico de Instalações
- Mestre de Manutenção Elétrica e Equipamentos
- Mestre de Manutenção Eletromecânica de Equipamentos
- Mestre de Manutenção Eletromecânica
- Chefe de Manutenção Eletromecânica
- Encarregado Eletricista de Instalações
- Coordenador Técnico de Eletromecânica
Valor do salário na CCT 2024 de Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 5.108,38 | 5.306,36 | 7.488,50 | 24,34 | 7.60% |
Minas Gerais | 44h | 4.782,57 | 4.967,92 | 7.010,88 | 22,78 | 6.10% |
Rio de Janeiro | 43h | 4.806,23 | 4.992,51 | 7.045,58 | 23,15 | 4.90% |
Paraná | 43h | 4.770,58 | 4.955,48 | 6.993,32 | 22,86 | 5.30% |
Santa Catarina | 44h | 4.094,94 | 4.253,65 | 6.002,87 | 19,53 | 4.20% |
Pará | 43h | 4.912,08 | 5.102,45 | 7.200,74 | 23,51 | 7.00% |
Goiás | 43h | 4.426,95 | 4.598,52 | 6.489,57 | 21,32 | 4.50% |
Rio Grande do Sul | 44h | 4.383,40 | 4.553,29 | 6.425,74 | 20,93 | 5.20% |
Bahia | 43h | 4.522,18 | 4.697,45 | 6.629,18 | 21,72 | 4.70% |
Espírito Santo | 43h | 4.949,06 | 5.140,87 | 7.254,95 | 23,83 | 7.00% |
Distrito Federal | 43h | 2.842,43 | 2.952,60 | 4.166,79 | 13,64 | 4.60% |
Ceará | 44h | 4.502,36 | 4.676,86 | 6.600,12 | 21,50 | 6.60% |
Pernambuco | 44h | 4.175,04 | 4.336,86 | 6.120,30 | 19,94 | 6.80% |
Maranhão | 44h | 4.039,44 | 4.196,00 | 5.921,52 | 19,23 | 8.20% |
Mato Grosso | 43h | 4.803,74 | 4.989,92 | 7.041,93 | 23,08 | 5.30% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 4.440,27 | 4.612,36 | 6.509,10 | 21,10 | 6.70% |
Rio Grande do Norte | 43h | 4.075,57 | 4.233,53 | 5.974,48 | 19,84 | 6.20% |
Amazonas | 44h | 5.090,86 | 5.288,17 | 7.462,82 | 24,20 | 5.60% |
Paraíba | 44h | 2.952,75 | 3.067,19 | 4.328,51 | 14,08 | 7.10% |
Rondônia | 44h | 2.205,04 | 2.290,50 | 3.232,42 | 10,44 | 4.60% |
Piauí | 43h | 3.356,17 | 3.486,25 | 4.919,90 | 16,09 | 7.90% |
Alagoas | 44h | 4.370,75 | 4.540,15 | 6.407,19 | 20,73 | 7.70% |
Sergipe | 43h | 4.582,60 | 4.760,21 | 6.717,75 | 21,95 | 8.10% |
Amapá | 39h | 2.275,80 | 2.364,00 | 3.336,15 | 12,28 | 7.50% |
Tocantins | 44h | 2.767,63 | 2.874,90 | 4.057,15 | 13,07 | 5.80% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica. |
Dissídio de Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 44 | 5.035,95 | 5.231,13 | 7.382,33 | 24,02 | 7.70% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 4.867,96 | 5.056,63 | 7.136,06 | 23,61 | 5.80% |
Belo Horizonte, MG | 43 | 4.331,36 | 4.499,23 | 6.349,45 | 20,72 | 6.40% |
Brasília, DF | 43 | 2.842,43 | 2.952,60 | 4.166,79 | 13,64 | 5.90% |
Campinas, SP | 44 | 5.019,83 | 5.214,39 | 7.358,70 | 23,80 | 7.10% |
Barueri, SP | 44 | 3.898,02 | 4.049,10 | 5.714,21 | 18,58 | 4.90% |
Curitiba, PR | 44 | 4.624,59 | 4.803,82 | 6.779,30 | 22,06 | 5.10% |
São Jose, SC | 43 | 2.831,98 | 2.941,74 | 4.151,47 | 13,56 | 6.40% |
Conceição do Mato Dentro, MG | 44 | 4.792,61 | 4.978,36 | 7.025,61 | 22,63 | 8.30% |
Canaã dos Carajás, PA | 44 | 4.705,33 | 4.887,70 | 6.897,67 | 22,24 | 4.70% |
Fortaleza, CE | 43 | 4.202,22 | 4.365,09 | 6.160,15 | 20,12 | 6.40% |
São Luís, MA | 44 | 3.814,66 | 3.962,50 | 5.592,00 | 18,18 | 7.30% |
Volta Redonda, RJ | 44 | 4.394,61 | 4.564,93 | 6.442,17 | 20,75 | 5.80% |
Salvador, BA | 43 | 4.733,78 | 4.917,25 | 6.939,37 | 22,77 | 7.70% |
Aracruz, ES | 44 | 5.681,44 | 5.901,63 | 8.328,56 | 26,98 | 5.30% |
Sorocaba, SP | 44 | 5.691,23 | 5.911,81 | 8.342,92 | 27,04 | 8.10% |
Nova Lima, MG | 44 | 5.849,57 | 6.076,28 | 8.575,03 | 27,80 | 4.50% |
Contagem, MG | 44 | 4.055,65 | 4.212,84 | 5.945,29 | 19,24 | 7.00% |
Ipatinga, MG | 43 | 5.389,41 | 5.598,29 | 7.900,48 | 25,81 | 6.70% |
Goiânia, GO | 42 | 3.687,50 | 3.830,42 | 5.405,60 | 18,14 | 8.20% |
Vitoria, ES | 43 | 3.675,63 | 3.818,09 | 5.388,20 | 17,65 | 7.50% |
Serra, ES | 42 | 4.799,10 | 4.985,10 | 7.035,12 | 23,86 | 4.50% |
Porto Alegre, RS | 43 | 4.628,34 | 4.807,72 | 6.784,80 | 22,25 | 4.90% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 6.623,58 | 6.880,29 | 9.709,68 | 31,80 | 4.80% |
Manaus, AM | 44 | 5.164,56 | 5.364,72 | 7.570,85 | 24,55 | 5.60% |
Recife, PE | 44 | 4.270,94 | 4.436,47 | 6.260,88 | 20,36 | 5.30% |
Aparecida de Goiânia, GO | 43 | 3.359,81 | 3.490,03 | 4.925,23 | 16,41 | 5.50% |
Santo André, SP | 44 | 3.934,25 | 4.086,73 | 5.767,31 | 18,67 | 6.40% |
Santos, SP | 44 | 3.713,60 | 3.857,53 | 5.443,86 | 17,63 | 6.60% |
Parauapebas, PA | 44 | 4.723,85 | 4.906,94 | 6.924,82 | 22,55 | 5.40% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Encarregado de Turno de Manutenção Eletromecânica no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Instalação e manutenção elétrica | 4.105,94 | 4.265,07 | 6.019,00 | 7.80% | |
Construção de edifícios | 4.157,64 | 4.318,78 | 6.094,79 | 4.90% | |
Serviços de engenharia | 3.890,98 | 4.041,79 | 5.703,89 | 5.50% | |
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração | 3.955,41 | 4.108,71 | 5.798,33 | 7.00% | |
Montagem de estruturas metálicas | 4.696,96 | 4.879,00 | 6.885,39 | 5.90% | |
Condomínios prediais | 4.594,17 | 4.772,23 | 6.734,72 | 5.80% | |
Obras de montagem industrial | 5.492,96 | 5.705,86 | 8.052,27 | 5.70% | |
Construção de estações e redes de distribuição de energia elétrica | 3.247,68 | 3.373,55 | 4.760,85 | 7.80% | |
Hotéis | 3.302,01 | 3.429,98 | 4.840,50 | 5.20% | |
Instalação de máquinas e equipamentos industriais | 4.122,77 | 4.282,56 | 6.043,67 | 5.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 3.441,97 | 3.575,37 | 5.045,67 | 4.70% | |
Fabricação de obras de caldeiraria pesada | 4.271,10 | 4.436,64 | 6.261,11 | 8.20% | |
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas | 3.453,92 | 3.587,78 | 5.063,19 | 5.30% | |
Serviços de usinagem, tornearia e solda | 5.397,71 | 5.606,91 | 7.912,64 | 4.40% | |
Fabricação de cervejas e chopes | 7.119,18 | 7.395,09 | 10.436,18 | 7.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.925,79 | 4.077,94 | 5.754,91 | 5.00% | |
Gestão e administração da propriedade imobiliária | 3.430,97 | 3.563,94 | 5.029,54 | 6.70% | |
Serviços de telefonia fixa comutada - stfc | 3.395,44 | 3.527,04 | 4.977,46 | 4.60% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 4.651,72 | 4.832,00 | 6.819,07 | 4.40% | |
Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências | 4.536,35 | 4.712,16 | 6.649,94 | 5.90% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |