O dissídio de Encarregado de Supermercado 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142305 no cargo de Encarregado de Supermercado.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 8.066,96
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
29.877 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 2.429,53
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
14.150 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Hotéis
R$ 48.533,15
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios
5.036 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente comercial Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Define metas de negócios Elabora e gerencia planos e atividades da equipe Implementa e coordena o desenvolvimento de atividades comerciais, considerando indicadores referentes a previsão e processo de vendas, de pesquisa de mercado e clientes, de produtividade, competitividade e qualidade.
Aplica métricas de comercialização, técnicas de comunicação, elabora documentos Promove e coordena a realização de pesquisas de demandas e de mercado Assessora diretoria e setores da organização.
Assegura a conformidade legal do processo Atua conforme normas e procedimentos da área, de saúde e segurança no trabalho, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Encarregado de Supermercado
O Gerente comercial planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia processos de comercialização de empresas, organizações, instituições, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral Elabora plano estratégico de negócios.
Atua em conjunto com equipes de marketing, vendas e pós-venda, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Elabora plano estratégico de negócios, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo políticas e procedimentos de comercialização e comunicação, promovendo a realização de pesquisas de demandas e de mercado Implementa, coordena e avalia o plano estratégico, aplicando métricas de comercialização, definindo ações para promoção da imagem institucional, identificando necessidades de recursos, elaborando orçamentos.
Gerencia o desenvolvimento do processo de comercialização, considerando implementação de serviços de atendimento ao cliente, eventos de negócios e campanhas publicitárias e de vendas, negociação com clientes, programas e ações de fidelização de clientes, contratação de serviços de terceiros Coordena e avalia as atividades de negócios, monitorando e analisando metas e indicadores de desempenho, contratos comerciais, a participação da empresa e de produtos no mercado, o relacionamento com clientes internos e externos, o nível de competitividade, a produtividade e qualidade do processo de comercialização.
Verifica os resultados e metas das equipes de marketing e de vendas.
Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, elaborando relatórios, comunicados, requisitos, normas e procedimentos Administra recursos materiais e financeiros, captando recursos, administrando orçamentos, otimizando custos e recursos, autorizando pagamentos, gerindo lucratividade.
Administra força de trabalho da gerência comercial, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, avaliando desempenho e resultados, medindo o nível de satisfação da equipe, detectando necessidades de capacitação e atualização, definindo contratação de pessoal.
Analisa currículos de candidatos e realiza entrevista Delega atribuições e gerencia remanejamentos para suprir cargos e funções Promove estratégias para autodesenvolvimento da equipe, a realização de pesquisas na área, a utilização de tecnologias de informação e comunicação, incentivando a prática de valores corporativos.
Pode propor a realização de cursos e programas de capacitação Realiza e participa de eventos da área como feiras, convenções, congressos, seminários, entre outros Pode representar publicamente a empresa.
Propõe e gerencia a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área de administração de pessoas da área comercial Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, orçamentos, entre outros.
Assegura a conformidade legal na gestão dos processos de comercialização e a proteção de dados pessoais de clientes Cumpre prazos estabelecidos Provê meios para a garantia de segurança e saúde no trabalho, de qualidade e de conservação ambiental.
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Funções do Gerente comercial
O profissional Encarregado de Supermercado deve demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, gerenciar recursos humanos, administrar recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Gerente comercial
Um Gerente comercial deve pesquisar mercado, planejar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), demonstrar habilidades comunicativas, administrar orçamentos, atender a auditoria interna e externa, elaborar orçamentos, definir perfis profissionais, monitorar a execução de serviços de terceiros, pensar estrategicamente, estabelecer metas e indicadores de desempenho, coordenar execução de campanhas publicitárias e promoções, revisar planos, listar atividades de cargos / funções, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, liderar pessoas, demonstrar capacidade de síntese, gerir lucratividade, gerir nível de satisfação do cliente, avaliar desempenho, tomar decisões, redigir comunicados, requisitos, normas e/ou procedimentos, gerenciar equipes, monitorar metas e indicadores de desempenho, agir com empatia, planejar campanhas publicitárias, analisar tendências do mercado, contratar serviços de terceiros, demonstrar capacidade de organização, implementar campanhas institucionais e publicitárias, estabelecer política comercial, negociar com clientes, demonstrar flexibilidade, cobrar resultados da equipe, autorizar pagamentos, criar programas e ações de fidelização de clientes, implementar serviços de atendimento a clientes, otimizar custos e recursos, entrevistar candidatos, captar recursos, formular plano de incentivos, identificar necessidade de contratação de pessoal, detectar necessidades de capacitação profissional, dar suporte na elaboração das metas orçamentárias, trabalhar em equipe, acompanhar atuação da concorrência, dimensionar equipe, demonstrar visão sistêmica, realizar ações para ampliação de participação no mercado, monitorar relacionamento com clientes internos e externos, elaborar relatórios, representar empresa publicamente, coordenar serviços de atendimento a clientes, monitorar contratos, delegar atribuições, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, negociar condições e prioridades de projetos, realizar eventos (feiras, convenções, congressos, seminários), demonstrar capacidade de abstração, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar criatividade, examinar currículos, avaliar nível de satisfação da equipe, identificar necessidade de recursos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, gerenciar remanejamentos, saber ouvir, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, realizar campanhas de vendas, demonstrar capacidade de negociação.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Encarregado de Supermercado ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado de Supermercado e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado de Supermercado em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Encarregado de Supermercado ficou em 5.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025
O salário de Encarregado de Supermercado mostrado aqui é resultado do levantamento de 91.535 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado de Supermercado com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: