O dissídio de Encarregado de Conservação de Vias Permanentes 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 910905 no cargo de Encarregado de Conservação de Vias Permanentes.
Estado com maior salário médio
Minas Gerais
R$ 4.422,03
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
247 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 3.837,34
Cidade que mais contrata
Curitiba - PR
73 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Supervisor de reparos linhas férreas supervisiona e coordena serviços de reparos de vias permanentes do transporte ferroviário - de longas distâncias e/ou de âmbito urbano - e do transporte metroviário, verificando a conservação da infraestrutura das vias, inspecionando elementos superficiais ou da superestrutura – tais como trilhos, dormentes e junções, identificando causas de defeitos e falhas em vias, definindo as melhores alternativas para execução de reparos, e realizando testes para liberação de tráfego Monitora o trabalho da equipe de correção geométrica mecanizada de vias.
Administra recursos humanos e materiais para execução dos serviços Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção e combate a incêndio, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Encarregado de Conservação de Vias Permanentes
O Supervisor de reparos linhas férreas planeja os trabalhos, definindo as prioridades para realização dos serviços, programando o horário de realização de cada atividade, e solicitando acesso aos locais de trabalho Administra recursos humanos e materiais, distribuindo atividades para cada membro da equipe de trabalho e requisitando equipamentos, ferramentas, instrumentos e materiais de consumo.
Estima custos operacionais.
Inspeciona – visualmente ou com o uso de equipamentos diversificados de avaliação de vias – trilhos, dormentes e junções Examina condições do Aparelho de Mudança de Via (AMV).
Inspeciona geometria das vias, bem como soldagem e desgaste ondulatório dos trilhos Detecta fadiga e fissuras internas por ultrassom e monitora desgaste de trilhos por meio de sistemas a laser, tendo em vista ações de prevenção.
Monitora lastreamento das vias.
Inspeciona barrancos, bueiros, postes e outros elementos da infraestrutura, a fim de proceder aos serviços de reparação o mais rapidamente possível Confere medidas geométricas, verifica conservação da infraestrutura e monitora o funcionamento dos sistemas de lubrificação das vias.
Confere dimensão e qualidade dos materiais da superestrutura da via permanente.
Notifica a presença das falhas e dos defeitos Identifica causas de defeitos e falhas em vias Utiliza sistemas de monitoramento de vias para realização de inspeção e registro de dados.
Analisa dados estruturados para definir as melhores alternativas para os serviços de reparo de vias Determina a realização de serviços de reparação em função de falhas reportadas de conservação Coordena serviços de reparos do aparelho de mudança de via, de máquinas de chave e do terceiro trilho (trilho de alimentação elétrica).
Inspeciona substituição de trilhos, dormentes e fixações Coordena serviços de reparos de emergência para solucionar problemas, tais como fraturas nos trilhos, encurvadura de trilhos, deslizamento de barreiras, entre outros.
Realiza o monitoramento de vias permanentes com carro controle ou veículos de inspeção de geometria de vias, avaliando alinhamento, nivelamento e outros parâmetros Interpreta gráficos de análise da geometria de vias Monitora o trabalho da equipe de correção geométrica mecanizada.
Monitora o reperfilamento de trilhos Orienta o nivelamento do lastro Acompanha a realização de obras suplementares, quando necessário.
Após a realização dos serviços de reparos, libera as vias para o tráfego No atendimento a avarias, estabelece previsão para liberação da via e define sequência de trabalho para restabelecimento do tráfego Coordena encarrilhamento da composição.
Requisita apoio logístico, quando necessário Verifica temperatura dos trilhos e realiza testes não destrutivos Realiza testes de circuitos elétricos e de corrente de fuga das vias Testa máquinas de chave Testa vias reparadas ou novas e realiza testes para liberação do tráfego em vias.
Documenta os serviços, registrando tempo despendido em cada atividade, detalhando insumos usados e emitindo relatórios Pode consultar e atualizar sistemas de BIM - Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling), em função dos serviços de reparos de vias permanentes Define a equipe de trabalho e seleciona pessoal Orienta a equipe de trabalho, indicando atitudes e procedimentos adequados durante o processo de execução dos serviços Supervisiona a equipe de trabalho, avaliando seu desempenho e identificando necessidades de treinamento Programa e/ou desenvolve atividades de capacitação Avalia impactos ambientais das atividades e orienta quanto à seleção de material para reaproveitamento e ao descarte de resíduos Monitora a organização e o funcionamento de equipamentos, ferramentas e instrumentos Trabalha com segurança, monitorando o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Identifica condições e atos inseguros, atuando para eliminá-los Orienta a equipe para a prevenção de atos inseguros.
Funções do Supervisor de reparos linhas férreas
O profissional Encarregado de Conservação de Vias Permanentes deve supervisionar equipes de trabalho, trabalhar com segurança, qualidade e meio ambiente, supervisionar equipe de restabelecimento de tráfego, supervisionar manutenção em vias férreas, supervisionar manutenção mecanizada das vias férreas, coordenar realização de manutenção em vias férreas, realizar testes em vias férreas, demonstrar competências pessoais, inspecionar vias férreas.
Condições de trabalho da profissão
Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção trabalham em empresas de transporte ferroviário e metrôs. Atuam em locais abertos e fechados, em períodos diurno, noturno ou em rodízio de turnos. Esses empregados são assalariados, registrados em carteira e organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional. O supervisor de reparos vincula-se ao trabalho com os trilhos e o supervisor de manutenção aos sistemas de lubrificação. Trabalham expostos ao sol, chuva e poeira e em locais subterrâneos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Supervisor de reparos linhas férreas
Um Supervisor de reparos linhas férreas deve elaborar relatórios de avaliação de desempenho, inspecionar, visualmente ou com aparelhos, trilhos, dormentes e junções, requisitar equipamentos de proteção individual, notificar, em impresso próprio, a presença de falhas, monitorar vias férreas com carro controle, registrar insumos empregados para a manutenção, definir equipes de trabalho, monitorar lastreamento da via férrea, inspecionar a lubrificação dos aparelhos de mudança de vias e trilhos, acompanhar a realização de obras suplementares, requisitar equipamentos e materiais, monitorar o uso correto de equipamentos de proteção individual, verificar temperatura dos trilhos, desenvolver equilíbrio emocional, orientar nivelamento do lastro, programar horário para realização das manutenções, realizar testes não destrutivos, coordenar atendimento a avarias, desenvolver relacionamento interpessoal, programar escala de férias da equipe, estimar custos operacionais, controlar absenteismo da equipe, identificar atos e condições inseguras, analisar condições psicológicas e físicas do funcionário para desempenho da função, coordenar manutenção de aparelhos de mudanças de vias (amv), solicitar acesso aos locais de trabalho, inspecionar substituição de trilhos, dormentes e fixações, coordenar encarrilhamento da composição, emitir relatórios sobre acidentes, coordenar reuniões com a equipe, organizar-se, orientar quanto a seleção e o descarte de resíduos, identificar causas de defeitos e falhas em vias férreas, providenciar manuais técnicos, catálogos e procedimentos, atender normas de segurança, saúde, higiene e meio ambiente, estabelecer previsão de liberação para tráfego, treinar equipes de trabalho, inspecionar, visualmente, ferramentas e equipamentos, demonstrar liderança, coordenar manutenção de máquinas de chave, realizar testes para liberação do tráfego em vias férreas, selecionar pessoal, inspecionar geometria da via férrea, monitorar reperfilamento de trilhos, monitorar o funcionamento dos lubrificadores de vias férreas, requisitar apoio logístico, estabelecer interfaces com outros departamentos, definir prioridades de manutenção, testar vias férreas reparadas ou novas, interpretar gráficos de análise da geometria de vias férreas, definir sequência de trabalho para restabelecimento do tráfego, administrar recursos materiais e equipamentos, relacionar-se com outros pessoas, emitir relatórios, inspecionar a soldagem dos trilhos, conferir medidas geométricas das vias férreas, testar circuitos elétricos da via férrea, conferir dimensão e qualidade dos materiais da superestrutura, verificar conservação da infraestrutura das vias férreas, realizar avaliações de desempenho, testar corrente de fuga, avaliar impactos ambientais, desenvolver capacidade de decisão, testar máquinas de chave, orientar equipes de trabalho, controlar tempo de manutenção, identificar necessidades de treinamento, distribuir atividades de manutenção de vias férreas, inspecionar infraestrutura ferroviária (barrancos, bueiros, postes), coordenar manutenção do terceiro trilho (alimentação elétrica), eliminar atos inseguros, monitorar equipe de correção geométrica mecanizada, liberar vias férreas para tráfego, solicitar reprogramação de atividades de manutenção, inspecionar condições do aparelho de mudanças de vias (amv), buscar autodesenvolvimento, desenvolver autocontrole, isolar áreas de risco, incentivar equipes de trabalho.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Encarregado de Conservação de Vias Permanentes ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado de Conservação de Vias Permanentes e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que ficou em 7.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado de Conservação de Vias Permanentes em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Encarregado de Conservação de Vias Permanentes ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção 2024
O salário de Encarregado de Conservação de Vias Permanentes mostrado aqui é resultado do levantamento de 475 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores de outros trabalhadores de serviços de reparação, conservação e manutenção que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado de Conservação de Vias Permanentes com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Encarregado de Lubrificação de Vias Permanentes
- Contramestre de Conservação de Vias Permanentes
- Líder de Lubrificação de Vias Permanentes
- Supervisor de Manutenção de Vias Férreas
- Supervisor de Reparos Linhas Férreas
- Líder de Conservação de Vias Permanentes
- Supervisor de Manutenção em Lubrificação de Vias Permanentes
Valor do salário na CCT 2024 de Encarregado de Conservação de Vias Permanentes em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 44h | 2.771,62 | 2.879,04 | 4.062,98 | 13,11 | 6.40% |
Paraná | 44h | 2.718,13 | 2.823,47 | 3.984,57 | 12,87 | 5.20% |
Minas Gerais | 43h | 4.257,04 | 4.422,03 | 6.240,50 | 20,61 | 5.20% |
Rio de Janeiro | 44h | 2.760,43 | 2.867,42 | 4.046,59 | 13,17 | 5.10% |
Paraíba | 44h | 1.782,00 | 1.851,06 | 2.612,27 | 8,51 | 4.90% |
Bahia | 44h | 3.267,69 | 3.394,33 | 4.790,19 | 15,43 | 6.70% |
Espírito Santo | 44h | 3.427,17 | 3.560,00 | 5.023,98 | 16,18 | 7.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Encarregado de Conservação de Vias Permanentes. |
Dissídio de Encarregado de Conservação de Vias Permanentes por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Curitiba, PR | 44 | 2.830,29 | 2.939,99 | 4.149,00 | 13,41 | 7.30% |
São Paulo, SP | 44 | 3.694,16 | 3.837,34 | 5.415,36 | 17,46 | 4.80% |
São Carlos, SP | 44 | 2.191,90 | 2.276,85 | 3.213,16 | 10,35 | 7.60% |
Hortolândia, SP | 44 | 2.398,71 | 2.491,68 | 3.516,33 | 11,33 | 6.80% |
Itirapina, SP | 44 | 2.228,34 | 2.314,71 | 3.266,58 | 10,52 | 6.50% |
Bauru, SP | 43 | 2.144,49 | 2.227,61 | 3.143,67 | 10,35 | 5.50% |
João Pessoa, PB | 44 | 1.782,00 | 1.851,06 | 2.612,27 | 8,51 | 5.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.975,54 | 3.090,87 | 4.361,92 | 14,22 | 8.10% |
Brumado, BA | 44 | 3.398,98 | 3.530,71 | 4.982,65 | 16,05 | 4.10% |
Campinas, SP | 44 | 2.809,33 | 2.918,21 | 4.118,27 | 13,26 | 6.70% |
Sertãozinho, SP | 44 | 4.846,06 | 5.033,88 | 7.103,96 | 22,88 | 4.90% |
Nova Lima, MG | 44 | 4.578,16 | 4.755,60 | 6.711,25 | 21,62 | 5.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Encarregado de Conservação de Vias Permanentes. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Encarregado de Conservação de Vias Permanentes no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Concessionárias de rodovias, pontes, túneis e serviços relacionados | 2.499,85 | 2.596,73 | 3.664,59 | 4.40% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 3.324,83 | 3.453,69 | 4.873,95 | 4.70% | |
Construção de rodovias e ferrovias | 3.445,30 | 3.578,83 | 5.050,56 | 6.80% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 1.782,00 | 1.851,06 | 2.612,27 | 4.30% | |
Comércio atacadista de máquinas e equipamentos para uso industrial | 5.691,49 | 5.912,07 | 8.343,29 | 4.80% | |
Limpeza em prédios e em domicílios | 1.778,98 | 1.847,93 | 2.607,86 | 5.10% | |
Atividades paisagísticas | 2.010,76 | 2.088,69 | 2.947,63 | 7.20% | |
Imunização e controle de pragas urbanas | 2.498,18 | 2.595,00 | 3.662,14 | 8.00% | |
Manutenção de redes de distribuição de energia elétrica | 1.629,83 | 1.693,00 | 2.389,21 | 4.30% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 2.434,64 | 2.529,00 | 3.569,00 | 6.40% | |
Construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, exceto obras de irrigação | 2.824,80 | 2.934,29 | 4.140,95 | 8.30% | |
Construção de edifícios | 3.345,48 | 3.475,14 | 4.904,23 | 7.70% | |
Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana | 4.776,59 | 4.961,71 | 7.002,12 | 6.50% | |
Obras de terraplenagem | 3.734,08 | 3.878,80 | 5.473,88 | 8.30% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.680,24 | 1.745,36 | 2.463,10 | 4.70% | |
Seleção e agenciamento de mão-de-obra | 4.755,49 | 4.939,80 | 6.971,19 | 7.90% | |
Serviços de engenharia | 2.688,79 | 2.793,00 | 3.941,57 | 4.90% | |
Atividades de limpeza não especificadas anteriormente | 2.946,07 | 3.060,25 | 4.318,72 | 6.20% | |
Comércio atacadista de sementes, flores, plantas e gramas | 1.728,35 | 1.795,33 | 2.533,63 | 7.00% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.847,72 | 1.919,33 | 2.708,62 | 7.00% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |