O dissídio de Encarregado da Aqüicultura 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 630105 no cargo de Encarregado da Aqüicultura.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 8.894,14

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

57 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Santo Antônio do Leste - MT

13 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Supervisor da aquicultura supervisiona atividades de aquicultura, examinando a qualidade da água, controlando a densidade populacional da criação, monitorando a alimentação, controlando o índice de conversão alimentar, acompanhando a desova, controlando a sanidade da criação, orientando o controle de pragas e de predadores, verificando as causas de mortalidade, monitorando a despesca, e controlando o transporte da produção Monitora padrões de qualidade dos processos e da produção.

Planeja as atividades, programando etapas de criação Administra recursos humanos, materiais e financeiros Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos.

Elabora documentação Cumpre legislação, normas técnicas de aquicultura e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Encarregado da Aqüicultura

O Supervisor da aquicultura planeja as atividades de aquicultura, programando as etapas da criação Analisa metas e estabelece estratégias para atingi-las.

Verifica a disponibilidade de insumos, providenciando aquisição dos faltantes.

Pode participar de estudo da adequação do tipo de criação às características da região onde se realiza Supervisiona a execução das atividades programadas, monitorando o manejo da criação.

Controla a qualidade da água, fazendo sua medição e examinando se está adequada para o cultivo da espécie escolhida Verifica o povoamento de tanques de larvas e alevinos, controlando a densidade populacional da criação.

Supervisiona a alimentação da criação e controla a conversão alimentar.

Monitora a desova Controla a sanidade da criação e examina as causas de mortalidade.

Orienta o controle de pragas e de predadores.

Acompanha a despesca, tomando medidas para minimizar o estresse causado à criação Controla o transporte, verificando a forma de acondicionamento da produção e as condições de higiene do veículo Controla a qualidade dos processos e do produto da criação e verifica a satisfação do cliente.

Administra as atividades de criação, fazendo - em sistemas informatizados - o controle da produção, de estoques de insumo e do uso de máquinas e equipamentos Controla o armazenamento das rações em silos bem ventilados e, se ensacadas, em lugar seco e arejado, evitando o aparecimento de fungos Controla as condições de armazenamento da produção.

Monitora o funcionamento de máquinas e equipamentos, acompanhando lubrificação, providenciando peças de reposição e inspecionando serviços de manutenção preventiva e corretiva Realiza administração financeira, controlando despesas e disponibilidade de recursos financeiros.

Administra pessoal, participando de processos de seleção, de contratação e de demissão, distribuindo tarefas, verificando frequência e pontualidade, e definindo escala de férias e folgas Supervisiona o trabalho da equipe, avaliando desempenho e verificando necessidade de treinamentos Promove cursos e prepara materiais didáticos referentes às técnicas de trabalho, ao uso correto de máquinas e equipamentos, às normas de segurança no trabalho, e ao bem-estar da criação.

Orienta a equipe de trabalho nas atividades diárias Realiza palestras e reuniões Elabora documentação, tais como prestação de contas e relatórios de produção e de controle de qualidade.

Elabora orçamentos Promove práticas para mitigação de danos ambientais, reaproveitando sobras e descartando resíduos e embalagens vazias de insumos de acordo com normas ambientais Zela pela segurança no trabalho, usando e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual, e prevenindo acidentes.

Pode prestar primeiros socorros.

Funções do Supervisor da aquicultura

O profissional Encarregado da Aqüicultura deve supervisionar manejo e produção florestal e de aquicultura, providenciar manutenção de equipamentos florestais e de aquicultura, elaborar documentação da Área florestal e aquicultura, controlar produção florestal e de aquicultura, demonstrar competências pessoais, treinar pessoal da Área florestal e aquicultura, planejar atividades florestais e de aquicultura, administrar mão-de-obra da Área florestal e aquicultura.

Condições de trabalho da profissão

Supervisores na área florestal e aquicultura trabalham em médias e grandes empresas de silvicultura, exploração florestal, pesca e aqüicultura ou em outros serviços relacionados com essas atividades, em regime assalariado, com carteira assinada. Nas pequenas empresas, as atividades de supervisão são absorvidas pelos próprios produtores e seus familiares. Trabalham a céu aberto, em horários diurnos, em condições normais de trabalho.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Supervisor da aquicultura

Um Supervisor da aquicultura deve supervisionar dosagem de insumos, elaborar orçamentos, supervisionar desova, elaborar relatórios de produção, contratar mão-de-obra, verificar satisfação do cliente, solicitar assistência técnica, medir rendimento de mão-de-obra, ensinar técnicas de segurança, supervisionar manejo da criação, programar desova, medir produtividade por área, medir qualidade da água, guiar pessoas em visitas técnicas, efetuar pagamentos, inspecionar manutenção de equipamentos, elaborar gráficos, orientar funcionários, programar povoamento de tanques de larvas e alevinos, intermediar relação empresa-comunidade, supervisionar destino final de embalagens de defensivos e insumos, elaborar planilhas, planejar controle de pragas e predadores, verificar uso de equipamentos de proteção individual, controlar armazenamento da produção, trabalhar em equipe, verificar frequência e pontualidade de funcionários, controlar estoques de insumos, programar transporte da produção, supervisionar despesca, elaborar relatórios de controle de qualidade, controlar conversão alimentar, elaborar relatórios de pessoal, controlar causa de mortalidade de produção, identificar falhas em peças e equipamentos, programar alimentação da criação, realizar palestras e reuniões, medir rendimento de equipamentos, manifestar dinamismo, monitorar vida útil de peças e equipamentos, respeitar meio-ambiente, programar manejo da criação, programar despesca, solicitar manutenção preventiva, selecionar mão-de-obra, monitorar lubrificação de máquinas e equipamentos, prestar contas, controlar causa de falhas em equipamentos, intermediar relação patrão-empregado, solicitar substituição de equipamentos, liderar equipes, ensinar uso de máquinas e equipamentos, programar consumo de insumos, controlar eficácia de insumos, supervisionar alimentação da criação, definir escala de férias e folgas, ensinar técnicas de trabalho, controlar densidade populacional da criação, preparar material didático, demitir mão-de-obra, supervisionar controle de pragas e predadores, supervisionar povoamento de tanques de larvas e alevinos, adaptar-se a mudanças, controlar sanidade da criação, indicar funcionários para cursos de aperfeiçoamento, participar de cursos de aperfeiçoamento, solicitar peças de reposição e lubrificantes, supervisionar transporte da produção, distribuir tarefas, supervisionar uso de máquinas e equipamentos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Encarregado da Aqüicultura ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Encarregado da Aqüicultura e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Supervisores na área florestal e aquicultura que ficou em 5.40% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Encarregado da Aqüicultura em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Encarregado da Aqüicultura ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 30,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Supervisores na área florestal e aquicultura 2024

O salário de Encarregado da Aqüicultura mostrado aqui é resultado do levantamento de 304 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Supervisores na área florestal e aquicultura que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Encarregado da Aqüicultura com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Encarregado da Aqüicultura CBO 630105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Encarregado da Aqüicultura em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Encarregado da Aqüicultura por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 3.433,08 3.566,13 5.032,64 16,24 4.10%
Minas Gerais 44h 3.521,14 3.657,61 5.161,73 16,66 6.70%
Mato Grosso 44h 8.562,29 8.894,14 12.551,68 40,43 6.70%
Bahia 44h 2.798,34 2.906,80 4.102,16 13,33 6.50%
Goiás 44h 2.935,82 3.049,60 4.303,69 13,93 4.90%
Rio Grande do Norte 44h 2.587,82 2.688,11 3.793,55 12,22 6.70%
Ceará 44h 2.484,40 2.580,69 3.641,94 11,73 6.70%
Espírito Santo 44h 1.985,71 2.062,67 2.910,90 9,44 4.80%
Pernambuco 42h 2.046,90 2.126,23 3.000,60 10,16 7.80%
Tocantins 44h 2.957,57 3.072,20 4.335,58 13,96 8.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Encarregado da Aqüicultura.

Dissídio de Encarregado da Aqüicultura por cidade

Quanto ganha um Encarregado da Aqüicultura nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Encarregado da Aqüicultura na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Santo Antônio do Leste, MT 44 11.403,94 11.845,92 16.717,32 53,85 6.70%
Belo Horizonte, MG 44 2.773,11 2.880,58 4.065,17 13,09 6.70%
Sooretama, ES 44 2.089,17 2.170,14 3.062,57 9,86 5.20%
Rubineia, SP 44 2.575,83 2.675,66 3.775,98 12,16 5.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Encarregado da Aqüicultura. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Encarregado da Aqüicultura no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Criação de peixes em água doce 2.982,57 3.098,17 4.372,23 7.60%
Cultivo de soja 9.471,50 9.838,59 13.884,51 8.10%
Criação de camarões em água salgada e salobra 2.519,24 2.616,87 3.693,01 5.90%
Criação de bovinos para corte 3.282,31 3.409,52 4.811,62 6.50%
Cultivo de café 2.015,90 2.094,03 2.955,16 5.50%
Cultivos e semicultivos da aqüicultura em água doce 2.651,00 2.753,75 3.886,17 4.10%
Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita 2.160,54 2.244,27 3.167,19 7.60%
Serviços de engenharia 2.676,28 2.780,00 3.923,22 4.30%
Cultivo de cana-de-açúcar 2.717,40 2.822,71 3.983,50 7.80%
Preservação de peixes, crustáceos e moluscos 2.344,47 2.435,33 3.436,82 6.30%
Fabricação de óleos vegetais em bruto, exceto óleo de milho 4.120,66 4.280,36 6.040,58 5.00%
Fabricação de álcool 7.887,31 8.193,00 11.562,21 7.10%
Atividades de apoio à aqüicultura em água salgada e salobra 2.002,42 2.080,03 2.935,40 4.40%
Pesca de peixes em água salgada 2.107,52 2.189,20 3.089,46 4.20%
Serviço de manejo de animais 2.623,33 2.725,00 3.845,60 4.20%
Cultivo de laranja 3.033,67 3.151,25 4.447,14 7.40%
Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente 2.015,15 2.093,25 2.954,06 6.10%
Cultivo de uva 2.867,13 2.978,25 4.203,00 4.80%
Comércio atacadista de pescados e frutos do mar 2.117,92 2.200,00 3.104,71 8.30%
Cultivo de manga 1.887,83 1.961,00 2.767,42 8.00%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.