O dissídio de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 512105 no cargo de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais.

Estado com maior salário médio

Santa Catarina

R$ 1.907,01

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.240 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Sorriso - MT

R$ 2.335,24

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

680 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Empregado doméstico nos serviços gerais presta serviços domésticos, preparando refeições, fazendo arrumação da casa, executando faxina, lavando, secando, passando e realizando pequenos reparos em peças de vestuário e de roupas de cama, mesa e banho, limpando calçados, auxiliando nos cuidados aos animais domésticos e às plantas, e colaborando na administração da casa Pode prestar assistência às pessoas da casa, seguindo orientações.

Planeja a execução das atividades, agendando-as de acordo com a rotina da casa, selecionando produtos, utensílios e equipamentos, e preparando a diluição de produtos de limpeza Atua com respeito e ética profissional no cuidado com objetos pessoais e de valor e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais

O Empregado doméstico nos serviços gerais planeja a execução de serviços domésticos, confirmando as tarefas a serem realizadas e agendando-as conforme horário de refeições, tempo de permanência das crianças na escola e outras informações sobre a rotina da casa Seleciona produtos, utensílios e equipamentos para limpeza, conforme a ordem dos serviços a executar.

Prepara a diluição de produtos de limpeza, seguindo recomendações e cuidados indicados nos rótulos.

Prepara refeições - como café da manhã, almoço e jantar -, conforme cardápio proposto e aprovado Separa os ingredientes e seleciona os utensílios de cozinha necessários para o preparo das refeições.

Higieniza frutas, verduras e legumes Pré-prepara carne para cozimento, cortando-a, limpando-a e separando-a de acordo com porções solicitadas.

Cozinha carne, massas e cereais.

Prepara saladas e sobremesas Pode preparar lanches.

Serve as refeições.

Limpa a cozinha, higienizando as louças, os utensílios e os equipamentos utilizados Organiza a cozinha, guardando os ingredientes não usados Separa roupas de copa e mesa para lavar, fazendo sua substituição.

Realiza a arrumação da casa, recolhendo e colocando no lugar apropriado correspondências, revistas e brinquedos Arruma quartos, trocando as roupas de cama e organizando objetos em guarda-roupas e armários Arruma o banheiro e o lavabo, organizando os objetos e trocando as toalhas.

Arruma a sala, colocando objetos de decoração nos seus lugares e organizando os móveis Arruma o escritório, organizando os móveis e colocando livros nos seus lugares.

Executa a faxina da casa, utilizando produtos de limpeza, utensílios e equipamentos Lava azulejos e pisos Limpa parapeitos, varandas, rodapés, paredes, lustres, carpetes, tapetes, portas, janelas, persianas, móveis e objetos de decoração.

Limpa a parte externa da casa Realiza higienização e desinfecção de ambientes, quando necessário Cuida do vestuário e das roupas de cama, mesa e banho.

Separa as peças por cor, tecido e uso Lava, seca, passa e dobra as peças, usando máquinas e equipamentos Realiza pequenos reparos, tais como pregar botões e refazer barras.

Limpa calçados Guarda as peças e os calçados nos lugares apropriados Auxilia nos cuidados aos animais domésticos, alimentando-os, zelando pela sua limpeza e higienizando o local onde ficam, na casa Rega as plantas do ambiente interno Colabora na administração da casa, recebendo mercadorias, anotando e transmitindo recados, acompanhando reparos em eletrodomésticos, e providenciando serviços de tinturaria.

Pode fazer lista de compras de alimentos e ir ao supermercado para efetivá-las Pode prestar assistência às pessoas da casa, conforme orientações recebidas Acompanha atividades das crianças e arruma mochilas e lancheiras Acompanha pessoas idosas, quando necessário Organiza o lixo para descarte, fazendo sua separação para a coleta seletiva e realizando seu condicionamento na embalagem apropriada, conforme orientação sanitária Zela pela segurança, usando luvas e calçados apropriados para o processo de limpeza, higienização e desinfecção de ambientes Realiza as atividades mantendo postura ergonomicamente correta.

Funções do Empregado doméstico nos serviços gerais

O profissional Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais deve colaborar na administração da casa, cuidar das plantas do ambiente interno e animais domésticos, demonstrar competências pessoais, fazer arrumação da casa, faxinar a casa, preparar refeições (café, almoço e jantar), cuidar de roupas e acessórios, dar assistência Às pessoas da casa, conforme orientações.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores dos serviços domésticos em geral trabalham em residências, diariamente, em tempo integral ou parcial, ou por jornada diária. As funções da diarista e da faxineira tem as seguintes distinções: a diarista tem uma gama de atividades maior prepara refeições, lava, passa, arruma. É uma empregada doméstica para serviços gerais, em tempo parcial. A faxineira faz limpeza pesada, em dias fixados pelo empregador, tais como: lavar azulejos, banheiros, cozinhas, quintais.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Empregado doméstico nos serviços gerais

Um Empregado doméstico nos serviços gerais deve preparar sobremesas, trocar roupas de cama, mesa e banho, distribuir as tarefas do dia-a-dia conforme orientações, manusear equipamentos de limpeza, organizar a geladeira, limpar portas, janelas e vidros, por mesa para refeições, trabalhar com capricho, separar roupas por cor, tecido e uso, agir com discrição, testar receitas, transmitir recados, adaptar-se aos diferentes hábitos das famílias, negociar com os patrões, cuidar da própria saúde, higienizar frutas, verduras e legumes, acompanhar crianças e pessoas idosas em locais determinados, organizar cardápio do dia-a-dia, lavar roupas e calçados, guardar roupas, engomar roupas, arrumar camas, passar roupas, lutar por seus direitos, higienizar o recinto dos animais, limpar a parte externa da casa, passar pano úmido para tirar o pó, fazer pequenos reparos em roupas (pregar botões, refazer bassas...), simplificar o serviço, pedir socorro em caso de emergência, selecionar receitas, limpar pisos e quintais (varrer, aspirar, rastelar), manter higiene e aparência pessoal, limpar roupas de couro e calçados, efetuar pagamentos, escovar as roupas para remover pelos, separar os ingredientes para preparação das refeições, providenciar reparos em eletrodomésticos, planejar o serviço, providenciar reparos em instalações, cumprir orientações, limpar carpetes e tapetes, limpar móveis, colocar a roupa para secar, providenciar os utensílios faltantes, fazer lista de compras, relembrar compromissos das pessoas da casa, cuidar da higiene dos animais de estimação, dobrar roupas, conservar a limpeza do banheiro, selecionar produtos de limpeza, negociar salário, limpar lustres, lavar panos de limpeza, demonstrar honestidade, negociar horário de trabalho, atender pessoas e telefones, informar-se sobre os seus direitos, receber mercadorias, molhar as plantas do ambiente interno, limpar paredes, recolher jornais, revistas e correspondências, trabalhar em condições seguras, arrumar quartos e salas, higienizar os telefones, acompanhar atividades das crianças na ausência dos pais, preparar os alimentos, fazer compras, lavar louça e panos de prato, selecionar os utensílios de cozinha, arrumar armários e guarda-roupas, alimentar os animais de estimação, administrar os horários, demonstrar atenção aos detalhes de segurança da casa, limpar pisos e rodapés (lavar, encerar e lustrar), conservar a limpeza da cozinha, arrumar malas, mochilas e lancheiras, servir refeições, selecionar utensílios e equipamentos de limpeza, limpar objetos, faxinar banheiros, providenciar a reposição de ingredientes da cozinha, retirar manchas e sujeiras difíceis das roupas, selecionar panos de limpeza, faxinar a cozinha, providenciar serviços de tinturaria, usar equipamentos e roupas de proteção, anotar recados, organizar-se, conservar a limpeza de parapeitos, varandas..., recolher o lixo diariamente.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores dos serviços domésticos em geral que ficou em 7.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais ficou em 9.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores dos serviços domésticos em geral 2024

O salário de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais mostrado aqui é resultado do levantamento de 13876 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores dos serviços domésticos em geral que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais CBO 512105 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 1.732,17 1.799,30 2.539,23 8,32 5.10%
Minas Gerais 43h 1.535,49 1.595,00 2.250,92 7,46 6.20%
Goiás 43h 1.606,81 1.669,08 2.355,46 7,69 6.00%
Paraná 43h 1.733,06 1.800,23 2.540,53 8,38 7.70%
Mato Grosso 43h 1.651,96 1.715,98 2.421,64 7,92 6.20%
Rio de Janeiro 42h 1.592,59 1.654,32 2.334,62 7,87 4.40%
Bahia 43h 1.427,90 1.483,24 2.093,20 6,91 6.60%
Mato Grosso do Sul 43h 1.573,72 1.634,72 2.306,96 7,61 4.30%
Rio Grande do Sul 43h 1.625,64 1.688,65 2.383,07 7,82 6.20%
Santa Catarina 42h 1.835,86 1.907,01 2.691,24 9,02 5.10%
Pará 43h 1.586,08 1.647,55 2.325,07 7,68 5.50%
Pernambuco 43h 1.447,99 1.504,11 2.122,65 7,05 4.30%
Distrito Federal 44h 1.526,52 1.585,69 2.237,77 7,29 7.00%
Maranhão 43h 1.434,10 1.489,68 2.102,28 6,88 5.80%
Ceará 44h 1.429,24 1.484,63 2.095,16 6,81 6.10%
Amazonas 43h 1.459,14 1.515,69 2.138,99 7,12 6.40%
Tocantins 43h 1.640,40 1.703,98 2.404,70 7,87 4.20%
Rondônia 44h 1.508,11 1.566,56 2.210,77 7,17 7.80%
Espírito Santo 42h 1.468,24 1.525,15 2.152,33 7,27 8.10%
Paraíba 44h 1.410,01 1.464,65 2.066,96 6,69 5.90%
Alagoas 44h 1.482,20 1.539,64 2.172,79 7,02 5.50%
Sergipe 42h 1.382,36 1.435,94 2.026,44 6,83 4.60%
Piauí 43h 1.414,04 1.468,85 2.072,88 6,77 6.30%
Rio Grande do Norte 44h 1.381,89 1.435,45 2.025,75 6,55 6.90%
Acre 44h 1.422,33 1.477,46 2.085,03 6,75 4.80%
Amapá 44h 1.519,77 1.578,68 2.227,87 7,23 8.20%
Roraima 43h 1.427,53 1.482,86 2.092,65 6,83 6.80%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais.

Dissídio de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais por cidade

Quanto ganha um Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 43 1.885,49 1.958,57 2.763,99 9,11 7.20%
Brasília, DF 44 1.526,52 1.585,69 2.237,77 7,29 6.90%
Goiânia, GO 43 1.587,26 1.648,78 2.326,80 7,61 4.80%
Rio de Janeiro, RJ 41 1.740,70 1.808,16 2.551,74 8,72 7.30%
Manaus, AM 42 1.473,80 1.530,92 2.160,48 7,22 7.20%
Belo Horizonte, MG 43 1.504,35 1.562,65 2.205,26 7,33 6.30%
Cuiabá, MT 43 1.573,45 1.634,43 2.306,56 7,54 6.70%
Fortaleza, CE 43 1.445,08 1.501,09 2.118,39 6,91 6.30%
Campo Grande, MS 42 1.508,21 1.566,66 2.210,92 7,39 5.30%
Curitiba, PR 42 1.822,75 1.893,40 2.672,02 9,02 4.60%
Salvador, BA 43 1.452,69 1.508,99 2.129,53 7,03 5.10%
Recife, PE 42 1.441,81 1.497,69 2.113,58 7,10 7.40%
São Luís, MA 43 1.424,63 1.479,85 2.088,40 6,82 5.40%
Belém, PA 42 1.669,47 1.734,17 2.447,31 8,22 7.20%
Camaqua, RS 44 1.629,13 1.692,27 2.388,18 7,69 8.00%
Uberlândia, MG 44 1.531,94 1.591,31 2.245,71 7,26 5.50%
Bauru, SP 43 1.586,93 1.648,44 2.326,33 7,62 5.70%
Campinas, SP 43 1.768,52 1.837,06 2.592,51 8,62 5.60%
Maceió, AL 44 1.530,40 1.589,71 2.243,45 7,25 7.10%
Porto Alegre, RS 43 1.588,44 1.650,01 2.328,54 7,69 6.40%
São José dos Campos, SP 44 1.619,26 1.682,02 2.373,72 7,65 5.50%
Aracaju, SE 42 1.386,43 1.440,16 2.032,40 6,91 5.60%
Guarulhos, SP 44 1.658,72 1.723,00 2.431,56 7,86 4.80%
Ribeirão Preto, SP 43 1.718,11 1.784,70 2.518,62 8,26 6.10%
Campina Grande, PB 44 1.366,30 1.419,25 2.002,89 6,46 8.00%
Palmas, TO 43 1.711,89 1.778,23 2.509,50 8,29 6.30%
Porto Velho, RO 44 1.472,49 1.529,56 2.158,56 7,02 4.30%
Botucatu, SP 44 1.473,55 1.530,66 2.160,12 6,98 5.60%
Uberaba, MG 42 1.535,88 1.595,40 2.251,48 7,53 7.90%
Macapá, AP 44 1.553,86 1.614,08 2.277,84 7,37 6.50%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Empregado Doméstico Nos Serviços Gerais no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Criação de bovinos para corte 1.645,32 1.709,09 2.411,92 4.50%
Restaurantes e similares 1.523,29 1.582,33 2.233,03 5.70%
Hotéis 1.669,85 1.734,57 2.447,88 6.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.591,28 1.652,96 2.332,70 4.30%
Cultivo de soja 1.843,97 1.915,44 2.703,12 5.80%
Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - minimercados, mercearias e armazéns 1.459,83 1.516,41 2.140,00 7.10%
Limpeza em prédios e em domicílios 1.495,65 1.553,61 2.192,50 6.90%
Atividades de apoio à agricultura não especificadas anteriormente 1.635,27 1.698,65 2.397,19 4.60%
Criação de bovinos para leite 1.591,83 1.653,52 2.333,50 7.70%
Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares 1.517,34 1.576,15 2.224,31 6.80%
Comércio varejista de materiais de construção em geral 1.471,72 1.528,76 2.157,43 4.30%
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional 1.493,94 1.551,84 2.190,00 4.90%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.583,04 1.644,40 2.320,62 6.10%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.611,06 1.673,50 2.361,70 7.00%
Construção de edifícios 1.750,95 1.818,82 2.566,77 6.50%
Condomínios prediais 1.636,17 1.699,58 2.398,50 7.90%
Atividades de organizações religiosas 1.753,67 1.821,64 2.570,75 5.10%
Instituições de longa permanência para idosos 1.495,01 1.552,96 2.191,58 6.10%
Instalação e manutenção elétrica 1.622,78 1.685,67 2.378,87 5.80%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.601,32 1.663,38 2.347,41 7.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.