O dissídio de Editor de Mídia Eletrônica 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261615 no cargo de Editor de Mídia Eletrônica.
Estado com maior salário médio
Piauí
R$ 80.306,67
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
258 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 4.401,43
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
107 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Editor de mídia eletrônica Produz e aprimora conteúdo digital e material bruto, como vídeos, áudios e imagens Aplica técnicas de corte, montagem, mixagem, correção de cor, adição de efeitos visuais e sonoros, e de ajustes precisos na criação de narrativas coerentes.
Aplica princípios estéticos e de composição visual, tendo em vista o impacto do conteúdo digital conforme o projeto eletrônico ou digital Organiza e gerencia arquivos com grande quantidade de ativos de mídia, de acordo com sistemas de codificação e decodificação (Codecs) e especificações relacionadas à mídia digital Utiliza múltiplas linguagens digitais para refinar o conteúdo.
Supervisiona, coordena e orienta equipe sobre os objetivos do projeto Cumpre legislação específica de direitos autorais, de classificação etária da mídia, de normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
O que faz um Editor de Mídia Eletrônica
O Editor de mídia eletrônica edita áudio, vídeo e imagens, utilizando ferramentas avançadas e específicas, tais como computadores de alto desempenho, monitores de alta definição, mesas digitalizadoras, câmeras de vídeo, microfones de captação refinada, discos rígidos externos, fones de ouvido, superfícies de edição, entre outros, aplicando cortes precisos, ajustes de cor, transições suaves e efeitos visuais de forma a aprimorar a qualidade e o impacto do conteúdo de mídias eletrônicas e digitais Aplica princípios estéticos na composição de narrativas audiovisuais para mídias eletrônicas e digitais, atuando em empresas de produção audiovisual, de mídia e entretenimento, de comunicação e jornalismo, de aprendizado e treinamento por mídia eletrônica (e-learning), agências de publicidade e marketing e em estúdios de design e animação.
Editora e edita conteúdo eletrônico e digital, tais como filmes, vídeos, comerciais, animações, vídeos corporativos, comerciais de tv, documentários, séries de televisão, vídeos promocionais, anúncios, conteúdo para mídias sociais, programas de tv, filmes, videoclipes e conteúdo para plataformas digitais, conteúdo multimídia para reportagens, notícias online, vídeos educacionais, tutoriais e conteúdo interativo.
Aplica técnicas e princípios de composição visual, como enquadramento, iluminação, cores e composição de cena, estruturando o conteúdo de forma a criar uma experiência coerente para o público-alvo do projeto Utiliza diferentes tipos de mídia e de linguagens, tendo em vista a compatibilidade e qualidade corretas ao exportar, importar e compartilhar conteúdo digital e suas especificações técnicas de formatação, codificação, decodificação, resolução e taxas de quadros.
Organiza e gerencia arquivos e grandes quantidades de ativos de mídia, nomeando, classificando e armazenando os arquivos de forma coerente, para facilitar o acesso e localização posterior e garantindo fluxo de trabalho fluido Realiza mixagem de áudio e edição de som, ajustando volumes, removendo ruídos indesejados, adicionando trilhas sonoras e efeitos sonoros adequados, garantindo a qualidade geral do áudio no conteúdo.
Resolve problemas e enfrenta desafios de forma inovadora durante o processo de edição, tais como soluções para problemas técnicos, melhoria da estética do conteúdo e na aplicação de princípios estéticos para composição de formas originais de contar histórias por meio da edição.
Pesquisa e estuda tendências, atualizando-se sobre acontecimentos relevantes em sua área de atuação, estudando demandas e preferências do público-alvo, adaptando o conteúdo de acordo com o projeto audiovisual e identificando e respondendo rapidamente a eventos atuais na produção de conteúdo relevante e oportuno Gerencia recursos, orçamentos e cronogramas, garantindo a eficiência da operação, administrando orçamentos, negociando contratos de edição e prestação de serviços, supervisionando cumprimento de contratos.
Auxilia a equipe a cumprir prazos e vencer gargalos do processo.
Utiliza sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ferramentas de análise de dados, plataformas de publicação e distribuição digital, automação e inteligência artificial, ferramentas de verificação de fatos, plataformas de mídia social e ferramentas de edição e produção de conteúdo Utiliza legislações pertinentes, tendo em vista a liberdade de expressão e seus limites, leis de proteção às pessoas, de privacidade e proteção de dados, direitos autorais e propriedade intelectual, bem como o código de ética jornalística Cumpre legislação específica, normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
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Funções do Editor de mídia eletrônica
O profissional Editor de Mídia Eletrônica deve pesquisar projetos editoriais, demonstrar competências pessoais, definir planejamento editorial e pauta, editar livros, jornais e revistas impressos e eletrônicos, selecionar textos e imagens para publicação, gerir editoria, coordenar o processo de edição, divulgar a obra.
Condições de trabalho da profissão
Editores trabalham em jornais, revistas de grande circulação, revistas científicas, editoras de livros, na mídia eletrônica, no ensino etc. Podem ser encontrados em empresas, fundações e instituições de caráter público ou privado, religioso ou leigo, predominantemente como empregados com carteira assinada. Desenvolvem seu trabalho em equipes, tanto em horário diurno como noturno, com supervisão ocasional. Em algumas das suas atividades, podem trabalhar sob pressão por prazos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Editor de mídia eletrônica
Um Editor de mídia eletrônica deve selecionar textos e imagens por tipo de público, procurar autores e articulistas, examinar propostas de projetos e textos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, solicitar pareceres técnicos, sugerir temas para reportagens, acompanhar projeto gráfico, encomendar projetos editoriais temáticos, participar da hierarquização das reportagens e artigos, elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista, selecionar equipe editorial, demonstrar capacidade de organização de atividades, dominar estética da imagem, utilizar recursos retóricos para despertar interesse dos leitores, participar do plano de divulgação e vendas, definir diagramação, aprovar reportagens, detectar tendências editoriais, encomendar originais, analisar textos de autores, articulistas e repórteres, participar da diagramação, orientar colaboradores, pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial, aprovar tradução, realizar palestras, conferir informação jornalística com as partes envolvidas, criar títulos para reportagens, analisar sugestões de pauta e release, acompanhar a produção dos concorrentes, supervisionar o trabalho do produtor gráfico, participar de eventos (feiras, congressos), administrar orçamentos, demonstrar capacidade de delegar atividades, elaborar projetos editoriais, demonstrar capacidade de negociação com diversos profissionais, demonstrar habilidade de pesquisar em outras mídias, demonstrar domínio da língua portuguesa, demonstrar capacidade de administração de cronogramas, sugerir originais para publicação, garantir veracidade da informação, aprovar originais, encomendar reportagens, realizar análise de retorno financeiro, considerar público alvo, promover treinamento para equipe editorial, pautar repórteres, pesquisar temas para projetos editoriais, selecionar originais, artigos e reportagens, utilizar recursos visuais para despertar interesse dos leitores, garantir a adequação da publicação às normas editoriais, elaborar releases, detectar lacunas no mercado editorial, supervisionar cumprimento de contratos, captar informações em outras mídias, demonstrar capacidade de liderança, negociar contratos de edição e prestação de serviços, participar na definição da política editorial, participar de seminários, demonstrar habilidade de leitura, contratar tradução, acompanhar revisão do texto, informar departamento comercial sobre publicações, acompanhar preparação do texto, encomendar textos aos autores e articulistas, encomendar pesquisas de mercado, responsabilizar-se pela publicação, aprovar imagens selecionadas, demonstrar habilidade de avaliação, acompanhar desempenho de vendas, definir projeto gráfico, demonstrar conhecimento de língua estrangeira, adequar títulos para publicação, sugerir pauta de imagens, estabelecer o texto final, dominar tecnologias de edição e produção, apurar informação recebida.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Editor de Mídia Eletrônica ficou em 7.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Editor de Mídia Eletrônica e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Editores que ficou em 7.60% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Editor de Mídia Eletrônica em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Editor de Mídia Eletrônica ficou em 7.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Editores 2024
O salário de Editor de Mídia Eletrônica mostrado aqui é resultado do levantamento de 767 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Editores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Editor de Mídia Eletrônica com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Editor de Mídia Eletrônica em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 3.393,06 | 3.524,57 | 4.973,97 | 16,90 | 8.10% |
Santa Catarina | 43h | 2.436,92 | 2.531,36 | 3.572,34 | 11,70 | 6.30% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 1.894,79 | 1.968,23 | 2.777,62 | 8,98 | 4.10% |
Rio Grande do Sul | 41h | 2.245,82 | 2.332,86 | 3.292,20 | 11,29 | 7.30% |
Minas Gerais | 40h | 2.955,51 | 3.070,05 | 4.332,55 | 15,41 | 6.90% |
Pará | 37h | 1.570,20 | 1.631,06 | 2.301,80 | 8,80 | 5.80% |
Distrito Federal | 41h | 2.988,39 | 3.104,21 | 4.380,75 | 15,04 | 7.00% |
Paraná | 42h | 3.019,45 | 3.136,48 | 4.426,29 | 15,08 | 4.20% |
Ceará | 42h | 2.466,48 | 2.562,07 | 3.615,67 | 12,32 | 6.50% |
Espírito Santo | 41h | 2.408,49 | 2.501,83 | 3.530,66 | 12,11 | 7.50% |
Rio de Janeiro | 42h | 3.148,17 | 3.270,18 | 4.614,98 | 15,57 | 5.90% |
Goiás | 44h | 1.720,85 | 1.787,55 | 2.522,64 | 8,20 | 8.20% |
Bahia | 38h | 3.372,85 | 3.503,57 | 4.944,35 | 18,37 | 6.80% |
Pernambuco | 44h | 1.550,27 | 1.610,36 | 2.272,58 | 7,32 | 7.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Editor de Mídia Eletrônica. |
Dissídio de Editor de Mídia Eletrônica por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 4.237,21 | 4.401,43 | 6.211,43 | 20,97 | 5.90% |
Brasília, DF | 41 | 2.988,39 | 3.104,21 | 4.380,75 | 15,04 | 5.60% |
Belém, PA | 36 | 1.606,35 | 1.668,61 | 2.354,79 | 9,31 | 4.10% |
Votorantim, SP | 40 | 2.725,55 | 2.831,19 | 3.995,46 | 14,16 | 7.10% |
Fortaleza, CE | 41 | 2.588,75 | 2.689,08 | 3.794,91 | 13,02 | 5.40% |
Campo Grande, MS | 44 | 2.086,58 | 2.167,45 | 3.058,77 | 9,93 | 7.00% |
São Carlos, SP | 40 | 3.463,76 | 3.598,00 | 5.077,61 | 17,99 | 5.20% |
Dourados, MS | 44 | 1.652,53 | 1.716,58 | 2.422,49 | 7,80 | 6.50% |
Goiânia, GO | 44 | 1.807,49 | 1.877,54 | 2.649,64 | 8,59 | 8.30% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 4.299,76 | 4.466,40 | 6.303,12 | 21,91 | 5.00% |
Belo Horizonte, MG | 40 | 3.448,80 | 3.582,46 | 5.055,68 | 17,84 | 5.50% |
Salvador, BA | 38 | 3.521,74 | 3.658,23 | 5.162,61 | 19,41 | 4.90% |
Florianópolis, SC | 42 | 3.742,29 | 3.887,33 | 5.485,92 | 18,44 | 4.80% |
Linhares, ES | 44 | 1.713,78 | 1.780,20 | 2.512,27 | 8,09 | 5.90% |
Rio do Sul, SC | 44 | 1.891,78 | 1.965,10 | 2.773,21 | 8,93 | 4.50% |
Curitiba, PR | 43 | 5.454,88 | 5.666,30 | 7.996,45 | 26,23 | 8.00% |
Araranguá, SC | 44 | 1.695,30 | 1.761,00 | 2.485,18 | 8,00 | 7.60% |
Porto Alegre, RS | 43 | 2.878,15 | 2.989,70 | 4.219,15 | 14,07 | 7.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Editor de Mídia Eletrônica. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Editor de Mídia Eletrônica no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Agências de publicidade | 2.920,70 | 3.033,90 | 4.281,53 | 6.30% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 3.737,13 | 3.881,97 | 5.478,36 | 6.90% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 2.148,13 | 2.231,38 | 3.149,00 | 4.20% | |
Produção de filmes para publicidade | 1.749,99 | 1.817,81 | 2.565,35 | 7.50% | |
Marketing direto | 2.894,31 | 3.006,48 | 4.242,83 | 6.50% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.496,39 | 2.593,14 | 3.659,52 | 5.10% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 2.539,64 | 2.638,07 | 3.722,92 | 5.90% | |
Atividades de televisão aberta | 3.420,25 | 3.552,81 | 5.013,83 | 7.50% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 1.786,85 | 1.856,11 | 2.619,39 | 7.50% | |
Atividades de produção de fotografias, exceto aérea e submarina | 1.883,08 | 1.956,07 | 2.760,46 | 6.70% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.606,10 | 2.707,10 | 3.820,34 | 5.40% | |
Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente | 1.664,21 | 1.728,71 | 2.439,61 | 6.50% | |
Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo | 2.270,33 | 2.358,32 | 3.328,14 | 4.30% | |
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 3.382,22 | 3.513,30 | 4.958,07 | 5.70% | |
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida | 2.720,56 | 2.826,00 | 3.988,14 | 7.70% | |
Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão não especificadas anteriormente | 1.783,86 | 1.853,00 | 2.615,01 | 5.20% | |
Consultoria em publicidade | 2.647,39 | 2.750,00 | 3.880,88 | 6.10% | |
Ensino fundamental | 2.244,27 | 2.331,25 | 3.289,93 | 6.10% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 4.206,30 | 4.369,32 | 6.166,12 | 5.90% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 2.215,28 | 2.301,14 | 3.247,44 | 4.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |