O dissídio de Editor de Mídia Eletrônica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261615 no cargo de Editor de Mídia Eletrônica.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.553,59

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

279 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Belém - PA

R$ 1.949,96

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

114 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Portais, Provedores de Conteúdo e Outros Serviços de Informação na Internet

R$ 5.643,81

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Agências de Publicidade

194 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Editor de mídia eletrônica Produz e aprimora conteúdo digital e material bruto, como vídeos, áudios e imagens Aplica técnicas de corte, montagem, mixagem, correção de cor, adição de efeitos visuais e sonoros, e de ajustes precisos na criação de narrativas coerentes.

Aplica princípios estéticos e de composição visual, tendo em vista o impacto do conteúdo digital conforme o projeto eletrônico ou digital Organiza e gerencia arquivos com grande quantidade de ativos de mídia, de acordo com sistemas de codificação e decodificação (Codecs) e especificações relacionadas à mídia digital Utiliza múltiplas linguagens digitais para refinar o conteúdo.

Supervisiona, coordena e orienta equipe sobre os objetivos do projeto Cumpre legislação específica de direitos autorais, de classificação etária da mídia, de normas técnicas e regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

O que faz um Editor de Mídia Eletrônica

O Editor de mídia eletrônica edita áudio, vídeo e imagens, utilizando ferramentas avançadas e específicas, tais como computadores de alto desempenho, monitores de alta definição, mesas digitalizadoras, câmeras de vídeo, microfones de captação refinada, discos rígidos externos, fones de ouvido, superfícies de edição, entre outros, aplicando cortes precisos, ajustes de cor, transições suaves e efeitos visuais de forma a aprimorar a qualidade e o impacto do conteúdo de mídias eletrônicas e digitais Aplica princípios estéticos na composição de narrativas audiovisuais para mídias eletrônicas e digitais, atuando em empresas de produção audiovisual, de mídia e entretenimento, de comunicação e jornalismo, de aprendizado e treinamento por mídia eletrônica (e-learning), agências de publicidade e marketing e em estúdios de design e animação.

Editora e edita conteúdo eletrônico e digital, tais como filmes, vídeos, comerciais, animações, vídeos corporativos, comerciais de tv, documentários, séries de televisão, vídeos promocionais, anúncios, conteúdo para mídias sociais, programas de tv, filmes, videoclipes e conteúdo para plataformas digitais, conteúdo multimídia para reportagens, notícias online, vídeos educacionais, tutoriais e conteúdo interativo.

Aplica técnicas e princípios de composição visual, como enquadramento, iluminação, cores e composição de cena, estruturando o conteúdo de forma a criar uma experiência coerente para o público-alvo do projeto Utiliza diferentes tipos de mídia e de linguagens, tendo em vista a compatibilidade e qualidade corretas ao exportar, importar e compartilhar conteúdo digital e suas especificações técnicas de formatação, codificação, decodificação, resolução e taxas de quadros.

Organiza e gerencia arquivos e grandes quantidades de ativos de mídia, nomeando, classificando e armazenando os arquivos de forma coerente, para facilitar o acesso e localização posterior e garantindo fluxo de trabalho fluido Realiza mixagem de áudio e edição de som, ajustando volumes, removendo ruídos indesejados, adicionando trilhas sonoras e efeitos sonoros adequados, garantindo a qualidade geral do áudio no conteúdo.

Resolve problemas e enfrenta desafios de forma inovadora durante o processo de edição, tais como soluções para problemas técnicos, melhoria da estética do conteúdo e na aplicação de princípios estéticos para composição de formas originais de contar histórias por meio da edição.

Pesquisa e estuda tendências, atualizando-se sobre acontecimentos relevantes em sua área de atuação, estudando demandas e preferências do público-alvo, adaptando o conteúdo de acordo com o projeto audiovisual e identificando e respondendo rapidamente a eventos atuais na produção de conteúdo relevante e oportuno Gerencia recursos, orçamentos e cronogramas, garantindo a eficiência da operação, administrando orçamentos, negociando contratos de edição e prestação de serviços, supervisionando cumprimento de contratos.

Auxilia a equipe a cumprir prazos e vencer gargalos do processo.

Utiliza sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), ferramentas de análise de dados, plataformas de publicação e distribuição digital, automação e inteligência artificial, ferramentas de verificação de fatos, plataformas de mídia social e ferramentas de edição e produção de conteúdo Utiliza legislações pertinentes, tendo em vista a liberdade de expressão e seus limites, leis de proteção às pessoas, de privacidade e proteção de dados, direitos autorais e propriedade intelectual, bem como o código de ética jornalística Cumpre legislação específica, normas técnicas, normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

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Funções do Editor de mídia eletrônica

O profissional Editor de Mídia Eletrônica deve pesquisar projetos editoriais, coordenar o processo de edição, selecionar textos e imagens para publicação, gerir editoria, divulgar a obra, demonstrar competências pessoais, editar livros, jornais e revistas impressos e eletrônicos, definir planejamento editorial e pauta.

Condições de trabalho da profissão

Editores trabalham em jornais, revistas de grande circulação, revistas científicas, editoras de livros, na mídia eletrônica, no ensino etc. Podem ser encontrados em empresas, fundações e instituições de caráter público ou privado, religioso ou leigo, predominantemente como empregados com carteira assinada. Desenvolvem seu trabalho em equipes, tanto em horário diurno como noturno, com supervisão ocasional. Em algumas das suas atividades, podem trabalhar sob pressão por prazos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício do trabalho requer formação de nível superior. A experiência profissional anterior desejável para os titulares das ocupações gira entre quatro e cinco anos.

Atividades exercidas por um Editor de mídia eletrônica

Um Editor de mídia eletrônica deve sugerir originais para publicação, supervisionar o trabalho do produtor gráfico, pesquisar temas para projetos editoriais, demonstrar habilidade de leitura, demonstrar habilidade de pesquisar em outras mídias, participar da hierarquização das reportagens e artigos, supervisionar cumprimento de contratos, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, aprovar tradução, examinar propostas de projetos e textos, utilizar recursos visuais para despertar interesse dos leitores, detectar lacunas no mercado editorial, pautar repórteres, definir diagramação, estabelecer o texto final, dominar estética da imagem, utilizar recursos retóricos para despertar interesse dos leitores, responsabilizar-se pela publicação, solicitar pareceres técnicos, demonstrar capacidade de liderança, encomendar reportagens, criar títulos para reportagens, participar na definição da política editorial, demonstrar capacidade de organização de atividades, encomendar originais, aprovar originais, aprovar imagens selecionadas, garantir a adequação da publicação às normas editoriais, apurar informação recebida, orientar colaboradores, demonstrar habilidade de avaliação, administrar orçamentos, conferir informação jornalística com as partes envolvidas, participar do plano de divulgação e vendas, detectar tendências editoriais, elaborar a primeira página de jornal ou capa da revista, pesquisar temas para elaborar pauta e programação editorial, acompanhar projeto gráfico, elaborar releases, encomendar projetos editoriais temáticos, captar informações em outras mídias, analisar textos de autores, articulistas e repórteres, encomendar textos aos autores e articulistas, garantir veracidade da informação, acompanhar preparação do texto, acompanhar a produção dos concorrentes, demonstrar conhecimento de língua estrangeira, sugerir pauta de imagens, aprovar reportagens, selecionar equipe editorial, demonstrar domínio da língua portuguesa, participar de eventos (feiras, congressos), encomendar pesquisas de mercado, realizar análise de retorno financeiro, procurar autores e articulistas, participar da diagramação, contratar tradução, acompanhar revisão do texto, adequar títulos para publicação, elaborar projetos editoriais, informar departamento comercial sobre publicações, negociar contratos de edição e prestação de serviços, demonstrar capacidade de delegar atividades, demonstrar capacidade de negociação com diversos profissionais, realizar palestras, dominar tecnologias de edição e produção, selecionar originais, artigos e reportagens, participar de seminários, considerar público alvo, analisar sugestões de pauta e release, promover treinamento para equipe editorial, demonstrar capacidade de administração de cronogramas, sugerir temas para reportagens, acompanhar desempenho de vendas, selecionar textos e imagens por tipo de público, definir projeto gráfico.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Editor de Mídia Eletrônica ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Editor de Mídia Eletrônica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Editores que ficou em 6.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Editor de Mídia Eletrônica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Editor de Mídia Eletrônica ficou em 6.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 40,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Editores 2025

O salário de Editor de Mídia Eletrônica mostrado aqui é resultado do levantamento de 780 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Editores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Editor de Mídia Eletrônica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Editor de Mídia Eletrônica CBO 261615 salário