O dissídio de Diretor de Divisão Médica 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 131205 no cargo de Diretor de Divisão Médica.

Estado com maior salário médio

Ceará

R$ 20.874,16

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

355 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

São Luís - MA

R$ 7.596,31

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

169 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo

R$ 38.774,00

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Atendimento Hospitalar

222 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Diretor de serviços de saúde Formula e acompanha a execução das diretrizes do planejamento estratégico e tático de atividades de produção e operações de instituições de serviços de saúde, no mais alto nível da administração, com a ajuda de executivos e gerentes subordinados, para maximizar efetividade e/ou lucratividade nas operações Em corporações, formula políticas, segundo as diretrizes estabelecidas por um conselho de administração.

Planeja, gerencia e coordena projetos e programas de saúde, estabelecendo políticas de gestão, coordenando as atividades da equipe médica, entre outras atividades, a fim de assegurar a assistência médica adequada aos pacientes Dirige a instituição segundo normas de conformidade legal e jurídica Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental, promove programa de qualidade de vida no trabalho.

O que faz um Diretor de Divisão Médica

O Diretor de serviços de saúde estabelece políticas e diretrizes científicas, tecnológicas e de gestão do planejamento estratégico e das metas do planejamento tático, de produção e operações de empresas de serviços de saúde, de acordo com as orientações do Conselho de Administração e com as informações elaboradas pelos diretores e gerentes executivos Planeja as ações de saúde, analisando indicadores de saúde e sociodemográficos, aprovando normas de funcionamento das unidades, estabelecendo normas técnicas, aplicando normas legais, definindo instruções de serviços internos e adequando o funcionamento das unidades às normas para garantir o atendimento com segurança e de acordo com a legislação.

Gerencia os serviços de assistência à saúde, estabelecendo políticas de gestão, implementando programas de saúde, utilizando práticas de saúde baseadas em evidências, a fim de assegurar a assistência médica adequada aos pacientes.

Coordena ações de saúde, estabelecendo critérios para otimização de atendimento, acompanhando processos de assistência à saúde, viabilizando recursos para o cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, a fim de garantir a melhor atendimento Reúne-se com outros diretores e gerentes executivos para a avaliação, acompanhamento e, se necessário, para fazer ajustes no planejamento estratégico e nas metas estabelecidas, assegurando o cumprimento da missão da instituição.

Define a política institucional e participa de comitês de decisão Dirige a instituição e faz cumprir normas de conformidade legal e jurídica.

Organiza corpo consultivo para prevenir possíveis situações de risco.

Coordena e define estratégias, projetos e programas de saúde para unidades de serviços de saúde, elaborando plano estratégico, definindo padrão de qualidade do serviço de saúde, analisando a demanda, definindo público-alvo, avaliando as necessidades de aquisição de equipamentos, materiais e insumos, coordenando as atividades da equipe médica, visando ao atendimento com eficiência e qualidade Avalia ações de saúde, definindo estratégias e critérios de avaliação, acompanhando processos, resultados e impactos das ações, a fim de manter a qualidade e segurança nos atendimentos de serviços de saúde.

Avalia resultados de campanhas, o desempenho de equipamentos e de profissionais e as ações de vigilância de saúde.

Promove e analisa estudo de custo de serviços de saúde, acompanha e avalia os resultados financeiros e viabiliza a captação de recursos, utilizando sistemas informatizados e tecnologias de informação e comunicação Define investimentos e custeio, capacidade operacional da instituição e instalação física em função dos serviços Participa na elaboração de campanha de promoção e divulgação de serviços de saúde e promove atividades científicas.

Promove e organiza centros e grupos de estudos, incentivando o aprendizado coletivo, o desenvolvimento profissional para a prática adequada da medicina Gerencia diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde, dimensionando a necessidade de contratação, identificando a necessidade de capacitação e de qualificação de profissionais, aprovando contratações e demissões Identifica perfis profissionais, estabelecendo as responsabilidades dos profissionais da saúde.

Recebe estagiários acadêmicos e médicos residentes, informando as rotinas e o regimento interno da instituição Coordena políticas de integração da instituição com a comunidade externa, com entidades sociais e profissionais, realizando convênios e parcerias, participando de conselhos, propondo e contratando auditorias.

Apresenta, periodicamente, como representante legal da empresa, relatórios de acompanhamento das atividades, interagindo com o Conselho de Administração ou órgão superior e os acionistas Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental, promove programa de qualidade de vida no trabalho.

Funções do Diretor de serviços de saúde

O profissional Diretor de Divisão Médica deve definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde, planejar ações de saúde, gerenciar recursos humanos, coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais, avaliar ações de saúde, administrar recursos financeiros, demonstrar competências pessoais, coordenar ações de saúde.

Condições de trabalho da profissão

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde os cargos dessa família CBO podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Diretor de serviços de saúde

Um Diretor de serviços de saúde deve gerenciar serviços de assistência à saúde, elaborar plano estratégico, demonstrar capacidade de escuta, demonstrar capacidade de administrar conflitos, conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde, demonstrar iniciativa, demonstrar capacidade de administrar o tempo, propor auditorias, estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial, aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais, implementar ações de saúde e segurança do trabalhador, promover estudos de custo de serviços de saúde, acompanhar resultados de ação de saúde, identificar necessidades de capacitação e qualificação, evidenciar acessibilidade, gerenciar risco em tecnovigilância, implementar programas de saúde, realizar convênios e parcerias, promover atividades científicas, definir padrão de qualidade do serviço de saúde, analisar estudos de custo de serviços de saúde, analisar indicadores de saúde, aprovar contratações e demissões, avaliar o impacto das ações de saúde, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, aprovar alterações de cargos e salários, demonstrar capacidade de estabelecer vínculos, definir estratégias de avaliação, definir instruções de serviços internos, estabelecer critérios de avaliação, propor diretrizes de planos de carreira, viabilizar captação de recursos, demonstrar empatia, demonstrar capacidade de comunicação, aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...), dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde, avaliar ações de vigilância de saúde, definir capacidade operacional da instituição, acompanhar processos de ação de saúde, avaliar resultados de campanhas, definir investimentos e custeio, contornar situações adversas, viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais, acompanhar fluxo financeiro, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de tomar decisão, dimensionar necessidade de contratação, estabelecer critérios para otimização de atendimento, contratar auditorias, adequar funcionamento da unidade assistencial às normas, demonstrar criatividade, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, analisar indicadores sociodemográficos, demonstrar capacidade analítica, estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras, avaliar desempenho dos equipamentos de saúde, gerenciar risco em hemoderivados, definir público-alvo de atendimento, acompanhar processos de assistência à saúde, participar em conselhos, definir instalação física em função dos serviços, coordenar projetos e/ou programas de saúde, estabelecer políticas de gestão, liderar pessoas, avaliar resultados financeiros, gerenciar risco em farmacovigilância, definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos, delegar funções, demonstrar capacidade de observação, evidenciar capacidade crítica, demonstrar capacidade retórica, nomear ouvidores, participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde, analisar demanda dos serviços de saúde, identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades, representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais, propor diretrizes para organograma funcional, promover programa de qualidade de vida no trabalho, gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Diretor de Divisão Médica ficou em 4.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Diretor de Divisão Médica e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde que ficou em 4.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Diretor de Divisão Médica em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Diretor de Divisão Médica ficou em 9.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde 2025

O salário de Diretor de Divisão Médica mostrado aqui é resultado do levantamento de 944 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Diretor de Divisão Médica com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Diretor de Divisão Médica CBO 131205 salário