O dissídio de Desenhista Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Desenhista Instrucional.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 6.138,93

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

399 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 1.984,45

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

271 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Outras Atividades de Ensino

R$ 8.163,52

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Outras Atividades de Ensino

82 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.

Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.

O que faz um Desenhista Instrucional

O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.

Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).

Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.

Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.

Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.

Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.

Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.

Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

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Funções do Designer educacional

O profissional Desenhista Instrucional deve desenvolver projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, elaborar projeto instrucional.

Condições de trabalho da profissão

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.

Atividades exercidas por um Designer educacional

Um Designer educacional deve dimensionar os problemas, definir abordagem de comunicação, levantar necessidades educacionais e sociais, selecionar referencial teórico, emitir pareceres, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, demonstrar proatividade, caracterizar o perfil dos alunos, garantir a integridade instrucional, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, mapear conteúdo, analisar resultados das avaliações, administrar recursos de trabalho, entrevistar, demonstrar criatividade, organizar reuniões com equipes de trabalho, realizar controle de qualidade, propor estratégias de participação/interação, assessorar as escolas/instituições, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, avaliar o desempenho das classes/turmas, desenvolver a autoestima, estimular valores estéticos, divulgar deliberações, organizar encontro de educandos, valorizar experiências pedagógicas significativas, mediar informações entre autor e equipe de produção, identificar público alvo, adequar linguagem textual e imagética, elaborar textos de orientação, elaborar objetivos, produzir material de apoio pedagógico, estruturar os tempos pedagógicos, organizar grupos de estudos, divulgar resultados de avaliação, criar clima favorável de trabalho, compreender o contexto, orientar equipe de produção, demonstrar versatilidade, acompanhar a produção dos alunos, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, administrar tempo, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), demonstrar capacidade de observação, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, respeitar a autoria do educador, descrever atividades, planejar reuniões com equipes de trabalho, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, traçar objetivos educacionais, validar material revisado, elaborar relatórios, promover estudos de caso, fornecer subsídios teóricos, respeitar a alteridade, pesquisar práticas educativas, elaborar roteiro visual (storyboard), definir processos de avaliação, estimular a transparência na condução dos trabalhos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, intermediar conflitos entre a escola e a família, trabalhar em equipe, expressar-se com clareza, dimensionar carga horária, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, respeitar as diversidades, acompanhar processo de revisão, orientar atividades interdisciplinares, assessorar o trabalho docente, criar mecanismos de usabilidade, validar produto final, estimular o respeito mútuo, detectar eventuais problemas educacionais, atualizar-se continuamente, formar-se continuamente, estimular a cooperação, definir escopo, verificar o cumprimento das metas, sugerir mudanças no projeto pedagógico, observar o desempenho das classes, selecionar bibliografia, compatibilizar carga horária por atividades, interagir com os pais, dominar a língua portuguesa, traçar metas educacionais, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, elaborar atividades, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, participar da avaliação proposta pela instituição, administrar a progressão da aprendizagem, demonstrar flexibilidade, respeitar a autonomia do educador, definir estratégias de ensino, estimular a criatividade, avaliar a implementação de projetos educacionais, construir instrumentos de avaliação, construir sistema de avaliação, mapear competências, roteirizar material, traçar cronograma de execução, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, estimular o senso de justiça, acompanhar equipe de produção, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, identificar contexto de aprendizagem, criar mecanismos de participação/interação, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, coordenar reuniões, criar espaços para o exercício da diversidade, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, propor soluções para problemas educacionais detectados, auto avaliar-se, estudar continuamente, propor mecanismos de acessibilidade, olhar com intencionalidade pedagógica, participar de cursos, seminários e congressos, administrar conflitos, estimular o senso crítico, formar equipes de trabalho, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, definir mídias, estimular a solidariedade, planejar ações de operacionalização, socializar informações, estimular a participação dos diferentes sujeitos, promover trocas de experiências, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, participar das avaliações externas, participar da criação do projeto gráfico, criar espaços de participação/interação.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Desenhista Instrucional ficou em 7.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Desenhista Instrucional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.20% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Desenhista Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Desenhista Instrucional ficou em 5.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 31,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025

O salário de Desenhista Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Desenhista Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Desenhista Instrucional CBO 239435 salário