O dissídio de Desenhista Instrucional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Desenhista Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 5.790,62
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
360 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
São Paulo - SP
R$ 6.308,98
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
246 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Desenhista Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Desenhista Instrucional deve demonstrar competências pessoais, elaborar projeto instrucional, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, promover a formação contínua dos profissionais, comunicar-se, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve traçar cronograma de execução, elaborar atividades, estimular a transparência na condução dos trabalhos, roteirizar material, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), acompanhar equipe de produção, respeitar a autonomia do educador, observar o desempenho das classes, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, olhar com intencionalidade pedagógica, demonstrar proatividade, identificar contexto de aprendizagem, dimensionar os problemas, interagir com os pais, organizar grupos de estudos, divulgar deliberações, identificar público alvo, definir mídias, verificar o cumprimento das metas, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, criar espaços para o exercício da diversidade, definir escopo, demonstrar flexibilidade, acompanhar processo de revisão, compatibilizar carga horária por atividades, divulgar resultados de avaliação, elaborar relatórios, formar-se continuamente, intermediar conflitos entre a escola e a família, fornecer subsídios teóricos, dimensionar carga horária, pesquisar práticas educativas, participar da criação do projeto gráfico, estimular a criatividade, estimular a solidariedade, traçar objetivos educacionais, organizar reuniões com equipes de trabalho, definir estratégias de ensino, traçar metas educacionais, construir sistema de avaliação, organizar encontro de educandos, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, trabalhar em equipe, estimular o senso de justiça, estudar continuamente, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, construir instrumentos de avaliação, assessorar o trabalho docente, respeitar a autoria do educador, criar mecanismos de participação/interação, analisar resultados das avaliações, selecionar referencial teórico, estimular valores estéticos, planejar ações de operacionalização, estimular a participação dos diferentes sujeitos, mapear competências, estimular o senso crítico, demonstrar capacidade de observação, formar equipes de trabalho, participar da avaliação proposta pela instituição, avaliar a implementação de projetos educacionais, definir abordagem de comunicação, emitir pareceres, promover trocas de experiências, detectar eventuais problemas educacionais, descrever atividades, administrar a progressão da aprendizagem, dominar a língua portuguesa, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, criar espaços de participação/interação, planejar reuniões com equipes de trabalho, administrar conflitos, propor estratégias de participação/interação, atualizar-se continuamente, produzir material de apoio pedagógico, socializar informações, desenvolver a autoestima, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, participar das avaliações externas, levantar necessidades educacionais e sociais, elaborar textos de orientação, estimular o respeito mútuo, mediar informações entre autor e equipe de produção, estruturar os tempos pedagógicos, garantir a integridade instrucional, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, assessorar as escolas/instituições, estimular a cooperação, adequar linguagem textual e imagética, propor mecanismos de acessibilidade, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, propor soluções para problemas educacionais detectados, validar material revisado, realizar controle de qualidade, elaborar objetivos, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, criar clima favorável de trabalho, criar mecanismos de usabilidade, caracterizar o perfil dos alunos, acompanhar a produção dos alunos, definir processos de avaliação, selecionar bibliografia, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, avaliar o desempenho das classes/turmas, administrar recursos de trabalho, validar produto final, participar de cursos, seminários e congressos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, orientar atividades interdisciplinares, promover estudos de caso, mapear conteúdo, valorizar experiências pedagógicas significativas, orientar equipe de produção, entrevistar, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, sugerir mudanças no projeto pedagógico, demonstrar criatividade, respeitar as diversidades, coordenar reuniões, administrar tempo, auto avaliar-se, elaborar roteiro visual (storyboard), compreender o contexto, expressar-se com clareza, respeitar a alteridade, demonstrar versatilidade, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Desenhista Instrucional ficou em 4.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Desenhista Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 4.90% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Desenhista Instrucional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Desenhista Instrucional ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Desenhista Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 859 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Desenhista Instrucional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Coordenador Pedagógico
- Supervisor de Ensino
- Orientador de Ensino
- Auxiliar de Orientação Pedagógica em Educação Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Projetista Instrucional
- Auxiliar de Supervisor Escolar
- Orientador de Disciplina e Área de Estudo
- Coordenador de Disciplina e Área de Estudo
- Psicopedagogo
- Auxiliar de Orientação Pedagógica
Valor do salário na CCT 2024 de Desenhista Instrucional em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 5.574,57 | 5.790,62 | 8.171,90 | 27,63 | 5.70% |
Paraná | 43h | 3.352,80 | 3.482,75 | 4.914,96 | 16,22 | 7.60% |
Minas Gerais | 42h | 3.390,89 | 3.522,31 | 4.970,79 | 16,79 | 7.20% |
Rio de Janeiro | 41h | 3.755,99 | 3.901,56 | 5.505,99 | 18,88 | 7.70% |
Santa Catarina | 42h | 4.274,61 | 4.440,28 | 6.266,26 | 21,20 | 7.20% |
Distrito Federal | 42h | 3.601,27 | 3.740,84 | 5.279,19 | 17,80 | 5.40% |
Rio Grande do Sul | 41h | 3.736,00 | 3.880,80 | 5.476,70 | 19,16 | 4.30% |
Pernambuco | 44h | 2.346,44 | 2.437,38 | 3.439,71 | 11,18 | 5.60% |
Amazonas | 44h | 2.053,53 | 2.133,12 | 3.010,32 | 9,80 | 6.80% |
Bahia | 40h | 2.620,16 | 2.721,71 | 3.840,96 | 13,58 | 5.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Desenhista Instrucional. |
Dissídio de Desenhista Instrucional por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 6.073,58 | 6.308,98 | 8.903,42 | 30,35 | 5.00% |
Curitiba, PR | 43 | 3.728,66 | 3.873,17 | 5.465,93 | 18,06 | 5.10% |
Rio de Janeiro, RJ | 41 | 3.975,28 | 4.129,35 | 5.827,47 | 20,00 | 6.60% |
Brasília, DF | 42 | 3.601,27 | 3.740,84 | 5.279,19 | 17,80 | 6.20% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 3.984,99 | 4.139,44 | 5.841,70 | 19,49 | 5.80% |
Recife, PE | 44 | 2.372,15 | 2.464,09 | 3.477,40 | 11,30 | 6.90% |
Florianópolis, SC | 41 | 4.918,40 | 5.109,02 | 7.210,01 | 25,03 | 4.40% |
Maringá, PR | 43 | 2.421,34 | 2.515,19 | 3.549,51 | 11,72 | 4.30% |
São Caetano do Sul, SP | 44 | 4.388,63 | 4.558,72 | 6.433,41 | 20,79 | 5.10% |
São José dos Campos, SP | 44 | 5.711,04 | 5.932,38 | 8.371,96 | 26,97 | 5.30% |
Porto Alegre, RS | 40 | 4.551,09 | 4.727,48 | 6.671,56 | 23,47 | 4.30% |
Barueri, SP | 42 | 4.197,93 | 4.360,63 | 6.153,86 | 20,89 | 5.70% |
Manaus, AM | 43 | 2.142,95 | 2.226,00 | 3.141,40 | 10,24 | 6.20% |
Salvador, BA | 41 | 2.863,12 | 2.974,09 | 4.197,13 | 14,38 | 5.40% |
Santa Cruz do Sul, RS | 43 | 2.175,68 | 2.260,00 | 3.189,38 | 10,61 | 7.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Desenhista Instrucional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Desenhista Instrucional no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 7.231,27 | 7.511,54 | 10.600,51 | 7.60% | |
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.822,18 | 3.970,32 | 5.603,03 | 6.30% | |
Edição de livros | 4.578,89 | 4.756,35 | 6.712,30 | 4.80% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 4.042,48 | 4.199,16 | 5.925,98 | 4.40% | |
Educação superior - graduação | 3.530,67 | 3.667,51 | 5.175,70 | 4.70% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.960,26 | 4.113,75 | 5.805,44 | 5.70% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 3.563,03 | 3.701,12 | 5.223,13 | 6.30% | |
Ensino fundamental | 4.462,29 | 4.635,23 | 6.541,38 | 5.40% | |
Comércio varejista de livros | 4.840,76 | 5.028,38 | 7.096,19 | 8.30% | |
Treinamento em informática | 3.637,61 | 3.778,60 | 5.332,47 | 6.70% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 4.289,62 | 4.455,87 | 6.288,26 | 4.10% | |
Educação superior - pós-graduação e extensão | 4.332,11 | 4.500,01 | 6.350,55 | 6.70% | |
Atividades de teleatendimento | 3.037,47 | 3.155,19 | 4.452,70 | 7.70% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 3.171,61 | 3.294,53 | 4.649,34 | 5.10% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 8.133,05 | 8.448,27 | 11.922,45 | 6.20% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 3.841,13 | 3.990,00 | 5.630,81 | 8.00% | |
Marketing direto | 1.624,47 | 1.687,43 | 2.381,35 | 4.20% | |
Cursos preparatórios para concursos | 2.008,17 | 2.086,00 | 2.943,83 | 5.70% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 4.846,69 | 5.034,54 | 7.104,89 | 7.50% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 4.434,61 | 4.606,48 | 6.500,81 | 4.60% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |