O dissídio de Desenhista Instrucional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239435 no cargo de Desenhista Instrucional.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 6.138,93
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
399 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 1.984,45
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
271 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Outras Atividades de Ensino
R$ 8.163,52
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Outras Atividades de Ensino
82 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Designer educacional Concebe processos educacionais e o desenvolvimento de cursos, programas e projetos, nas modalidades de ensino presencial ou a distância, em diferentes contextos educacionais, aplicando soluções tecnológicas educacionais e inovadoras Implementa e avalia o processo de desenho educacional, define estratégias, metodologias e tecnologias para o ensino e aprendizagem, conteúdos, materiais e recursos didáticos para diferentes meios e mídias.
Orienta docentes e equipe educacional sobre currículo, planos de curso, de ensino e de aulas, atividades que conjuguem teoria e prática, aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem Elabora documentação educacional, técnica e administrativa, materiais e recursos didático-pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Desenhista Instrucional
O Designer educacional planeja, concebe e implementa projetos educacionais institucionais, considerando os quatro níveis do projeto – programa, currículo, cursos e aula Desenvolve currículos, materiais e recursos didáticos, metodologias para desenvolvimento do ensino e aprendizagem, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem.
Faz uso de sistemas de desenvolvimento de programas e currículos educacionais, de formação profissional e de desenvolvimento de pessoal em organizações (ISD – Instructional System Development) e ferramentas de desenho educacional (ID – Instructional Design).
Realiza análise “front-end” para identificar problemas, negociar o projeto, coletar dados, analisar necessidades e prioridades de formação, distinguir o que pode ser solucionado com educação e formação profissional das causas de baixo desempenho dos alunos ou trabalhadores de outras origens – organizacionais ou motivacionais Desenvolve análise de tarefas ou de atividades e seus elementos qualificantes – conhecimentos, habilidades e atitudes (ou competências) que devem dar sustentação à formação educacional, priorizando e sequenciando o conjunto mais relevante.
Define os objetivos e as metas do curso e o ambiente de formação, o perfil do público-alvo e os conteúdos, especifica os ambientes e os recursos pedagógicos, as metodologias de ensino atuais e as já consagradas, as tecnologias e inovações educacionais a serem utilizadas, as atividades de ensino e aprendizagem e de avaliação de desempenho Define e implementa soluções para desenvolvimento de cursos e programas, por meio de tecnologias da comunicação e informação e tecnologias educacionais.
Atua no planejamento de mídias para o processo de ensino e aprendizagem, propondo a utilização de ferramentas para a produção de conteúdo programático, estratégias e atividades Organiza e cria atividades, materiais e produtos educacionais, mantendo-se atualizado sobre os diferentes aspectos, recursos e aplicações em tecnologia educacional, concebendo soluções didático-pedagógicas, avaliando recursos da tecnologia de informação e comunicação aplicáveis no processo de ensino e aprendizagem Orienta a criação e utilização de objetos de aprendizagem (OA) como aplicativos, imagens, ilustrações, games educacionais, videoaula, podcast, “audiobook”, “e-book”, entre outros, com a participação de profissionais de desenvolvimento de multimídias e de editoração.
Orienta a criação de recursos em diferentes mídias, como material didático impresso, vídeos, ferramentas e plataformas de “Learning Management System” (LMS), testes, ambientes virtuais de aprendizagem, entre outros Articula-se com docentes e equipe escolar, ou de desenvolvimento de pessoal e com supervisores de trabalhadores, orientando e propondo estratégias para a efetivação do projeto no que se refere a planejamento, implementação, desenvolvimento, avaliação, coordenação, soluções tecnológicas educacionais e gestão de cursos.
Avalia os projetos e programas concebidos, identificando necessidades de adequações nas etapas de criação, implantação e desenvolvimentos.
Documenta os resultados coletados, planeja e implementa medidas para garantir a efetividade e qualidade do desenho educacional Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação técnica, educacional e administrativa, como relatórios, projetos, pareceres, resultados de avaliações e de pesquisas, materiais e recursos didático-pedagógicos e metodológicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Designer educacional
O profissional Desenhista Instrucional deve avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, promover a formação contínua dos profissionais, demonstrar competências pessoais, elaborar projeto instrucional, desenvolver projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Designer educacional
Um Designer educacional deve acompanhar a produção dos alunos, elaborar objetivos, coordenar reuniões, administrar recursos de trabalho, acompanhar processo de revisão, descrever estrutura do ambiente de aprendizagem, demonstrar criatividade, validar material revisado, divulgar resultados de avaliação, planejar reuniões com equipes de trabalho, assessorar as escolas/instituições, detectar eventuais problemas educacionais, produzir material de apoio pedagógico, levantar necessidades educacionais e sociais, estruturar os tempos pedagógicos, entrevistar, formar equipes de trabalho, demonstrar proatividade, fornecer subsídios teóricos, roteirizar material, promover trocas de experiências, respeitar as diversidades, criar mecanismos de usabilidade, dimensionar os problemas, traçar cronograma de execução, dimensionar carga horária, divulgar deliberações, estimular a criatividade, olhar com intencionalidade pedagógica, avaliar a implementação de projetos educacionais, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, demonstrar versatilidade, definir abordagem de comunicação, propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos), elaborar atividades, auto avaliar-se, participar das avaliações externas, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, formar-se continuamente, estimular a participação dos diferentes sujeitos, demonstrar capacidade de observação, garantir a integridade instrucional, verificar o cumprimento das metas, estimular valores estéticos, estimular o respeito mútuo, avaliar o desempenho das classes/turmas, criar clima favorável de trabalho, emitir pareceres, compatibilizar carga horária por atividades, estimular o senso crítico, caracterizar o perfil dos alunos, estimular a solidariedade, trabalhar em equipe, explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico, administrar tempo, promover estudos de caso, participar da criação do projeto gráfico, orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional, criar espaços para o exercício da diversidade, acompanhar equipe de produção, intermediar conflitos entre a escola e a família, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, demonstrar flexibilidade, mediar informações entre autor e equipe de produção, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, atualizar-se continuamente, expressar-se com clareza, propor soluções para problemas educacionais detectados, orientar atividades interdisciplinares, elaborar relatórios, observar o desempenho das classes, construir instrumentos de avaliação, organizar encontro de educandos, propor estratégias de participação/interação, socializar informações, traçar objetivos educacionais, estimular a cooperação, participar de cursos, seminários e congressos, estudar continuamente, elaborar projetos de recuperação de aprendizagem, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, definir estratégias de ensino, analisar resultados das avaliações, participar da avaliação proposta pela instituição, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, identificar contexto de aprendizagem, administrar conflitos, descrever atividades, definir processos de avaliação, selecionar bibliografia, definir escopo, organizar grupos de estudos, criar espaços de participação/interação, respeitar a alteridade, elaborar textos de orientação, estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino, traçar metas educacionais, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, mapear competências, pesquisar práticas educativas, orientar equipe de produção, dominar a língua portuguesa, administrar a progressão da aprendizagem, selecionar referencial teórico, valorizar experiências pedagógicas significativas, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, desenvolver a autoestima, estimular a transparência na condução dos trabalhos, sugerir mudanças no projeto pedagógico, respeitar a autoria do educador, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, criar mecanismos de participação/interação, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, validar produto final, definir mídias, interagir com os pais, estimular o senso de justiça, mapear conteúdo, realizar controle de qualidade, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, adequar linguagem textual e imagética, identificar público alvo, construir sistema de avaliação, compreender o contexto, propor mecanismos de acessibilidade, assessorar o trabalho docente, respeitar a autonomia do educador, organizar reuniões com equipes de trabalho, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, planejar ações de operacionalização, elaborar roteiro visual (storyboard).
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Desenhista Instrucional ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Desenhista Instrucional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 8.10% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Desenhista Instrucional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Desenhista Instrucional ficou em 5.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Desenhista Instrucional mostrado aqui é resultado do levantamento de 874 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Desenhista Instrucional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Coordenador Escolar
- Orientador Profissional
- Coordenador de Disciplina e Área de Estudo
- Orientador de Disciplina e Área de Estudo
- Projetista Instrucional
- Coordenador Auxiliar de Curso
- Técnico de Orientação Profissional
- Auxiliar de Orientação Educacional
- Coordenador de Orientação Pedagógica
- Auxiliar de Orientação Pedagógica