O dissídio de Desenhista Gráfico Promocional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262410 no cargo de Desenhista Gráfico Promocional.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.525,30

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

11.801 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Osasco - SP

R$ 7.409,91

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

6.521 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Desenhista industrial gráfico (designer gráfico) Concebe, desenvolve e executa projetos gráficos, por meio de objetos textuais e não textuais de comunicação visual, como sinalizações, panfletos, logotipos, embalagens, publicações editoriais, jogos, animações para tv e websites, com o uso de software Realiza pesquisas temáticas, de campo e de mercado, avaliando e experimentando ideias e conceitos, definindo metodologias, critérios, tecnologias, materiais para apresentar soluções.

Executa projetos, aplicando técnicas digitais, de desenho, de modelagens e outras pertinentes ao trabalho proposto Elabora e apresenta proposta de projeto com base nas necessidades do público-alvo Veicula produtos e projetos na mídia e emite parecer técnico.

Atua conforme normas técnicas e preceitos éticos, sigilosos e de respeito à propriedade intelectual, bem como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Desenhista Gráfico Promocional

O Desenhista industrial gráfico (designer gráfico) desenvolve projetos de design gráfico e de comunicação visual pautados em ideias, conceitos, metodologias e critérios estabelecidos após pesquisas temáticas, de campo e de mercado Define tecnologias, softwares, suportes, materiais, processos de produção e fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos.

Formata e avalia pedidos de clientes ou de diretores de arte, mediante perfil e necessidades e apresenta propostas, analisando material e propondo soluções técnicas e tecnológicas para projetos de design gráfico.

Desenvolve gráficos e leiautes para ilustrações de produtos, logotipos de empresas e websites, sinalizações, animações para tv e jogos com o uso de software Seleciona o tipo, a fonte, o tamanho, a cor e o comprimento da linha dos títulos, cabeçalhos e texto, bem como dimensões e o leiaute.

Solicita parecer de outros profissionais, quando necessário Participa de exposições e mostras, faz experimentações e testes de materiais e produtos e pesquisa padrões de reprodutibilidade.

Aplica técnicas digitais, de desenho, de modelagens bi e tridimensional e outras específicas do projeto.

Executa modelos e protótipos e define padrão de qualidade, técnicas de acabamento e memorial descritivo Revisa e confere a de qualidade do projeto de design e registra patente ou direito autoral.

Elabora diagnósticos, orçamentos e cronogramas, identifica viabilidade do projeto e faz submissões aos órgãos oficiais, quando necessário.

Pode prestar consultoria Mantém arquivos de trabalhos anteriores, bem como arquivos de fotos, ilustrações, banco de imagens e de tipos, em software específico Participa de eventos, feiras e concursos, ministra palestras, cursos e oficinas e apresenta trabalhos em congressos e seminários.

Estabelece condições contratuais, produz material promocional e veicula projetos na mídia eletrônica, impressa e/ou televisiva Elabora relatórios e dossiês, atua em comissões de seleção de produtos, emite parecer técnico e capacita e compõe equipes de trabalho.

Funções do Desenhista industrial gráfico (designer gráfico)

O profissional Desenhista Gráfico Promocional deve efetuar conservação-restauração do patrimônio cultural, executar obras de arte e projeto de design, conceber obra artística ou projeto de design, divulgar projeto de design, obra artística e trabalhos de conservação-restauração, elaborar proposta de trabalho artístico, projeto de design e conservação-restauração de bem cultural, demonstrar competências pessoais, desenvolver projeto de design, obra de arte e conservação-restauração, realizar pesquisas, executar conservação preventiva, comunicar-se.

Condições de trabalho da profissão

Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas específicas às respectivas áreas de atuação. Diferem, basicamente, quanto à finalidade do trabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragem limitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondem sempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão produzidas em série. Já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicas específicas para restauração de bens culturais. A forma de trabalhar também apresenta semelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasional enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares. Em todas as ocupações predominam os autônomos. Os artistas visuais trabalham de forma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e os conservadores- restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe. No exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restauradores podem trabalhar em posições desconfortáveis. Todas as ocupações estão sujeitas à exposição a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Desenhista industrial gráfico (designer gráfico)

Um Desenhista industrial gráfico (designer gráfico) deve participar de concursos, desenvolver embalagem para movimentação, manuseio e transporte de obra de arte , bem cultural e produto, cumprir normas e procedimentos de segurança, avaliar ideias ou conceitos propostos, compor equipes, interagir com outras linguagens (ilustração, multimídia, etc...), identificar público alvo, aplicar técnicas de desenho, pesquisar temáticas, executar modelo, protótipo ou peça piloto, demonstrar capacidade de atenção, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de percepção, orientar profissionais sobre uso correto de equipamentos de segurança, aferir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção, definir memorial descritivo, solicitar parecer de outros profissionais, experimentar materiais, controlar condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, analisar material e técnicas, demonstrar criatividade, pesquisar padrões de reprodutibilidade, coordenar equipes, elaborar orçamentos e cronograma, definir técnicas de acabamento, frequentar exposições e mostras, comercializar produto, obra e serviços de conservação-restauração, participar de comissões de seleção de artistas, obras e produtos, prestar consultoria, trabalhar em equipe, registrar etapas do processo criativo, identificar viabilidade do projeto, elaborar material promocional, identificar necessidades do público alvo, definir padrão de qualidade do produto, da obra e da intervenção, elaborar plasticamente imagem surgida na elaboração da obra, participar de bancas e júris de exposições, concursos, etc..., submeter projetos aos órgãos oficiais, participar de feiras, formatar pedido do cliente, capacitar equipes, demonstrar habilidade manual, contatar clientes, definir suportes e materiais a serem utilizados, experimentar ideias, configurar ideias em diferentes suportes, avaliar pedido do cliente, demonstrar capacidade de imaginação espacial, participar do processo de gerenciamento de risco, identificar necessidades de outros especialistas envolvidos no processo, elaborar relatórios(dossiês), determinar ideia ou conceito a ser adotado, aplicar técnicas de modelagem bi e tridimensional, elaborar livros, artigos, etc, definir processos de produção, demonstrar acuidade visual, pesquisar literatura específica da área, pesquisar história da arte, da técnica e dos materiais, demonstrar habilidade motora fina, definir perfil do público alvo, definir tecnologias e materiais, veicular produto ou obra na mídia eletrônica, impressa, televisiva, estabelecer condições contratuais, registrar patente ou direito autoral, aplicar técnicas específicas pertinentes ao projeto, desenvolver soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração, ministrar palestras, cursos e oficinas, elaborar diagnósticos, definir metodologias e critérios, emitir parecer técnico, definir fatores ambientais, espaciais, culturais, sociais e econômicos, expor em exposições, salões e espaços públicos, realizar pesquisa de campo, aplicar técnicas digitais, apresentar trabalhos em congressos, seminários, propor soluções técnicas e tecnológicas para projeto de design, obra de arte e conservação-restauração, apresentar proposta, colocar obras em coleções públicas e privadas, realizar pesquisas de mercado, conferir visibilidade a um impulso emocional e racional, aplicar técnicas de gravura, promover eventos, demonstrar afinidade com novas tecnologias, realizar testes e ensaios nos materiais e produtos, identificar problema, interagir com instituições e profissionais da área.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Desenhista Gráfico Promocional ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Desenhista Gráfico Promocional e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais que ficou em 6.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Desenhista Gráfico Promocional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Desenhista Gráfico Promocional ficou em 10.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 34,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais 2024

O salário de Desenhista Gráfico Promocional mostrado aqui é resultado do levantamento de 31341 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Desenhista Gráfico Promocional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Desenhista Gráfico Promocional CBO 262410 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Desenhista Gráfico Promocional em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Desenhista Gráfico Promocional por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 43h 4.356,45 4.525,30 6.386,24 21,22 5.00%
Minas Gerais 42h 3.001,55 3.117,88 4.400,05 14,67 5.40%
Santa Catarina 43h 3.273,39 3.400,25 4.798,54 15,88 4.40%
Paraná 43h 2.870,49 2.981,74 4.207,92 13,86 6.30%
Rio de Janeiro 42h 3.335,17 3.464,43 4.889,11 16,41 4.80%
Rio Grande do Sul 42h 3.572,78 3.711,25 5.237,42 17,48 6.70%
Ceará 44h 2.086,33 2.167,19 3.058,40 9,94 7.80%
Goiás 43h 2.535,97 2.634,25 3.717,54 12,16 7.20%
Pernambuco 43h 2.456,35 2.551,55 3.600,82 11,86 4.30%
Bahia 43h 2.362,49 2.454,05 3.463,23 11,40 7.10%
Distrito Federal 43h 3.802,95 3.950,35 5.574,85 18,50 4.10%
Espírito Santo 43h 2.421,08 2.514,91 3.549,12 11,78 7.20%
Paraíba 43h 1.996,18 2.073,55 2.926,25 9,58 4.80%
Pará 43h 1.883,35 1.956,35 2.760,85 9,04 6.90%
Rio Grande do Norte 43h 1.682,13 1.747,33 2.465,88 8,04 4.50%
Maranhão 43h 1.931,10 2.005,94 2.830,84 9,27 7.70%
Mato Grosso 43h 2.253,24 2.340,57 3.303,08 10,80 7.80%
Amazonas 43h 2.439,77 2.534,33 3.576,52 11,80 6.10%
Sergipe 42h 1.910,80 1.984,86 2.801,10 9,36 4.30%
Mato Grosso do Sul 44h 2.090,63 2.171,66 3.064,71 9,97 8.20%
Piauí 44h 2.125,12 2.207,49 3.115,27 10,10 8.10%
Alagoas 44h 2.005,30 2.083,02 2.939,62 9,52 6.80%
Rondônia 44h 1.655,38 1.719,53 2.426,66 7,86 7.80%
Tocantins 44h 1.755,83 1.823,88 2.573,91 8,31 5.70%
Roraima 44h 1.626,32 1.689,35 2.384,06 7,73 8.10%
Amapá 44h 1.713,81 1.780,24 2.512,32 8,14 4.70%
Acre 44h 1.627,61 1.690,69 2.385,95 7,68 6.70%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Desenhista Gráfico Promocional.

Dissídio de Desenhista Gráfico Promocional por cidade

Quanto ganha um Desenhista Gráfico Promocional nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Desenhista Gráfico Promocional na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.262,91 5.466,88 7.715,03 25,84 4.80%
Rio de Janeiro, RJ 42 3.882,78 4.033,26 5.691,86 19,21 6.20%
Belo Horizonte, MG 42 3.917,14 4.068,95 5.742,23 19,32 6.50%
Curitiba, PR 42 3.193,23 3.316,99 4.681,04 15,61 6.00%
Fortaleza, CE 44 2.134,43 2.217,15 3.128,91 10,19 8.30%
Brasília, DF 43 3.802,95 3.950,35 5.574,85 18,50 5.10%
Goiânia, GO 43 2.636,18 2.738,35 3.864,44 12,67 4.30%
Barueri, SP 42 5.393,92 5.602,97 7.907,08 26,45 7.80%
Porto Alegre, RS 42 4.762,48 4.947,06 6.981,45 23,42 5.50%
Florianópolis, SC 41 4.749,61 4.933,69 6.962,57 23,80 4.30%
Recife, PE 43 2.839,44 2.949,49 4.162,41 13,77 7.50%
Campinas, SP 43 4.076,81 4.234,81 5.976,30 19,81 7.80%
Londrina, PR 43 2.413,11 2.506,64 3.537,44 11,53 5.50%
Maringá, PR 43 2.712,01 2.817,12 3.975,60 12,96 7.50%
Joinville, SC 43 3.768,82 3.914,89 5.524,81 18,19 4.30%
Manaus, AM 43 2.507,43 2.604,61 3.675,71 12,08 6.90%
Osasco, SP 42 7.133,44 7.409,91 10.457,08 34,98 5.30%
Franca, SP 43 2.099,26 2.180,62 3.077,36 10,04 6.30%
Blumenau, SC 43 3.539,24 3.676,41 5.188,27 17,04 5.50%
Salvador, BA 43 3.295,31 3.423,02 4.830,67 15,97 7.20%
João Pessoa, PB 43 2.155,88 2.239,43 3.160,35 10,38 5.90%
Guarulhos, SP 43 2.552,91 2.651,85 3.742,37 12,21 6.40%
Criciúma, SC 44 2.784,33 2.892,24 4.081,62 13,24 5.20%
Natal, RN 43 1.681,08 1.746,24 2.464,34 8,04 6.40%
Uberlândia, MG 43 2.764,98 2.872,14 4.053,26 13,38 8.00%
Vila Velha, ES 43 2.059,28 2.139,09 3.018,75 9,95 8.00%
Ribeirão Preto, SP 43 2.682,70 2.786,68 3.932,64 12,94 5.40%
São Luís, MA 44 2.116,11 2.198,13 3.102,06 10,10 7.00%
São José do Rio Preto, SP 43 2.353,58 2.444,80 3.450,17 11,31 7.60%
Santo André, SP 43 2.757,58 2.864,45 4.042,40 13,26 5.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Desenhista Gráfico Promocional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Desenhista Gráfico Promocional no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Agências de publicidade 2.895,98 3.008,22 4.245,29 7.90%
Impressão de material para uso publicitário 1.775,90 1.844,73 2.603,33 6.40%
Marketing direto 2.329,13 2.419,40 3.414,34 4.70%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 3.366,53 3.497,00 4.935,07 4.90%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 2.662,81 2.766,02 3.903,49 7.60%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 4.411,66 4.582,65 6.467,17 5.80%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 5.308,73 5.514,48 7.782,20 4.70%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 5.496,25 5.709,27 8.057,09 6.50%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.365,60 2.457,29 3.467,80 4.10%
Impressão de material para outros usos 1.946,10 2.021,53 2.852,84 4.50%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 4.128,84 4.288,86 6.052,57 4.50%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 2.810,67 2.919,60 4.120,23 6.70%
Consultoria em tecnologia da informação 5.724,77 5.946,64 8.392,08 7.80%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 4.999,74 5.193,52 7.329,24 5.30%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 6.245,50 6.487,55 9.155,43 5.80%
Comércio varejista de outros produtos 2.183,93 2.268,57 3.201,48 5.40%
Locação de mão-de-obra temporária 4.981,33 5.174,39 7.302,25 8.00%
Fotocópias 1.709,79 1.776,05 2.506,42 6.80%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 5.243,76 5.446,99 7.686,96 7.80%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 3.543,42 3.680,75 5.194,39 5.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.