O dissídio de Corretor de Frete 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 342120 no cargo de Corretor de Frete.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 2.645,94
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
2.466 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Jandira - SP
R$ 3.614,65
Cidade que mais contrata
Rondonópolis - MT
1.339 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Afretador afreta embarcações, contratando serviços de arrendamento de navio em diferentes modalidades e serviços de arrendamento de equipamentos Preenche formulários legais de carga e transporte.
Pesquisa mercado de transporte Atende clientes, identificando suas necessidades e elaborando proposta de preços e serviços Segue procedimentos, normas técnicas e regulamentadoras das agências de transportes terrestres, aéreos e marítimos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de proteção ambiental.
O que faz um Corretor de Frete
O Afretador atende clientes, identificando suas necessidades Informa-se sobre produto a ser transportado, elaborando proposta de preços e serviços.
Define parcerias e fornecedores de serviços de armazenagem e transporte.
Contrata serviços de arrendamento de navio em diferentes modalidades, entre as quais a casco nu (ou demise charter party ), afretamento por tempo (time charter-party) e contrato por viagem (ou voyage party) Contrata serviços de arrendamento de equipamentos, negociando preços e prazos de pagamento.
Elabora ou auxilia a elaboração de documentos e contratos de afretamento Registra dados de carga e transporte no sistema de comércio exterior (Siscarga) e em sistemas internos.
Confere, organiza e arquiva documentos.
Disponibiliza informações da carga para o cliente, verificando a sua satisfação Pesquisa mercado, coletando dados de clientes potenciais.
Identifica rotas de transporte, preços e serviços de seus parceiros e de seus concorrentes.
Consulta sistemas de informação especializados, órgãos governamentais e entidades.
Funções do Afretador
O profissional Corretor de Frete deve demonstrar competências pessoais, treinar funcionários e estagiários, atender clientes, pesquisar mercado, elaborar documentos, definir parcerias e fornecedores de serviços, controlar operações de transporte, verificar segurança dos meios de transporte, equipamentos e da carga.
Condições de trabalho da profissão
Especialistas em logística de transportes trabalham em empresas de transportes intermodais, predominantemente em empresas de transporte aéreo, aquaviário e terrestre. Os profissionais do transporte multimodal podem trabalhar de forma presencial e a distância, por rodízio de turnos. Geralmente, trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional. Para essas ocupações predomina o trabalho assalariado, com carteira assinada. Eventualmente, desempenham atividades que podem levar ao estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Afretador
Um Afretador deve contratar serviços de transporte e de equipamentos, classificar clientes por demanda (região, tipo de produto, volume e outros), identificar rotas de transporte, verificar acondicionamento de carga, negociar preços e prazos de pagamentos, demonstrar flexibilidade, demonstrar confiabilidade, preencher formulários, identificar preços e serviços de seus parceiros e concorrentes, selecionar material de treinamento, avaliar incidência de falhas de equipamentos e veículos, supervisionar eficiência operacional dos equipamentos e veículos, coletar dados de clientes potenciais, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, coletar dados de volume e demanda de carga, auxiliar na elaboração de contratos, selecionar funcionários para curso, informar-se sobre produto a ser transportado, demonstrar organização, elaborar propostas de preços e serviços, orientar sobre procedimentos técnicos, remanejar equipamentos e veículos, monitorar manutenção de equipamentos e veículos, demonstrar criatividade, demonstrar liderança, definir condições de armazenagem e transporte, apresentar empresa e serviços, demonstrar responsabilidade, acompanhar embarque e desembarque de carga, demonstrar objetividade, arquivar documentos, consultar sistemas de informação especializados, órgãos governamentais e entidades, demonstrar iniciativa, providenciar carga e descarga, acompanhar vistoria aduaneira de carga, analisar necessidades de treinamento, acionar seguradora em casos de ocorrência com a carga, organizar documentos, requisitar manutenção de equipamentos e veículos, demonstrar domínio em línguas estrangeiras, conferir documentos, demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão, participar de eventos, alimentar sistemas informacionais internos, identificar necessidades do cliente, avaliar desempenho de funcionários e estagiários, demonstrar proatividade, disponibilizar informações de carga para cliente, verificar satisfação de cliente, registrar dados de carga e transporte no sistema de comércio exterior (siscarga), identificar estrutura de serviços na rota de transporte, armazenagem e distribuição.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Corretor de Frete ficou em 6.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Corretor de Frete e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Especialistas em logística de transportes que ficou em 6.10% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Corretor de Frete em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Corretor de Frete ficou em 6.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 22,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Especialistas em logística de transportes 2024
O salário de Corretor de Frete mostrado aqui é resultado do levantamento de 7389 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Especialistas em logística de transportes que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Corretor de Frete com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Agente de Transporte
- Operador de Transporte Multimodal
- Técnico de Operações de Serviços de Máquinas e Veículos
- Controlador de Serviços de Máquinas e Veículos
- Afretador
- Analista de Transporte Multimodal
- Auxiliar de Exportação e Importação
- Analista de Logística de Transporte
- Transitário de Cargas
- Agenciador de Cargas
Valor do salário na CCT 2024 de Corretor de Frete em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 41h | 2.139,98 | 2.222,92 | 3.137,05 | 10,76 | 6.80% |
Mato Grosso | 44h | 2.417,09 | 2.510,77 | 3.543,28 | 11,47 | 4.30% |
Paraná | 44h | 2.349,80 | 2.440,87 | 3.444,62 | 11,19 | 8.10% |
Minas Gerais | 43h | 2.044,62 | 2.123,86 | 2.997,26 | 9,84 | 7.80% |
Santa Catarina | 44h | 2.211,45 | 2.297,16 | 3.241,82 | 10,48 | 4.70% |
Mato Grosso do Sul | 41h | 2.113,43 | 2.195,34 | 3.098,13 | 10,71 | 4.30% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.397,58 | 2.490,50 | 3.514,67 | 11,40 | 7.50% |
Rio de Janeiro | 43h | 2.547,22 | 2.645,94 | 3.734,04 | 12,17 | 4.60% |
Goiás | 44h | 2.134,16 | 2.216,87 | 3.128,51 | 10,14 | 6.30% |
Bahia | 42h | 2.011,73 | 2.089,70 | 2.949,05 | 9,86 | 6.80% |
Maranhão | 44h | 2.186,01 | 2.270,74 | 3.204,53 | 10,39 | 5.00% |
Espírito Santo | 43h | 1.801,11 | 1.870,92 | 2.640,29 | 8,73 | 6.00% |
Amazonas | 43h | 1.939,46 | 2.014,62 | 2.843,10 | 9,46 | 8.00% |
Pernambuco | 43h | 1.948,56 | 2.024,08 | 2.856,44 | 9,41 | 4.10% |
Pará | 42h | 2.162,67 | 2.246,49 | 3.170,31 | 10,61 | 5.40% |
Ceará | 43h | 1.953,15 | 2.028,85 | 2.863,18 | 9,39 | 4.10% |
Rondônia | 44h | 1.442,53 | 1.498,44 | 2.114,64 | 6,81 | 7.90% |
Distrito Federal | 42h | 1.874,48 | 1.947,13 | 2.747,84 | 9,34 | 7.50% |
Tocantins | 44h | 1.840,06 | 1.911,38 | 2.697,39 | 8,72 | 6.10% |
Rio Grande do Norte | 44h | 1.463,20 | 1.519,91 | 2.144,95 | 6,96 | 4.60% |
Acre | 44h | 1.403,12 | 1.457,50 | 2.056,87 | 6,69 | 7.90% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Corretor de Frete. |
Dissídio de Corretor de Frete por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Rondonópolis, MT | 44 | 2.384,44 | 2.476,85 | 3.495,41 | 11,31 | 4.30% |
São Paulo, SP | 40 | 2.026,89 | 2.105,44 | 2.971,26 | 10,62 | 6.10% |
Guarulhos, SP | 42 | 1.968,19 | 2.044,47 | 2.885,22 | 9,75 | 6.60% |
Campo Grande, MS | 40 | 2.116,52 | 2.198,55 | 3.102,65 | 10,87 | 5.70% |
Londrina, PR | 44 | 2.345,04 | 2.435,93 | 3.437,66 | 11,13 | 5.90% |
Cuiabá, MT | 44 | 2.768,50 | 2.875,80 | 4.058,41 | 13,07 | 7.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 43 | 2.646,21 | 2.748,77 | 3.879,15 | 12,65 | 7.50% |
Maringá, PR | 44 | 2.590,12 | 2.690,51 | 3.796,92 | 12,25 | 6.50% |
Campinas, SP | 42 | 2.008,27 | 2.086,11 | 2.943,97 | 9,92 | 8.30% |
Sorocaba, SP | 44 | 1.545,94 | 1.605,85 | 2.266,23 | 7,36 | 7.50% |
Curitiba, PR | 43 | 1.862,03 | 1.934,20 | 2.729,60 | 9,01 | 4.70% |
Uberlândia, MG | 43 | 2.013,47 | 2.091,51 | 2.951,60 | 9,76 | 8.20% |
Cascavel, PR | 44 | 2.588,80 | 2.689,14 | 3.794,99 | 12,24 | 5.40% |
Rio Verde, GO | 44 | 2.242,02 | 2.328,92 | 3.286,64 | 10,66 | 4.40% |
Marau, RS | 44 | 2.756,36 | 2.863,19 | 4.040,62 | 13,03 | 8.30% |
Itajaí, SC | 44 | 2.249,90 | 2.337,10 | 3.298,19 | 10,71 | 4.20% |
Manaus, AM | 43 | 1.956,77 | 2.032,61 | 2.868,48 | 9,56 | 7.80% |
Santos, SP | 43 | 3.371,39 | 3.502,06 | 4.942,21 | 16,10 | 4.70% |
Caxias do Sul, RS | 44 | 2.090,85 | 2.171,89 | 3.065,03 | 9,91 | 8.00% |
Extrema, MG | 44 | 1.574,59 | 1.635,61 | 2.308,23 | 7,46 | 7.00% |
Balsas, MA | 44 | 2.211,24 | 2.296,95 | 3.241,52 | 10,51 | 5.00% |
Barueri, SP | 43 | 2.609,34 | 2.710,48 | 3.825,10 | 12,75 | 6.60% |
Goiânia, GO | 44 | 1.767,14 | 1.835,63 | 2.590,50 | 8,37 | 4.40% |
Ourinhos, SP | 44 | 2.038,93 | 2.117,96 | 2.988,92 | 9,63 | 5.40% |
São José dos Pinhais, PR | 43 | 1.742,58 | 1.810,12 | 2.554,49 | 8,38 | 4.80% |
Vitoria, ES | 42 | 1.787,57 | 1.856,85 | 2.620,44 | 8,78 | 6.20% |
Joinville, SC | 44 | 1.858,87 | 1.930,91 | 2.724,96 | 8,78 | 8.00% |
Salvador, BA | 41 | 1.976,69 | 2.053,31 | 2.897,69 | 10,05 | 6.60% |
Campo Belo, MG | 44 | 1.735,08 | 1.802,33 | 2.543,50 | 8,19 | 5.20% |
Brasília, DF | 42 | 1.874,48 | 1.947,13 | 2.747,84 | 9,34 | 5.00% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Corretor de Frete. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Corretor de Frete no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional | 2.317,61 | 2.407,43 | 3.397,44 | 5.20% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 1.631,33 | 1.694,55 | 2.391,40 | 8.00% | |
Atividades auxiliares dos transportes aéreos, exceto operação dos aeroportos e campos de aterrissagem | 1.849,77 | 1.921,46 | 2.711,62 | 5.60% | |
Transporte aéreo de passageiros regular | 1.704,08 | 1.770,13 | 2.498,06 | 4.30% | |
Agenciamento de cargas, exceto para o transporte marítimo | 2.482,59 | 2.578,80 | 3.639,29 | 7.50% | |
Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal | 2.101,26 | 2.182,70 | 3.080,30 | 7.20% | |
Carga e descarga | 1.544,11 | 1.603,95 | 2.263,54 | 6.00% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.444,12 | 2.538,85 | 3.582,90 | 4.60% | |
Comércio atacadista de leite e laticínios | 2.325,61 | 2.415,74 | 3.409,16 | 8.10% | |
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente | 3.426,11 | 3.558,89 | 5.022,41 | 7.70% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 1.752,38 | 1.820,30 | 2.568,86 | 5.50% | |
Atividades de agenciamento marítimo | 3.615,12 | 3.755,23 | 5.299,49 | 7.70% | |
Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais | 1.464,60 | 1.521,36 | 2.146,99 | 7.30% | |
Transporte rodoviário de produtos perigosos | 2.413,62 | 2.507,16 | 3.538,19 | 6.80% | |
Transporte aéreo de carga | 2.036,81 | 2.115,75 | 2.985,81 | 7.20% | |
Agências de viagens | 1.496,20 | 1.554,19 | 2.193,31 | 8.30% | |
Operador de transporte multimodal - otm | 1.879,16 | 1.951,99 | 2.754,71 | 5.80% | |
Armazéns gerais - emissão de warrant | 1.923,54 | 1.998,09 | 2.819,77 | 6.90% | |
Serviços de malote não realizados pelo correio nacional | 2.020,11 | 2.098,40 | 2.961,33 | 6.90% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 2.274,56 | 2.362,71 | 3.334,33 | 7.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |