O dissídio de Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 342410 no cargo de Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia).
Estado com maior salário médio
Mato Grosso do Sul
R$ 4.379,60
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
662 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Belém - PA
R$ 2.261,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
223 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Transporte Metroviário
R$ 10.859,25
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Concessionárias de Rodovias, Pontes, Túneis e Serviços Relacionados
256 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Operador de centro de controle (ferrovia e metrô) opera centro de controle operacional, programando e coordenando a movimentação e a circulação de trens Controla o desempenho e o intervalo entre os trens, monitora a energia do sistema e supervisiona as estações e os equipamentos da rede.
Auxiliado por painéis eletrônicos, monitora o que acontece em cada linha de trem, efetuando os ajustes necessários Providencia as condições para realização de manutenção de trens Supervisiona equipe de trabalho.
Elabora documentação Atua conforme procedimentos e normas regulamentadoras de transporte de pessoas e cargas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia)
O Operador de centro de controle (ferrovia e metrô) programa circulação de trens, definindo prioridades, estabelecendo horários, planejando a formação de trens e alocando locomotivas e vagões de acordo com a demanda Planeja cruzamentos e ultrapassagens de trens.
Distribui programação de trens para supervisor e agentes.
Define estratégias para solução de problemas operacionais Opera sistemas de controle de movimentação e circulação de trens, consultando o sistema de dados operacionais e analisando as informações recebidas - por sistema de rádio e telefonia - do pessoal operativo das estações, das cabines dos trens e das torres de controle dos pátios de estacionamento, para autorizar a circulação de trens.
Controla atividades de pátio e terminais, examinando disponibilidade de trens da frota Pode operar composições a distância, utilizando sistemas específicos.
Monitora, por painéis eletrônicos, o que acontece em cada linha de trem, efetuando ou providenciando os ajustes necessários.
Controla os serviços de manutenção de equipamentos fixos e trens Substitui o trem que estará em manutenção, para não paralisar o atendimento da linha.
Controla circulação de trens e veículos metroferroviários de manutenção nas linhas e pátios, para atendimento a trens com falhas e avarias.
Executa estratégias para solução de problemas operacionais, orientando maquinistas e operadores de trens sobre anormalidades em via e em trem Pode acionar corpo de bombeiros, polícia militar, ambulância e órgãos ambientais, em caso de acidentes Opera subestações elétricas e sistemas de controle elétrico, de tráfego e de passageiros.
Testa e inspeciona equipamentos elétricos, contatando fornecedora de energia em situações de anormalidades Distribui alimentação elétrica Supervisiona equipe de trabalho, distribuindo tarefas, avaliando conduta funcional e requisitando reciclagem e treinamento de empregados.
Participa de reuniões com equipe Pode ministrar treinamento.
Supervisiona o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) Elabora relatórios e digita informações no sistema de dados operacionais Pode prestar serviço de apoio aos usuários e clientes, informando sobre anormalidades do sistema metroferroviário e respondendo às dúvidas e às reclamações.
.
Funções do Operador de centro de controle (ferrovia e metrô)
O profissional Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia) deve controlar atividades de pátio e terminais, programar circulação de trens, demonstrar competências pessoais, elaborar documentação, prestar serviço de apoio aos usuários e clientes, comunicar-se, supervisionar equipe de trabalho, operar equipamentos e sistemas elétricos, coordenar circulação de trens e veículos metro ferroviários de manutenção, administrar estação.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos em transportes metro ferroviários trabalham em ferrovias e metrôs, como empregados assalariados, com carteira assinada. Atuam em equipe na execução de trabalhos integrados e na elaboração de estratégias, com supervisão permanente. Trabalham em ambientes fechados e em rodízio de turnos. Podem estar sujeitos a situações estressantes e expostos a material inflamável.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio há tendência de aumento dos requisitos de qualificação, em função da modernização dos sistemas de controle operacional. Parte do aprendizado ocorre no próprio local de trabalho.
Atividades exercidas por um Operador de centro de controle (ferrovia e metrô)
Um Operador de centro de controle (ferrovia e metrô) deve demonstrar capacidade de equilíbrio emocional, supervisionar uso de equipamentos de proteção individual (epi), definir escala de férias, consultar sistema de dados operacionais, escrever corretamente, demonstrar qualidade gestual, controlar disponibilidade de trens da frota, providenciar retorno de equipamentos fixos e trens para sua condição operacional, disponibilizar áreas e equipamentos fixos operacionais para atividade de manutenção, expressar-se corretamente, avaliar desempenho de empregados, preencher livro e boletins de ocorrência, definir estratégias para solução de problemas operacionais, operar subestações elétricas, supervisionar segurança da estação, operar sistemas de controle (elétrico, de tráfego e passageiros), informar ao cliente sobre carga em trânsito, despachar trens do pátio, conforme programação horária, ministrar treinamento aos empregados, demonstrar capacidade de atenção difusa, executar cruzamentos e ultrapassagens de trens, participar de reuniões com equipe, posicionar aparelhos de mudança de vias para circulação (manual ou telecomando), executar estratégias para solução de problemas operacionais, solicitar manutenção de equipamentos fixos e trens, isolar áreas e equipamentos fixos operacionais para manutenção, demonstrar capacidade de atenção distribuída, orientar maquinistas e operadores de trens sobre anormalidades na via e trem, digitar informações no sistema de dados operacionais, inspecionar equipamentos elétricos, dar provas de liderança, testar equipamentos elétricos, autorizar serviços de manutenção, limpeza e treinamentos nos trens, planejar cruzamentos e ultrapassagens de trens, prestar primeiros socorros, supervisionar serviços de atendimento ao público (bilheteria, catraca e informação), elaborar diário operacional (do), acionar corpo de bombeiros, polícia militar, ambulância e órgãos ambientais em caso de acidentes, elaborar relatórios, demonstrar objetividade, autorizar circulação de trens, demonstrar clareza, agir com iniciativa, consultar livro de ocorrências, analisar informações recebidas das estações e dos trens, recepcionar visitantes, adaptar linguagem, orientar empregados, contatar fornecedora de energia em situações de anormalidades, distribuir alimentação elétrica, definir prioridades para circulação de trens, fazer apontamento de frequência de empregados, avaliar conduta funcional, responder dúvidas e reclamações de clientes, informar ao cliente sobre anormalidades do sistema metro ferroviário, remover trens avariados, substituir trens com falhas e avarias, distribuir tarefas, trabalhar em equipe, dar provas de organização, manobrar trens e veículos metro ferroviários de manutenção, programar horários de trens, planejar formação de trens, demonstrar dinamismo, alocar locomotivas e vagões de acordo com demanda, controlar circulação de trens e veículos metro ferroviários de manutenção nas linhas e pátios, operar sistemas de controle de movimento e circulação de trens, requisitar reciclagem e treinamento de empregados, distribuir programação de trens para supervisor e agentes.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia) ficou em 4.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos em transportes metro ferroviários que ficou em 4.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia) ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos em transportes metro ferroviários 2025
O salário de Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia) mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.492 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos em transportes metro ferroviários que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Controlador de Centro de Controle Operacional (metrô e Ferrovia) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Programação (ferrovia)
- Controlador de Centro de Controle Operacional
- Controlador de Tráfego
- Operador de Centro de Controle (ferrovia e Metrô)
- Supervisor de Estação (metrô e Ferrovia)
- Agente de Pátio e Terminais (ferrovia e Metrô)
- Supervisor Geral de Operação (metrô)
- Supervisor de Centro de Controle (ferrovia e Metrô)
- Agente de Estação (ferrovia e Metrô)
- Chefe de Estação (ferrovia)