O dissídio de Consultor de Cobrança 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421305 no cargo de Consultor de Cobrança.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 2.002,14

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.868 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Curitiba - PR

R$ 2.614,03

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.215 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Cobrador externo executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, indo ao endereço do devedor Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.

Define estratégias e elabora itinerário de cobrança Contata cada devedor e negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, fazendo prestação de contas e emitindo relatório.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Consultor de Cobrança

O Cobrador externo prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito, averiguando as razões da inadimplência e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.

Consulta códigos civil, comercial e do consumidor.

Define estratégias e elabora itinerário de cobrança por região Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.

Atualiza cadastro do devedor, levantando informações junto à vizinhança e no local de trabalho, consultando pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Pode localizar bens dados como garantia de dívida, avaliando seu estado físico.

Contata o devedor e seu avalista ou fiador, verificando a situação financeira de cada um.

Informa, ao devedor, o seu débito, esclarecendo as consequências da inadimplência e as vantagens da recuperação do crédito Apresenta, ao devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.

Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo recibos e comprovantes de quitação de dívidas.

Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas Também, pode notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.

Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas no contato com devedor e fazendo prestação de contas Elabora relatório de encerramento da cobrança ou encaminha o processo ao departamento jurídico Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas.

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Funções do Cobrador externo

O profissional Consultor de Cobrança deve atualizar cadastro, identificar cobranças indevidas, comunicar-se com devedor, demonstrar competências pessoais, cobrar valores devidos, informar ao devedor, registrar histórico da ação de cobrança, preparar cobrança.

Condições de trabalho da profissão

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Cobrador externo

Um Cobrador externo deve consultar guias de cep (código de endereçamento postal), definir data de promessa de pagamento, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, demonstrar perseverança, levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho, verificar veracidade do comprovante do pagamento, emitir recibos, elaborar relatórios de prestação de contas, contatar fiador ou avalista, consultar instituições financeiras, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, anexar documentos, levantar informações sobre o devedor, avaliar estado físico do bem, consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor), adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica, analisar títulos e documentos de cobrança, manter privacidade da dívida com terceiros, demonstrar capacidade de negociação, realizar acordos com entradas simbólicas, demonstrar disposição para viagem, demonstrar paciência, verificar situação financeira do devedor, informar devedor sobre o débito, ordenar as informações para elaboração de prestação de contas, agrupar documentos, demonstrar habilidade numérica, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, localizar o devedor pessoalmente, definir estratégias de cobrança, informar sobre campanhas de desconto, demonstrar segurança, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, fechar negociações com devedor, entregar comprovantes de recebimentos de valores, verificar fatos geradores da dívida, elaborar itinerário de cobrança, levantar hipóteses de fraude, demonstrar capacidade de observação, receber outros bens em troca das dívidas, registrar ações realizadas no contato com devedor, demonstrar postura profissional, demonstrar dinamismo, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar capacidade de intuição, demonstrar desinibição, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, lidar com conflitos, analisar razões da inadimplência, consultar informações cartográficas, elaborar relatório de encerramento da cobrança, analisar histórico creditício do devedor, suspender cobrança até o prazo acordado, localizar bens dados como garantia de dívida, encaminhar processo ao departamento jurídico, demonstrar objetividade, demonstrar polidez, transmitir confiança, demonstrar capacidade de persuasão, requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios, recuperar mercadorias não pagas, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, informar locais de pagamento, consultar instituições públicas, verificar prioridade do débito para o devedor, demonstrar ambição, apresentar para o devedor títulos devidos, negociar formas de pagamento com o devedor, informar devedor sobre as consequências da inadimplência, analisar faixa de atraso, valor e região, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, identificar-se ao devedor, encaminhar títulos ao cartório, rastrear localização das mercadorias devolvidas, demonstrar disciplina.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Consultor de Cobrança ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Consultor de Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Cobradores que ficou em 7.80% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Consultor de Cobrança em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Consultor de Cobrança ficou em 3.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Cobradores 2024

O salário de Consultor de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 9150 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Cobradores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Consultor de Cobrança com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Consultor de Cobrança CBO 421305 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Consultor de Cobrança em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Consultor de Cobrança por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 44h 1.847,94 1.919,56 2.708,95 8,80 8.30%
Maranhão 44h 1.427,39 1.482,71 2.092,45 6,77 5.30%
Ceará 44h 1.415,30 1.470,15 2.074,72 6,69 4.10%
Minas Gerais 43h 1.590,02 1.651,65 2.330,85 7,63 6.60%
Pará 43h 1.535,35 1.594,85 2.250,71 7,36 6.60%
Goiás 44h 1.442,61 1.498,52 2.114,75 6,82 4.40%
Paraná 43h 1.864,34 1.936,60 2.732,99 8,94 6.00%
Piauí 44h 1.397,47 1.451,64 2.048,59 6,62 8.20%
Rio de Janeiro 43h 1.511,60 1.570,19 2.215,90 7,25 5.30%
Bahia 43h 1.471,03 1.528,04 2.156,42 7,07 7.30%
Rio Grande do Sul 44h 1.924,25 1.998,83 2.820,81 9,16 6.70%
Santa Catarina 44h 1.849,33 1.921,00 2.710,98 8,77 7.20%
Mato Grosso 44h 1.567,85 1.628,61 2.298,34 7,42 8.20%
Mato Grosso do Sul 44h 1.624,33 1.687,28 2.381,14 7,73 6.90%
Pernambuco 44h 1.457,27 1.513,75 2.136,25 6,95 4.90%
Rondônia 44h 1.540,48 1.600,19 2.258,23 7,32 5.80%
Tocantins 44h 1.436,47 1.492,14 2.105,75 6,82 5.50%
Rio Grande do Norte 44h 1.399,57 1.453,81 2.051,66 6,66 5.90%
Paraíba 44h 1.409,74 1.464,38 2.066,58 6,70 7.80%
Espírito Santo 44h 1.461,18 1.517,81 2.141,97 6,97 7.60%
Amapá 44h 1.405,04 1.459,50 2.059,69 6,69 4.30%
Alagoas 44h 1.493,67 1.551,56 2.189,61 7,11 4.60%
Amazonas 43h 1.588,01 1.649,56 2.327,91 7,64 8.20%
Sergipe 43h 1.373,15 1.426,37 2.012,94 6,62 6.40%
Distrito Federal 44h 1.927,44 2.002,14 2.825,48 9,10 5.00%
Roraima 44h 1.375,44 1.428,75 2.016,29 6,49 4.10%
Acre 44h 1.492,86 1.550,72 2.188,43 7,05 8.00%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Consultor de Cobrança.

Dissídio de Consultor de Cobrança por cidade

Quanto ganha um Consultor de Cobrança nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Consultor de Cobrança na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 44 1.974,42 2.050,94 2.894,35 9,34 4.40%
Barueri, SP 42 1.807,62 1.877,68 2.649,84 8,89 6.70%
Fortaleza, CE 44 1.410,89 1.465,58 2.068,27 6,66 7.70%
Rio Bonito, RJ 44 1.370,75 1.423,88 2.009,42 6,54 7.40%
Goiânia, GO 44 1.422,63 1.477,76 2.085,46 6,72 7.40%
Jundiaí, SP 44 1.386,50 1.440,23 2.032,50 6,55 8.20%
Teresina, PI 44 1.388,02 1.441,82 2.034,73 6,59 5.80%
Florianópolis, SC 44 1.839,02 1.910,29 2.695,86 8,70 4.80%
Arapongas, PR 44 1.801,45 1.871,27 2.640,79 8,55 5.00%
Ubatuba, SP 44 1.777,48 1.846,37 2.605,65 8,39 4.10%
Juazeiro do Norte, CE 44 1.433,68 1.489,24 2.101,66 6,79 4.90%
Santa Cruz do Sul, RS 44 1.954,76 2.030,52 2.865,53 9,24 6.00%
Jatai, GO 44 1.467,80 1.524,69 2.151,68 6,94 4.50%
Feira de Santana, BA 44 1.471,05 1.528,06 2.156,44 6,96 6.80%
Belém, PA 43 1.602,88 1.665,01 2.349,71 7,79 7.90%
São Luís, MA 44 1.516,58 1.575,36 2.223,20 7,16 6.80%
Ribeirão Preto, SP 44 1.620,29 1.683,09 2.375,23 7,66 7.50%
São José de Ribamar, MA 44 1.501,84 1.560,05 2.201,59 7,09 7.80%
Castanhal, PA 42 1.706,96 1.773,12 2.502,28 8,36 7.80%
Caruaru, PE 44 1.386,59 1.440,33 2.032,64 6,57 7.30%
Santa Inês, MA 43 1.427,01 1.482,32 2.091,89 6,82 6.60%
Santa Luzia, MG 44 1.459,94 1.516,52 2.140,16 6,89 6.80%
Santo André, SP 44 1.751,33 1.819,20 2.567,31 8,27 4.60%
Ananindeua, PA 44 1.579,77 1.641,00 2.315,83 7,54 7.10%
Tatuí, SP 44 1.608,07 1.670,39 2.357,31 7,59 7.60%
Araçatuba, SP 44 1.589,70 1.651,32 2.330,39 7,51 4.20%
Maracanaú, CE 44 1.402,26 1.456,61 2.055,61 6,67 5.70%
Campo Grande, MS 44 1.689,22 1.754,69 2.476,27 8,02 4.80%
Montes Claros, MG 44 1.401,05 1.455,35 2.053,84 6,62 5.50%
Curitiba, PR 38 2.516,49 2.614,03 3.688,99 13,74 4.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Consultor de Cobrança. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Consultor de Cobrança no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Comércio varejista de móveis 1.442,78 1.498,70 2.115,01 4.10%
Atividades de teleatendimento 1.628,18 1.691,28 2.386,79 5.50%
Serviços de engenharia 1.896,75 1.970,26 2.780,50 7.90%
Serviços de funerárias 1.488,66 1.546,35 2.182,26 4.30%
Medição de consumo de energia elétrica, gás e água 1.786,17 1.855,40 2.618,40 7.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 1.739,51 1.806,93 2.549,99 6.00%
Comércio varejista especializado de eletrodomésticos e equipamentos de áudio e vídeo 1.880,00 1.952,86 2.755,93 8.10%
Atividades de cobrança e informações cadastrais 1.676,67 1.741,65 2.457,87 8.20%
Marketing direto 1.374,58 1.427,85 2.015,03 8.10%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 1.506,66 1.565,05 2.208,65 5.50%
Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente 1.381,46 1.435,00 2.025,12 5.20%
Comercio varejista de artigos de cama, mesa e banho 1.508,20 1.566,66 2.210,91 5.80%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.524,21 1.583,29 2.234,38 6.50%
Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal 1.451,85 1.508,12 2.128,30 7.80%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 1.728,46 1.795,45 2.533,79 4.20%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.571,38 1.632,28 2.303,53 5.90%
Obras de urbanização - ruas, praças e calçadas 1.778,02 1.846,93 2.606,44 4.40%
Instalação e manutenção elétrica 1.423,35 1.478,51 2.086,52 5.40%
Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores 1.634,59 1.697,94 2.396,19 8.20%
Serviços de comunicação multimídia - scm 1.468,06 1.524,95 2.152,06 7.20%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.