O dissídio de Consultor de Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421305 no cargo de Consultor de Cobrança.
Estado com maior salário médio
Distrito Federal
R$ 2.068,64
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
3.170 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Cacoal - RO
R$ 1.786,67
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.421 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Intermediação e Agenciamento de Serviços e Negócios em Geral
R$ 8.943,44
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Comércio Varejista de Móveis
987 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Cobrador externo executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, indo ao endereço do devedor Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.
Define estratégias e elabora itinerário de cobrança Contata cada devedor e negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, fazendo prestação de contas e emitindo relatório.
Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Consultor de Cobrança
O Cobrador externo prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito, averiguando as razões da inadimplência e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.
Consulta códigos civil, comercial e do consumidor.
Define estratégias e elabora itinerário de cobrança por região Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.
Atualiza cadastro do devedor, levantando informações junto à vizinhança e no local de trabalho, consultando pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Pode localizar bens dados como garantia de dívida, avaliando seu estado físico.
Contata o devedor e seu avalista ou fiador, verificando a situação financeira de cada um.
Informa, ao devedor, o seu débito, esclarecendo as consequências da inadimplência e as vantagens da recuperação do crédito Apresenta, ao devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.
Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo recibos e comprovantes de quitação de dívidas.
Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas Também, pode notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.
Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas no contato com devedor e fazendo prestação de contas Elabora relatório de encerramento da cobrança ou encaminha o processo ao departamento jurídico Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas.
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Funções do Cobrador externo
O profissional Consultor de Cobrança deve demonstrar competências pessoais, atualizar cadastro, informar ao devedor, identificar cobranças indevidas, cobrar valores devidos, comunicar-se com devedor, registrar histórico da ação de cobrança, preparar cobrança.
Condições de trabalho da profissão
Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.
Atividades exercidas por um Cobrador externo
Um Cobrador externo deve demonstrar capacidade de persuasão, realizar acordos com entradas simbólicas, analisar histórico creditício do devedor, verificar fatos geradores da dívida, demonstrar perseverança, demonstrar segurança, avaliar estado físico do bem, levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho, receber outros bens em troca das dívidas, emitir recibos, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, demonstrar capacidade de negociação, identificar-se ao devedor, consultar instituições financeiras, transmitir confiança, elaborar itinerário de cobrança, fechar negociações com devedor, verificar situação financeira do devedor, entregar comprovantes de recebimentos de valores, demonstrar objetividade, requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios, agrupar documentos, encaminhar processo ao departamento jurídico, verificar veracidade do comprovante do pagamento, analisar títulos e documentos de cobrança, encaminhar títulos ao cartório, demonstrar postura profissional, negociar formas de pagamento com o devedor, contatar fiador ou avalista, rastrear localização das mercadorias devolvidas, demonstrar desinibição, consultar guias de cep (código de endereçamento postal), registrar ações realizadas no contato com devedor, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, demonstrar disposição para viagem, anexar documentos, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, informar locais de pagamento, lidar com conflitos, demonstrar polidez, suspender cobrança até o prazo acordado, levantar informações sobre o devedor, demonstrar ambição, manter privacidade da dívida com terceiros, adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica, informar devedor sobre o débito, recuperar mercadorias não pagas, localizar bens dados como garantia de dívida, definir data de promessa de pagamento, consultar informações cartográficas, informar sobre campanhas de desconto, demonstrar disciplina, levantar hipóteses de fraude, analisar faixa de atraso, valor e região, demonstrar dinamismo, verificar prioridade do débito para o devedor, apresentar para o devedor títulos devidos, informar devedor sobre as consequências da inadimplência, definir estratégias de cobrança, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, localizar o devedor pessoalmente, elaborar relatórios de prestação de contas, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, ordenar as informações para elaboração de prestação de contas, analisar razões da inadimplência, demonstrar capacidade de observação, consultar instituições públicas, demonstrar habilidade numérica, demonstrar capacidade de intuição, consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor), demonstrar paciência, elaborar relatório de encerramento da cobrança, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Consultor de Cobrança ficou em 5.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Consultor de Cobrança e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Cobradores que ficou em 5.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Consultor de Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Consultor de Cobrança ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Cobradores 2025
O salário de Consultor de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 10.849 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Cobradores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Consultor de Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: