O dissídio de Consultor de Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421305 no cargo de Consultor de Cobrança.

Estado com maior salário médio

Distrito Federal

R$ 2.068,64

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

3.170 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Cacoal - RO

R$ 1.786,67

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

1.421 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Intermediação e Agenciamento de Serviços e Negócios em Geral

R$ 8.943,44

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio Varejista de Móveis

987 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Cobrador externo executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, indo ao endereço do devedor Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.

Define estratégias e elabora itinerário de cobrança Contata cada devedor e negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, fazendo prestação de contas e emitindo relatório.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Consultor de Cobrança

O Cobrador externo prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito, averiguando as razões da inadimplência e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.

Consulta códigos civil, comercial e do consumidor.

Define estratégias e elabora itinerário de cobrança por região Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.

Atualiza cadastro do devedor, levantando informações junto à vizinhança e no local de trabalho, consultando pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Pode localizar bens dados como garantia de dívida, avaliando seu estado físico.

Contata o devedor e seu avalista ou fiador, verificando a situação financeira de cada um.

Informa, ao devedor, o seu débito, esclarecendo as consequências da inadimplência e as vantagens da recuperação do crédito Apresenta, ao devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.

Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo recibos e comprovantes de quitação de dívidas.

Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas Também, pode notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.

Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas no contato com devedor e fazendo prestação de contas Elabora relatório de encerramento da cobrança ou encaminha o processo ao departamento jurídico Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas.

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Funções do Cobrador externo

O profissional Consultor de Cobrança deve preparar cobrança, identificar cobranças indevidas, cobrar valores devidos, informar ao devedor, demonstrar competências pessoais, atualizar cadastro, comunicar-se com devedor, registrar histórico da ação de cobrança.

Condições de trabalho da profissão

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.

Atividades exercidas por um Cobrador externo

Um Cobrador externo deve anexar documentos, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, manter privacidade da dívida com terceiros, registrar ações realizadas no contato com devedor, lidar com conflitos, agrupar documentos, receber outros bens em troca das dívidas, localizar o devedor pessoalmente, verificar prioridade do débito para o devedor, demonstrar perseverança, consultar instituições públicas, realizar acordos com entradas simbólicas, verificar fatos geradores da dívida, identificar-se ao devedor, demonstrar segurança, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, informar devedor sobre o débito, informar devedor sobre as consequências da inadimplência, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios, apresentar para o devedor títulos devidos, fechar negociações com devedor, encaminhar títulos ao cartório, suspender cobrança até o prazo acordado, elaborar itinerário de cobrança, ordenar as informações para elaboração de prestação de contas, demonstrar ambição, demonstrar desinibição, demonstrar postura profissional, demonstrar capacidade de intuição, verificar veracidade do comprovante do pagamento, transmitir confiança, elaborar relatórios de prestação de contas, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, verificar situação financeira do devedor, informar locais de pagamento, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de observação, demonstrar habilidade para cálculos financeiros, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, analisar faixa de atraso, valor e região, analisar títulos e documentos de cobrança, negociar formas de pagamento com o devedor, demonstrar dinamismo, levantar informações sobre o devedor, emitir recibos, entregar comprovantes de recebimentos de valores, definir estratégias de cobrança, consultar informações cartográficas, consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor), informar sobre campanhas de desconto, analisar histórico creditício do devedor, recuperar mercadorias não pagas, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, analisar razões da inadimplência, demonstrar disposição para viagem, elaborar relatório de encerramento da cobrança, adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica, definir data de promessa de pagamento, demonstrar capacidade de persuasão, levantar hipóteses de fraude, demonstrar objetividade, consultar instituições financeiras, consultar guias de cep (código de endereçamento postal), avaliar estado físico do bem, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar disciplina, demonstrar polidez, encaminhar processo ao departamento jurídico, demonstrar habilidade numérica, demonstrar capacidade de negociação, contatar fiador ou avalista, levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho, rastrear localização das mercadorias devolvidas, localizar bens dados como garantia de dívida.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Consultor de Cobrança ficou em 7.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Consultor de Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Cobradores que ficou em 7.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Consultor de Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Consultor de Cobrança ficou em 9.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Cobradores 2025

O salário de Consultor de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 10.849 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Cobradores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Consultor de Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Consultor de Cobrança CBO 421305 salário