O dissídio de Consertador de Pneus 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992115 no cargo de Consertador de Pneus.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 2.238,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

7.102 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.676,86

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

777 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Pneumáticos e de Câmaras-De-Ar

R$ 3.589,81

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Borracharia para Veículos Automotores

5.337 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Borracheiro conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.

Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Consertador de Pneus

O Borracheiro prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.

Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.

Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.

Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.

Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.

Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.

Verifica vazamentos, após o conserto.

Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.

Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.

Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.

Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.

Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.

Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.

Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.

Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.

Funções do Borracheiro

O profissional Consertador de Pneus deve prestar socorro a veículos, realizar montagem e desmontagem de pneu, balancear conjunto roda e pneu, ressulcar pneus, demonstrar competências pessoais, realizar alinhamento, realizar manutenção de equipamentos, reparar câmara de ar, trocar pneus, controlar vida Útil e utilização do pneu, consertar pneus a frio e a quente.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Borracheiro

Um Borracheiro deve calçar rodas dianteiras e traseiras, consultar ficha do pneu, manter válvula de alívio fechada após uso, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, retirar cavalete e macaco hidráulico, retirar câmara de ar do pneu, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, localizar furo, demonstrar capacidade de organização, trabalhar em equipe, escovar roda e friso da roda, posicionar cavalete de segurança, sinalizar pista, retirar friso, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, demonstrar educação, cobrir remendo com papel celofane, utilizar equipamentos de proteção individual, descontaminar local do conserto, verificar ovalação da roda, informar sobre ano e modelo do carro, retirar objeto perfurante, erguer veículos, localizar vazamento na camara de ar, assentar friso na roda, demonstrar atenção pelos clientes, fixar remendo com rolete no pneu, vulcanizar pneu, demonstrar responsabilidade, examinar estado de carcaça do pneu, levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco), demonstrar capacidade de resistência física, fixar borracha de ligação, esgotar água do compressor, trocar água de caixa d'água, demonstrar senso de observação, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, posicionar macaco na base do carro, limpar parte interna do pneu, retirar protetor da câmara de ar, apertar porcas em sentido x, retirar agulha do refil, participar em reuniões da cipa, aparar refil rente ao pneu, inspecionar pneu, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem, colocar roda nos prisioneiros dos cubos, retirar núcleo de válvula, fixar rodas com parafusos, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, separar pneus por medidas, utilizar ferramentas adequadas, limpar lado externo do pneu, trabalhar com segurança, fixar válvula na câmara, verificar vazamentos do macaco hidráulico, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, verificar se o vazamento foi vedado, verificar vazamentos, preencher ficha de controle de uso de pneus, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, demonstrar eficiência, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, colocar cavalete no eixo do carro, repor óleo do macaco hidráulico, aplicar lubrificante no talão (linha do pneu), levantar informações sobre o local, inflar pneu ou câmara com ar comprimido, demonstrar senso de humor, verificar óleo do compressor, colocar água na câmara (trator agrícola), retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, verificar condições do pneu, colocar câmara no pneu, limpar ferramentas, marcar pneu, retirar conjunto pneu e roda do carro, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, retirar cônicos e porcas, passar cola no local do furo, levantar informações sobre o acontecido, verificar se o pneu é ressulcável, colocar câmara na máquina vulcanizadora, introduzir refil de vedação no furo, afrouxar porcas, fixar manchão no pneu, realizar rodízio de pneus, descolar talões do pneu, inflar câmara de ar com a válvula, demonstrar pontualidade, calibrar pneu, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, manter calibragem dos pneus, secar câmara de ar, retirar pneu da roda, centralizar rodas raiadas, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, escarear local do remendo, aplicar cimento vulcanizante, demonstrar paciência, examinar pneu.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Consertador de Pneus ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Consertador de Pneus e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Consertador de Pneus em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Consertador de Pneus ficou em 5.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular 2025

O salário de Consertador de Pneus mostrado aqui é resultado do levantamento de 31.423 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Consertador de Pneus com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Consertador de Pneus CBO 992115 salário