O dissídio de Consertador de Pneus 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 992115 no cargo de Consertador de Pneus.

Estado com maior salário médio

Mato Grosso

R$ 2.238,39

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

7.102 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.676,86

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

777 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Fabricação de Pneumáticos e de Câmaras-De-Ar

R$ 3.589,81

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Serviços de Borracharia para Veículos Automotores

5.337 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Borracheiro conserta pneus a frio e a quente, repara câmaras de ar e troca pneus, utilizando ferramentas, máquinas e outros equipamentos de borracharia, a fim de restabelecer as condições de utilização do conjunto de roda e pneu Realiza a desmontagem e a montagem de pneus.

Controla a vida útil e a utilização dos pneus, realizando rodízios e encaminhamentos para recapagem Realiza a manutenção básica dos equipamentos utilizados nos serviços de borracharia Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Consertador de Pneus

O Borracheiro prepara as atividades, selecionando materiais, ferramentas, instrumentos e equipamentos Leva o conjunto acondicionado ao local da prestação de socorro a veículos.

Conserta pneus a frio e a quente, localizando o furo, retirando o objeto perfurante, escareando e realizando a limpeza do local, a fim de preparar para o conserto.

Aplica cimento vulcanizante e vulcaniza o pneu Escolhe remendo adequado, de acordo com o local danificado.

Fixa manchão no pneu Introduz refil de vedação no furo.

Retira agulha do refil e apara-o rente ao pneu.

Fixa remendo com rolete no pneu Infla o pneu ou câmara com ar comprimido e examina-o.

Verifica vazamentos, após o conserto.

Calibra o pneu Repara câmara de ar, inflando-a e mergulhando-a em uma caixa d’água, para localizar vazamento Seca a câmara de ar e realiza seu lixamento com esmeril, ao redor do furo.

Passa cola no local do furo Fixa borracha de ligação Cobre remendo com papel celofane ou material análogo.

Coloca câmara de ar na máquina vulcanizadora, controlando o tempo de exposição e retirando-a em seguida Resfria câmaras de ar em temperatura ambiente e realiza os procedimentos necessários para verificar se o vazamento foi vedado.

Ressulca pneus, consultando ficha do pneu – para certificar-se de que é possível ressulcar o pneu e levantar outras informações para o processo – e selecionando lâminas da máquina de ressulcar Limpa o lado externo do pneu Ressulca o pneu, acompanhando o desenho do sulco original.

Troca pneus, calçando rodas dianteiras e traseiras, afrouxando porcas e selecionando o macaco hidráulico de acordo com o peso do veículo a ser levantado Posiciona o macaco na base do veículo Ergue o veículo e posiciona o cavalete de segurança.

Retira cônicos e porcas Retira o conjunto de pneu e roda do veículo Coloca roda nos prisioneiros dos cubos, coloca cônicos e porcas no prisioneiro.

Fixa rodas com parafusos Em rodas raiadas, fixa castanhas e porcas e centraliza as rodas Realiza o aperto das porcas e retira cavalete e macaco hidráulico Controla a vida útil e a utilização do pneu, realizando marcações para identificação do pneu, preenchendo ficha de controle de uso e controlando entrada e saída de pneus para recapagem Controla o número de reformas sofridas pelo pneu.

Examina o estado da carcaça, realiza rodízio e mantém a calibragem dos pneus Verifica ovalação da roda Separa pneus por medidas Realiza a montagem e a desmontagem de pneu, retirando núcleo de válvula, descolando talões do pneu e retirando o friso e o pneu da roda Retira o protetor da câmara de ar e a câmara de ar do pneu Escova roda e friso da roda Limpa parte interna do pneu Aplica talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu Coloca câmara no pneu Coloca conjunto protetor, câmara e pneu na roda Aplica lubrificante no talão (linha do pneu), assenta friso na roda e fixa válvula na câmara ou diretamente no pneu sem câmara Coloca água na câmara dos pneus de tratores agrícolas Presta socorro a veículos, levantando informações sobre o local e sobre a ocorrência que motivou o pedido Informa-se sobre ano e modelo do veículo e sobre o tipo, as dimensões e outras especificações do pneu Levanta informações sobre o tipo de roda Dirige-se ao local com os equipamentos e outros materiais Sinaliza a pista e procede à troca de pneus Realiza manutenção de equipamentos, verificando vazamentos e repondo óleo do macaco hidráulico, mantendo válvula de alívio fechada após uso e verificando óleo do compressor Troca água de caixa d’água Esgota água do compressor Limpa ferramentas Conserva o local de trabalho limpo e organizado Preenche documentação técnica, tais como relatórios de controle do processo, requisições de material e fichas técnicas Segue procedimentos de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) e verificando as condições de segurança de ferramentas, instrumentos, máquinas e equipamentos.

Funções do Borracheiro

O profissional Consertador de Pneus deve realizar alinhamento, balancear conjunto roda e pneu, reparar câmara de ar, realizar manutenção de equipamentos, consertar pneus a frio e a quente, controlar vida Útil e utilização do pneu, ressulcar pneus, demonstrar competências pessoais, realizar montagem e desmontagem de pneu, prestar socorro a veículos, trocar pneus.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação de veículos automotores. Trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe, sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupações). O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. O borracheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. Em suas atividades diárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. Podem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental e curso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas-aula. O pleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Borracheiro

Um Borracheiro deve colocar roda nos prisioneiros dos cubos, trocar água de caixa d'água, informar sobre ano e modelo do carro, colocar cavalete no eixo do carro, vulcanizar pneu, manter válvula de alívio fechada após uso, demonstrar paciência, preencher ficha de controle de uso de pneus, resfriar câmaras de ar em temperatura ambiente ou na água, colocar câmara na máquina vulcanizadora, inflar câmara de ar com a válvula, aplicar talco grafite ou pasta entre as regiões de contato da câmara e pneu, marcar pneu, demonstrar atenção pelos clientes, aparar refil rente ao pneu, aplicar cimento vulcanizante, levantar informações sobre tipo de roda (raiada ou disco), posicionar cavalete de segurança, sinalizar pista, escovar roda e friso da roda, levantar informações sobre o acontecido, trabalhar em equipe, limpar ferramentas, selecionar macaco hidráulico de acordo com peso a ser levantado, fixar remendo com rolete no pneu, demonstrar eficiência, verificar vazamentos do macaco hidráulico, limpar lado externo do pneu, verificar condições do pneu, demonstrar senso de humor, retirar câmara de ar da máquina vulcanizadora, verificar se o pneu é ressulcável, verificar óleo do compressor, retirar núcleo de válvula, inspecionar pneu, introduzir refil de vedação no furo, demonstrar conhecimentos básicos em mecânica de veículos, limpar parte interna do pneu, calibrar pneu, fixar borracha de ligação, levantar informações sobre o local, examinar pneu, retirar cônicos e porcas, assentar friso na roda, repor óleo do macaco hidráulico, aplicar lubrificante no talão (linha do pneu), demonstrar pontualidade, centralizar rodas raiadas, retirar conjunto pneu e roda do carro, utilizar equipamentos de proteção individual, inflar pneu ou câmara com ar comprimido, cobrir remendo com papel celofane, retirar protetor da câmara de ar, posicionar macaco na base do carro, informar-se sobre dimensão e medidas do pneu, demonstrar educação, localizar vazamento na camara de ar, passar cola no local do furo, selecionar lâminas da máquina de ressulcagem, retirar friso, esgotar água do compressor, realizar rodízio de pneus, localizar furo, erguer veículos, controlar número de reformas sofridas pelo pneu, demonstrar capacidade de organização, utilizar ferramentas adequadas, dirigir-se ao local com os equipamentos necessários, separar pneus por medidas, ressulcar o pneu acompanhando o desenho do sulco original, mergulhar câmara de ar em uma caixa d´água, afrouxar porcas, manter calibragem dos pneus, fixar rodas com parafusos, secar câmara de ar, verificar se o vazamento foi vedado, consultar ficha do pneu, apertar porcas em sentido x, lixar câmara de ar com esmeril ao redor do furo, demonstrar senso de observação, colocar câmara no pneu, demonstrar responsabilidade, colocar cônicos e porcas no prisioneiro, retirar pneu da roda, fixar válvula na câmara, examinar estado de carcaça do pneu, retirar agulha do refil, calçar rodas dianteiras e traseiras, verificar ovalação da roda, participar em reuniões da cipa, fixar castanhas e porcas em rodas raiadas, colocar água na câmara (trator agrícola), demonstrar capacidade de resistência física, colocar conjunto protetor, câmara e pneu na roda, descolar talões do pneu, retirar cavalete e macaco hidráulico, trabalhar com segurança, retirar objeto perfurante, verificar vazamentos, escolher remendo adequado de acordo com local danificado, retirar câmara de ar do pneu, escarear local do remendo, controlar entrada e saída de pneus para recapagem, fixar manchão no pneu, descontaminar local do conserto.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Consertador de Pneus ficou em 7.80%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Consertador de Pneus e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que ficou em 7.80% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Consertador de Pneus em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Consertador de Pneus ficou em 3.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular 2025

O salário de Consertador de Pneus mostrado aqui é resultado do levantamento de 31.423 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores elementares de serviços de manutenção veicular que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Consertador de Pneus com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Consertador de Pneus CBO 992115 salário