O dissídio de Condutor de Máquinas 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 341310 no cargo de Condutor de Máquinas.
Estado com maior salário médio
Rio Grande do Sul
R$ 3.844,74
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Santa Catarina
510 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Barcarena - PA
R$ 2.106,73
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Rio de Janeiro - RJ
215 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Serviços de Engenharia
R$ 4.001,29
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Pesca de Peixes em água Salgada
464 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Condutor maquinista marítimo realiza serviços de operação, monitoramento, conservação e manutenção de equipamentos da seção de máquinas de embarcações, na navegação marítima da marinha mercante, a fim de garantir perfeitas condições operacionais de aparelhos, motores de propulsão e instalações mecânicas, hidráulicas e pneumáticas Coordena serviços da seção de máquinas, orientando execução de tarefas e avaliando serviços executados.
Pode atuar como chefe ou subchefe de máquinas de embarcações Registra dados e controla materiais de consumo e sobressalentes Segue normas da autoridade marítima da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, que define capacidades das embarcações e limites em que pode atuar.
Cumpre normas de salvatagem e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental
O que faz um Condutor de Máquinas
O Condutor maquinista marítimo planeja o trabalho, seguindo ordens de serviço e interpretando manuais e desenhos técnicos, de modo a manter aparelhos, motores e instalações mecânicas, hidráulicas e pneumáticas da embarcação funcionando corretamente Inspeciona, preventivamente, os sistemas necessários às manobras da embarcação, mantendo-os sempre em boas condições de funcionamento.
No que se refere aos motores de propulsão, monitora pressão de ar comprimido, óleos e água, controla níveis de água, de óleos lubrificantes e de combustíveis, e executa os procedimentos de partida nos motores.
Verifica a rotação dos motores em operação e monitora suas temperaturas de água de refrigeração e de óleo de lubrificação Detecta vazamentos, monitora temperatura de gases de descarga e de admissão.
Controla parâmetros elétricos, tais como tensão, corrente e potência elétrica de geradores elétricos Monitora funcionamento de grupos de baterias.
Inverte sentido de rotação de motores propulsores.
Efetua manobra de válvulas, conecta e desconecta mangotes, nas operações com motores de propulsão Verifica fixação de equipamentos.
Pode cambar óleos de densidades diferentes.
Abastece a embarcação Opera equipamentos diversificados da seção de máquinas da embarcação - na navegação marítima da marinha mercante -, tais como equipamentos de segurança e salvatagem, purificadores centrífugos, separadores de água e óleo e tanques sépticos Opera bombas, compressores e caldeiras.
Opera sistemas de refrigeração e de ar-condicionado Opera equipamentos empregados na dessalinização Durante as manobras da embarcação e em casos de emergência, permanece a postos na praça de máquinas.
Realiza manutenção básica de equipamentos da embarcação, na navegação marítima da marinha mercante Testa motores, bombas e equipamentos.
Lubrifica articulações, rolamentos e mancais Troca óleos e filtros e limpa filtros, tubulações e trocadores de calor Testa funcionamento de sensores.
Pode testar equipamentos de média tensão e alta tensão Pode realizar manutenção em sistemas de iluminação e em sistemas de refrigeração da embarcação Nos serviços de conservação da seção de máquinas e da casa de bombas, sinaliza áreas de risco e de segurança, solicita trabalhadores auxiliares e acondiciona materiais e equipamentos.
Retira água de dalas e porões Nas operações de carregamento e de descarregamento de carga líquida, prepara tanques para armazenagem, de acordo com o tipo de carga, auxilia no posicionamento da embarcação durante atracação para carga e descarga, conecta e desconecta mangotes de carga Abre e fecha compartimentos de carga.
Lastra e deslastra embarcação Monitora o calado da embarcação, em função de suas cargas Auxilia na atracação e na desatracação da embarcação Registra dados diversificados da seção de máquinas, tais como dados de controle operacional, dados de consumo, dados de manutenção, dados de livro de operações de carga e descarga e dados de leitura de proteção catódica Escritura diário de máquinas.
Preenche livro de registro de óleo Coordena serviços da seção de máquinas, determinando horários de trabalho, escolhendo auxiliares, distribuindo e orientando a execução de tarefas Pode solicitar serviços de terceiros Avalia os serviços executados Pode atuar como chefe ou subchefe de máquinas de embarcação, de acordo com normas da autoridade marítima da Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, que define capacidades das embarcações e limites em que pode atuar Controla materiais de consumo e sobressalentes, inventariando, etiquetando e requisitando materiais Mantém sob sua guarda o material que lhe for entregue, responsabilizando-se pelas faltas que ocorrerem e assinando as devidas cautelas Controla quantidade e qualidade de água para motores e caldeiras e de óleos combustíveis e lubrificantes Monitora qualidade da água potável Atua na proteção do meio ambiente, requisitando serviços de descarte e monitorando sua execução.
Funções do Condutor maquinista marítimo
O profissional Condutor de Máquinas deve registrar dados de seção de máquinas, conduzir motores de propulsão de embarcações, demonstrar competências pessoais, realizar manutenção de equipamentos, operar equipamentos da seção de máquinas, coordenar serviços de seção de máquinas, controlar materiais de consumo e sobressalentes, carregar e descarregar carga líquida, executar serviços de conservação de seção de máquinas/casa de bombas.
Condições de trabalho da profissão
Técnicos marítimos e fluviários de máquinas os cargos dessa família CBO exercem suas funções em empresas de navegação e de transporte aquaviário e são contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Organizam-se em equipes de trabalho, desenvolvem as atividades com supervisão majoritariamente ocasional, podendo trabalhar em ambientes fechados (como seção de máquinas e casas de bombas) e em horários irregulares e podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos. Exercem as atividades na condição de trabalho confinado em embarcações, em regime especial de trabalho e descanso remunerado. Podem estar sujeitos a estresse devido à pressão requerida pelo trabalho, e podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por pessoas oriundas de escolas técnicas de Nível Médio, em áreas diversas, reconhecida pelo Ministério da Educação que passam por uma segunda formação, por meio dos cursos ministrados pela Marinha do Brasil. O pleno exercício das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Condutor maquinista marítimo
Um Condutor maquinista marítimo deve demonstrar condicionamento físico, demonstrar tolerância a permanecer longos períodos isolados, controlar qualidade de água para motores e caldeiras, operar dessalinizadores, monitorar voltagem e amperagem de geradores elétricos, conectar e desconectar os mangotes de carga, sinalizar áreas de risco e de segurança, determinar horários, conferir qualidade água potável, realizar manutenção em sistema de refrigeração, requisitar reposição de materiais, limpar filtros, tubulações e trocadores de calor, distribuir tarefas, orientar execução de tarefas, monitorar níveis de água, óleos lubrificantes e combustíveis, operar sistema de ar condicionado, requisitar serviços de descarte, lastrar e deslastrar embarcações, demonstrar agilidade física, conferir qualidade de óleos combustíveis e lubrificantes, retirar água de dalas e porões, usar e.p.i., escolher auxiliares, controlar quantidade de água, testar motores, bombas e equipamentos, trocar óleos e filtros, trabalhar em equipe, operar tanque séptico, operar equipamentos de segurança e salvatagem, registrar dados de ´livro de operações de carga e descarga´, acondicionar materiais e equipamentos, testar funcionamento de sensores, registrar dados de manutenção, auxiliar no posicionamento do navio para atracação (para carga e descarga), monitorar potência de geradores elétricos, lubrificar articulações, rolamentos e mancais, auxiliar atracação e desatracação de embarcação, demonstrar tolerância ao trabalho em local confinado, coordenar atividades de prevenção à poluição de meio ambiente, controlar quantidade de óleos combustíveis e lubrificantes, operar caldeira, inverter sentido de rotação de motores propulsores, operar bombas (exceto bomba de carga e lastro), operar separadores de água e óleo, verificar fixação de equipamentos, registrar dados de consumo, conectar e desconectar mangotes (exceto carga e descarga), demonstrar acuidade auditiva, efetuar manobra de válvulas (exceto de carga e descarga), etiquetar materiais, demonstrar tolerância ao balanço (embarcação), abrir e fechar compartimentos de carga, monitorar calado de embarcações, abastecer embarcações, demonstrar capacidade olfativa, registrar dados de controle operacional, monitorar geração elétrica de motor (indutivo e capacitivo), escriturar ´diário de máquinas´, cambar óleos de densidades diferentes, preencher ´livro de registro de óleo´, solicitar auxiliares, verificar rotação de motores, coordenar abastecimento e transferências entre embarcações e terminais, demonstrar iniciativa, solicitar serviços de terceiros, inventariar materiais, avaliar serviços executados, demonstrar acuidade visual, monitorar pressão de ar comprimido, óleos e água, monitorar funcionamento de grupo de baterias, realizar manutenção em sistema de iluminação de embarcação, monitorar temperatura de água de refrigeração e de óleo de lubrificação, detectar vazamentos, operar compressores, registrar dados de leitura de proteção catódica, monitorar temperatura de gases de descarga e admissão, testar equipamentos de média e alta tensão, operar purificadores centrífugos, dar partida em motores, operar sistema de refrigeração, preparar tanques para armazenagem segundo tipos de carga.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Condutor de Máquinas ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Condutor de Máquinas e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Técnicos marítimos e fluviários de máquinas que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Condutor de Máquinas em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Condutor de Máquinas ficou em 9.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Técnicos marítimos e fluviários de máquinas 2025
O salário de Condutor de Máquinas mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.544 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Técnicos marítimos e fluviários de máquinas que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Condutor de Máquinas com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: