O dissídio de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 862110 no cargo de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 5.211,15

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Distrito Federal

43 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 3.851,76

Cidade que mais contrata

Brasília - DF

43 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de embarcações controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, para permitir a condução de embarcações marítimas, fluviais e de cabotagem Prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas.

Executa a preparação de máquinas e equipamentos de embarcação Realiza a manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo

O Maquinista de embarcações prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas, de acordo com especificações técnicas do processo Executa a preparação de máquinas e equipamentos de embarcação, interpretando normas técnicas operacionais.

Inspeciona a máquina para identificar e solucionar anormalidades.

Verifica e completa níveis de água e óleo do equipamento, controlando estoque de combustível, de acordo com o planejamento para os percursos Avalia as condições da bateria do equipamento e as tensões das correias transmissoras de força.

Aciona máquinas e equipamentos, realizando seu pré-aquecimento e testando o funcionamento do conjunto Controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, realizando as manobras solicitadas - que permitem partida, movimento e parada -, mantendo o comando da embarcação informado.

Pode fazer uso de controles eletrônicos e orientação por satélite.

Monitora e atua sobre os níveis de pressão, água, temperatura e demais parâmetros de controle das máquinas Inspeciona os equipamentos relacionados ao sistema de segurança.

Controla o funcionamento de caldeiras em embarcações a vapor, com focalização nos níveis de água do tanque de alimentação e na pressão do equipamento.

Controla temperatura, vazão e pressão dos sistemas auxiliares - incluindo o sistema de bombeamento da casa de máquinas -, manuseando válvulas, conectando tubulações e extraindo ar, para manter a integridade de funcionamento do sistema Identifica as condições inseguras e bloqueia o equipamento em situação de risco Realiza a manutenção básica, limpando filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes, lubrificando e ajustando máquinas e equipamentos, e realizando pequenos reparos.

Identifica defeitos e solicita manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos Preenche relatório, com registros sobre o funcionamento de máquinas e equipamentos Armazena resíduos em condições seguras, realizando o descarte de acordo com normas ambientais.

Conserva o local das atividades limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

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Funções do Maquinista de embarcações

O profissional Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo deve realizar manutenção de rotina, operar compressores de ar, operar sistemas de bombeamento, controlar o funcionamento de máquinas / instalações fixas, preparar máquinas e equipamentos para entrar em operação, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, controlar o funcionamento de caldeiras.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de máquinas a vapor e utilidades atuam na fabricação de produtos de madeira, de pastas, papel e derivados, de minerais não-metálicos e de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool. Atuam no recebimento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição de combustível de aviação. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto ou em veículos, nos períodos diurno e noturno e em rodízio de turnos. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão e podem atuar em condições especiais de trabalho tais como em grandes alturas, ambiente subterrâneo ou confinado. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Maquinista de embarcações

Um Maquinista de embarcações deve lubrificar máquinas e equipamentos, zelar pelo patrimônio da empresa, controlar pressão da caldeira, elaborar relatórios de funcionamento, adaptar-se a situações adversas, trocar óleo de máquinas e equipamentos, armazenar resíduos em condições seguras, identificar condições inseguras, estar comprometido com a preservação do meio ambiente, usar equipamentos de proteção individual, realizar preaquecimento de máquinas e equipamentos, auxiliar na análise preliminar de riscos, demonstrar predisposição para atualização profissional, interpretar normas técnicas operacionais, interpretar normas de segurança e de meio ambiente, demonstrar capacidade de concentração, avaliar tensão das correias, controlar vazão do sistema de bombeamento, solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos, controlar nível de água no tanque de alimentação, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, trabalhar sob pressão, inspecionar sistema de segurança do compressor de ar, anotar dados sobre sistema de bombeamento, completar nível de água e óleo, identificar defeitos, monitorar manutenção de máquinas e equipamentos, calibrar máquinas e equipamentos, bloquear equipamentos em situação de risco, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, demonstrar iniciativa, extrair ar do sistema de bombeamento, inspecionar máquinas e equipamentos, controlar temperatura e pressão, manusear válvulas, limpar filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes, conservar praça de máquinas, demonstrar senso de responsabilidade, ajustar máquinas e equipamentos, trocar filtros de óleo, testar o funcionamento de máquinas e equipamentos, realizar pequenos reparos, avaliar condições da bateria (acumulador de energia), trabalhar com atenção, verificar estoque de combustível, trabalhar em equipe, verificar nível de óleo e água dos equipamentos, demonstrar senso de organização, acionar máquinas e equipamentos, conectar tubulações flexíveis.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades que ficou em 5.70% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades 2024

O salário de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo mostrado aqui é resultado do levantamento de 247 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de máquinas a vapor e utilidades que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo CBO 862110 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Distrito Federal 44h 1.737,90 1.805,25 2.547,63 8,21 7.60%
Santa Catarina 43h 2.618,68 2.720,17 3.838,79 12,72 8.00%
Rio de Janeiro 42h 5.016,72 5.211,15 7.354,13 24,53 5.70%
Amazonas 44h 3.649,11 3.790,54 5.349,32 17,23 6.40%
São Paulo 44h 2.972,50 3.087,71 4.357,46 14,14 6.70%
Rio Grande do Sul 44h 2.219,85 2.305,89 3.254,14 10,48 6.20%
Mato Grosso 44h 1.910,32 1.984,36 2.800,38 9,02 4.80%
Pará 42h 2.900,36 3.012,77 4.251,71 14,19 5.30%
Paraná 44h 2.620,00 2.721,55 3.840,73 12,37 7.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo.

Dissídio de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo por cidade

Quanto ganha um Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Brasília, DF 44 1.737,90 1.805,25 2.547,63 8,21 5.60%
Manaus, AM 44 3.708,05 3.851,76 5.435,72 17,51 6.60%
Navegantes, SC 44 2.999,74 3.116,00 4.397,39 14,16 4.90%
Canoas, RS 44 1.831,77 1.902,76 2.685,24 8,65 6.90%
Itajaí, SC 41 2.211,56 2.297,27 3.241,98 11,18 6.50%
Rio Grande, RS 44 2.621,31 2.722,91 3.842,65 12,38 7.80%
São Paulo, SP 44 3.004,26 3.120,70 4.404,03 14,19 7.90%
Rio de Janeiro, RJ 42 5.347,07 5.554,30 7.838,40 26,26 6.20%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.745,07 1.812,71 2.558,14 5.40%
Locação de automóveis sem condutor 3.916,39 4.068,18 5.741,14 5.40%
Pesca de peixes em água salgada 2.934,76 3.048,50 4.302,13 8.10%
Serviços de engenharia 2.099,90 2.181,28 3.078,29 6.20%
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 1.791,51 1.860,94 2.626,22 8.10%
Obras portuárias, marítimas e fluviais 3.092,08 3.211,92 4.532,76 5.60%
Construção de obras-de-arte especiais 3.204,88 3.329,09 4.698,11 7.80%
Transporte marítimo de cabotagem - carga 2.035,97 2.114,88 2.984,58 6.40%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 3.086,79 3.206,43 4.525,01 5.70%
Locação de mão-de-obra temporária 4.101,47 4.260,43 6.012,45 5.70%
Atividades de apoio à pesca em água salgada 2.672,97 2.776,57 3.918,38 5.80%
Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia 3.745,02 3.890,17 5.489,92 8.30%
Transporte aquaviário para passeios turísticos 1.445,48 1.501,50 2.118,96 7.40%
Fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos 1.967,16 2.043,40 2.883,71 5.20%
Atividades de associações de defesa de direitos sociais 10.356,42 10.757,80 15.181,73 5.00%
Construção de edifícios 2.021,65 2.100,00 2.963,58 7.40%
Navegação de apoio marítimo 1.923,45 1.998,00 2.819,64 6.00%
Administração de obras 2.827,66 2.937,25 4.145,14 4.20%
Obras de fundações 2.498,18 2.595,00 3.662,14 6.20%
Criação de camarões em água salgada e salobra 1.562,44 1.623,00 2.290,43 4.10%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.