O dissídio de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 862110 no cargo de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.900,27

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Distrito Federal

52 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.427,26

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Brasília - DF

52 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Construção de Obras-De-Arte Especiais

R$ 3.390,92

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Fornecimento e Gestão de Recursos Humanos para Terceiros

34 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de embarcações controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, para permitir a condução de embarcações marítimas, fluviais e de cabotagem Prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas.

Executa a preparação de máquinas e equipamentos de embarcação Realiza a manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo

O Maquinista de embarcações prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas, de acordo com especificações técnicas do processo Executa a preparação de máquinas e equipamentos de embarcação, interpretando normas técnicas operacionais.

Inspeciona a máquina para identificar e solucionar anormalidades.

Verifica e completa níveis de água e óleo do equipamento, controlando estoque de combustível, de acordo com o planejamento para os percursos Avalia as condições da bateria do equipamento e as tensões das correias transmissoras de força.

Aciona máquinas e equipamentos, realizando seu pré-aquecimento e testando o funcionamento do conjunto Controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, realizando as manobras solicitadas - que permitem partida, movimento e parada -, mantendo o comando da embarcação informado.

Pode fazer uso de controles eletrônicos e orientação por satélite.

Monitora e atua sobre os níveis de pressão, água, temperatura e demais parâmetros de controle das máquinas Inspeciona os equipamentos relacionados ao sistema de segurança.

Controla o funcionamento de caldeiras em embarcações a vapor, com focalização nos níveis de água do tanque de alimentação e na pressão do equipamento.

Controla temperatura, vazão e pressão dos sistemas auxiliares - incluindo o sistema de bombeamento da casa de máquinas -, manuseando válvulas, conectando tubulações e extraindo ar, para manter a integridade de funcionamento do sistema Identifica as condições inseguras e bloqueia o equipamento em situação de risco Realiza a manutenção básica, limpando filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes, lubrificando e ajustando máquinas e equipamentos, e realizando pequenos reparos.

Identifica defeitos e solicita manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos Preenche relatório, com registros sobre o funcionamento de máquinas e equipamentos Armazena resíduos em condições seguras, realizando o descarte de acordo com normas ambientais.

Conserva o local das atividades limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

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Funções do Maquinista de embarcações

O profissional Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo deve controlar o funcionamento de caldeiras, realizar manutenção de rotina, demonstrar competências pessoais, operar compressores de ar, trabalhar com segurança, preparar máquinas e equipamentos para entrar em operação, operar sistemas de bombeamento, controlar o funcionamento de máquinas / instalações fixas.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de máquinas a vapor e utilidades atuam na fabricação de produtos de madeira, de pastas, papel e derivados, de minerais não-metálicos e de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool. Atuam no recebimento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição de combustível de aviação. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto ou em veículos, nos períodos diurno e noturno e em rodízio de turnos. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão e podem atuar em condições especiais de trabalho tais como em grandes alturas, ambiente subterrâneo ou confinado. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se, predominantemente, ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. Para as ocupações operador de estação de bombeamento, maquinista de embarcações e operador de abastecimento de combustível de aeronave requer-se ensino médio concluído. Ao operador de estação de bombeamento e ao maquinista de embarcações, é exigido curso técnico em áreas correlatas requer- se curso básico de mais de 400 horas, curso de Brigada de Incêndio e curso MOPP para o operador de abastecimento de combustível de aeronave. O pleno desempenho das atividades pode ocorrer entre um e quatro anos de experiência profissional, dependendo da ocupação.

Atividades exercidas por um Maquinista de embarcações

Um Maquinista de embarcações deve manusear válvulas, solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos, controlar vazão do sistema de bombeamento, bloquear equipamentos em situação de risco, completar nível de água e óleo, conservar praça de máquinas, controlar nível de água no tanque de alimentação, usar equipamentos de proteção individual, calibrar máquinas e equipamentos, identificar condições inseguras, demonstrar predisposição para atualização profissional, trabalhar com atenção, controlar temperatura e pressão, adaptar-se a situações adversas, realizar pequenos reparos, interpretar normas técnicas operacionais, armazenar resíduos em condições seguras, zelar pelo patrimônio da empresa, identificar defeitos, lubrificar máquinas e equipamentos, trabalhar sob pressão, testar o funcionamento de máquinas e equipamentos, trabalhar em equipe, extrair ar do sistema de bombeamento, interpretar normas de segurança e de meio ambiente, avaliar condições da bateria (acumulador de energia), demonstrar senso de responsabilidade, demonstrar iniciativa, demonstrar senso de organização, controlar pressão da caldeira, realizar preaquecimento de máquinas e equipamentos, verificar estoque de combustível, anotar dados sobre sistema de bombeamento, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, estar comprometido com a preservação do meio ambiente, limpar filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes, elaborar relatórios de funcionamento, auxiliar na análise preliminar de riscos, inspecionar sistema de segurança do compressor de ar, trocar filtros de óleo, monitorar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar capacidade de concentração, trocar óleo de máquinas e equipamentos, conectar tubulações flexíveis, acionar máquinas e equipamentos, avaliar tensão das correias, inspecionar máquinas e equipamentos, ajustar máquinas e equipamentos, verificar nível de óleo e água dos equipamentos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo ficou em 8.10%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades que ficou em 8.10% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo ficou em 6.60% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 19,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades 2025

O salário de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo mostrado aqui é resultado do levantamento de 271 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de máquinas a vapor e utilidades que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo CBO 862110 salário