O dissídio de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 862110 no cargo de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo.
Estado com maior salário médio
Rio de Janeiro
R$ 5.211,15
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Distrito Federal
43 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 3.851,76
Cidade que mais contrata
Brasília - DF
43 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Maquinista de embarcações controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, para permitir a condução de embarcações marítimas, fluviais e de cabotagem Prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas.
Executa a preparação de máquinas e equipamentos de embarcação Realiza a manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo
O Maquinista de embarcações prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas, de acordo com especificações técnicas do processo Executa a preparação de máquinas e equipamentos de embarcação, interpretando normas técnicas operacionais.
Inspeciona a máquina para identificar e solucionar anormalidades.
Verifica e completa níveis de água e óleo do equipamento, controlando estoque de combustível, de acordo com o planejamento para os percursos Avalia as condições da bateria do equipamento e as tensões das correias transmissoras de força.
Aciona máquinas e equipamentos, realizando seu pré-aquecimento e testando o funcionamento do conjunto Controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, realizando as manobras solicitadas - que permitem partida, movimento e parada -, mantendo o comando da embarcação informado.
Pode fazer uso de controles eletrônicos e orientação por satélite.
Monitora e atua sobre os níveis de pressão, água, temperatura e demais parâmetros de controle das máquinas Inspeciona os equipamentos relacionados ao sistema de segurança.
Controla o funcionamento de caldeiras em embarcações a vapor, com focalização nos níveis de água do tanque de alimentação e na pressão do equipamento.
Controla temperatura, vazão e pressão dos sistemas auxiliares - incluindo o sistema de bombeamento da casa de máquinas -, manuseando válvulas, conectando tubulações e extraindo ar, para manter a integridade de funcionamento do sistema Identifica as condições inseguras e bloqueia o equipamento em situação de risco Realiza a manutenção básica, limpando filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes, lubrificando e ajustando máquinas e equipamentos, e realizando pequenos reparos.
Identifica defeitos e solicita manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos Preenche relatório, com registros sobre o funcionamento de máquinas e equipamentos Armazena resíduos em condições seguras, realizando o descarte de acordo com normas ambientais.
Conserva o local das atividades limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
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Funções do Maquinista de embarcações
O profissional Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo deve realizar manutenção de rotina, operar compressores de ar, operar sistemas de bombeamento, controlar o funcionamento de máquinas / instalações fixas, preparar máquinas e equipamentos para entrar em operação, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, controlar o funcionamento de caldeiras.
Condições de trabalho da profissão
Operadores de máquinas a vapor e utilidades atuam na fabricação de produtos de madeira, de pastas, papel e derivados, de minerais não-metálicos e de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool. Atuam no recebimento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição de combustível de aviação. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto ou em veículos, nos períodos diurno e noturno e em rodízio de turnos. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão e podem atuar em condições especiais de trabalho tais como em grandes alturas, ambiente subterrâneo ou confinado. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Maquinista de embarcações
Um Maquinista de embarcações deve lubrificar máquinas e equipamentos, zelar pelo patrimônio da empresa, controlar pressão da caldeira, elaborar relatórios de funcionamento, adaptar-se a situações adversas, trocar óleo de máquinas e equipamentos, armazenar resíduos em condições seguras, identificar condições inseguras, estar comprometido com a preservação do meio ambiente, usar equipamentos de proteção individual, realizar preaquecimento de máquinas e equipamentos, auxiliar na análise preliminar de riscos, demonstrar predisposição para atualização profissional, interpretar normas técnicas operacionais, interpretar normas de segurança e de meio ambiente, demonstrar capacidade de concentração, avaliar tensão das correias, controlar vazão do sistema de bombeamento, solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos, controlar nível de água no tanque de alimentação, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, trabalhar sob pressão, inspecionar sistema de segurança do compressor de ar, anotar dados sobre sistema de bombeamento, completar nível de água e óleo, identificar defeitos, monitorar manutenção de máquinas e equipamentos, calibrar máquinas e equipamentos, bloquear equipamentos em situação de risco, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, demonstrar iniciativa, extrair ar do sistema de bombeamento, inspecionar máquinas e equipamentos, controlar temperatura e pressão, manusear válvulas, limpar filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes, conservar praça de máquinas, demonstrar senso de responsabilidade, ajustar máquinas e equipamentos, trocar filtros de óleo, testar o funcionamento de máquinas e equipamentos, realizar pequenos reparos, avaliar condições da bateria (acumulador de energia), trabalhar com atenção, verificar estoque de combustível, trabalhar em equipe, verificar nível de óleo e água dos equipamentos, demonstrar senso de organização, acionar máquinas e equipamentos, conectar tubulações flexíveis.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades que ficou em 5.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades 2024
O salário de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo mostrado aqui é resultado do levantamento de 247 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de máquinas a vapor e utilidades que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Operador de Máquinas Fixas
- Operador de Utilidade (produção e Distribuição de Vapor e Energia)
- Operador de Casa de Máquinas - Exceto Embarcações
- Operador de Caldeira a Vapor
- Abastecedor de Combustível de Aeronave
- Controlador de Motores - no Transporte Marítimo
- Operador de Gaseificação de Carvão
- Operador de Bateria de Gás de Hulha
- Operador de Caldeira
- Técnico de Abastecimento de Combustível de Aeronave
Valor do salário na CCT 2024 de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Distrito Federal | 44h | 1.737,90 | 1.805,25 | 2.547,63 | 8,21 | 7.60% |
Santa Catarina | 43h | 2.618,68 | 2.720,17 | 3.838,79 | 12,72 | 8.00% |
Rio de Janeiro | 42h | 5.016,72 | 5.211,15 | 7.354,13 | 24,53 | 5.70% |
Amazonas | 44h | 3.649,11 | 3.790,54 | 5.349,32 | 17,23 | 6.40% |
São Paulo | 44h | 2.972,50 | 3.087,71 | 4.357,46 | 14,14 | 6.70% |
Rio Grande do Sul | 44h | 2.219,85 | 2.305,89 | 3.254,14 | 10,48 | 6.20% |
Mato Grosso | 44h | 1.910,32 | 1.984,36 | 2.800,38 | 9,02 | 4.80% |
Pará | 42h | 2.900,36 | 3.012,77 | 4.251,71 | 14,19 | 5.30% |
Paraná | 44h | 2.620,00 | 2.721,55 | 3.840,73 | 12,37 | 7.30% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo. |
Dissídio de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
Brasília, DF | 44 | 1.737,90 | 1.805,25 | 2.547,63 | 8,21 | 5.60% |
Manaus, AM | 44 | 3.708,05 | 3.851,76 | 5.435,72 | 17,51 | 6.60% |
Navegantes, SC | 44 | 2.999,74 | 3.116,00 | 4.397,39 | 14,16 | 4.90% |
Canoas, RS | 44 | 1.831,77 | 1.902,76 | 2.685,24 | 8,65 | 6.90% |
Itajaí, SC | 41 | 2.211,56 | 2.297,27 | 3.241,98 | 11,18 | 6.50% |
Rio Grande, RS | 44 | 2.621,31 | 2.722,91 | 3.842,65 | 12,38 | 7.80% |
São Paulo, SP | 44 | 3.004,26 | 3.120,70 | 4.404,03 | 14,19 | 7.90% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 5.347,07 | 5.554,30 | 7.838,40 | 26,26 | 6.20% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros | 1.745,07 | 1.812,71 | 2.558,14 | 5.40% | |
Locação de automóveis sem condutor | 3.916,39 | 4.068,18 | 5.741,14 | 5.40% | |
Pesca de peixes em água salgada | 2.934,76 | 3.048,50 | 4.302,13 | 8.10% | |
Serviços de engenharia | 2.099,90 | 2.181,28 | 3.078,29 | 6.20% | |
Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 1.791,51 | 1.860,94 | 2.626,22 | 8.10% | |
Obras portuárias, marítimas e fluviais | 3.092,08 | 3.211,92 | 4.532,76 | 5.60% | |
Construção de obras-de-arte especiais | 3.204,88 | 3.329,09 | 4.698,11 | 7.80% | |
Transporte marítimo de cabotagem - carga | 2.035,97 | 2.114,88 | 2.984,58 | 6.40% | |
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural | 3.086,79 | 3.206,43 | 4.525,01 | 5.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 4.101,47 | 4.260,43 | 6.012,45 | 5.70% | |
Atividades de apoio à pesca em água salgada | 2.672,97 | 2.776,57 | 3.918,38 | 5.80% | |
Transporte por navegação interior de passageiros em linhas regulares, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia | 3.745,02 | 3.890,17 | 5.489,92 | 8.30% | |
Transporte aquaviário para passeios turísticos | 1.445,48 | 1.501,50 | 2.118,96 | 7.40% | |
Fabricação de conservas de peixes, crustáceos e moluscos | 1.967,16 | 2.043,40 | 2.883,71 | 5.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 10.356,42 | 10.757,80 | 15.181,73 | 5.00% | |
Construção de edifícios | 2.021,65 | 2.100,00 | 2.963,58 | 7.40% | |
Navegação de apoio marítimo | 1.923,45 | 1.998,00 | 2.819,64 | 6.00% | |
Administração de obras | 2.827,66 | 2.937,25 | 4.145,14 | 4.20% | |
Obras de fundações | 2.498,18 | 2.595,00 | 3.662,14 | 6.20% | |
Criação de camarões em água salgada e salobra | 1.562,44 | 1.623,00 | 2.290,43 | 4.10% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |