O dissídio de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 862110 no cargo de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 3.900,27

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Distrito Federal

52 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Manaus - AM

R$ 2.427,26

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Brasília - DF

52 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Construção de Obras-De-Arte Especiais

R$ 3.390,92

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Fornecimento e Gestão de Recursos Humanos para Terceiros

34 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Maquinista de embarcações controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, para permitir a condução de embarcações marítimas, fluviais e de cabotagem Prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas.

Executa a preparação de máquinas e equipamentos de embarcação Realiza a manutenção básica de máquinas e equipamentos Cumpre normas e procedimentos de segurança e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

O que faz um Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo

O Maquinista de embarcações prepara as atividades, organizando o local de trabalho e selecionando instrumentos e ferramentas, de acordo com especificações técnicas do processo Executa a preparação de máquinas e equipamentos de embarcação, interpretando normas técnicas operacionais.

Inspeciona a máquina para identificar e solucionar anormalidades.

Verifica e completa níveis de água e óleo do equipamento, controlando estoque de combustível, de acordo com o planejamento para os percursos Avalia as condições da bateria do equipamento e as tensões das correias transmissoras de força.

Aciona máquinas e equipamentos, realizando seu pré-aquecimento e testando o funcionamento do conjunto Controla o funcionamento de máquinas e equipamentos, realizando as manobras solicitadas - que permitem partida, movimento e parada -, mantendo o comando da embarcação informado.

Pode fazer uso de controles eletrônicos e orientação por satélite.

Monitora e atua sobre os níveis de pressão, água, temperatura e demais parâmetros de controle das máquinas Inspeciona os equipamentos relacionados ao sistema de segurança.

Controla o funcionamento de caldeiras em embarcações a vapor, com focalização nos níveis de água do tanque de alimentação e na pressão do equipamento.

Controla temperatura, vazão e pressão dos sistemas auxiliares - incluindo o sistema de bombeamento da casa de máquinas -, manuseando válvulas, conectando tubulações e extraindo ar, para manter a integridade de funcionamento do sistema Identifica as condições inseguras e bloqueia o equipamento em situação de risco Realiza a manutenção básica, limpando filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes, lubrificando e ajustando máquinas e equipamentos, e realizando pequenos reparos.

Identifica defeitos e solicita manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos Preenche relatório, com registros sobre o funcionamento de máquinas e equipamentos Armazena resíduos em condições seguras, realizando o descarte de acordo com normas ambientais.

Conserva o local das atividades limpo e organizado Mantém ferramentas e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.

.

Funções do Maquinista de embarcações

O profissional Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo deve preparar máquinas e equipamentos para entrar em operação, controlar o funcionamento de máquinas / instalações fixas, realizar manutenção de rotina, controlar o funcionamento de caldeiras, operar compressores de ar, demonstrar competências pessoais, trabalhar com segurança, operar sistemas de bombeamento.

Condições de trabalho da profissão

Operadores de máquinas a vapor e utilidades atuam na fabricação de produtos de madeira, de pastas, papel e derivados, de minerais não-metálicos e de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveis nucleares e produção de álcool. Atuam no recebimento, armazenamento, controle de qualidade e distribuição de combustível de aviação. São empregados com carteira assinada, trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto ou em veículos, nos períodos diurno e noturno e em rodízio de turnos. Permanecem em posições desconfortáveis durante longos períodos, trabalham sob pressão e podem atuar em condições especiais de trabalho tais como em grandes alturas, ambiente subterrâneo ou confinado. No desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício dessas ocupações requer-se, predominantemente, ensino médio incompleto e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. Para as ocupações operador de estação de bombeamento, maquinista de embarcações e operador de abastecimento de combustível de aeronave requer-se ensino médio concluído. Ao operador de estação de bombeamento e ao maquinista de embarcações, é exigido curso técnico em áreas correlatas requer- se curso básico de mais de 400 horas, curso de Brigada de Incêndio e curso MOPP para o operador de abastecimento de combustível de aeronave. O pleno desempenho das atividades pode ocorrer entre um e quatro anos de experiência profissional, dependendo da ocupação.

Atividades exercidas por um Maquinista de embarcações

Um Maquinista de embarcações deve demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, testar o funcionamento de máquinas e equipamentos, conectar tubulações flexíveis, realizar preaquecimento de máquinas e equipamentos, auxiliar na análise preliminar de riscos, trabalhar sob pressão, realizar pequenos reparos, monitorar manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar senso de organização, avaliar condições da bateria (acumulador de energia), usar equipamentos de proteção individual, demonstrar iniciativa, armazenar resíduos em condições seguras, extrair ar do sistema de bombeamento, ajustar máquinas e equipamentos, acionar máquinas e equipamentos, identificar defeitos, inspecionar máquinas e equipamentos, conservar praça de máquinas, controlar temperatura e pressão, interpretar normas técnicas operacionais, manusear válvulas, adaptar-se a situações adversas, controlar vazão do sistema de bombeamento, controlar nível de água no tanque de alimentação, trabalhar com atenção, controlar pressão da caldeira, verificar nível de óleo e água dos equipamentos, trocar filtros de óleo, avaliar tensão das correias, trocar óleo de máquinas e equipamentos, interpretar normas de segurança e de meio ambiente, demonstrar senso de responsabilidade, bloquear equipamentos em situação de risco, completar nível de água e óleo, verificar estoque de combustível, estar comprometido com a preservação do meio ambiente, demonstrar predisposição para atualização profissional, identificar condições inseguras, zelar pelo patrimônio da empresa, trabalhar em equipe, elaborar relatórios de funcionamento, lubrificar máquinas e equipamentos, limpar filtros de óleo combustível e de óleos lubrificantes, calibrar máquinas e equipamentos, anotar dados sobre sistema de bombeamento, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, inspecionar sistema de segurança do compressor de ar, solicitar a manutenção de máquinas e equipamentos, demonstrar capacidade de concentração.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo ficou em 5.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades que ficou em 5.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo ficou em 5.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Operadores de máquinas a vapor e utilidades 2025

O salário de Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo mostrado aqui é resultado do levantamento de 271 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Operadores de máquinas a vapor e utilidades que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Chefe de Máquina – no Transporte Marítimo com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Chefe de Máquina - no Transporte Marítimo CBO 862110 salário