O dissídio de Engenheiro Mecânico 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 214405 no cargo de Engenheiro Mecânico.

Estado com maior salário médio

Rio de Janeiro

R$ 12.487,61

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

2.006 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Jundiaí - SP

R$ 13.456,01

Cidade que mais contrata

Rio de Janeiro - RJ

778 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Engenheiro mecânico planeja, projeta, desenvolve e testa componentes, conjuntos, ferramentas, dispositivos, motores, máquinas e outros equipamentos e sistemas mecânicos, térmicos e fluidodinâmicos, realizando cálculos complexos, elaborando desenhos técnicos detalhados, especificando materiais e elementos de projeto, e aplicando conhecimentos de mecânica, eletromecânica e óptica, dentre outros do campo de engenharia mecânica Pesquisa novas tecnologias.

Desenvolve processos de fabricação de artefatos de engenharia mecânica Implementa serviços de manutenção de artefatos Coordena atividades e assessora equipes de trabalho.

Pode supervisionar equipes de projeto Elabora documentação técnica Atua de acordo com princípios de ética profissional.

Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Engenheiro Mecânico

O Engenheiro mecânico pesquisa novas tecnologias, consulta literatura e normas técnicas, busca obter informações de fornecedores e requisitos de clientes e analisa produtos similares, a fim de levantar subsídios para elaboração de projetos Planeja e projeta componentes, conjuntos, ferramentas, dispositivos, motores, máquinas e outros equipamentos e sistemas mecânicos, térmicos e fluidodinâmicos (artefatos de engenharia mecânica), definindo premissas de projeto, fazendo cálculos e especificando elementos de projeto e materiais.

Define requisitos de desempenho de projeto.

Analisa viabilidade financeira e impactos socioambientais de projetos, recomendando soluções de baixo consumo energético Elabora cronogramas de trabalho.

Atua em equipes multidisciplinares nas atividades relacionadas a projetos de engenharia mecânica Desenvolve projetos de artefatos de engenharia mecânica - tais como sistemas estruturais mecânicos metálicos e de outros materiais, sistemas de produção, transmissão, distribuição, utilização e conservação de energia mecânica, caldeiras, vasos de pressão, máquinas frigoríficas e outras máquinas térmicas, sistemas de condicionamento de ar e conforto ambiental, equipamentos de pneumática e hidráulica aplicada, entre outros -, elaborando desenhos executivos, fazendo simulações (inclusive com uso de computadores), e criando protótipos.

Desenvolve projetos de aplicação de tecnologia de mecânica fina.

Define processos de fabricação mecânica Testa artefatos de engenharia mecânica, estabelecendo variáveis e valores de controle e selecionando equipamentos de medição.

Instala, calibra e ajusta equipamentos de teste.

Estabelece condições operacionais de teste Mede variáveis durante operações de teste e avalia resultados Pode projetar aparelhos ou equipamentos de controle de teste.

Desenvolve processos de fabricação de artefatos de engenharia mecânica, definindo etapas de fabricação, aplicando métodos e processos de usinagem e de conformação mecânica, e controlando processo produtivo e qualidade do produto Recomenda alterações de variáveis de processo produtivo e de produto e de leiaute de instalações de fabricação Implementa serviços de manutenção de artefatos de engenharia mecânica, implantando sistemas de controle de desempenho de equipamentos, inspecionando e coletando dados técnicos de funcionamento.

Classifica manutenção por nível de complexidade e executa ações de manutenção Realiza estudos com focalização no desempenho de instalações, equipamentos, dispositivos e sistemas de engenharia mecânica já existentes, a fim de propor soluções para maximizar sua eficiência.

Aplica princípios e práticas de engenharia mecânica a campos tecnológicos emergentes, como robótica, gerenciamento de resíduos, engenharia biomédica e nanotecnologia Adapta componentes, equipamentos e sistemas, para aplicações nacionais Coordena atividades técnicas, definindo escopo e equipe de trabalho.

Coordena equipes e logística de recursos Pode supervisionar equipes de projeto Capacita pessoas.

Gerencia recursos financeiros Avalia resultados de atividades Assessora equipes de trabalho, prestando consultoria e suporte técnico.

Faz perícia técnica Colabora na elaboração de aplicativos (“softwares”) específicos de engenharia mecânica Profere palestras Participa de auditoria de sistemas de gestão integrada de QSMS-Qualidade, Segurança, Meio ambiente e Saúde Elabora normas e manuais técnicos, metodologias de testes, padrões e procedimentos técnicos e operacionais, especificações técnicas, relatórios e laudos técnicos, artigos técnicos, planos de manutenção preventiva e preditiva, entre outros documentos técnicos.

Codifica artefatos de engenharia mecânica Elabora conteúdo técnico para contratação de bens e serviços Atua com ética profissional em todas as atividades Aplica normas e segue preceitos de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental, na elaboração de projetos, na supervisão de equipes, e nas demais atividades.

Funções do Engenheiro mecânico

O profissional Engenheiro Mecânico deve implementar atividades de manutenção, elaborar documentação técnica, demonstrar competências pessoais, desenvolver processos de fabricação, testar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, assessorar atividades técnicas, coordenar atividades técnicas, projetar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas.

Condições de trabalho da profissão

Engenheiros mecânicos trabalham nos setores industrial e de serviços. Na indústria, são empregados principalmente na metalurgia básica, fabricação de máquinas, equipamentos e veículos automotores, mas podem atuar em outros ramos industriais, tais como alimentos, têxtil e confecções, entre outros. Trabalham em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional. Seu vínculo mais comum é como assalariado de carteira assinada, nas esferas pública e privada. Também são encontrados em universidades e institutos de pesquisa e, nesses casos, são classificados como pesquisadores e professores.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Engenheiro mecânico

Um Engenheiro mecânico deve participar de auditoria de qsms, implantar sistemas de controle de desempenho de equipamento, contornar situações adversas, demonstrar raciocínio lógico, criar protótipos, elaborar especificações técnicas, coordenar equipe de trabalho, avaliar resultado de atividades, controlar qualidade de produto, elaborar artigos técnicos, controlar processo produtivo, assessorar elaboração de aplicativos específicos (softwares), definir etapas de fabricação, usar epi, demonstrar orientação espacial, consultar produtos similares, capacitar pessoal, elaborar normas e manuais técnicos, aferir equipamentos de teste, demostrar capacidade de negociação, especificar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, realizar manutenções, realizar perícia técnica em sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, estabelecer condições operacionais de teste, consultar literatura técnica, demonstrar capacidade retórica, elaborar planos de manutenção preventiva e preditiva, analisar viabilidade financeira do projeto, indicar alterações de variáveis de processo produtivo, calcular sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, definir sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, coletar dados técnicos de funcionamento de sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentais, elaborar teor técnico em contratação de bens e serviços, instalar equipamentos de teste, especificar limites de referência (premissas), prestar consultoria técnica, definir equipe de trabalho, desenhar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, estabelecer variáveis e valores de controle, elaborar relatórios e laudos técnicos, coordenar logística de recursos, definir cronograma de trabalho, prestar suporte técnico, trabalhar em equipe, proferir palestras, inspecionar sistemas, conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas, definir escopo de trabalho, classificar manutenção por nível de complexidade, indicar alterações de sistemas, conjuntos mecânicas, componentes e ferramentas, administrar conflitos, demonstrar atenção difusa, selecionar equipamentos de medição, indicar alterações de instalações de fabricação (leiaute), avaliar resultados de teste de sistemas, conjuntos mecânicos, componenentes e ferramentas, medir variáveis durante operação, elaborar padrões e procedimentos técnicos e operacionais, pesquisar novas tecnologias, codificar sistemas, conjuntos mecânicos e componentes e ferramentas, elaborar metodologias de testes, analisar impactos socioambientais de projeto, demonstrar raciocínio analítico, consultar fornecedores, ajustar equipamentos de teste (calibar), demonstrar capacidade de liderança, especificar materiais, gerir recursos financeiros.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Engenheiro Mecânico ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Engenheiro Mecânico e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Engenheiros mecânicos que ficou em 5.70% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Engenheiro Mecânico em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Engenheiro Mecânico ficou em 6.70% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Engenheiros mecânicos 2025

O salário de Engenheiro Mecânico mostrado aqui é resultado do levantamento de 6488 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Engenheiros mecânicos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Engenheiro Mecânico com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Valor do salário na CCT 2025 de Engenheiro Mecânico em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Engenheiro Mecânico por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
São Paulo 42h 9.875,86 10.258,62 14.477,27 48,74 7.60%
Rio de Janeiro 41h 12.021,69 12.487,61 17.622,89 60,38 8.30%
Minas Gerais 42h 10.743,17 11.159,54 15.748,68 52,96 5.30%
Bahia 42h 10.668,89 11.082,39 15.639,80 53,03 7.30%
Paraná 42h 8.513,28 8.843,23 12.479,84 42,41 4.10%
Pará 43h 10.770,81 11.188,25 15.789,20 52,17 5.00%
Rio Grande do Sul 41h 9.425,65 9.790,96 13.817,29 47,54 4.30%
Santa Catarina 40h 7.397,65 7.684,36 10.844,40 38,80 6.40%
Goiás 43h 7.925,32 8.232,48 11.617,93 38,44 8.10%
Espírito Santo 41h 10.570,42 10.980,10 15.495,44 53,31 5.20%
Distrito Federal 41h 10.851,69 11.272,27 15.907,76 55,14 4.10%
Maranhão 43h 10.321,42 10.721,45 15.130,43 49,66 5.70%
Ceará 43h 8.793,64 9.134,46 12.890,82 42,49 7.20%
Pernambuco 42h 6.823,87 7.088,34 10.003,28 33,69 5.50%
Amazonas 43h 9.500,73 9.868,95 13.927,36 46,16 7.10%
Mato Grosso do Sul 42h 7.540,58 7.832,83 11.053,93 37,33 4.60%
Rio Grande do Norte 42h 10.656,11 11.069,11 15.621,06 52,16 5.60%
Mato Grosso 43h 6.953,59 7.223,09 10.193,45 33,61 7.60%
Sergipe 37h 8.969,48 9.317,11 13.148,59 50,06 6.40%
Alagoas 44h 5.863,50 6.090,75 8.595,45 27,69 4.20%
Piauí 44h 8.914,73 9.260,24 13.068,32 42,15 5.70%
Rondônia 33h 8.976,11 9.324,00 13.158,31 56,20 4.50%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Engenheiro Mecânico.

Dissídio de Engenheiro Mecânico por cidade

Quanto ganha um Engenheiro Mecânico nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Engenheiro Mecânico na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2025 (%)
Rio de Janeiro, RJ 41 12.493,01 12.977,21 18.313,82 62,70 5.00%
São Paulo, SP 42 10.130,06 10.522,67 14.849,90 49,67 6.80%
Belo Horizonte, MG 42 11.813,71 12.271,58 17.318,02 58,35 8.30%
Barueri, SP 41 11.707,40 12.161,15 17.162,17 60,04 4.50%
Macaé, RJ 41 12.239,62 12.713,99 17.942,37 62,40 7.90%
Brasília, DF 41 10.851,69 11.272,27 15.907,76 55,14 7.70%
Salvador, BA 42 10.381,26 10.783,61 15.218,15 50,83 5.20%
Curitiba, PR 42 9.905,14 10.289,04 14.520,20 48,72 4.30%
Parauapebas, PA 44 9.271,08 9.630,40 13.590,71 44,25 6.50%
Vitoria, ES 41 11.399,19 11.840,99 16.710,36 57,30 7.20%
Catu, BA 41 12.427,46 12.909,12 18.217,73 62,90 4.20%
São Luís, MA 43 11.670,69 12.123,01 17.108,35 56,15 5.30%
Porto Alegre, RS 41 10.306,01 10.705,44 15.107,84 52,05 4.90%
Campinas, SP 44 10.611,97 11.023,26 15.556,36 50,63 6.70%
Barcarena, PA 43 10.964,48 11.389,43 16.073,11 53,18 8.20%
Sumaré, SP 41 10.496,43 10.903,24 15.386,98 52,91 4.10%
Sorocaba, SP 43 9.083,60 9.435,66 13.315,88 43,47 8.10%
Fortaleza, CE 42 8.734,89 9.073,43 12.804,70 42,72 4.10%
São José dos Campos, SP 42 12.175,59 12.647,48 17.848,50 60,32 7.10%
Serra, ES 42 10.273,86 10.672,04 15.060,71 50,62 5.00%
Lauro de Freitas, BA 42 11.311,94 11.750,36 16.582,46 56,32 4.40%
Santos, SP 41 12.259,16 12.734,29 17.971,02 62,38 5.90%
Manaus, AM 42 8.165,02 8.481,47 11.969,31 40,04 5.60%
Ipatinga, MG 40 10.906,79 11.329,50 15.988,53 56,68 5.30%
São Bernardo do Campo, SP 41 8.947,49 9.294,27 13.116,35 45,76 6.20%
Recife, PE 43 6.851,81 7.117,36 10.044,23 33,49 5.90%
Nova Lima, MG 44 11.575,29 12.023,92 16.968,51 54,79 6.60%
Contagem, MG 43 9.100,41 9.453,12 13.340,52 44,08 6.60%
Goiânia, GO 42 6.382,08 6.629,43 9.355,65 31,23 8.00%
Atibaia, SP 43 11.896,85 12.357,93 17.439,89 57,98 4.30%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Engenheiro Mecânico. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Engenheiro Mecânico no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2025 (%)
Serviços de engenharia 10.976,35 11.401,76 16.090,51 7.30%
Construção de edifícios 10.143,13 10.536,25 14.869,07 4.40%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 11.340,77 11.780,31 16.624,72 4.10%
Testes e análises técnicas 8.878,19 9.222,28 13.014,76 7.80%
Administração de obras 12.285,49 12.761,64 18.009,61 8.00%
Obras de montagem industrial 8.808,59 9.149,99 12.912,74 4.80%
Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural 15.432,64 16.030,76 22.623,09 6.40%
Instalação e manutenção elétrica 9.676,17 10.051,19 14.184,54 4.90%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 10.746,47 11.162,97 15.753,52 7.90%
Consultoria em tecnologia da informação 12.545,15 13.031,36 18.390,25 4.90%
Outras obras de engenharia civil não especificadas anteriormente 11.602,83 12.052,52 17.008,88 5.20%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 11.809,40 12.267,10 17.311,70 5.40%
Instalação e manutenção de sistemas centrais de ar condicionado, de ventilação e refrigeração 7.424,47 7.712,23 10.883,72 8.30%
Locação de mão-de-obra temporária 9.655,60 10.029,82 14.154,38 6.30%
Geração de energia elétrica 12.427,42 12.909,07 18.217,67 7.80%
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais 9.480,69 9.848,13 13.897,98 7.90%
Construção de rodovias e ferrovias 9.329,95 9.691,55 13.677,01 5.30%
Fabricação de máquinas e equipamentos para uso industrial específico , peças e acessórios 8.179,41 8.496,42 11.990,40 7.60%
Extração de petróleo e gás natural 18.002,86 18.700,60 26.390,85 5.90%
Fabricação de máquinas e equipamentos para a agricultura e pecuária, peças e acessórios, exceto para irrigação 8.707,54 9.045,02 12.764,60 5.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.