O dissídio de Bloquista (trabalhador Portuário) 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 783230 no cargo de Bloquista (trabalhador Portuário).

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 2.975,28

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

222 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Santos - SP

R$ 4.951,38

Cidade que mais contrata

Paranaguá - PR

218 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Bloqueiro (trabalhador portuário) realiza atividades de fixação de cargas e de limpeza e conservação, em embarcações e instalações portuárias Define material para escoramento e para amarração de cargas.

Seleciona material para forração de porões e convés Atua de acordo com normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Bloquista (trabalhador Portuário)

O Bloqueiro (trabalhador portuário) verifica plano de carga, para definir material para escoramento e para amarração Corta madeira para escoramento.

Realiza o escoramento e a amarração (peação) de cargas.

Verifica a amarração feita, examinando a fixação das cargas, para movimentação da embarcação Realiza a desamarração (despeação) da carga.

Pode colaborar na instalação de separadores de carga e na distribuição de materiais e produtos, em compartimentos da embarcação Pode realizar atividades de proteção de carga, envolvendo-a com plástico e rede.

Executa limpeza de armazéns portuários e retroportuários.

Realiza atividades de limpeza de porões, máquinas e tanques de embarcações Faz baldeação (lavagem) do convés.

Seleciona material para forração e forra porões e convés.

Realiza serviços de conservação de embarcações e de seus tanques, fazendo batimento (retirada) de ferrugem, pintura, reparos de pequena monta e serviços correlatos Organiza os locais de trabalho Mantém os instrumentos de trabalho em plenas condições de uso.

Seleciona materiais reutilizáveis e faz o descarte de resíduos de modo ecologicamente adequado.

Funções do Bloqueiro (trabalhador portuário)

O profissional Bloquista (trabalhador Portuário) deve fixar cargas, entregar e coletar encomendas, demonstrar competências pessoais, movimentar mercadorias e cargas em navios, aeronaves, caminhões, vagões e instalações portuárias, controlar qualidade dos serviços prestados, preparar cargas e descargas de mercadorias, operar equipamentos de carga e descarga, realizar atividades de limpeza e conservação.

Condições de trabalho da profissão

Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias os cargos dessa família CBO exercem suas funções em empresas de transporte terrestre, aéreo e aquaviário e naquelas cujas atividades são consideradas anexas e auxiliares do ramo de transporte. Os trabalhadores das ocupações carregador (aeronaves) e carregador (armazém) são contratados na condição de trabalhador assalariado, com carteira assinada, enquanto aqueles das ocupações ajudante de motorista, carregador (veículos de transportes terrestres) e estivador atuam como autônomos e, portanto, sem vínculos empregatícios. Os amarradores e desamarradores de embarcações podem trabalhar com carteira assinada ou como avulsos. A maioria dos trabalhadores da ocupação bloqueiro e dos trabalhadores portuários de capatazia atuam como avulsos e portanto sem vínculo empregatício. Trabalham, dependendo da ocupação e do tamanho do meio de transporte, em duplas ou em grupos, sob supervisão ocasional e também permanente, em ambientes fechados, a céu aberto e em veículos. Podem trabalhar no período diurno, em rodízio de turnos diurno e noturno e em horários irregulares. Podem trabalhar em posições desconfortáveis durante longos períodos, em grandes alturas e confinados. Por vezes podem estar expostos a radiação, ruído intenso, altas temperaturas e a materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Bloqueiro (trabalhador portuário)

Um Bloqueiro (trabalhador portuário) deve demonstrar atenção, envolver carga com plástico e rede, realizar pintura e conservação, realizar baldeação (lavagem), escorar cargas, limpar porões, definir material para forração, operar ponte rolante para carga e descarga de mercadorias, tomar iniciativa, instalar separadores de carga, reconhecer limites da capacidade física, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, definir material para escoramento /estroncamento, usar epi, escorar produto siderúrgico, dispor cargas em racks móveis e fixos, realizar reparos de pequena monta, operar guindaste de bordo, terra, sob rodas e trilhos, controlar tempo de execução dos serviços, operar empilhadeiras, trabalhar em equipe, escorar tambores, demonstrar capacidade de coordenação motora, verificar amarração de carga para movimentação, verificar plano de carga, distribuir carga em paletes, tonéis e contêineres, bater ferrugem, demonstrar capacidade de adaptação, trabalhar com segurança, forrar porões e convés, demonstrar destreza manual, demonstrar organização, limpar máquinas e tanques, demonstrar capacidade de avaliar riscos, limpar armazéns portuários e retroportuários, demonstrar senso de responsabilidade, fazer amarração de mercadorias e cargas (peação e despeação), cortar madeira para escoramento/estroncamento, definir material para amarração (peação), distribuir mercadorias nos compartimentos de aeronaves, navios, vagões e caminhões, conforme escala.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Bloquista (trabalhador Portuário) ficou em 5.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Bloquista (trabalhador Portuário) e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias que ficou em 5.20% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Bloquista (trabalhador Portuário) em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Bloquista (trabalhador Portuário) ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 21,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias 2024

O salário de Bloquista (trabalhador Portuário) mostrado aqui é resultado do levantamento de 717 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Trabalhadores de cargas e descargas de mercadorias que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Bloquista (trabalhador Portuário) com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Bloquista (trabalhador Portuário) CBO 783230 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Bloquista (trabalhador Portuário) em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Bloquista (trabalhador Portuário) por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paraná 40h 2.234,47 2.321,07 3.275,57 11,64 5.20%
São Paulo 44h 2.864,27 2.975,28 4.198,81 13,55 6.20%
Amazonas 44h 1.624,07 1.687,01 2.380,77 7,68 5.50%
Rio de Janeiro 41h 2.377,86 2.470,02 3.485,76 11,94 4.40%
Espírito Santo 44h 1.921,59 1.996,06 2.816,90 9,11 4.10%
Pará 41h 1.672,76 1.737,59 2.452,13 8,41 5.70%
Maranhão 43h 1.408,25 1.462,83 2.064,39 6,75 5.20%
Tocantins 41h 1.891,39 1.964,70 2.772,64 9,61 5.90%
Santa Catarina 44h 2.041,81 2.120,94 2.993,14 9,64 6.20%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Bloquista (trabalhador Portuário).

Dissídio de Bloquista (trabalhador Portuário) por cidade

Quanto ganha um Bloquista (trabalhador Portuário) nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Bloquista (trabalhador Portuário) na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
Paranaguá, PR 40 2.244,76 2.331,76 3.290,65 11,71 4.10%
Santos, SP 44 4.766,64 4.951,38 6.987,54 22,62 4.30%
São Paulo, SP 44 1.926,74 2.001,42 2.824,46 9,10 5.20%
Rio de Janeiro, RJ 42 2.482,87 2.579,10 3.639,70 12,40 5.90%
Itacoatiara, AM 44 1.776,55 1.845,41 2.604,29 8,39 5.40%
São Luís, MA 43 1.408,25 1.462,83 2.064,39 6,75 7.40%
Palmeirante, TO 41 1.891,39 1.964,70 2.772,64 9,61 5.60%
Barcarena, PA 42 1.727,64 1.794,60 2.532,59 8,51 6.50%
Serra, ES 44 2.079,85 2.160,45 3.048,90 9,90 4.40%
Humaitá, AM 44 1.485,81 1.543,40 2.178,09 7,02 5.10%
Presidente Prudente, SP 44 2.074,70 2.155,11 3.041,35 9,80 6.90%
Vitoria, ES 44 1.728,16 1.795,13 2.533,35 8,16 6.40%
Caraguatatuba, SP 44 1.686,56 1.751,92 2.472,36 7,96 4.80%
Manaus, AM 44 1.483,12 1.540,60 2.174,14 7,05 6.60%
Cubatão, SP 44 1.597,05 1.658,94 2.341,15 7,54 4.80%
Mogi das Cruzes, SP 44 2.419,24 2.513,00 3.546,42 11,42 5.80%
Joinville, SC 44 2.329,71 2.420,00 3.415,18 11,00 7.20%
Belém, PA 39 1.535,58 1.595,09 2.251,04 8,20 8.10%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Bloquista (trabalhador Portuário). Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Bloquista (trabalhador Portuário) no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Operações de terminais 2.672,45 2.776,02 3.917,61 5.60%
Carga e descarga 2.054,90 2.134,54 3.012,32 8.00%
Outras obras de acabamento da construção 2.243,31 2.330,25 3.288,52 6.90%
Armazéns gerais - emissão de warrant 1.820,51 1.891,07 2.668,74 7.80%
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros 1.452,12 1.508,40 2.128,70 7.20%
Fabricação de embalagens de papel 2.035,69 2.114,59 2.984,17 6.20%
Construção de edifícios 2.331,64 2.422,00 3.418,00 8.00%
Hotéis 1.686,56 1.751,92 2.472,36 4.10%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 1.597,05 1.658,94 2.341,15 4.30%
Impressão de livros, revistas e outras publicações periódicas 2.017,80 2.096,01 2.957,95 8.30%
Administração da infra-estrutura portuária 1.850,25 1.921,96 2.712,33 5.30%
Comércio varejista de madeira e artefatos 1.444,03 1.500,00 2.116,85 7.50%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 1.749,37 1.817,17 2.564,44 5.20%
Transporte por navegação de travessia, municipal 1.517,20 1.576,00 2.224,10 4.50%
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 1.359,32 1.412,00 1.992,66 8.10%
Navegação de apoio marítimo 1.502,76 1.561,00 2.202,93 6.40%
Serviços de engenharia 1.987,15 2.064,17 2.913,01 4.80%
Navegação de apoio portuário 1.688,56 1.754,00 2.475,30 5.70%
Atividades de limpeza não especificadas anteriormente 1.359,32 1.412,00 1.992,66 7.80%
Transporte por navegação de travessia, intermunicipal 1.557,63 1.618,00 2.283,37 6.70%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.