O dissídio de Auxiliar de Orientação Educacional 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239410 no cargo de Auxiliar de Orientação Educacional.
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 4.074,01
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
11.257 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.699,65
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.040 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Gestão de Ativos Intangíveis Não-Financeiros
R$ 8.159,29
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação
10.908 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Orientador educacional Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.
Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Orientação Educacional
O Orientador educacional planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.
Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.
Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.
Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.
Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.
Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Orientador educacional
O profissional Auxiliar de Orientação Educacional deve demonstrar competências pessoais, comunicar-se, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Orientador educacional
Um Orientador educacional deve valorizar experiências pedagógicas significativas, fornecer subsídios teóricos, criar mecanismos de participação/interação, dominar a língua portuguesa, observar conselhos de classe e de escola, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, traçar objetivos educacionais, promover trocas de experiências, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, pesquisar práticas educativas, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, emitir pareceres, estimular a solidariedade, estimular o senso de justiça, compreender o contexto, elaborar textos de orientação, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, planejar reuniões com equipes de trabalho, olhar com intencionalidade pedagógica, observar o processo de trabalho em salas de aula, criar clima favorável de trabalho, contextualizar historicamente a escola, avaliar o desempenho profissional dos educadores, elaborar relatórios, estimular a criatividade, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, criar espaços para o exercício da diversidade, estimular a transparência na condução dos trabalhos, participar da avaliação proposta pela instituição, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, interagir com os pais, demonstrar versatilidade, divulgar resultados de avaliação, atualizar-se continuamente, construir sistema de avaliação, organizar reuniões com equipes de trabalho, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, publicar experiências pedagógicas, administrar a demanda por vagas, respeitar as diversidades, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, formar equipes de trabalho, acompanhar a produção dos alunos, respeitar a autonomia do educador, avaliar a implementação de projetos educacionais, respeitar a alteridade, estimular o senso crítico, caracterizar o perfil dos alunos, expressar-se com clareza, estruturar os tempos pedagógicos, divulgar deliberações, selecionar bibliografia, administrar conflitos, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, observar o desempenho das classes, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, analisar o desempenho das classes, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, divulgar experiências pedagógicas, avaliar a instituição escolar, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, equalizar informações, articular a ação da escola com outras instituições, estimular valores estéticos, demonstrar flexibilidade, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, avaliar o desempenho das classes/turmas, selecionar referencial teórico, levantar necessidades educacionais e sociais, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, intervir na aplicação de medidas disciplinares, demonstrar proatividade, sugerir mudanças no projeto pedagógico, formar-se continuamente, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, auto avaliar-se, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, estimular a participação nas instituições associativas, detectar eventuais problemas educacionais, estimular a participação dos diferentes sujeitos, socializar informações, produzir material de apoio pedagógico, trabalhar em equipe, respeitar a autoria do educador, demonstrar capacidade de observação, propor soluções para problemas educacionais detectados, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, estudar continuamente, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, orientar atividades interdisciplinares, estimular a cooperação, reunir-se com conselhos de classe, demonstrar criatividade, desenvolver a autoestima, assessorar o trabalho docente, acompanhar a trajetória escolar do aluno, dimensionar os problemas, organizar encontros, congressos e seminários, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, intermediar conflitos entre a escola e a família, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, criar espaços de participação/interação, verificar o cumprimento das metas, participar de cursos, seminários e congressos, organizar grupos de estudos, coordenar reuniões, planejar ações de operacionalização, entrevistar, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, estimular o respeito mútuo, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, traçar metas educacionais, construir instrumentos de avaliação, administrar tempo.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Orientação Educacional ficou em 7.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Orientação Educacional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 7.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Orientação Educacional em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Orientação Educacional ficou em 7.20% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2025
O salário de Auxiliar de Orientação Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 34.350 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Orientação Educacional com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
- Auxiliar de Supervisor Escolar
- Professor de Técnicas e Recursos Audiovisuais
- Coordenador de Disciplina e Área de Estudo
- Pedagogo
- Orientador de Ensino
- Técnico de Orientação Profissional
- Coordenador de Orientação Pedagógica
- Auxiliar de Orientação Pedagógica em Educação Fundamental de Primeira a Quarta Séries
- Desenhista Instrucional
- Coordenador Pedagógico