O dissídio de Auxiliar de Orientação Educacional 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 239410 no cargo de Auxiliar de Orientação Educacional.
Estado com maior salário médio
Tocantins
R$ 4.168,72
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
10.982 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Santana de Parnaíba - SP
R$ 6.623,21
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.064 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Orientador educacional Planeja, sistematiza e coordena ações de orientação educacional e profissional em instituições de ensino, acompanhando o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Promove ações coletivas e individuais de aconselhamento e orientação para pais e alunos, atuando com docentes e equipe escolar.
Identifica necessidades educacionais específicas, implementa ações e desenvolve projetos de orientação, análise de desempenho e de práticas educacionais, orientação vocacional e de relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos e de elaboração de proposta pedagógica Organiza e elabora documentos administrativos, pedagógicos e de acompanhamento dos alunos Atua de acordo com a legislação, seguindo princípios de qualidade, saúde e segurança no trabalho e preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Orientação Educacional
O Orientador educacional planeja e acompanha o desenvolvimento individual dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, tendo em vista a formação integral para o exercício da cidadania Define estratégias para o processo de orientação, elaborando instrumentos para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, da eficácia dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares.
Implementa as etapas do processo de orientação educacional, analisando dados dos alunos, em seus aspectos cognitivos, afetivos e sociais, aplicando metodologias e procedimentos específicos para essa ação, tendo em vista a formação integral e permanente do educando, preparando-o para o pleno exercício de sua cidadania e ajudando-o a dimensionar seu espaço dentro da escola e no mundo.
Acompanha o aluno em suas necessidades específicas, realiza orientação vocacional, propõe estratégias para suprir dificuldades e para o estudo planejado Promove momentos de reflexão sobre valores, atitudes, emoções e sentimentos, por meio de estratégias individuais e coletivas.
Promove ações coletivas de orientação para pais e alunos, atuando em parceria com docentes e com a equipe escolar, considerando a necessidade de implementação de ações educacionais específicas Identifica elementos intervenientes no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, que impactam o desempenho dos alunos, propondo soluções conjuntas com coordenadores pedagógicos e docentes.
Implementa ações e projetos de orientação educacional, em conjunto com equipe multidisciplinar de apoio ao ensino, no que se refere à análise de desempenho, às práticas didático-pedagógicas, ao currículo, à identificação de potencialidades e vocação dos alunos, ao relacionamento com a família e a comunidade, à mediação de conflitos.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, analisando as propostas e sugerindo adequações nos processos de ensino e aprendizagem, nas práticas de avaliação, no regimento escolar Participa de estudos e discussões sobre as práticas didático-pedagógicas definidas pela escola, referentes ao currículo e metodologias de ensino, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Verifica o cumprimento da legislação educacional, do projeto pedagógico, de políticas públicas.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização Prospecta, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos de trabalho Administra conflitos disciplinares e interpessoais, intercede e aplica medidas de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas detectados Implementa medidas para viabilizar o trabalho pedagógico integrado, viabilizando espaços de participação e interação da equipe Pode propor projetos para desenvolvimento de competências socioemocionais, para realização de projetos sociais, para discussão de temas em destaque.
Participa da elaboração do projeto pedagógico, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural Propõe ações para formação contínua dos profissionais que atuam no processo de ensino e aprendizagem, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas.
Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, registros de experiências pedagógicas e de informações dos alunos Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do Orientador educacional
O profissional Auxiliar de Orientação Educacional deve comunicar-se, implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, viabilizar o trabalho coletivo, coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Orientador educacional
Um Orientador educacional deve observar o processo de trabalho em salas de aula, contribuir para que as decisões expressem o coletivo, promover trocas de experiências, fornecer subsídios teóricos, construir sistema de avaliação, estimular a transparência na condução dos trabalhos, estimular a solidariedade, divulgar deliberações, formar-se continuamente, aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem, trabalhar em equipe, administrar tempo, coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios, detectar eventuais problemas educacionais, divulgar resultados de avaliação, analisar o desempenho das classes, administrar a demanda por vagas, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico, acompanhar a trajetória escolar do aluno, observar o desempenho das classes, emitir pareceres, promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas, respeitar a autoria do educador, avaliar a implementação de projetos educacionais, criar clima favorável de trabalho, avaliar o processo de ensino e de aprendizagem, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, estimular o senso de justiça, analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares, orientar atividades interdisciplinares, coordenar reuniões, selecionar referencial teórico, levantar necessidades educacionais e sociais, demonstrar criatividade, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais, elaborar relatórios, valorizar experiências pedagógicas significativas, divulgar experiências pedagógicas, criar espaços para o exercício da diversidade, planejar ações de operacionalização, estimular valores estéticos, avaliar o desempenho das classes/turmas, possibilitar a avaliação da escola pela comunidade, participar da avaliação proposta pela instituição, socializar informações, traçar objetivos educacionais, articular a ação da escola com outras instituições, avaliar a instituição escolar, verificar o cumprimento das metas, participar de cursos, seminários e congressos, criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, avaliar o desempenho profissional dos educadores, dimensionar os problemas, aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino, olhar com intencionalidade pedagógica, organizar reuniões com equipes de trabalho, intervir na aplicação de medidas disciplinares, atualizar-se continuamente, expressar-se com clareza, estudar continuamente, intermediar conflitos entre a escola e a família, articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente, analisar as reuniões de conselho de classe e de escola, estimular o respeito mútuo, equalizar informações, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, estimular o senso crítico, produzir material de apoio pedagógico, estimular a criatividade, planejar reuniões com equipes de trabalho, compreender o contexto, traçar metas educacionais, propor soluções para problemas educacionais detectados, acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor, publicar experiências pedagógicas, valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico, acompanhar a produção dos alunos, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, criar mecanismos de participação/interação, estimular a participação dos diferentes sujeitos, selecionar bibliografia, dominar a língua portuguesa, desenvolver a autoestima, construir instrumentos de avaliação, demonstrar flexibilidade, demonstrar versatilidade, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, formar equipes de trabalho, estruturar os tempos pedagógicos, organizar encontros, congressos e seminários, fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, demonstrar capacidade de observação, administrar conflitos, coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, estimular a participação nas instituições associativas, assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, elaborar textos de orientação, assessorar o trabalho docente, interagir com os pais, organizar grupos de estudos, respeitar a alteridade, observar conselhos de classe e de escola, pesquisar práticas educativas, caracterizar o perfil dos alunos, respeitar as diversidades, reunir-se com conselhos de classe, aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos, contextualizar historicamente a escola, respeitar a autonomia do educador, auto avaliar-se, estimular a cooperação, criar espaços de participação/interação, entrevistar, levantar recursos materiais, humanos e financeiros, sugerir mudanças no projeto pedagógico, demonstrar proatividade.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Auxiliar de Orientação Educacional ficou em 5.70%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Orientação Educacional e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que ficou em 5.70% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Orientação Educacional em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Auxiliar de Orientação Educacional ficou em 6.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 33,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino 2024
O salário de Auxiliar de Orientação Educacional mostrado aqui é resultado do levantamento de 31961 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Programadores, avaliadores e orientadores de ensino que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Orientação Educacional com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Auxiliar de Orientação Educacional em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 40h | 3.162,88 | 3.285,46 | 4.636,54 | 16,32 | 8.30% |
Paraná | 40h | 2.992,36 | 3.108,33 | 4.386,57 | 15,47 | 5.80% |
Minas Gerais | 38h | 2.798,11 | 2.906,56 | 4.101,82 | 15,21 | 6.90% |
Santa Catarina | 26h | 3.265,60 | 3.392,17 | 4.787,13 | 25,69 | 5.40% |
Rio de Janeiro | 34h | 2.703,46 | 2.808,23 | 3.963,06 | 16,46 | 6.70% |
Bahia | 36h | 3.010,06 | 3.126,72 | 4.412,52 | 17,57 | 8.10% |
Rio Grande do Sul | 39h | 3.109,85 | 3.230,38 | 4.558,81 | 16,59 | 7.50% |
Distrito Federal | 39h | 3.887,05 | 4.037,70 | 5.698,13 | 20,64 | 5.10% |
Goiás | 40h | 2.574,12 | 2.673,89 | 3.773,47 | 13,49 | 7.80% |
Mato Grosso | 40h | 3.178,62 | 3.301,81 | 4.659,61 | 16,65 | 7.80% |
Piauí | 40h | 2.940,12 | 3.054,07 | 4.309,99 | 15,32 | 5.80% |
Ceará | 40h | 2.436,74 | 2.531,18 | 3.572,07 | 12,78 | 6.70% |
Espírito Santo | 40h | 2.820,77 | 2.930,10 | 4.135,04 | 14,58 | 4.10% |
Pernambuco | 41h | 2.247,96 | 2.335,08 | 3.295,34 | 11,47 | 4.80% |
Pará | 40h | 2.521,13 | 2.618,84 | 3.695,79 | 13,04 | 7.60% |
Maranhão | 37h | 2.698,68 | 2.803,27 | 3.956,07 | 14,99 | 6.70% |
Mato Grosso do Sul | 42h | 3.329,61 | 3.458,66 | 4.880,96 | 16,51 | 6.50% |
Rondônia | 36h | 2.547,11 | 2.645,83 | 3.733,88 | 14,76 | 7.80% |
Paraíba | 40h | 2.633,05 | 2.735,10 | 3.859,86 | 13,53 | 5.30% |
Rio Grande do Norte | 37h | 3.230,45 | 3.355,65 | 4.735,59 | 18,26 | 7.90% |
Amazonas | 40h | 2.560,56 | 2.659,80 | 3.753,58 | 13,29 | 6.50% |
Tocantins | 39h | 4.013,18 | 4.168,72 | 5.883,02 | 21,64 | 8.10% |
Alagoas | 37h | 3.206,16 | 3.330,42 | 4.700,00 | 17,78 | 7.20% |
Amapá | 41h | 2.784,87 | 2.892,80 | 4.082,41 | 14,16 | 7.40% |
Roraima | 36h | 2.221,08 | 2.307,17 | 3.255,94 | 12,99 | 4.10% |
Sergipe | 39h | 2.529,32 | 2.627,35 | 3.707,79 | 13,60 | 5.40% |
Acre | 38h | 1.919,35 | 1.993,74 | 2.813,63 | 10,60 | 6.00% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Auxiliar de Orientação Educacional. |
Dissídio de Auxiliar de Orientação Educacional por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 39 | 3.266,57 | 3.393,17 | 4.788,54 | 17,18 | 6.10% |
Indaial, SC | 20 | 3.439,51 | 3.572,82 | 5.042,06 | 35,12 | 6.30% |
Londrina, PR | 42 | 3.522,75 | 3.659,28 | 5.164,09 | 17,36 | 7.70% |
Belo Horizonte, MG | 37 | 2.850,88 | 2.961,37 | 4.179,17 | 15,86 | 6.60% |
Rio de Janeiro, RJ | 33 | 3.171,59 | 3.294,51 | 4.649,31 | 19,81 | 4.10% |
Brasília, DF | 39 | 3.887,05 | 4.037,70 | 5.698,13 | 20,64 | 4.50% |
Salvador, BA | 34 | 3.176,13 | 3.299,23 | 4.655,98 | 19,61 | 5.50% |
Teresina, PI | 41 | 3.064,54 | 3.183,32 | 4.492,39 | 15,43 | 5.80% |
Niterói, RJ | 35 | 1.977,15 | 2.053,78 | 2.898,36 | 11,70 | 7.10% |
Curitiba, PR | 39 | 3.423,67 | 3.556,36 | 5.018,84 | 18,27 | 6.30% |
Maringá, PR | 36 | 2.001,39 | 2.078,96 | 2.933,88 | 11,70 | 6.30% |
Fortaleza, CE | 39 | 2.307,18 | 2.396,60 | 3.382,15 | 12,14 | 6.10% |
Campinas, SP | 41 | 3.472,68 | 3.607,27 | 5.090,69 | 17,58 | 7.70% |
São Bernardo do Campo, SP | 41 | 3.042,66 | 3.160,58 | 4.460,31 | 15,56 | 6.30% |
Suzano, SP | 44 | 1.749,97 | 1.817,79 | 2.565,33 | 8,28 | 6.50% |
São Luís, MA | 39 | 2.819,67 | 2.928,96 | 4.133,43 | 15,14 | 5.50% |
Porto Alegre, RS | 38 | 3.558,63 | 3.696,55 | 5.216,69 | 19,21 | 7.20% |
Campo Grande, MS | 41 | 3.597,05 | 3.736,47 | 5.273,01 | 18,03 | 4.10% |
Goiânia, GO | 40 | 3.036,89 | 3.154,59 | 4.451,85 | 15,86 | 6.90% |
Franca, SP | 43 | 2.859,03 | 2.969,84 | 4.191,13 | 13,83 | 7.40% |
Uberlândia, MG | 42 | 2.726,07 | 2.831,73 | 3.996,22 | 13,59 | 7.10% |
João Pessoa, PB | 41 | 2.668,68 | 2.772,11 | 3.912,09 | 13,41 | 7.20% |
Ribeirão Preto, SP | 39 | 4.123,54 | 4.283,36 | 6.044,80 | 22,08 | 4.40% |
Sorocaba, SP | 42 | 3.160,36 | 3.282,84 | 4.632,85 | 15,61 | 7.90% |
São José dos Campos, SP | 40 | 3.616,49 | 3.756,65 | 5.301,50 | 18,81 | 6.90% |
Recife, PE | 40 | 2.355,43 | 2.446,72 | 3.452,89 | 12,21 | 4.50% |
Santo André, SP | 41 | 3.163,23 | 3.285,83 | 4.637,06 | 15,92 | 4.60% |
Vitoria, ES | 41 | 2.567,41 | 2.666,91 | 3.763,63 | 13,08 | 7.50% |
Lauro de Freitas, BA | 42 | 3.160,15 | 3.282,63 | 4.632,54 | 15,72 | 7.90% |
Cuiabá, MT | 41 | 4.031,48 | 4.187,73 | 5.909,85 | 20,67 | 5.60% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Auxiliar de Orientação Educacional. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Auxiliar de Orientação Educacional no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Educação superior - graduação e pós-graduação | 3.314,08 | 3.442,52 | 4.858,19 | 5.20% | |
Educação superior - graduação | 3.348,83 | 3.478,62 | 4.909,13 | 5.60% | |
Ensino fundamental | 3.661,51 | 3.803,42 | 5.367,51 | 4.20% | |
Atividades de associações de defesa de direitos sociais | 2.319,70 | 2.409,60 | 3.400,50 | 5.40% | |
Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente | 4.310,84 | 4.477,92 | 6.319,37 | 7.40% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 1.790,36 | 1.859,75 | 2.624,53 | 7.10% | |
Serviços de assistência social sem alojamento | 2.410,51 | 2.503,94 | 3.533,63 | 6.80% | |
Educação infantil - pré-escola | 2.703,43 | 2.808,21 | 3.963,03 | 5.10% | |
Educação infantil - creche | 2.305,56 | 2.394,91 | 3.379,77 | 6.00% | |
Ensino médio | 4.392,12 | 4.562,35 | 6.438,52 | 5.00% | |
Educação profissional de nível técnico | 2.614,27 | 2.715,59 | 3.832,32 | 6.00% | |
Atividades associativas não especificadas anteriormente | 1.978,08 | 2.054,75 | 2.899,72 | 4.30% | |
Administração pública em geral | 2.098,83 | 2.180,18 | 3.076,73 | 7.30% | |
Treinamento em informática | 1.540,87 | 1.600,59 | 2.258,80 | 7.60% | |
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 2.618,94 | 2.720,45 | 3.839,17 | 5.50% | |
Ensino de idiomas | 2.266,25 | 2.354,08 | 3.322,15 | 6.70% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 2.566,84 | 2.666,32 | 3.762,79 | 6.70% | |
Coleta de resíduos não-perigosos | 1.441,93 | 1.497,82 | 2.113,77 | 4.90% | |
Edição de livros | 3.578,69 | 3.717,39 | 5.246,10 | 6.50% | |
Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares | 3.058,66 | 3.177,20 | 4.483,77 | 8.20% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |