O dissídio de Auxiliar de Maestro 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262615 no cargo de Auxiliar de Maestro.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 4.481,11

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

Paraná

65 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Boa Vista - RR

R$ 3.563,08

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

Paranavaí - PR

36 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Atividades de Organizações Religiosas

R$ 3.941,42

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais

100 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Músico regente Rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, entre outras atividades, a fim de organizar a execução da obra musical Rege e dirige ensaios parciais e gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.

Rege orquestras sinfônicas e mistas, óperas, bailados, jazz, conjuntos corais, bandas, entre outros Pode realizar direção musical e coordenar o processo de gravação, as atividades musicais em diferentes meios de comunicação Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical.

Presta consultoria musical Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical Pesquisa, desenvolve, elabora e orienta projetos de pesquisas na área musical.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental

O que faz um Auxiliar de Maestro

O Músico regente rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, escolhendo edição da partitura da obra a ser executada, estabelecendo cronograma conforme repertório selecionado e definindo proposta interpretativa, a fim de organizar a execução da obra musical Realiza ensaios com subgrupos instrumentais e com o grupo todo, aplicando técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais e instrumentais.

Rege e dirige ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, ensaios gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.

Correpete cantores e instrumentistas, visando ao acompanhamento e ao ensaio Rege orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, jazz, conjuntos corais, bandas de música, entre outros.

Pode realizar direção musical, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento musical, elaborando projetos e concebendo dramaturgia musical Analisa propostas e roteiros de espetáculos musicais.

Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores.

Pode coordenar o processo de gravação e as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação Define e supervisiona a difusão sonora em eventos.

Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.

Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos e digitais.

Pode utilizar software específico para o ensino de regência Orienta projetos de pesquisa em música Pode ministrar “master classes” de regência e interpretação musical.

Presta consultoria musical, realizando perícia técnica Assessora programas de meios de comunicação de massa.

Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais Pode arranjar músicas, transcrevendo-as, adaptando a obra musical e elaborando harmonização vocal para coral.

Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.

Desenvolve pesquisa em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais Elabora projetos de pesquisa Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.

Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas Define o padrão de editoração da obra musical Pode utilizar software específico de editoração musical Pode atuar, na área de música, em escolas, grupos corais, academias, faculdades de ensino superior, orquestras sinfônicas, bandas, estúdios de gravação, conservatórios, programas televisivos, teatros, entre outros Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização.

Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorias, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.

Funções do Músico regente

O profissional Auxiliar de Maestro deve arranjar músicas, estudar música, realizar direção musical, demonstrar competências pessoais, elaborar textos sobre música, prestar consultoria musical, ensinar música, pesquisar na Área musical, reger grupos vocais e/ou instrumentais, editorar música.

Condições de trabalho da profissão

Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.

Atividades exercidas por um Músico regente

Um Músico regente deve elaborar edições práticas, selecionar músicos solistas, elaborar críticas, orientar projetos de pesquisa em música, definir critérios de seleção para premiação de obras musicais, pesquisar gêneros e estilos musicais, supervisionar a produção musical, participar de júri, elaborar resenhas e artigos de livros, coordenar processo de gravação, planejar o evento musical, transcrever músicas, dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais), redigir notas de programa, definir proposta interpretativa, participar de eventos culturais e congressos, dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores, supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico, dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música, selecionar músicos cantores, propor soluções musicais a demandas específicas, definir o padrão de editoração da obra musical, estabelecer cronograma conforme repertório selecionado, ensinar regência, copiar partituras musicais, acompanhar novas propostas estéticas no campo musical, ensinar disciplinas avançadas de teoria musical, editorar partituras musicais, participar de bancas acadêmicas, demonstrar capacidade de liderança, participar de comissões de seleção de músicos, pesquisar e selecionar repertório para o evento, trabalhar em equipe, estudar novos recursos tecnológicos, conhecer outras línguas, ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais., adaptar obras musicais, desenvolver pesquisas em práticas interpretativas, elaborar projetos de pesquisa, dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas, redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares, redigir roteiros, estudar repertório, elaborar verbetes para dicionário, coordenar atividades musicais em rádio, manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade, coordenar atividades musicais em televisão, escolher edição da partitura da obra a ser executada, aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais, prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, realizar perícia técnica na área musical, realizar ensaio com o grupo todo, aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba), elaborar pareceres, supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários, prestar consultoria para obras e eventos não musicais, conceber o evento musical, estudar repertório, elaborar harmonização vocal para coral, coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação, aperfeiçoar-se através de novas bibliografias, reger e dirigir espetáculo musical em gravação, definir critérios para seleção de premiação de músicos, revisar trabalho de copistas, prestar consultoria em edições musicais, desenvolver material pedagógico, desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais, correpetir instrumentistas, assessorar os programas de meios de comunicação de massa, elaborar comunicações para congressos, definir e supervisionar a difusão sonora em eventos, participar de comissões de seleção de obras musicais, aperfeiçoar-se através da leitura de partituras, conceber dramaturgia musical, estudar instrumentos musicais, reger e dirigir espetáculo musical ao vivo, analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais, correpetir cantores, criar material pedagógico, realizar revisão de partituras, selecionar músicos instrumentistas, realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais, demonstrar capacidade de administrar, avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido, reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, reger e dirigir ensaios gerais, elaborar projetos musicais.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Maestro ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Maestro e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que ficou em 7.30% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Maestro em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Maestro ficou em 9.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 23,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos 2025

O salário de Auxiliar de Maestro mostrado aqui é resultado do levantamento de 365 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Maestro com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Auxiliar de Maestro CBO 262615 salário