O dissídio de Auxiliar de Maestro 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 262615 no cargo de Auxiliar de Maestro.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 4.481,11
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
Paraná
65 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Boa Vista - RR
R$ 3.563,08
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
Paranavaí - PR
36 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades de Organizações Religiosas
R$ 3.941,42
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Associações de Defesa de Direitos Sociais
100 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Músico regente Rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, entre outras atividades, a fim de organizar a execução da obra musical Rege e dirige ensaios parciais e gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.
Rege orquestras sinfônicas e mistas, óperas, bailados, jazz, conjuntos corais, bandas, entre outros Pode realizar direção musical e coordenar o processo de gravação, as atividades musicais em diferentes meios de comunicação Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical.
Presta consultoria musical Estuda música e acompanha novas propostas estéticas no campo musical Pesquisa, desenvolve, elabora e orienta projetos de pesquisas na área musical.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorais, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental
O que faz um Auxiliar de Maestro
O Músico regente rege grupos vocais ou instrumentais, estudando o repertório, avaliando a competência vocal ou instrumental do grupo a ser dirigido, escolhendo edição da partitura da obra a ser executada, estabelecendo cronograma conforme repertório selecionado e definindo proposta interpretativa, a fim de organizar a execução da obra musical Realiza ensaios com subgrupos instrumentais e com o grupo todo, aplicando técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais e instrumentais.
Rege e dirige ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, ensaios gerais, espetáculo musical em gravação e ao vivo.
Correpete cantores e instrumentistas, visando ao acompanhamento e ao ensaio Rege orquestras sinfônicas, óperas, bailados, operetas, orquestras mistas, de salão, jazz, conjuntos corais, bandas de música, entre outros.
Pode realizar direção musical, concebendo, planejando, pesquisando e selecionando repertório para o evento musical, elaborando projetos e concebendo dramaturgia musical Analisa propostas e roteiros de espetáculos musicais.
Supervisiona a produção musical, selecionando músicos solistas, instrumentais e cantores.
Pode coordenar o processo de gravação e as atividades musicais em televisão, em rádio e em outros meios de comunicação Define e supervisiona a difusão sonora em eventos.
Supervisiona a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico.
Ensina música, regência e disciplinas avançadas de teoria musical, criando e desenvolvendo material pedagógico Fornece instrução musical teórica e prática para grupos amadores, treinamentos específicos para estudantes, profissionais da música e para profissionais de outras áreas Ensina música utilizando meios de comunicação de massa e outros meios eletrônicos e digitais.
Pode utilizar software específico para o ensino de regência Orienta projetos de pesquisa em música Pode ministrar “master classes” de regência e interpretação musical.
Presta consultoria musical, realizando perícia técnica Assessora programas de meios de comunicação de massa.
Presta consultoria em edições musicais, na elaboração de ferramentas digitais para a área musical e para obras e eventos não musicais Participa de júri, bancas acadêmicas, de comissões de seleção de músicos e de comissões de seleção de obras musicais, definindo critérios para seleção de premiação de músicos e de obras musicais Pode arranjar músicas, transcrevendo-as, adaptando a obra musical e elaborando harmonização vocal para coral.
Estuda música, aperfeiçoando-se por meio de audição de obras musicais, estudando instrumentos musicais, novos recursos tecnológicos e repertório Acompanha novas propostas estéticas no campo musical, aperfeiçoando-se por meio de novas bibliografias e leituras de partituras, participando de eventos culturais e congressos Pesquisa, na área musical, subsídios para obras e eventos não musicais.
Desenvolve pesquisa em práticas interpretativas, gênero e estilos musicais Elabora projetos de pesquisa Elabora textos sobre música, redigindo notas de programa, encartes de cd, dvd, vídeo e similares, elaborando resenhas e artigos de livros, pareceres, críticas, roteiros e comunicações para congressos, visando à divulgação de trabalhos relacionados à música.
Editora música, revisando e copiando partituras musicais, elaborando edições práticas, revisando trabalho de copistas Define o padrão de editoração da obra musical Pode utilizar software específico de editoração musical Pode atuar, na área de música, em escolas, grupos corais, academias, faculdades de ensino superior, orquestras sinfônicas, bandas, estúdios de gravação, conservatórios, programas televisivos, teatros, entre outros Pode especializar-se em determinado campo musical, como ópera, música para orquestra ou para determinados instrumentos e ser designado de acordo com a especialização.
Cumpre procedimentos, normas técnicas, de direitos autorias, de saúde e segurança no trabalho e de conservação ambiental.
Funções do Músico regente
O profissional Auxiliar de Maestro deve ensinar música, arranjar músicas, demonstrar competências pessoais, prestar consultoria musical, editorar música, realizar direção musical, pesquisar na Área musical, elaborar textos sobre música, estudar música, reger grupos vocais e/ou instrumentais.
Condições de trabalho da profissão
Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos trabalham com música popular e erudita em atividades culturais e recreativas, em pesquisa e desenvolvimento, na edição, impressão e reprodução de gravações. É comum atuarem concomitantemente no ensino. A grande maioria dos profissionais trabalha por conta-própria, exceção feita aos poucos empregados registrados, vinculados a corpos musicais estáveis, em geral, estaduais ou municipais. O trabalho se desenvolve individualmente e em equipes, geralmente em horários irregulares, com deslocamentos constantes para exercê-lo. Em algumas atividades, podem trabalhar sob condições especiais como, p.exemplo, em posições desconfortáveis por longo tempo, em ambientes confinados (poço da orquestra no teatro), sob ruído intenso.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações da família requerem formação específica na área, seja ela formal (conservatórios, ensino superior etc)ou informal (estudo com profissionais de renome, por exemplo). O exercício pleno das atividades requer experiência superior a cinco anos.
Atividades exercidas por um Músico regente
Um Músico regente deve editorar partituras musicais, selecionar músicos solistas, participar de eventos culturais e congressos, participar de comissões de seleção de músicos, supervisionar a gravação, mixagem e pós-produção de material fonográfico, elaborar comunicações para congressos, elaborar projetos de pesquisa, redigir notas de programa, participar de júri, elaborar edições práticas, redigir roteiros, realizar ensaio com o grupo todo, definir proposta interpretativa, ensinar disciplinas avançadas de teoria musical, participar de bancas acadêmicas, ensinar música utilizando meios de comunicação de massa e outros veículos eletrônicos, digitais., realizar ensaios de subgrupos instrumentais e vocais, correpetir instrumentistas, elaborar projetos musicais, escolher edição da partitura da obra a ser executada, correpetir cantores, realizar perícia técnica na área musical, acompanhar novas propostas estéticas no campo musical, orientar projetos de pesquisa em música, coordenar processo de gravação, assessorar os programas de meios de comunicação de massa, conceber dramaturgia musical, reger e dirigir ensaios parciais com solistas, bailarinos, coristas e instrumentos, avaliar a competência musical do grupo a ser dirigido, definir critérios de seleção para premiação de obras musicais, revisar trabalho de copistas, supervisionar a produção musical, dar instrução musical teórica e prática para grupos amadores, ensinar regência, criar material pedagógico, reger e dirigir ensaios gerais, manter-se tecnicamente atualizado em sua especialidade, dar treinamentos específicos para profissionais de outras áreas, copiar partituras musicais, elaborar críticas, definir e supervisionar a difusão sonora em eventos, selecionar músicos cantores, dominar conhecimentos de técnicas de regência adequadas a diferentes grupos (vocais, instrumentais), estudar repertório, trabalhar em equipe, aplicar técnicas de regência adequadas aos diferentes grupos vocais, instrumentais (escola de samba), prestar consultoria na elaboração de ferramentas digitais para a área musical, aperfeiçoar-se através da audição de obras musicais, realizar revisão de partituras, reger e dirigir espetáculo musical ao vivo, prestar consultoria para obras e eventos não musicais, propor soluções musicais a demandas específicas, coordenar atividades musicais em outros veículos de comunicação, desenvolver pesquisas na área musical para subsidiar obras e eventos não musicais, analisar propostas e roteiros de espetáculos musicais, elaborar harmonização vocal para coral, supervisionar o trabalho de assistentes e estagiários, elaborar resenhas e artigos de livros, definir o padrão de editoração da obra musical, coordenar atividades musicais em televisão, coordenar atividades musicais em rádio, selecionar músicos instrumentistas, dar treinamentos específicos para estudantes e profissionais da música, aperfeiçoar-se através da leitura de partituras, conceber o evento musical, estabelecer cronograma conforme repertório selecionado, adaptar obras musicais, reger e dirigir espetáculo musical em gravação, estudar instrumentos musicais, estudar novos recursos tecnológicos, pesquisar gêneros e estilos musicais, demonstrar capacidade de administrar, elaborar pareceres, definir critérios para seleção de premiação de músicos, redigir encartes de cd, dvd, vídeo e similares, planejar o evento musical, estudar repertório, desenvolver material pedagógico, participar de comissões de seleção de obras musicais, elaborar verbetes para dicionário, pesquisar e selecionar repertório para o evento, conhecer outras línguas, demonstrar capacidade de liderança, desenvolver pesquisas em práticas interpretativas, aperfeiçoar-se através de novas bibliografias, transcrever músicas, prestar consultoria em edições musicais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Maestro ficou em 6.20%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Maestro e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que ficou em 6.20% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Maestro em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Maestro ficou em 4.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 28,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos 2025
O salário de Auxiliar de Maestro mostrado aqui é resultado do levantamento de 365 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Músicos compositores, arranjadores, regentes e musicólogos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Maestro com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: