O dissídio de Auxiliar de Escritório 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411005 no cargo de Auxiliar de Escritório.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.068,78
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
358.510 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.735,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
116.514 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais
R$ 4.623,73
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Contabilidade
54.912 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de escritório executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Escritório
O Auxiliar de escritório auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.
Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .
Funções do Auxiliar de escritório
O profissional Auxiliar de Escritório deve demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas, tratar documentos, preencher documentos, prestar apoio logístico, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, atender clientes e/ou fornecedores, acompanhar processos administrativos.
Condições de trabalho da profissão
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório
Um Auxiliar de escritório deve demonstrar facilidade de comunicação, comunicar autorização de entrada de visitantes, localizar documentos, executar procedimentos de recrutamento e seleção, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de empatia, distribuir material de expediente, registrar reclamações dos clientes, demonstrar iniciativa, verificar prazos estabelecidos, conferir material solicitado, transmitir credibilidade, atualizar informações, dar suporte administrativo à área de treinamento, convalidar publicação de atos, localizar processos administrativos, auxiliar na organização de eventos internos, receber documentos, intermediar contatos, elaborar correspondência, receber clientes e/ou fornecedores, triar documentos, contornar situações adversas, classificar documentos, conferir dados e datas, demonstrar criatividade, digitalizar documentos, distribuir documentos, redigir atas, verificar documentos, encaminhar protocolos internos, solicitar entrega de documentos, requisitar materiais, levantar a necessidade de material, digitar textos e planilhas, demonstrar flexibilidade, organizar envio de brindes, demonstrar capacidade de observação, trabalhar em equipe, controlar material de expediente, organizar o setor, atualizar dados dos funcionários, expedir ofícios e memorandos, organizar reuniões, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar persistência, colher assinaturas, demonstrar autocontrole, tirar cópias de documentos, controlar expedição de malotes e recebimentos, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), protocolar documentos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, arquivar documentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, atualizar cadastros, registrar a entrada e saída de documentos, fornecer informações da empresa.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Escritório ficou em 7.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Escritório e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 7.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Escritório em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Escritório ficou em 5.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 15,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025
O salário de Auxiliar de Escritório mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.176.459 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Escritório com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: