O dissídio de Auxiliar de Escritório 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411005 no cargo de Auxiliar de Escritório.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.068,78
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
358.510 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.735,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
116.514 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais
R$ 4.623,73
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Contabilidade
54.912 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de escritório executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Escritório
O Auxiliar de escritório auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.
Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .
Funções do Auxiliar de escritório
O profissional Auxiliar de Escritório deve preencher documentos, atender clientes e/ou fornecedores, demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas, prestar apoio logístico, tratar documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, acompanhar processos administrativos.
Condições de trabalho da profissão
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório
Um Auxiliar de escritório deve demonstrar criatividade, solicitar entrega de documentos, expedir ofícios e memorandos, transmitir credibilidade, verificar prazos estabelecidos, trabalhar em equipe, receber documentos, controlar expedição de malotes e recebimentos, encaminhar protocolos internos, distribuir material de expediente, demonstrar persistência, protocolar documentos, intermediar contatos, registrar a entrada e saída de documentos, distribuir documentos, auxiliar na organização de eventos internos, convalidar publicação de atos, comunicar autorização de entrada de visitantes, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, receber clientes e/ou fornecedores, organizar envio de brindes, colher assinaturas, levantar a necessidade de material, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, executar procedimentos de recrutamento e seleção, arquivar documentos, tirar cópias de documentos, demonstrar capacidade de empatia, digitalizar documentos, organizar reuniões, conferir material solicitado, demonstrar capacidade de observação, organizar o setor, controlar material de expediente, contornar situações adversas, classificar documentos, localizar documentos, demonstrar autocontrole, demonstrar capacidade de negociação, triar documentos, redigir atas, verificar documentos, atualizar cadastros, dar suporte administrativo à área de treinamento, registrar reclamações dos clientes, demonstrar capacidade de organização, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), demonstrar flexibilidade, conferir dados e datas, localizar processos administrativos, demonstrar iniciativa, requisitar materiais, digitar textos e planilhas, elaborar correspondência, fornecer informações da empresa, atualizar informações, demonstrar facilidade de comunicação, atualizar dados dos funcionários.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Escritório ficou em 6.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Escritório e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 6.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Escritório em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Escritório ficou em 5.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025
O salário de Auxiliar de Escritório mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.176.459 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Escritório com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: