O dissídio de Auxiliar de Compras 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 411005 no cargo de Auxiliar de Compras.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 2.068,78
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
358.510 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Alta Floresta D Oeste - RO
R$ 1.735,20
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
116.514 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Organismos Internacionais e Outras Instituições Extraterritoriais
R$ 4.623,73
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Contabilidade
54.912 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Auxiliar de escritório executa serviços de apoio às áreas administrativas, auxiliando na execução de rotinas de escritório, controlando e organizando documentação, prestando apoio na elaboração e no encaminhamento de documentos, acompanhando processos administrativos e atendendo clientes e fornecedores Cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
O que faz um Auxiliar de Compras
O Auxiliar de escritório auxilia na execução de rotinas administrativas, requisitando e conferindo materiais, controlando insumos utilizados em escritório, intermediando contatos, atualizando cadastros, auxiliando na organização de eventos internos e de reuniões, controlando expedição e recebimento de malotes, comunicando autorização de entrada de visitantes e acompanhando a execução de serviços gerais (limpeza, transporte e vigilância) Auxilia na execução de rotinas de apoio nas áreas financeira e de recursos humanos, examinando dados e datas, verificando documentos, prestando suporte administrativo em processos de seleção e de treinamento, atualizando informações de pessoal e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Controla e organiza documentação, registrando entrada e saída, distribuindo, localizando, classificando, tirando cópia, digitalizando, protocolando e arquivando documentos.
Auxilia na preparação e no encaminhamento de documentos, colaborando na elaboração de relatórios e memorandos, digitando textos e planilhas e expedindo correspondências Acompanha processos administrativos, verificando prazos estabelecidos, encaminhando protocolos internos e localizando processos.
Atende clientes e fornecedores, recepcionando-os, fornecendo-lhes informações e registrando reclamações .
Funções do Auxiliar de escritório
O profissional Auxiliar de Compras deve preparar relatórios, formulários e planilhas, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, demonstrar competências pessoais, atender clientes e/ou fornecedores, preencher documentos, acompanhar processos administrativos, prestar apoio logístico, tratar documentos.
Condições de trabalho da profissão
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação.
Atividades exercidas por um Auxiliar de escritório
Um Auxiliar de escritório deve protocolar documentos, receber clientes e/ou fornecedores, encaminhar protocolos internos, conferir dados e datas, intermediar contatos, demonstrar capacidade de organização, receber documentos, levantar a necessidade de material, registrar reclamações dos clientes, organizar o setor, trabalhar em equipe, demonstrar iniciativa, expedir ofícios e memorandos, auxiliar na organização de eventos internos, verificar documentos, conferir material solicitado, organizar envio de brindes, atualizar cadastros, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de observação, demonstrar criatividade, fornecer informações da empresa, registrar a entrada e saída de documentos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, digitalizar documentos, dar suporte administrativo à área de treinamento, contornar situações adversas, redigir atas, demonstrar facilidade de comunicação, atualizar dados dos funcionários, classificar documentos, controlar material de expediente, solicitar entrega de documentos, verificar prazos estabelecidos, tirar cópias de documentos, requisitar materiais, executar procedimentos de recrutamento e seleção, controlar expedição de malotes e recebimentos, localizar documentos, elaborar correspondência, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, distribuir material de expediente, distribuir documentos, digitar textos e planilhas, comunicar autorização de entrada de visitantes, organizar reuniões, triar documentos, localizar processos administrativos, atualizar informações, demonstrar capacidade de negociação, controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância), arquivar documentos, demonstrar persistência, demonstrar autocontrole, colher assinaturas, transmitir credibilidade, demonstrar capacidade de empatia, convalidar publicação de atos.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Auxiliar de Compras ficou em 6.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Auxiliar de Compras e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que ficou em 6.00% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Auxiliar de Compras em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Auxiliar de Compras ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos 2025
O salário de Auxiliar de Compras mostrado aqui é resultado do levantamento de 1.176.459 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Agentes, assistentes e auxiliares administrativos que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Auxiliar de Compras com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: