O dissídio de Atendente Comercial em Agência Postal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421105 no cargo de Atendente Comercial em Agência Postal.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.891,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
12.645 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.579,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.491 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades do Correio Nacional
R$ 3.475,45
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Exibição Cinematográfica
6.851 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Atendente comercial (agência postal) executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Atendente Comercial em Agência Postal
O Atendente comercial (agência postal) realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do Atendente comercial (agência postal)
O profissional Atendente Comercial em Agência Postal deve prestar informações, controlar numerários e valores, realizar atividades técnico-administrativas, comunicar-se, receber valores de vendas de produtos e serviços, tratar objetos, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal)
Um Atendente comercial (agência postal) deve expedir objetos, sangrar valores do caixa, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, participar de cursos de treinamento, preencher relatórios administrativos, vender produtos e serviços via telefone, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, consultar os procedimentos e normas da empresa, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, emitir cupom fiscal, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, receber contas e tributos, atender as necessidades dos clientes, pagar benefícios, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, organizar arquivos, relacionar-se com urbanidade, informar o horário de atendimento ao público, efetuar o fechamento do caixa, pesar objetos, demonstrar responsabilidade, efetuar o fechamento do subcaixa, protocolar o recebimento de objetos registrados, conferir cheques recebidos, efetuar pedidos de materiais, orientar clientes via telefone, transmitir dados do movimento diário, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, informar ao cliente o valor a ser pago, agir com ética, contar numerário, demonstrar agilidade, demonstrar eficiência, demonstrar conhecimentos de informática, abrir o caixa, manter sigilo profissional, realizar pesquisa pré-venda, verificar autenticidade das cédulas recebidas, informar código de endereçamento postal, efetuar sangria conforme limite, informar as condições de pagamento, trabalhar em equipe, controlar a frequência dos funcionários, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, oferecer produtos e serviços aos clientes, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, fazer triagem interna de objetos registrados, efetuar balancete de fechamento contábil, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, manter-se atualizado, demonstrar fluência verbal, registrar entrada de produtos com valor de numerário, abrir o subcaixa, divulgar promoções e eventos, carimbar documentos e objetos, realizar pesquisa pós-venda, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, demonstrar paciência, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar empatia, mostrar-se atencioso, registrar entrada de numerário, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, consultar código de defesa do consumidor, efetuar troco, demonstrar pontualidade, arquivar documentos e cupons fiscais, fazer triagem de objetos para caixas postais, demonstrar assiduidade, demonstrar honestidade, controlar fluxo de caixa, anotar pedidos via telefone, encaminhar os clientes aos setores competentes, controlar estoque de materiais.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Atendente Comercial em Agência Postal ficou em 3.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Atendente Comercial em Agência Postal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que ficou em 3.90% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Atendente Comercial em Agência Postal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Atendente Comercial em Agência Postal ficou em 9.30% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 18,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) 2025
O salário de Atendente Comercial em Agência Postal mostrado aqui é resultado do levantamento de 40.032 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Atendente Comercial em Agência Postal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: