O dissídio de Atendente Comercial em Agência Postal 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421105 no cargo de Atendente Comercial em Agência Postal.
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.891,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
12.645 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.579,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.491 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades do Correio Nacional
R$ 3.475,45
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Exibição Cinematográfica
6.851 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Atendente comercial (agência postal) executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Atendente Comercial em Agência Postal
O Atendente comercial (agência postal) realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do Atendente comercial (agência postal)
O profissional Atendente Comercial em Agência Postal deve prestar informações, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, receber valores de vendas de produtos e serviços, controlar numerários e valores, tratar objetos, realizar atividades técnico-administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal)
Um Atendente comercial (agência postal) deve fazer triagem de objetos para caixas postais, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, pesar objetos, demonstrar assiduidade, demonstrar empatia, transmitir dados do movimento diário, abrir o caixa, participar de cursos de treinamento, demonstrar paciência, manter sigilo profissional, demonstrar agilidade, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, sangrar valores do caixa, informar ao cliente o valor a ser pago, expedir objetos, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, agir com ética, efetuar troco, atender as necessidades dos clientes, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, efetuar balancete de fechamento contábil, vender produtos e serviços via telefone, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, encaminhar os clientes aos setores competentes, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, oferecer produtos e serviços aos clientes, verificar autenticidade das cédulas recebidas, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, receber contas e tributos, demonstrar responsabilidade, demonstrar honestidade, efetuar o fechamento do subcaixa, relacionar-se com urbanidade, efetuar pedidos de materiais, divulgar promoções e eventos, consultar código de defesa do consumidor, fazer triagem interna de objetos registrados, abrir o subcaixa, organizar arquivos, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, preencher relatórios administrativos, demonstrar eficiência, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, controlar estoque de materiais, demonstrar pontualidade, realizar pesquisa pré-venda, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, contar numerário, controlar fluxo de caixa, manter-se atualizado, carimbar documentos e objetos, mostrar-se atencioso, efetuar o fechamento do caixa, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, registrar entrada de produtos com valor de numerário, registrar entrada de numerário, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, demonstrar conhecimentos de informática, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, anotar pedidos via telefone, consultar os procedimentos e normas da empresa, arquivar documentos e cupons fiscais, controlar a frequência dos funcionários, conferir cheques recebidos, orientar clientes via telefone, realizar pesquisa pós-venda, informar código de endereçamento postal, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, pagar benefícios, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, informar o horário de atendimento ao público, efetuar sangria conforme limite, demonstrar fluência verbal, trabalhar em equipe, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, protocolar o recebimento de objetos registrados, emitir cupom fiscal, informar as condições de pagamento.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Atendente Comercial em Agência Postal ficou em 5.50%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Atendente Comercial em Agência Postal e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que ficou em 5.50% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Atendente Comercial em Agência Postal em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Atendente Comercial em Agência Postal ficou em 4.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) 2025
O salário de Atendente Comercial em Agência Postal mostrado aqui é resultado do levantamento de 40.032 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Atendente Comercial em Agência Postal com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: