O dissídio de Atendente Comercial (agência Postal) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421105 no cargo de Atendente Comercial (agência Postal).
Estado com maior salário médio
Santa Catarina
R$ 1.891,55
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
12.645 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 1.579,85
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
5.491 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Atividades do Correio Nacional
R$ 3.475,45
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Exibição Cinematográfica
6.851 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Atendente comercial (agência postal) executa rotinas operacionais relacionadas ao atendimento a clientes e à venda de objetos postais, produtos e serviços, em agências postais Verifica necessidades dos clientes, prestando-lhes informações sobre produtos e serviços oferecidos.
Calcula e recebe valores das vendas realizadas Controla recursos financeiros das vendas Preenche relatórios administrativos e arquiva documentos físicos e digitais.
Cumpre plano de trabalho e padrões de qualidade estabelecidos pela empresa, além de normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
O que faz um Atendente Comercial (agência Postal)
O Atendente comercial (agência postal) realiza atendimento em agências postais, verificando necessidades dos clientes e prestando-lhes as informações solicitadas Apresenta produtos e serviços oferecidos e orienta sobre a remessa de cargas e de encomendas.
Propicia atendimento preferencial a gestantes, a idosos, a pessoas com deficiência e a outras pessoas em condições previstas em legislação.
Executa vendas de objetos postais, de produtos e de serviços Consulta a tabela de preços e tarifas de serviços postais e os prazos de entrega de encomendas e correspondências.
Fornece código de registro no sistema de rastreamento, para acompanhamento de objetos registrados – tais como carta registrada e serviço de envio expresso de mercadorias e documentos – desde a sua postagem até a entrega Controla recursos financeiros das vendas, efetuando abertura de caixa, calculando e recebendo o pagamento do produto ou do serviço vendido, registrando entrada de numerário e de outras formas de pagamento, realizando o fechamento de caixa.
Controla o fluxo de caixa.
Remete numerário à tesouraria Pode ressarcir o cliente por danos e prejuízos.
Presta conta dos objetos, valores e documentos que estão sob sua responsabilidade, utilizando sistemas informatizados.
Recebe, registra e encaminha, aos canais competentes, reclamações e sugestões formalizadas pelos clientes Preenche relatórios administrativos Confere, organiza e arquiva documentos físicos e digitais.
Preenche documentos referentes a dano ou extravio de objetos Pode realizar procedimentos operacionais de coleta, recebimento, tratamento e distribuição de objetos postais, produtos e contratos especiais, nas unidades de pequeno porte.
Funções do Atendente comercial (agência postal)
O profissional Atendente Comercial (agência Postal) deve receber valores de vendas de produtos e serviços, comunicar-se, prestar informações, demonstrar competências pessoais, tratar objetos, controlar numerários e valores, realizar atividades técnico-administrativas.
Condições de trabalho da profissão
Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) atuam em diversas áreas, tais como correio e telecomunicações, comércio varejista, transportes terrestres e aéreo e atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada, trabalham de forma individual com supervisão permanente, ou ocasional como é o caso do emissor de passagem, e em ambientes fechados. Seus horários são diurno para o atendente comercial e com revezamento de turnos para o restante. Podem trabalhar em locais subterrâneos, como é o caso do bilheteiro de transportes coletivos que trabalha no metrô. Eventualmente, os bilheteiros de transportes coletivos e os bilheteiros no serviço de diversão são expostos a ruído intenso. Podem estar sujeitos a estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
As ocupações dessa família requerem formação inicial equivalente ao ensino fundamental completo para o operador de caixa, ensino médio incompleto para o bilheteiro no serviço de diversão e ensino médio completo para os demais. É na prática, exercitando o trabalho, que o trabalhador completará sua formação. Em algumas ocupações é difícil encontrar um profissional com mais de cinco anos de experiência, como por exemplo, os bilheteiros no serviço de diversão, onde a mão de obra empregada é predominantemente de jovens em seu primeiro emprego o que implica em altas taxas de rotatividade.
Atividades exercidas por um Atendente comercial (agência postal)
Um Atendente comercial (agência postal) deve controlar estoque de materiais, orientar clientes via telefone, demonstrar responsabilidade, consultar os procedimentos e normas da empresa, efetuar sangria conforme limite, realizar pesquisa pós-venda, demonstrar conhecimentos de informática, orientar sobre condições de aceitação para remessa de cargas e encomendas, demonstrar honestidade, mostrar-se atencioso, expedir objetos, afixar tabelas de preços, tarifas e prazos, preencher relatórios administrativos, consultar tabela de preços, tarifas e prazos, pesar objetos, disponibilizar os produtos e serviços no guichê, efetuar balancete de fechamento contábil, registrar mercadorias, produtos e serviços através de leitor ótico, efetuar pedidos de materiais, entregar objetos no balcão a residentes de áreas sem serviços postais, informar código de endereçamento postal, registrar entrada de produtos com valor de numerário, arquivar documentos e cupons fiscais, conferir cheques recebidos, orientar sobre regras e normas fixadas pela empresa, demonstrar assiduidade, abrir o subcaixa, ministrar cursos de treinamento e reciclagem no local de trabalho, anotar pedidos via telefone, informar o horário de atendimento ao público, trabalhar em equipe, processar remessa de numerário por meio de serviços postais, efetuar troco, fazer triagem interna de objetos registrados, demonstrar eficiência, emitir cupom fiscal, propiciar atendimento preferencial a gestantes, idosos e deficientes físicos, vender produtos e serviços via telefone, verificar autenticidade das cédulas recebidas, demonstrar paciência, informar as condições de pagamento, sangrar valores do caixa, abrir o caixa, receber contas e tributos, consultar código de defesa do consumidor, carimbar documentos e objetos, manter sigilo profissional, demonstrar agilidade, informar ao cliente o valor a ser pago, manter-se atualizado, participar de cursos de treinamento, contar numerário, efetuar o fechamento do subcaixa, controlar a frequência dos funcionários, solicitar a apresentação de documento comprovando a idade do cliente, efetuar o fechamento do caixa, oferecer produtos e serviços aos clientes, solicitar atendimento em caso de acidente ou emergência, divulgar promoções e eventos, demonstrar fluência verbal, fazer triagem de objetos para caixas postais, protocolar o recebimento de objetos registrados, agir com ética, controlar fluxo de caixa, registrar o preço da mercadoria e do serviço vendido, demonstrar empatia, atender as necessidades dos clientes, pagar benefícios, calcular o valor do frete e do franqueamento da remessa, transmitir dados do movimento diário, demonstrar pontualidade, encaminhar os clientes aos setores competentes, registrar entrada de numerário, organizar arquivos, relacionar-se com urbanidade, ressarcir o cliente por danos e prejuízos, preencher documentos referente a extravio e danos de bagagens e objetos, realizar pesquisa pré-venda.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Atendente Comercial (agência Postal) ficou em 4.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Atendente Comercial (agência Postal) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que ficou em 4.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Atendente Comercial (agência Postal) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Atendente Comercial (agência Postal) ficou em 9.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 17,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) 2025
O salário de Atendente Comercial (agência Postal) mostrado aqui é resultado do levantamento de 40.032 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Caixas e bilheteiros (exceto caixa de banco) que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Atendente Comercial (agência Postal) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: