O dissídio de Apresentador de Rádio e Televisão 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 261705 no cargo de Apresentador de Rádio e Televisão.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 9.818,91

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

22 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Rádio

23 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Âncora de mídias audiovisuais Apresenta programas de rádio e televisão, ancorando programas, nos quais interpreta o conteúdo da apresentação, noticia fatos, lê textos no ar, redige a notícia, narra eventos esportivos e culturais, interage com tecnologias digitais e cenários virtuais, tece comentários sobre notícias e faz a locução de anúncios publicitários Participa de debates e mesas redondas, realizando mediação.

Entrevista pessoas, formulando perguntas, elaborando o roteiro da entrevista, interagindo com o entrevistado Anuncia programação e chamadas Prepara conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, redigindo a notícia, checando as informações, adaptando-se aos padrões da emissora e do público-alvo.

Atua em rádio, televisão e eventos, bem como em mídias alternativas como cinema e internet Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental

O que faz um Apresentador de Rádio e Televisão

O Âncora de mídias audiovisuais apresenta programas e noticiários em rádio, televisão e mídias alternativas, ancorando programas, interagindo com tecnologias digitais e cenários convencionais e virtuais Analisa o roteiro de apresentação, noticia fatos, lendo o texto no ar, interpretando o conteúdo apresentado, interagindo com comentaristas, chamando reportagens.

Narra a transmissão de eventos esportivos, políticos, econômicos, corporativos, entre outros.

Prepara conteúdo para apresentação, participando da definição da pauta, checando as informações e as fontes, redigindo a notícia e editando textos Ensaia a apresentação, fazendo aquecimento vocal e exercícios de dicção, passando o texto.

Colabora na edição de material gravado Comenta os fatos, opinando a respeito, relacionando informações e dados, organizando as informações.

Pode participar de eventos, debates e mesas redondas, colaborando na elaboração do roteiro, formulando perguntas, fazendo a mediação, seguindo o roteiro, administrando tempo previsto, apresentando os participantes do evento, posicionando-os no local.

Entrevista pessoas, elaborando o roteiro da entrevista, formulando perguntas, adequando o tempo da entrevista, interagindo com o entrevistado, provocando-o, envolvendo-o, interrompendo-o, rebatendo opiniões se necessário Sugere nomes para futuras entrevistas.

Anuncia programação, chamadas, produtos e serviços, relatando e comentando o que foi apresentado.

Mantém-se atualizado quanto aos fatos contemporâneos, acompanhando seu desenrolar e suas correlações com diversas áreas do conhecimento, cumprindo o papel social da mídia de comunicação e informação Pode especializar-se em uma área jornalística, como esportes, política, economia, entre outras Pode supervisionar equipes de trabalho.

Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental .

Funções do Âncora de mídias audiovisuais

O profissional Apresentador de Rádio e Televisão deve anunciar produtos e serviços, preparar conteúdo para apresentação, comentar os fatos, narrar transmissão de eventos, apresentar programas e noticiários, demonstrar competências pessoais, entrevistar pessoas, apresentar eventos.

Condições de trabalho da profissão

Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais atuam na área de atividades recreativas, culturais e desportivas. Executam suas funções como empregados com carteira assinada e, no caso do locutor de mídias audiovisuais, como autônomo. São profissionais multifuncionais, que participam integralmente do processo, desde a produção até a apresentação da notícia, que trabalham em equipe, com supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, no caso do comentarista de mídias audiovisuais. A maioria dos profissionais trabalha em várias emissoras de rádio e TV, apresentando diversos programas, cumprindo horários irregulares. Trabalham sob pressão, levando à situação de estresse constante e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

O exercício das ocupações da família requer formação inicial equivalente ao 3º grau completo para o comentarista de mídias audiovisuais, 2º grau completo para o locutor de mídias audiovisuais e curso superior para as demais. No caso dos comentaristas esportivos, é frequente ex-jogadores e técnicos comentarem os eventos. Quando necessário também se habilitam como radialistas, fazendo cursos de locução de até duzentas horas-aula ou de radialista em nível técnico e superior. O exercício pleno das atividades não demanda experiência profissional para essas ocupações uma vez que a expertise esperada advém da prática repetida, com exceção do âncora de rádio e TV para quem é exigido experiência de cinco anos.

Atividades exercidas por um Âncora de mídias audiovisuais

Um Âncora de mídias audiovisuais deve editar material gravado, formular perguntas, passar o texto, demonstrar capacidade de emocionar o público, opinar a respeito do evento, demonstrar capacidade e interagir com público e pares, editar textos, demonstrar dinamismo, demonstrar imparcialidade, demonstrar capacidade de observação técnica, participar da definição da pauta, envolver o entrevistado, adequar o tempo da entrevista, apresentar os participantes do evento, levantar informações e dados, demonstrar capacidade de cumprir normas e procedimentos, demonstrar flexibilidade, fazer enquete, seguir o roteiro do evento, demonstrar qualidade de voz e dicção, demonstrar capacidade de expressão oral, analisar roteiro de apresentação, demonstrar capacidade de síntese, mediar debates, demonstrar capacidade de expressão corporal, anunciar programação, demonstrar capacidade de administrar tempo, demonstrar facilidade de relacionamento humano, administrar tempo para o evento, rebater o entrevistado, fazer aquecimento vocal e exercícios de dicção, instruir o entrevistado, organizar as informações, ensaiar a apresentação, anunciar chamadas, delimitar o conteúdo, provocar o entrevistado, apresentar programações diversas, redigir a notícia, demonstrar credibilidade, noticiar fatos, participar de debates e mesas redondas, interpretar o conteúdo da apresentação, posicionar os participantes do evento, ancorar programas, demonstrar capacidade de comunicação, demonstrar capacidade de propor soluções, animar o programa, demonstrar cordialidade, demonstrar fluência de leitura e interpretação de texto, ler o texto no ar, relatar o que foi apresentado (música, entrevista ou notícia), interromper o entrevistado, demonstrar capacidade de tomar decisões, chamar reportagem, sugerir nomes para entrevistas, elaborar o roteiro da entrevista, demonstrar acuidade auditiva, analisar fatos, notícias e eventos, checar as informações.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Apresentador de Rádio e Televisão ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Apresentador de Rádio e Televisão e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que ficou em 5.40% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Apresentador de Rádio e Televisão em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Apresentador de Rádio e Televisão ficou em 8.00% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais 2025

O salário de Apresentador de Rádio e Televisão mostrado aqui é resultado do levantamento de 79 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Locutores, comentaristas e repórteres de mídias audiovisuais que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Apresentador de Rádio e Televisão com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Apresentador de Rádio e Televisão CBO 261705 salário