O dissídio de Analista de Marketing 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142335 no cargo de Analista de Marketing.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 5.370,57
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
36.390 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ji-Parana - RO
R$ 2.358,17
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
22.898 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Extração de Petróleo e Gás Natural
R$ 13.641,17
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo
4.288 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Analista de pesquisa de mercado Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.
Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.
Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Analista de Marketing
O Analista de pesquisa de mercado planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.
Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.
Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.
Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.
Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.
Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.
Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.
Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.
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Funções do Analista de pesquisa de mercado
O profissional Analista de Marketing deve implantar ações de relações públicas e ouvidoria, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Essas ocupações são exercidas por profissionais com escolaridade de nível superior, do ensino regular ou cursos superiores de tecnologia (tecnólogos). O tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência profissional.
Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado
Um Analista de pesquisa de mercado deve demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, participar da elaboração de projetos educacionais, liderar pessoas, pesquisar mercado, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, saber ouvir, planejar racionalização do uso de recursos, analisar contexto, tomar decisões, avaliar alternativas de soluções, demonstrar habilidades comunicativas, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, monitorar a execução de serviços de terceiros, demonstrar visão sistêmica, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, detectar expectativas e necessidades, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, demonstrar capacidade de síntese, negociar com partes interessadas, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de negociação, elaborar recomendações de ações e soluções, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), agir com empatia, analisar tendências do mercado, demonstrar capacidade de abstração, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, demonstrar criatividade, monitorar mídias, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, trabalhar em equipe, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de organização, elaborar relatórios, pensar estrategicamente, revisar planos, recomendar doações e/ou patrocínios, analisar fatores econômico-financeiros, demonstrar flexibilidade, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, analisar demanda do cliente, contratar serviços de terceiros.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Analista de Marketing ficou em 6.60%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Marketing e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 6.60% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Marketing em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Analista de Marketing ficou em 8.80% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2025
O salário de Analista de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 71.418 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Marketing com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira: