O dissídio de Analista de Marketing 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142335 no cargo de Analista de Marketing.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 5.217,46

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

35.304 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Osasco - SP

R$ 7.097,84

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

22.245 admissões

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Analista de pesquisa de mercado Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.

Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.

Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental

O que faz um Analista de Marketing

O Analista de pesquisa de mercado planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.

Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.

Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.

Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.

Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.

Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.

Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.

Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.

Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.

.

Funções do Analista de pesquisa de mercado

O profissional Analista de Marketing deve implementar atividades de negócios e relacionamentos, elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria, assessorar diretoria e setores da organização, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado

Um Analista de pesquisa de mercado deve demonstrar capacidade de organização, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, demonstrar flexibilidade, analisar contexto, elaborar relatórios, demonstrar habilidades comunicativas, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, agir com empatia, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, pensar estrategicamente, elaborar recomendações de ações e soluções, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, analisar fatores econômico-financeiros, analisar tendências do mercado, identificar necessidade de recursos, demonstrar capacidade de negociação, acompanhar atuação da concorrência, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar visão sistêmica, negociar com partes interessadas, demonstrar criatividade, monitorar a execução de serviços de terceiros, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, avaliar alternativas de soluções, monitorar mídias, recomendar doações e/ou patrocínios, pesquisar mercado, revisar planos, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, liderar pessoas, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, trabalhar em equipe, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, analisar demanda do cliente, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, detectar expectativas e necessidades, planejar racionalização do uso de recursos, tomar decisões, monitorar metas e indicadores de desempenho, contratar serviços de terceiros, saber ouvir, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, participar da elaboração de projetos educacionais, demonstrar capacidade de abstração.

Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria

O reajuste salarial 2024 para Analista de Marketing ficou em 8.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Marketing e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 8.00% para 2024.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Marketing em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2024

O reajuste médio do vale refeição 2024 para Analista de Marketing ficou em 8.90% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 37,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024

O salário de Analista de Marketing mostrado aqui é resultado do levantamento de 68400 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Marketing com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Analista de Marketing CBO 142335 salário

Valor do salário na CCT 2024 de Analista de Marketing em todos os estados

Dados de dissídios coletivos para Analista de Marketing por estado
UF Jornada Piso Média Teto Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo 42h 5.022,79 5.217,46 7.363,04 24,57 4.90%
Minas Gerais 43h 3.507,46 3.643,40 5.141,68 17,04 5.40%
Paraná 43h 3.662,91 3.804,87 5.369,54 17,67 8.10%
Santa Catarina 43h 3.558,44 3.696,35 5.216,40 17,17 8.00%
Rio de Janeiro 42h 4.513,27 4.688,20 6.616,12 22,20 5.70%
Rio Grande do Sul 43h 3.713,30 3.857,21 5.443,41 17,98 7.90%
Goiás 43h 3.182,56 3.305,90 4.665,39 15,20 7.50%
Ceará 44h 3.195,74 3.319,59 4.684,71 15,22 4.10%
Pernambuco 43h 2.914,74 3.027,70 4.272,78 14,07 7.30%
Distrito Federal 43h 3.993,41 4.148,19 5.854,05 19,44 8.20%
Espírito Santo 43h 3.254,48 3.380,61 4.770,82 15,81 7.80%
Bahia 43h 3.036,88 3.154,58 4.451,83 14,58 7.70%
Mato Grosso 43h 3.889,94 4.040,70 5.702,36 19,00 5.20%
Pará 43h 2.797,44 2.905,86 4.100,84 13,46 4.10%
Mato Grosso do Sul 44h 2.786,00 2.893,97 4.084,06 13,28 8.30%
Amazonas 43h 2.893,55 3.005,70 4.241,73 13,87 6.70%
Paraíba 43h 2.313,18 2.402,84 3.390,95 11,15 8.00%
Rio Grande do Norte 43h 2.452,07 2.547,10 3.594,55 11,84 4.90%
Alagoas 43h 3.135,43 3.256,95 4.596,30 15,30 5.60%
Rondônia 43h 2.258,33 2.345,86 3.310,55 10,86 5.30%
Maranhão 44h 2.994,42 3.110,48 4.389,60 14,30 5.70%
Sergipe 43h 2.889,93 3.001,94 4.236,43 13,91 6.80%
Piauí 43h 2.598,34 2.699,04 3.808,97 12,48 6.10%
Tocantins 44h 2.912,48 3.025,36 4.269,47 13,89 8.30%
Amapá 44h 1.940,98 2.016,20 2.845,33 9,25 4.70%
Acre 43h 2.640,83 2.743,18 3.871,26 12,71 4.40%
Roraima 43h 3.156,85 3.279,20 4.627,70 15,20 7.30%

Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Analista de Marketing.

Dissídio de Analista de Marketing por cidade

Quanto ganha um Analista de Marketing nas principais cidades

Salários segundo dados do CAGED e instrumentos coletivos registrados que citem a profissão de Analista de Marketing na localidade
Cidade Carga Horária Piso Salarial Média Salarial Maior Salário Sal/Hora Dissídio 2024 (%)
São Paulo, SP 42 5.560,44 5.775,95 8.151,20 27,34 5.40%
Rio de Janeiro, RJ 42 4.893,76 5.083,43 7.173,89 24,15 4.40%
Belo Horizonte, MG 42 4.006,41 4.161,69 5.873,10 19,60 4.80%
Curitiba, PR 43 4.259,15 4.424,23 6.243,60 20,78 5.50%
Barueri, SP 42 5.377,01 5.585,41 7.882,30 26,43 6.20%
Porto Alegre, RS 42 4.396,21 4.566,60 6.444,52 21,52 5.10%
Goiânia, GO 43 3.184,44 3.307,86 4.668,15 15,23 6.20%
Brasília, DF 43 3.993,41 4.148,19 5.854,05 19,44 7.10%
Campinas, SP 43 4.568,81 4.745,88 6.697,53 22,23 8.00%
Fortaleza, CE 44 3.154,62 3.276,88 4.624,43 15,06 5.30%
Florianópolis, SC 42 4.346,23 4.514,68 6.371,25 21,52 7.60%
Recife, PE 43 2.989,06 3.104,90 4.381,73 14,45 4.20%
Osasco, SP 42 6.833,01 7.097,84 10.016,68 33,95 6.20%
Joinville, SC 43 3.953,52 4.106,75 5.795,57 18,99 5.00%
Maringá, PR 44 2.955,57 3.070,12 4.332,64 14,10 6.30%
Ribeirão Preto, SP 43 3.643,59 3.784,80 5.341,22 17,61 6.40%
Londrina, PR 44 2.804,01 2.912,69 4.110,47 13,32 6.60%
Blumenau, SC 43 3.640,93 3.782,05 5.337,34 17,53 4.20%
Guarulhos, SP 44 3.991,34 4.146,04 5.851,01 19,05 6.20%
Salvador, BA 43 3.346,99 3.476,71 4.906,44 16,06 5.90%
Uberlândia, MG 43 3.458,86 3.592,91 5.070,42 16,78 5.90%
São Bernardo do Campo, SP 43 3.920,25 4.072,18 5.746,79 18,95 6.20%
Caxias do Sul, RS 43 3.386,84 3.518,10 4.964,85 16,26 5.10%
Sorocaba, SP 43 3.812,92 3.960,70 5.589,46 18,30 5.70%
Itajaí, SC 44 3.411,70 3.543,93 5.001,30 16,28 6.70%
São José dos Campos, SP 43 3.868,10 4.018,02 5.670,35 18,82 6.20%
Vitoria, ES 42 3.352,50 3.482,43 4.914,52 16,60 6.50%
São José do Rio Preto, SP 44 2.830,53 2.940,23 4.149,35 13,52 5.60%
Manaus, AM 43 2.902,43 3.014,91 4.254,74 13,91 5.50%
Santo André, SP 43 3.599,50 3.739,01 5.276,60 17,27 7.40%

Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Analista de Marketing. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos.

Empresas que mais contratam Analista de Marketing no Brasil

Pisos salariais por setores das empresas
Segmento Piso Média Teto Dissídio 2024 (%)
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo 4.683,82 4.865,35 6.866,13 4.80%
Agências de publicidade 3.525,41 3.662,05 5.167,99 4.20%
Locação de mão-de-obra temporária 5.230,83 5.433,56 7.668,01 6.60%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis 4.826,93 5.014,00 7.075,91 4.80%
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários 4.724,92 4.908,04 6.926,38 7.20%
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica 5.492,51 5.705,38 8.051,61 6.20%
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis 4.886,53 5.075,91 7.163,28 6.60%
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet 4.476,70 4.650,21 6.562,51 5.60%
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios 2.914,44 3.027,39 4.272,35 5.90%
Marketing direto 2.799,59 2.908,10 4.104,00 4.30%
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida 3.120,94 3.241,90 4.575,07 5.00%
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial 3.144,12 3.265,98 4.609,05 7.20%
Bancos múltiplos, com carteira comercial 7.524,25 7.815,87 11.029,99 6.40%
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação 4.145,86 4.306,55 6.077,53 7.70%
Consultoria em tecnologia da informação 5.144,80 5.344,20 7.541,90 6.30%
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente 5.377,19 5.585,59 7.882,55 6.40%
Holdings de instituições não-financeiras 5.425,28 5.635,55 7.953,06 6.50%
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet 5.075,71 5.272,43 7.440,61 7.00%
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros 3.537,49 3.674,59 5.185,69 5.20%
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos 3.003,50 3.119,90 4.402,90 6.50%
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais.