O dissídio de Analista de Inteligência de Mercado 2024 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 142335 no cargo de Analista de Inteligência de Mercado.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 5.217,46
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
35.304 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Osasco - SP
R$ 7.097,84
Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
22.245 admissões
Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Analista de pesquisa de mercado Planeja, organiza, coordena, controla e avalia processos de análise de pesquisa de mercado, de institutos de pesquisa de mercado e de opinião pública de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços Coleta, analisa e consolida dados e informações, de fontes primárias e secundárias, referentes ao comportamento das pessoas, do mercado, de consumidores e concorrentes, para consolidar ou adequar as estratégias de negócios.
Avalia resultados de pesquisas, com base em índices de validade e confiabilidade Aplica métodos e técnicas de pesquisa e de análise dos resultados, elabora documentação técnica Assegura a conformidade legal do processo.
Atua conforme normas e procedimentos da área, princípios de saúde e segurança, qualidade e conservação ambiental
O que faz um Analista de Inteligência de Mercado
O Analista de pesquisa de mercado planeja, organiza, coordena, controla e avalia os processos de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, de empresas, organizações, estabelecimento, sob a direção de um diretor ou gerente geral, considerando as atividades de negócios, comercialização, vendas e marketing de bens e serviços, opinião pública, processos eleitorais e outros temas, para dar respostas a questões do cliente interno ou externo Pode analisar frequência de temas e de personalidades citadas em redes sociais.
Elabora plano de análise de negócios, atuando com as áreas afins da organização contratante, cliente interno ou externo, considerando as metas definidas e os procedimentos estabelecidos.
Aplica técnicas de análise de pesquisa de mercado, estabelecendo relações entre as áreas de comercialização, negócios, vendas e marketing de produtos ou serviços, considerando status do mercado e da concorrência, do consumidor, tendências e inovações, o contexto socioeconômico, tendo em vista a tomada de decisões fundamentadas em dados Elabora planejamento tático e operacional de análise de pesquisa de mercado e de opinião pública, estabelecendo metas e indicadores de desempenho, definindo procedimentos de coleta e análise de dados.
Define amostra, desenvolve e testa instrumentos e treina equipe de coleta de dados primários e de mineração de dados Analisa dados e informações de mercado, referentes aos processos, políticas e procedimentos comunicacionais, de negócios, comercialização, vendas e marketing de produtos e serviços da organização, para a identificação de oportunidades e ameaças, expectativas e necessidades, tendo em vista implementar soluções e criar diferenciais competitivos, respaldados em viabilidade técnica, tecnológica e financeira.
Implementa e coordena o processo de análise de pesquisa de mercado, definindo tipo, escopo e abrangência da pesquisa, estratégias, métodos para coleta e análise de dados e informações de fontes primárias e secundárias, instrumentos, nível de controle do processo.
Implementa e coordena projetos de análise, reavaliando processos, estruturas, serviços e produtos da organização, definindo estratégias para atender demandas, tendências, oportunidades e aplicando novos métodos para melhoria do desempenho, da qualidade e da produtividade Avalia resultados de pesquisa e propõe ações para melhoria das estratégias e processos de negócios.
Analisa a relevância, validade, significância e consistência dos resultados qualitativos e quantitativos.
Tabula e expõe dados sobre ganhos e perdas de mercado, formula e coteja hipóteses de soluções e de novas estratégias de negócio Analisa resultados e atividades afins aos negócios da organização, referentes a metas e indicadores de desempenho, planos de comercialização, de vendas, de negócios, de marketing e comunicação, índices de participação da empresa no mercado, relacionamento com clientes, nível de competitividade, a produtividade e qualidade dos processos Assessora a diretoria e demais setores internos, na elaboração do plano estratégico da organização de médio e longo prazos e das metas orçamentárias, avaliando alternativas, elaborando relatórios, requisitos, normas e procedimentos.
Propõe e coordena a elaboração e desenvolvimento de planos e projetos na área Aplica técnicas de comunicação empresarial, elabora documentação técnica, como relatórios, pareceres, cronogramas, requisitos de negócios, diagramas, instrumentos de pesquisa, entre outros Pode propor ações para melhoria dos processos de negócios e promoção da imagem institucional, considerando protocolos e logística organizacionais, campanhas publicitárias e de vendas, otimização do uso de recursos, busca de oportunidades alinhadas às estratégias de negócios.
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Funções do Analista de pesquisa de mercado
O profissional Analista de Inteligência de Mercado deve elaborar plano estratégico das Áreas de negócios e /ou relacionamentos, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da organização, coordenar atividades de negócios e relacionamentos, implementar atividades de negócios e relacionamentos, implantar ações de relações públicas e ouvidoria.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de comercialização, marketing e comunicação os cargos dessa família CBO exercem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional, desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Atividades exercidas por um Analista de pesquisa de mercado
Um Analista de pesquisa de mercado deve demonstrar flexibilidade, subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos, demonstrar capacidade de raciocínio analítico, negociar com partes interessadas, demonstrar visão sistêmica, analisar demanda do cliente, contratar serviços de terceiros, subsidiar desenvolvimento de novos produtos, dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização, demonstrar habilidades comunicativas, tomar decisões, trabalhar em equipe, elaborar relatórios, pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos, monitorar mídias, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, analisar tendências do mercado, pesquisar mercado, elaborar recomendações de ações e soluções, monitorar participação da empresa e de produtos no mercado, acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública), analisar contexto, detectar expectativas e necessidades, monitorar metas e indicadores de desempenho, demonstrar capacidade de síntese, demonstrar capacidade de organização, revisar planos, agir com empatia, demonstrar capacidade de negociação, identificar necessidade de recursos, analisar fatores econômico-financeiros, participar da elaboração de projetos educacionais, monitorar a execução de serviços de terceiros, recomendar doações e/ou patrocínios, liderar pessoas, acompanhar atuação da concorrência, sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes, avaliar alternativas de soluções, assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing, pensar estrategicamente, relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros, demonstrar capacidade de abstração, planejar racionalização do uso de recursos, demonstrar criatividade, saber ouvir.
Aumento do piso salarial e reajuste 2024 da categoria
O reajuste salarial 2024 para Analista de Inteligência de Mercado ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2024 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Inteligência de Mercado e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que ficou em 4.30% para 2024.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Inteligência de Mercado em 2024 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2024 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2024
O reajuste médio do vale refeição 2024 para Analista de Inteligência de Mercado ficou em 8.40% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2024 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 36,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de comercialização, marketing e comunicação 2024
O salário de Analista de Inteligência de Mercado mostrado aqui é resultado do levantamento de 68400 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2024, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de comercialização, marketing e comunicação que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Inteligência de Mercado com salários atualizados em 2024. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
Cargos relacionados:
Valor do salário na CCT 2024 de Analista de Inteligência de Mercado em todos os estados
UF | Jornada | Piso | Média | Teto | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo | 42h | 5.022,79 | 5.217,46 | 7.363,04 | 24,57 | 7.40% |
Minas Gerais | 43h | 3.507,46 | 3.643,40 | 5.141,68 | 17,04 | 7.90% |
Paraná | 43h | 3.662,91 | 3.804,87 | 5.369,54 | 17,67 | 8.20% |
Santa Catarina | 43h | 3.558,44 | 3.696,35 | 5.216,40 | 17,17 | 5.10% |
Rio de Janeiro | 42h | 4.513,27 | 4.688,20 | 6.616,12 | 22,20 | 8.20% |
Rio Grande do Sul | 43h | 3.713,30 | 3.857,21 | 5.443,41 | 17,98 | 4.20% |
Goiás | 43h | 3.182,56 | 3.305,90 | 4.665,39 | 15,20 | 4.40% |
Ceará | 44h | 3.195,74 | 3.319,59 | 4.684,71 | 15,22 | 5.90% |
Pernambuco | 43h | 2.914,74 | 3.027,70 | 4.272,78 | 14,07 | 5.60% |
Distrito Federal | 43h | 3.993,41 | 4.148,19 | 5.854,05 | 19,44 | 5.10% |
Espírito Santo | 43h | 3.254,48 | 3.380,61 | 4.770,82 | 15,81 | 6.30% |
Bahia | 43h | 3.036,88 | 3.154,58 | 4.451,83 | 14,58 | 5.30% |
Mato Grosso | 43h | 3.889,94 | 4.040,70 | 5.702,36 | 19,00 | 4.50% |
Pará | 43h | 2.797,44 | 2.905,86 | 4.100,84 | 13,46 | 7.40% |
Mato Grosso do Sul | 44h | 2.786,00 | 2.893,97 | 4.084,06 | 13,28 | 8.10% |
Amazonas | 43h | 2.893,55 | 3.005,70 | 4.241,73 | 13,87 | 8.00% |
Paraíba | 43h | 2.313,18 | 2.402,84 | 3.390,95 | 11,15 | 7.90% |
Rio Grande do Norte | 43h | 2.452,07 | 2.547,10 | 3.594,55 | 11,84 | 7.70% |
Alagoas | 43h | 3.135,43 | 3.256,95 | 4.596,30 | 15,30 | 6.20% |
Rondônia | 43h | 2.258,33 | 2.345,86 | 3.310,55 | 10,86 | 4.20% |
Maranhão | 44h | 2.994,42 | 3.110,48 | 4.389,60 | 14,30 | 6.70% |
Sergipe | 43h | 2.889,93 | 3.001,94 | 4.236,43 | 13,91 | 6.40% |
Piauí | 43h | 2.598,34 | 2.699,04 | 3.808,97 | 12,48 | 7.50% |
Tocantins | 44h | 2.912,48 | 3.025,36 | 4.269,47 | 13,89 | 5.30% |
Amapá | 44h | 1.940,98 | 2.016,20 | 2.845,33 | 9,25 | 4.40% |
Acre | 43h | 2.640,83 | 2.743,18 | 3.871,26 | 12,71 | 6.90% |
Roraima | 43h | 3.156,85 | 3.279,20 | 4.627,70 | 15,20 | 4.20% |
Fonte: Dados CAGED, PNAD e instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego que mencionem a profissão de Analista de Inteligência de Mercado. |
Dissídio de Analista de Inteligência de Mercado por cidade
Cidade | Carga Horária | Piso Salarial | Média Salarial | Maior Salário | Sal/Hora | Dissídio 2024 (%) |
---|---|---|---|---|---|---|
São Paulo, SP | 42 | 5.560,44 | 5.775,95 | 8.151,20 | 27,34 | 5.50% |
Rio de Janeiro, RJ | 42 | 4.893,76 | 5.083,43 | 7.173,89 | 24,15 | 5.40% |
Belo Horizonte, MG | 42 | 4.006,41 | 4.161,69 | 5.873,10 | 19,60 | 7.40% |
Curitiba, PR | 43 | 4.259,15 | 4.424,23 | 6.243,60 | 20,78 | 4.90% |
Barueri, SP | 42 | 5.377,01 | 5.585,41 | 7.882,30 | 26,43 | 7.50% |
Porto Alegre, RS | 42 | 4.396,21 | 4.566,60 | 6.444,52 | 21,52 | 8.20% |
Goiânia, GO | 43 | 3.184,44 | 3.307,86 | 4.668,15 | 15,23 | 5.40% |
Brasília, DF | 43 | 3.993,41 | 4.148,19 | 5.854,05 | 19,44 | 4.10% |
Campinas, SP | 43 | 4.568,81 | 4.745,88 | 6.697,53 | 22,23 | 8.20% |
Fortaleza, CE | 44 | 3.154,62 | 3.276,88 | 4.624,43 | 15,06 | 7.70% |
Florianópolis, SC | 42 | 4.346,23 | 4.514,68 | 6.371,25 | 21,52 | 6.10% |
Recife, PE | 43 | 2.989,06 | 3.104,90 | 4.381,73 | 14,45 | 4.80% |
Osasco, SP | 42 | 6.833,01 | 7.097,84 | 10.016,68 | 33,95 | 6.80% |
Joinville, SC | 43 | 3.953,52 | 4.106,75 | 5.795,57 | 18,99 | 6.80% |
Maringá, PR | 44 | 2.955,57 | 3.070,12 | 4.332,64 | 14,10 | 8.30% |
Ribeirão Preto, SP | 43 | 3.643,59 | 3.784,80 | 5.341,22 | 17,61 | 7.60% |
Londrina, PR | 44 | 2.804,01 | 2.912,69 | 4.110,47 | 13,32 | 5.30% |
Blumenau, SC | 43 | 3.640,93 | 3.782,05 | 5.337,34 | 17,53 | 4.60% |
Guarulhos, SP | 44 | 3.991,34 | 4.146,04 | 5.851,01 | 19,05 | 6.10% |
Salvador, BA | 43 | 3.346,99 | 3.476,71 | 4.906,44 | 16,06 | 7.70% |
Uberlândia, MG | 43 | 3.458,86 | 3.592,91 | 5.070,42 | 16,78 | 7.90% |
São Bernardo do Campo, SP | 43 | 3.920,25 | 4.072,18 | 5.746,79 | 18,95 | 5.00% |
Caxias do Sul, RS | 43 | 3.386,84 | 3.518,10 | 4.964,85 | 16,26 | 6.70% |
Sorocaba, SP | 43 | 3.812,92 | 3.960,70 | 5.589,46 | 18,30 | 7.50% |
Itajaí, SC | 44 | 3.411,70 | 3.543,93 | 5.001,30 | 16,28 | 4.50% |
São José dos Campos, SP | 43 | 3.868,10 | 4.018,02 | 5.670,35 | 18,82 | 5.00% |
Vitoria, ES | 42 | 3.352,50 | 3.482,43 | 4.914,52 | 16,60 | 6.00% |
São José do Rio Preto, SP | 44 | 2.830,53 | 2.940,23 | 4.149,35 | 13,52 | 6.40% |
Manaus, AM | 43 | 2.902,43 | 3.014,91 | 4.254,74 | 13,91 | 4.40% |
Santo André, SP | 43 | 3.599,50 | 3.739,01 | 5.276,60 | 17,27 | 5.30% |
Os valores de piso salarial e porcentagem de dissídio referem-se a média observada em instrumentos coletivos registrados no sistema Mediador do Ministério do Trabalho e Emprego com abrangência na cidade ou na região e que citem a profissão de Analista de Inteligência de Mercado. Instrumentos coletivos: Acordos, convenções ou dissídios coletivos. |
Empresas que mais contratam Analista de Inteligência de Mercado no Brasil
Segmento | Piso | Média | Teto | Dissídio 2024 (%) | |
---|---|---|---|---|---|
Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 4.683,82 | 4.865,35 | 6.866,13 | 5.40% | |
Agências de publicidade | 3.525,41 | 3.662,05 | 5.167,99 | 6.30% | |
Locação de mão-de-obra temporária | 5.230,83 | 5.433,56 | 7.668,01 | 6.80% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis | 4.826,93 | 5.014,00 | 7.075,91 | 5.70% | |
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários | 4.724,92 | 4.908,04 | 6.926,38 | 4.70% | |
Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica | 5.492,51 | 5.705,38 | 8.051,61 | 7.30% | |
Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis | 4.886,53 | 5.075,91 | 7.163,28 | 4.80% | |
Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet | 4.476,70 | 4.650,21 | 6.562,51 | 7.50% | |
Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios | 2.914,44 | 3.027,39 | 4.272,35 | 8.20% | |
Marketing direto | 2.799,59 | 2.908,10 | 4.104,00 | 7.60% | |
Confecção de peças do vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida | 3.120,94 | 3.241,90 | 4.575,07 | 7.60% | |
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial | 3.144,12 | 3.265,98 | 4.609,05 | 7.90% | |
Bancos múltiplos, com carteira comercial | 7.524,25 | 7.815,87 | 11.029,99 | 6.90% | |
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 4.145,86 | 4.306,55 | 6.077,53 | 6.50% | |
Consultoria em tecnologia da informação | 5.144,80 | 5.344,20 | 7.541,90 | 4.60% | |
Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas não especificadas anteriormente | 5.377,19 | 5.585,59 | 7.882,55 | 6.50% | |
Holdings de instituições não-financeiras | 5.425,28 | 5.635,55 | 7.953,06 | 4.50% | |
Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet | 5.075,71 | 5.272,43 | 7.440,61 | 6.30% | |
Gestão de ativos intangíveis não-financeiros | 3.537,49 | 3.674,59 | 5.185,69 | 4.50% | |
Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos | 3.003,50 | 3.119,90 | 4.402,90 | 4.50% | |
Fonte: Contratações formais indicadas pelas empresas ao sistema Novo CAGED e convenções coletivas patronais. |