O dissídio de Analista de Cobrança (instituições Financeiras) 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 252515 no cargo de Analista de Cobrança (instituições Financeiras).
Estado com maior salário médio
Amazonas
R$ 4.858,22
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
1.836 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Manaus - AM
R$ 5.026,35
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
1.204 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Bancos Comerciais
R$ 9.377,84
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais
674 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Analista de cobrança (instituições financeiras) Analisa operações de cobrança em instituições financeiras, por intermédio de relatórios gerenciais, verificando histórico do cliente e levantando informações sobre crédito e cadastro Analisa proposta de crédito, garantias das operações, balanços, demonstrações financeiras e conjuntura econômica e política do país.
Faz o gerenciamento da cobrança, analisando relatórios de operações vencidas, localizando pagamentos efetuados, negociando com clientes e propondo alternativas de renegociação Encaminha processos para cobrança terceirizada ou judicial e prepara relatórios das carteiras de cobrança Atua em conformidade com as legislações do Sistema Financeiro Nacional (SFN), especialmente do Banco Central do Brasil (Bacen), cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
O que faz um Analista de Cobrança (instituições Financeiras)
O Analista de cobrança (instituições financeiras) analisa operações de cobrança em instituições financeiras, verificando histórico de clientes pessoas física e jurídica Analisa proposta de crédito, garantias das operações, inadimplências e suas causas e relatórios da área comercial.
Visita clientes e os contata por intermédio de ferramentas automatizadas, como e-mail, SMS ou mensagens por aplicativos para esse fim, registrando o que foi acordado.
Analisa balanços, demonstrações financeiras, segmentos de atividade econômica e conjuntura política do país Propõe garantias adicionais a operações de empréstimos e financiamentos e recomenda limites ou facilidades de crédito.
Classifica os clientes de acordo com o risco de não cumprimento das obrigações contratuais firmadas com a instituição financeira Faz levantamento de informações sobre crédito de pessoas físicas e jurídicas, consultando instituições que prestam esses serviços, como Serasa e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), e órgãos públicos, como o Banco Central do Brasil (Bacen), Sistema de Registro de Operações de Crédito com o Setor Público (Cadip) e Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).
Faz segmentação de carteiras, considerando o produto ou serviço financeiro, faixa de atraso, tipo de pessoa - física ou jurídica – e classificação de risco de não pagamento.
Monitora situações de operações vencidas, examinando relatórios e acompanhando carteira de devedores duvidosos Traça estratégias de cobrança, negocia com clientes, concede descontos para quitação à vista e propõe alternativas para renegociação das dívidas, de forma imparcial e sem conflito de interesses.
Encaminha operações vencidas para provisionamento de devedores duvidosos (PDD).
Acompanha o processo de liquidação de dívidas, localiza pagamentos efetuados, prepara relatórios das carteiras de cobrança, providencia baixa no sistema e identifica pendências Atualiza o histórico de clientes e confere movimento de extratos Faz o encaminhamento de processos para cobrança terceirizada ou judicial e acompanha sua execução.
Pode coordenar serviços de cobrança terceirizada Desenvolve raciocínios lógicos consistentes, interpreta textos econômico-financeiros e elabora pareceres, relatórios e textos Utiliza o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas e realiza formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos socioeconômicos.
Aborda problemas e oportunidades de forma sistêmica, considerando as dimensões humana, social, política, ambiental, legal, ética e econômico-financeira, modelando os processos de gestão de fundos e carteiras de investimento com base em diversos cenários Exerce suas atividades de acordo com as legislações do SFN, em especial do Bacen, cumprindo normas técnicas, regulamentadoras, de saúde e segurança no trabalho e de proteção ao meio ambiente.
Administra, de forma responsável, os ativos e recursos a ele confiados, com observância aos preceitos do sigilo de informações.
Funções do Analista de cobrança (instituições financeiras)
O profissional Analista de Cobrança (instituições Financeiras) deve administrar fundos e carteiras de investimentos, demonstrar competências pessoais, analisar operações de crédito e de cobrança, gerenciar cobrança, comunicar-se.
Condições de trabalho da profissão
Profissionais de administração ecônomico-financeira o trabalho é exercido em instituições financeiras, seguros e previdência privada, administração pública, defesa e seguridade social e outras atividades empresariais. Os profissionais são assalariados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente. O trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, no período diurno. As atividades são executadas sob pressão, levando a situação de estresse constante.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
O exercício dessas ocupações requer nível superior completo e curso de especialização na área com duração de até duzentas horas-aula. O exercício pleno das ocupações se dá após três ou quatro anos de experiência.
Atividades exercidas por um Analista de cobrança (instituições financeiras)
Um Analista de cobrança (instituições financeiras) deve demonstrar visão crítica, demonstrar objetividade, analisar segmentos de atividade econômica, demonstrar raciocínio lógico, demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita, analisar garantias de crédito, segmentar carteiras (produto, faixa de atraso, pessoa física ou jurídica), monitorar situações de operações vencidas, recomendar limites ou facilidades de crédito para clientes, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, preparar relatório do fundo e carteira, demonstrar tempestividade, demonstrar visão estratégica, antever cenários futuros, propor garantias adicionais, demonstrar capacidade de análise, propor alternativas de renegociação, acompanhar processos em execução de cobrança, demonstrar capacidade de síntese, analisar inadimplências, acompanhar carteira de devedores duvidosos, analisar conjuntura econômica e política, levantar informações sobre crédito e cadastro de clientes (serasa, bacen, cadin, spc, cadip), encaminhar processos para cobrança terceirizada ou judicial, coordenar cobrança terceirizada, negociar com clientes, analisar balanços e demonstrações financeiras, demonstrar capacidade de manter sigilo, analisar relatórios da gerência comercial, "atribuir ""rating"" para clientes", demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, encaminhar operações vencidas para pdd (provisão devedores duvidosos), traçar estratégias de cobrança, analisar histórico do cliente/investidor, examinar relatórios de operações vencidas, demonstrar capacidade de concentração, demonstrar agilidade, visitar clientes/investidor, analisar proposta de crédito.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Analista de Cobrança (instituições Financeiras) ficou em 5.40%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Cobrança (instituições Financeiras) e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Profissionais de administração ecônomico-financeira que ficou em 5.40% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Cobrança (instituições Financeiras) em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Analista de Cobrança (instituições Financeiras) ficou em 7.10% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 39,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Profissionais de administração ecônomico-financeira 2025
O salário de Analista de Cobrança (instituições Financeiras) mostrado aqui é resultado do levantamento de 3.390 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Profissionais de administração ecônomico-financeira que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Cobrança (instituições Financeiras) com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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