O dissídio de Analista de Cobrança 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 421310 no cargo de Analista de Cobrança.

Estado com maior salário médio

Rio Grande do Sul

R$ 1.929,52

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

42.380 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 1.643,68

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

24.100 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Atacadista de Mercadorias em Geral, com Predominância de Insumos Agropecuários

R$ 10.521,91

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Atividades de Cobrança e Informações Cadastrais

28.830 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Cobrador interno executa rotinas operacionais relacionadas à cobrança de valores devidos a empresas ou a instituições, utilizando telefone, correio eletrônico ou outros meios de comunicação Prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança.

Atualiza cadastro do devedor e define estratégias de cobrança Negocia formas de pagamento Registra histórico da ação de cobrança, emitindo relatório.

Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

O que faz um Analista de Cobrança

O Cobrador interno prepara a cobrança, analisando títulos e documentos de cobrança e avaliando faixas de atraso Levanta informações sobre cada devedor, analisando seu histórico de crédito e solicitando informações aos órgãos de proteção ao crédito.

Calcula juros e multas, para obter o montante da dívida.

Calcula descontos e abatimentos que poderão ser oferecidos ao devedor, durante o processo de negociação Pode consultar códigos civil, comercial e do consumidor.

Atualiza o cadastro do devedor, coletando informações por meios eletrônicos, conversando com pessoas dadas como referência ou como fiador e solicitando informações em instituições financeiras e em instituições públicas Define estratégias para cobrança.

Adapta meios de cobrança à pessoa física ou jurídica.

Entra em contato com o devedor, adequando a linguagem ao seu perfil Pode usar diferentes meios de comunicação, como telefone, e-mail, carta, SMS (Short Message Service ou Serviço de mensagens curtas), entre outros.

Informa ao devedor sobre o débito.

Procura levantar sua real situação financeira e averiguar as razões da sua inadimplência Enfatiza ao devedor as vantagens da recuperação do crédito e as consequências da inadimplência Negocia, com o devedor, propostas de pagamento e de quitação integral de débitos.

Ao final da negociação, pode receber os valores devidos, emitindo comprovantes de recebimento de valores e de quitação de dívidas Ainda, pode realizar acordo, informando sobre as sanções do não cumprimento do agora pactuado e suspendendo a cobrança até o prazo combinado Acompanha o cumprimento do acordo formalizado.

Caso não chegue a um acordo com o devedor, pode providenciar a recuperação das mercadorias não pagas, quando essa opção for viável Pode, também, notificar, ao devedor, o encaminhamento dos títulos ao cartório para protesto.

Registra histórico da cobrança em sistemas informatizados, comunicando as ações realizadas Elabora relatório administrativo-financeiro de encerramento de cobrança Pode instruir e encaminhar o processo ao departamento jurídico.

Pode identificar cobrança indevida, solicitando o comprovante do pagamento já feito ou rastreando a localização das mercadorias devolvidas Recebe e protocola documentos Organiza, arquiva e, quando necessário, digitaliza a documentação.

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Funções do Cobrador interno

O profissional Analista de Cobrança deve preparar cobrança, cobrar valores devidos, identificar cobranças indevidas, comunicar-se com devedor, registrar histórico da ação de cobrança, atualizar cadastro, demonstrar competências pessoais, informar ao devedor.

Condições de trabalho da profissão

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.

Atividades exercidas por um Cobrador interno

Um Cobrador interno deve demonstrar perseverança, solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito, registrar ações realizadas no contato com devedor, levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho, demonstrar paciência, adaptar linguagem conforme o devedor e o produto, fechar negociações com devedor, demonstrar disposição para viagem, consultar pessoas dadas como referência ou como fiador, demonstrar objetividade, operar meios eletrônicos, localizar pagamento efetuado, transmitir confiança, demonstrar segurança, demonstrar habilidade numérica, conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida, contatar fiador ou avalista, verificar situação financeira do devedor, informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito, manter privacidade da dívida com terceiros, emitir recibos, informar sobre sanções do não cumprimento do acordo, demonstrar ambição, informar sobre campanhas de desconto, notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, demonstrar postura profissional, encaminhar títulos ao cartório, negociar formas de pagamento com o devedor, informar devedor sobre o débito, demonstrar dinamismo, consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor), demonstrar capacidade de persuasão, identificar o responsável pelo pagamento da dívida, verificar veracidade do comprovante do pagamento, demonstrar disciplina, informar locais de pagamento, consultar guias de cep (código de endereçamento postal), demonstrar habilidade para cálculos financeiros, demonstrar desinibição, suspender cobrança até o prazo acordado, encaminhar processo ao departamento jurídico, confirmar improcedência da cobrança, acompanhar cumprimento do acordo formalizado, registrar informações da negociação, definir estratégias de cobrança, analisar histórico creditício do devedor, anexar documentos, realizar acordos com entradas simbólicas, definir data de promessa de pagamento, analisar faixa de atraso, valor e região, levantar informações sobre o devedor, lidar com conflitos, identificar-se ao devedor, verificar fatos geradores da dívida, verificar prioridade do débito para o devedor, informar devedor sobre as consequências da inadimplência, confrontar cadastro com coleta de informações, analisar títulos e documentos de cobrança, demonstrar capacidade de observação, recuperar mercadorias não pagas, coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações, demonstrar polidez, adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica, solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento, elaborar relatório de encerramento da cobrança, analisar razões da inadimplência, operar sistema de telefonia, receber outros bens em troca das dívidas, pesquisar informações omissas no cadastro, notificar débito através de carta, levantar hipóteses de fraude, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade de intuição, apresentar para o devedor títulos devidos.

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Analista de Cobrança ficou em 4.00%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Analista de Cobrança e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Cobradores que ficou em 4.00% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Analista de Cobrança em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Analista de Cobrança ficou em 8.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 14,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Cobradores 2025

O salário de Analista de Cobrança mostrado aqui é resultado do levantamento de 86.700 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Cobradores que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Analista de Cobrança com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Analista de Cobrança CBO 421310 salário