O dissídio de Administrador no Comércio de Mercadorias 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141415 no cargo de Administrador no Comércio de Mercadorias.

Estado com maior salário médio

São Paulo

R$ 3.226,46

(últimos 12 meses)

Estado que mais contrata

São Paulo

32.555 admissões

(últimos 12 meses)

Cidade com maior salário médio

Ariquemes - RO

R$ 2.560,24

(últimos 12 meses)

Cidade que mais contrata

São Paulo - SP

12.036 admissões

(últimos 12 meses)

Setor com maior salário médio

Comércio Atacadista de Defensivos Agrícolas, Adubos, Fertilizantes e Corretivos do Solo

R$ 9.703,66

(últimos 12 meses)

Setor com mais contratações

Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios

13.314 admissões

(últimos 12 meses)

Descrição sumária do cargo

O colaborador no cargo de Gerente de loja e supermercado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.

Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.

Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental

O que faz um Administrador no Comércio de Mercadorias

O Gerente de loja e supermercado planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.

Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.

Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.

Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.

Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.

Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.

Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.

Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.

Funções do Gerente de loja e supermercado

O profissional Administrador no Comércio de Mercadorias deve estruturar equipes de trabalho, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessorar diretoria e setores da empresa, gerir recursos materiais e financeiros, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, atender aos clientes, demonstrar competências pessoais, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços).

Condições de trabalho da profissão

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Exigências do mercado de trabalho para a profissão

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.

Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado

Um Gerente de loja e supermercado deve definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), supervisionar os serviços de reparação e consertos, definir estratégias de terceirização, planejar racionalização do uso de recursos, instruir subordinados, preparar relatórios para a diretoria, resolver reclamações de clientes, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, acompanhar a execução orçamentária, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, pesquisar a satisfação dos clientes, analisar tendências do mercado, providenciar contratação e desligamento de funcionários, prover ações de preservação ambiental, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, captar recursos, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), estabelecer escala de férias e de folgas, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, argumentar com convicção (persuasão), representar a empresa, contratar serviços, implantar técnicas de vendas, sugerir melhoria em mercadorias, revisar manuais de procedimentos, autorizar pagamentos e recebimentos, formular incentivos de produtividade, administrar conflitos entre funcionários, promover programas prevencionistas, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, transferir numerário para o banco, liberar mercadorias para entrega, colaborar na definição de epi e epc, recepcionar mercadorias, negociar preços e condições de pagamento, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, divulgar mercadorias e serviços, opinar sobre condições e prioridades de projetos, acompanhar rotinas administrativas, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, planejar compras e locações, expressar-se gestualmente, gerir compras, avaliar desempenho, avaliar nível de satisfação das equipes, sugerir inovações, mediar relação entre funcionário e empresa, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, demonstrar motivação, apreciar inovações organizacionais, determinar perfis profissionais, remanejar leiaute, participar de reuniões, buscar atualização profissional, implementar reciclagem de funcionários, examinar currículos, controlar o cumprimento de normas, acompanhar auditoria interna e externa, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, manter apresentação pessoal, cooperar na definição de projetos, qualificar fornecedores, identificar necessidade de contratação de pessoal, atender agentes de fiscalização, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, exercer liderança, exercitar a autonomia, elaborar plano de investimentos, sugerir investimentos, averiguar comportamento dos concorrentes, propor compra de novos itens, delegar atribuições, definir perfil do consumidor final, otimizar o espaço físico da loja (modulação), medir resultados de treinamento, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, estimular a motivação das equipes, gerenciar contratos de serviços, monitorar o andamento de projetos, cobrar resultados, evidenciar equilíbrio emocional, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), gerir estoques, providenciar integração de funcionários, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), recomendar promoção de funcionários, operar equipamentos de informática, realizar reuniões com a equipe, orientar clientes, administrar remanejamentos, zelar pela organização do local de trabalho, agir com dinamismo, redigir comunicados e normas, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, administrar horas trabalhadas, horas extras, expressar-se oralmente, inspecionar as condições das mercadorias expostas, elaborar normas e instruções, fazer orçamentos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, informar funcionários sobre seus desempenhos, entrevistar candidatos, gerir custos, designar equipe para projeto, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão).

Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria

O reajuste salarial 2025 para Administrador no Comércio de Mercadorias ficou em 7.90%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador no Comércio de Mercadorias e os sindicatos patronais.

Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 7.90% para 2025.

Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador no Comércio de Mercadorias em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.

Reajuste e valor do vale refeição 2025

O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador no Comércio de Mercadorias ficou em 3.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.

Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 24,00 por dia efetivamente trabalhado.

Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025

O salário de Administrador no Comércio de Mercadorias mostrado aqui é resultado do levantamento de 101.461 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.

Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador no Comércio de Mercadorias com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:

Dissídio salarrial de Administrador no Comércio de Mercadorias CBO 141415 salário