O dissídio de Administrador no Comércio de Mercadorias 2025 já saiu. Veja aqui o salário mínimo, piso salarial e salário médio em todos os estados, capitais e principais cidades brasileiras de acordo com a convenção coletiva, acordo coletivo ou dissídio do sindicato de profissionais registrados em carteira com o CBO 141415 no cargo de Administrador no Comércio de Mercadorias.
Estado com maior salário médio
São Paulo
R$ 3.226,46
(últimos 12 meses)Estado que mais contrata
São Paulo
32.555 admissões
(últimos 12 meses)Cidade com maior salário médio
Ariquemes - RO
R$ 2.560,24
(últimos 12 meses)Cidade que mais contrata
São Paulo - SP
12.036 admissões
(últimos 12 meses)Setor com maior salário médio
Comércio Atacadista de Defensivos Agrícolas, Adubos, Fertilizantes e Corretivos do Solo
R$ 9.703,66
(últimos 12 meses)Setor com mais contratações
Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios
13.314 admissões
(últimos 12 meses)Descrição sumária do cargo
O colaborador no cargo de Gerente de loja e supermercado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
O que faz um Administrador no Comércio de Mercadorias
O Gerente de loja e supermercado planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções do Gerente de loja e supermercado
O profissional Administrador no Comércio de Mercadorias deve administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, estruturar equipes de trabalho, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, atender aos clientes, assessorar diretoria e setores da empresa, gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços), demonstrar competências pessoais, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, gerir recursos materiais e financeiros.
Condições de trabalho da profissão
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
Exigências do mercado de trabalho para a profissão
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado
Um Gerente de loja e supermercado deve mediar relação entre funcionário e empresa, planejar compras e locações, monitorar o andamento de projetos, examinar currículos, revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão), evidenciar equilíbrio emocional, apreciar inovações organizacionais, elaborar normas e instruções, averiguar comportamento dos concorrentes, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, demonstrar capacidade de expressão escrita (redação), cooperar na definição de projetos, estabelecer escala de férias e de folgas, colaborar na definição de epi e epc, administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos), expressar-se oralmente, gerir estoques, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, expressar-se gestualmente, participar de reuniões, supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.), manter apresentação pessoal, promover programas prevencionistas, transferir numerário para o banco, estimular a motivação das equipes, exercitar a autonomia, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, divulgar mercadorias e serviços, acompanhar auditoria interna e externa, avaliar desempenho, atender agentes de fiscalização, representar a empresa, captar recursos, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, determinar perfis profissionais, implementar reciclagem de funcionários, definir perfil do consumidor final, providenciar integração de funcionários, identificar necessidade de contratação de pessoal, acompanhar a execução orçamentária, revisar manuais de procedimentos, otimizar o espaço físico da loja (modulação), informar funcionários sobre seus desempenhos, supervisionar os serviços de reparação e consertos, definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade), argumentar com convicção (persuasão), opinar sobre condições e prioridades de projetos, pesquisar a satisfação dos clientes, instruir subordinados, elaborar plano de investimentos, recepcionar mercadorias, delegar atribuições, acompanhar rotinas administrativas, orientar clientes, zelar pela organização do local de trabalho, controlar o cumprimento de normas, propor compra de novos itens, designar equipe para projeto, definir estratégias de terceirização, operar equipamentos de informática, autorizar pagamentos e recebimentos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, sugerir investimentos, planejar racionalização do uso de recursos, entrevistar candidatos, prover ações de preservação ambiental, definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento), negociar preços e condições de pagamento, administrar conflitos entre funcionários, gerir custos, sugerir inovações, contratar serviços, providenciar contratação e desligamento de funcionários, medir resultados de treinamento, gerir compras, exercer liderança, preparar relatórios para a diretoria, implantar técnicas de vendas, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, agir com dinamismo, recomendar promoção de funcionários, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, remanejar leiaute, avaliar nível de satisfação das equipes, cobrar resultados, resolver reclamações de clientes, realizar reuniões com a equipe, transmitir características das mercadorias à equipe de vendas, gerenciar contratos de serviços, administrar horas trabalhadas, horas extras, liberar mercadorias para entrega, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, formular incentivos de produtividade, inspecionar as condições das mercadorias expostas, buscar atualização profissional, qualificar fornecedores, demonstrar motivação, redigir comunicados e normas, fazer orçamentos, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, administrar remanejamentos, coordenar inventário de mercadorias para balanço, sugerir melhoria em mercadorias, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, analisar tendências do mercado.
Aumento do piso salarial e reajuste 2025 da categoria
O reajuste salarial 2025 para Administrador no Comércio de Mercadorias ficou em 4.30%, obedecendo os índices de inflação do INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor no período de um ano, esse é o critério para estipular o piso salarial 2025 e o início das negociações salariais entre o sindicato dos trabalhadores no cargo de Administrador no Comércio de Mercadorias e os sindicatos patronais.
Em algumas localidades houve aumento real do salário, ou seja, acima do índice de correção salarial e acima até mesmo do reajuste médio da categoria dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que ficou em 4.30% para 2025.
Uma observação importante é que nem sempre o aumento salarial do Administrador no Comércio de Mercadorias em 2025 está atrelado a acordos e convenções coletivas, o salário base pode ser estipulado de acordo com o salário mínimo 2025 ou o piso salarial mínimo regional se houver.
Reajuste e valor do vale refeição 2025
O reajuste médio do vale refeição 2025 para Administrador no Comércio de Mercadorias ficou em 7.50% de acordo com acordos coletivos, convenções coletivas e dissídios registrados no Sistema de Negociações Coletivas de Trabalho do SRT - Subsecretaria de Relações do Trabalho.
Com isso o valor médio do vale refeição para 2025 observado em instrumentos coletivos de todo Brasil ficou em R$ 25,00 por dia efetivamente trabalhado.
Como é feito o cálculo dos reajustes e pisos salariais dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica 2025
O salário de Administrador no Comércio de Mercadorias mostrado aqui é resultado do levantamento de 101.461 salários em admissões de empresas de todo o Brasil em 2025, além de dissídios, convenções e acordos coletivos da categoria em sindicatos nacionais ou regionais de Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que foram registrados no sistema Mediador da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que registra os instrumentos coletivos.
Encontre o seu estado logo abaixo e saiba quanto ganha um Administrador no Comércio de Mercadorias com salários atualizados em 2025. A ordem dos salários obedece a sigla dos estados em ordem alfabética. Confira:
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